Buscar

Políticas Públicas e Legislação Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resenha Avaliativa
Acadêmico(a): Kárita Marques de Lima
Curso: Segunda Licenciatura em Matemática
Disciplina: Políticas Públicas e Legislação Educacional
Com base no texto indicativo você deve elaborar uma redação, de duas a cinco páginas, no modelo resenha;
	
Texto:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/1996 organiza a educação nacional, direcionando o trabalho de todos os professores das escolas que compõem o sistema educacional brasileiro, uma vez que estabelece as finalidades da educação que devem ser perseguidas pelos profissionais da educação que atuam na docência das instituições de ensino. 
Você é licenciado em pedagogia, especialista em supervisão e orientação escolar. Concursado há dez anos na rede pública de ensino do município onde reside, foi desafiado este ano a assumir a supervisão pedagógica na escola em que é nomeado, aceitando com bastante alegria. Nesse mesmo ano, a prefeitura municipal realizou um concurso público para selecionar novos professores para substituir os contratos temporários de docentes nas instituições de ensino. Sua escola recebeu novos professores nomeados a partir desse concurso; foi então que os problemas começaram. Alguns desses professores negavam-se a ensinar os conteúdos aos seus alunos, pois entendiam que o mais importante era formar o cidadão crítico; outros focavam somente a preparação para o mercado de trabalho, e, para piorar, havia grandes embates entre eles na sala dos professores.
Assim, com base nos seus conhecimentos sobre a LDB 9.394/1996 atual e sobre a organização do sistema educacional brasileiro, proponha uma ação que você, como supervisor, poderia tomar junto a esses professores.
Resenha Avaliativa
Com a Constituição Federal do Brasil de 1988 e a reforma e a organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a LDB, produziu em uma grande quantidade de leis e artigos sobre Politicas Públicas Educacionais, que exporem com clareza e exatidão práticas discursivas e não discursivas. Onde a Lei da LDB 9394 de 1996 é a legislação que regulamenta o sistema educacional tanto público quanto privado do Brasil, reafirma o direito de todos pela educação, estabelecendo princípios da educação e o Estado possui obrigações em relação à educação escolar pública, estabelecendo as responsabilidades, tendo como colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. A LDB 9394/96 também aborda temas relacionados aos recursos financeiros e à formação dos profissionais da educação.
É dividida em dois níveis, a educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) ao ensino superior. Onde a educação infantil é gratuita, não obrigatória e de competência dos munícipios e é caracterizado com crianças de 0 até uns 5 ano, visto que de 0 a 3 anos vão para a creches e de 4 e 5 anos vão para as pré-escolas. O ensino fundamental é gratuito, obrigatório e de competência do município e do Estado, no qual os anos iniciais vão do 1º ao 5º ano e o município é o responsável, e os anos finais que vão do 6º ao 9º ano é de responsabilidade do Estado.
O ensino Médio é gratuito, obrigatório e de responsabilidade do Estado, que vai do 1ª à 3ª série, podendo ser técnico profissionalizante, ou não. O ensino superior, também é gratuito, não obrigatório e é de competência da União, podendo ser oferecido por Estados, cabendo a ela autorizar e fiscalizar as instituições privadas de ensino superior.
A educação brasileira também inclui algumas modalidades de educação, que passa ou percorre todos os níveis da educação, que são a educação especial (crianças ou jovens com deficiências, que vão da educação básica até o superior), a educação à distância (atende os estudantes mais do ensino superior, especialização, entre outro), a educação profissional e tecnológica (para pessoas que querem se atualizar e aperfeiçoar algum conhecimento tecnológico e cientifico), educação de jovens e adultos (conhecido também como EJA, atende pessoas que não tem o ensino fundamental e médio completo) e a educação indígena (que atende as comunidades indígenas, respeitando sua cultura e sua língua materna).
Dentro de cada unidade escolar, possui um coordenador pedagógico que deve fazer parte do campo de formação educacional, que é responsável pela qualidade do trabalho dos professores dentro da sala de aula, seu papel é voltado para a gestão escolar, que vai ajudando os educadores a transmitirem o conhecimento de forma prática, direta e de fácil compreensão para os alunos e também é responsável pela relação sadia entre os docentes e alunos.
O coordenador poderá utilizar bastante essas estratégias, pois será capaz, ao longo das perguntas, estimular os professores a entender como os processos de ensino e aprendizagem se deram, além de poder criar uma relação dinâmica, sensato ou equilibrado.
A instituição escolar deve proporcionar ao grupo de professores, uma capacitação a respeito das políticas educacionais que orientem os trabalhos de todos os professores das redes de ensino brasileiras, tanto pública quanto privada. Por isso o educador e a coordenação, devem promover medidas que estimulem o aprendizado do aluno, como atividades dinâmicas e participativas que poderão desenvolver seu potencial no conteúdo e na socialização com os colegas de sala, indo além da avaliação, de forma de um preparo para a vida social.
Se a instituição escolar também trabalhar com os professores as finalidades da educação presentes na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96 o pleno desenvolvimento do educando, o preparo para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, desenvolver junto aos professores um estudo da Base Nacional Comum Curricular, que mesmo implantada, acaba surgindo dúvidas, principalmente suas competências e habilidades para serem desenvolvidas no currículo escolar. Assim, os professores saberiam que sua estagnação e sua limitação, acaba prejudicando algum aspecto em relação as suas práticas docentes cotidianas.

Continue navegando