Buscar

GLOSSARIO INFLAMAÇÕES

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA – UEFS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE – DSAU
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
BIO408 – PATOLOGIA GERAL
PROF.: LIDIA CRISTINA VILLELA RIBEIRO
ALUNA: LUANNE DO Ó OLIVEIRA NASCIMENTO
GLOSSÁRIO INFLAMAÇÕES 
FEIRA DE SANTANA – BA
2020
GLOSSÁRIO DE INFLAMAÇÕES
AGENTE AGRESSOR: Qualquer agente que determine reações anormais na célula, podendo levar à perda da capacidade de compensação e gerar alterações bioquímicas, fisiológicas e morfológicas.
BACTÉRIAS: Bactérias são microrganismos vivos unicelulares e procariontes que constituem o Reino Monera. Algumas causam doenças, mas muitas são importantes para o equilíbrio ecológico.
CÉLULAS: A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. A célula tem todo o material necessário para realizar processos vitais, como nutrição, liberação de energia e reprodução.
CICATRIZAÇÃO: A cicatrização é um processo de recuperação natural dos tecidos lesionados. O corpo age em defesa da área lesionada, promovendo o aumento de fibras colágenas que migram para a área afetada com a finalidade de recuperá-la. O tecido conjuntivo fibroso pode se somar ou substituir os tecidos do local ferido. O resultado desse processo é o que conhecemos por cicatriz.
CITOCINA: Citocinas são polipeptídeos ou glicoproteínas produzidas por diversos tipos celulares e capazes de modular a resposta celular de diversas células, incluindo dela própria. São moléculas hidrossolúveis e de tamanho variado.
CORPO ESTRANHO: Corpos estranhos são corpos que penetram no organismo através de qualquer orifício ou após uma lesão de causa variável.
HOSPEDEIRO: Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista.
INFECÇÃO: Uma infecção acontece quando um agente infeccioso entra no nosso corpo. Normalmente, nosso organismo apresenta formas de evitar a progressão de uma infecção, mas nem sempre essa defesa consegue barrar o problema.
INFLAMAÇÃO AGUDA: Resposta imediata a um agente nocivo, onde há um recrutamento dos mediadores químicos do hospedeiro ao local da lesão.
INFLAMAÇÃO CRÔNICA: Observa-se a inflamação ativa, a destruição do tecido e a tentativa de reparar os danos, simultaneamente. Ocorre devido a infecções persistentes; exposição prolongada a agentes tóxicos, exógenos ou endógenos; e a autoimunidade. Observa-se morfologicamente infiltrado de células mononucleares, destruição tecidual e tentativas de cicatrização pela substituição do tecido danificado por tecido conjuntivo.
INFLAMAÇÃO: A inflamação é uma síndrome que se apresenta com alterações imunológicas, bioquímicas e fisiológicas, produzindo no local agredido aumento do fluxo sanguíneo e da permeabilidade vascular, recrutamento leucocitário e liberação de mediadores químicos pró-inflamatórios.
INTERFERON: O Interferon ou interferão é uma proteína produzida pelos leucócitos e fibroblastos para interferir na replicação de fungos, vírus, bactérias e células de tumores e estimular a atividade de defesa de outras células.
LESÃO CELULAR: A lesão celular ocorre quando as células são submetidas a um estresse tão severo que não são capazes de se adaptar, ou quando são expostas a agentes perniciosos. A hipóxia, a isquemia, os agentes físicos/químicos, os agentes infecciosos e as reações imunológicas são algumas das causas de injúria celular.
LINFÓCITO: Linfócito é um tipo de leucócito (glóbulo branco) presente no sangue. São produzidos pela medula óssea vermelha, através das células-tronco linfoides que se diferenciam em células pre-búrsicas e pre-timócitos.
MACRÓFAGO: grande célula derivada do monócito do sangue, com o poder de englobar e destruir, por fagocitose, corpos estranhos e volumosos.
MONÓCITOS: Os monócitos então entre os 5 tipos de leucócitos presentes em nosso sistema imune, tem função de defender o organismo de corpos estranhos, como bactéria e vírus.
NECROSE: Necrose é o estado de morte de um grupo de células, tecido ou órgão, geralmente devido à ausência de suprimento sanguíneo. A necrose pode ocorrer também por outros fatores que levam à lesão celular irreversível, como a ação causada por agentes químicos tóxicos ou resposta imunológica danosa.
PLASMÓCITO: Estas células têm a capacidade de produzir anticorpos contra substâncias e organismos estranhos que casualmente invadam o tecido conjuntivo. Ricas em ergastoplasma, são células anti-inflamatórias que se originam na diferenciação dos linfócitos B que chegam até os tecidos conjuntivos através do sangue.
PROTEÍNAS: A proteína é uma molécula formada por aminoácidos e tem papel importante no desenvolvimento de células e tecidos, hormônios, além da construção e manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos.
REPARO TECIDUAL: O reparo tecidual consiste na capacidade que o organismo possui de reparar danos decorrentes de agentes tóxicos ou processos inflamatórios. Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão, engloba a proliferação de diferentes células e interações estreitas entre as células e a matriz extracelular.
RESPOSTA IMUNOLÓGICA: O processo de defesa do corpo através do sistema imunológico é chamado de resposta imune. Existem dois tipos de respostas imunes: a inata, natural ou não específica e a adquirida, adaptativa ou específica.
TOXINA: Uma toxina, num contexto científico, é uma substância de origem biológica que provoca danos à saúde de um ser vivo ao entrar em contacto ou através de absorção, tipicamente por interacção com macromoléculas biológicas, tais como enzimas e receptor.
TRAUMA: O trauma físico é uma lesão física grave e que pode colocar em risco a vida do paciente. Causas comuns de trauma físico incluem acidentes de carro, queimaduras, afogamentos, explosões, lesões por esmagamento e surras graves.
VASOCONSTRIÇÃO: a vasoconstrição é o processo de contração dos vasos sanguíneos (que são: artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. É o processo oposto à vasodilatação.
VASODILATAÇÃO: Vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos através do relaxamento dos músculos lisos dos vasos e está relacionado com a manutenção e regulação da temperatura corporal.
VASOS SANGUÍNEOS: Vasos sanguíneos são estruturas tubulares por onde o sangue circula, presentes em todo o organismo. Esses vasos formam um grande sistema de tubos que garantem que o sangue bombeado pelo coração siga em direção ao corpo e posteriormente retorne ao coração.
REFERENCIAS/ SITES DE APOIO:
Anilton Cesar Vasconcelos. Patologia Geral em Hipertexto. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000.
Vanessa, Sardinha do Santos. Biologia Net. Infecção.
http://www2.ufac.br/geralpat/
https://www.infoescola.com/histologia

Continue navegando