Buscar

Resenha - As metamorfoses do governo representativo (Manin. Bernard)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Manuela Santos
Professor: Vitor Amorim De Angelo
Universidade Vila Velha - Relações Internacionais
Texto: As metamorfoses do governo representativo (Manin. Bernard) 
RESENHA
As metamorfoses do governo representativo de Bernard Manin vem a nos relatar sobre a a grave crise de representação politica que atinge as democracias ocidentais , uma vez que a representação politica é fundamentada em uma relação forte de confiança dos dois lados do eleitorado aos seus representados quanto daqueles que representam tem de confiar em seu eleitorado.
Segundo Manin quando há essa quebra de confiança o sistema representativo se torna fraco porque aqueles que os representam tem de uma certa forma a identidade de seus daqueles que os colocaram lá, para ele isso ocorre pois tanto os partidos quanto aqueles que buscam ser eleitos não tem uma proposta de governo e sobre oque vão fazer quando chegarem ao poder , mas eles apenas buscam formas para chegar ao poder para benefícios próprios ,os partidos tem feito de tudo para chegar ao poder vendendo muita das vezes uma imagem que não existe sem ao mesmos refletirem sobre suas histórias. 
A chama da crise de representatividade citada por Manin é na realidade a crise de um dos modelos e um governo representativo.
Outro ponto que pode ser destacado é o funcionamento da democracia contemporânea como a personalização de um pleito eleitoral onde busca-se tornar um determinado candidato em um grande líder capaz de promover coisas novas e transformações; podemos citar as mudanças de que o leitorado passa fazendo com que na maioria das vezes ele não se identifique com nenhuma força partidária .
O autor coloca algumas modificações de um governo representativo durante todo a sua história pois desde o seu inicio ocorreu uma ampliação do sufrágio universal onde as pessoas começaram a participar mais das escolhas politicas . Manin também destaca o quanto os programas políticos são importantes para um processo eleitoral , fala dos partidos de massa que surgem no século passado e que a partir dai há uma melhor relação entre os representantes e os representados , ele relata o surgimento também dos governos de partidos que acorrem através das tão conhecidas coalizões feitas entre os partidos conservadores que já existia e os novos partidos os de massa.
Bernard Manin nos relata que um governo representativo segue alguns princípios importantes nas quais todas as decisões só são tomadas após um amplo debate; os representantes são sempre eleitos por aqueles que são os governados; os representantes mantem uma certa independência diante daquelas preferencias dos eleitores, ou seja a tomada de decisão parte do pressuposto daquilo que é o melhor a se fazer.
Um outro princípio básico e destacado pelo autor é que a liberdade plena de opinião pública dos eleitores para se manifestarem do que desejar sem que ocorra alguma interferência alguma por parte do governo.
Podemos perceber ao longo do texto que Manin caracteriza três sub tópicos dos governos representativos :
- Democracia modelo parlamentar de governo representativo ou “parlamentarista.”
- Democracia de partidos ou modelo partidário = são democracias de partido de massa e o surgimento mídias .
- Democracia |Pública = democracia que emerge com a televisão e o principal deles o Marketing politica.
Por final Bernard Manin diz que nos últimos 70 anos os estudos mostram que as preferencias politicas adotadas pelos eleitores tem sido por uma gama de características como: Econômicas, sócias e também culturais dos eleitores de qualquer nação , mas que atualmente esse método vem variando de eleição pra eleição mesmo que as características continuem sendo as mesmas.

Continue navegando