Buscar

Portifólio 3 Semestre Laudirlne Florenço Miguel

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino A distância Conectado
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
Laudirlene florenço Miguel 
A EMPRESA CCB E OS DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS
BELO HORIZONTE
 2020
Laudirlene florenço miguel 
A EMPRESA CCB E OS DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS
Trabalho apresentado à Universidade UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Desenvolvimento de Pessoas; Negociação e Gestão de Conflitos; Planejamento de Carreira, Cargos e Salários; Sistemas de Informação Gerencial – ONLINE e Saúde e Segurança do Trabalho.
Tutor (a) Ana Celi Pavão Guerchmann;
 Nádia Brunetta;
 Marilucia Ricieri; 
 Iolanda Claudia Sanches Catarino;
 Arthur Ribeiro Torrecilhas.
BELO HORIZONTE
2020
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	ETAPA 1	4
2.2	ETAPA 2	6
2.3	ETAPA 3	7
2.4	ETAPA 4	9
2.5	ETAPA 5	11
3	CONCLUSÃO	12
REFERÊNCIAS	13
13
INTRODUÇÃO
Neste estudo vamos discutir um pouco sobre a empresa CCB e o ramo da construção civil, fazendo uma abordagem sobre vários temas frente a alguns problemas apresentado em nossa empresa citada na situação geradora de aprendizagem. 
O trabalho será definido em etapas conforme são apresentadas na situação geradora de aprendizagem e assim vamos discutindo e apresentando nossas considerações sobre cada assunto separadamente. 
DESENVOLVIMENTO
ETAPA 1
Apesar das atividades de construção não tenham parado com problema que o mundo enfrentou com pandemia do COVID-19, os programas de aprendizagem e pré-aprendizagem precisaram ser introduzidos de forma rápida para as adaptações das novas formas de trabalho.
 A indústria da construção será impactada negativamente pela pandemia, principalmente em mão de obra. Porém, esta também é uma oportunidade para sua força de trabalho desenvolver novas habilidades em alfabetização digital e dados, habilidades de pares em saúde mental e negócios e atendimento ao cliente.
Com relação às necessidades que precisa. Ser satisfeita para os funcionários com o treinamento pode identificar essa contextualização da importância dos sistemas de informação, aparatos tecnológicos, como computadores, tabletes, a sua utilização, meios de comunicação entre outros. Tentando assim desmitificar essa falta de confiança relatada por eles com o uso das tecnologias.
Qualquer empresa que se dedica ao treinamento e ao desenvolvimento de sua força de trabalho deve primeiro aprender como identificar e avaliar adequadamente as necessidades de treinamento. Esta é a coisa mais importante que ajuda os executivos a lidar com as lacunas entre o treinamento existente e o treinamento que será necessário no futuro. Aqui está uma breve visão geral de três diferentes necessidades que os gerentes devem observar e três métodos de avaliação para identificar as principais necessidades de treinamento em qualquer organização.
As necessidades relacionadas ao trabalho são aquelas diretamente relacionadas aos trabalhos que fazem parte da organização. O objetivo das necessidades relacionadas ao trabalho é melhorar a produção final do próprio trabalho. Pode ser construir uma peça livre de erros para um dispositivo tecnológico ou uma ligação concluída com um cliente. A chave é identificar quais aspectos do trabalho pertencem a cargos executivos e quais estão relacionados ao treinamento on-the-job.
Neste caso o primeiro treinamento será sobre essa desmitificação sobre o uso dos computadores e aparatos tecnológicos, buscando o treinamento sobre o uso de tabelas, computadores para comunicação e resolução de problemas. 
	NECESSIDADE 
	Uso de Tecnologias no ramo da construção Civil
	OBJETIVOS
	Utilização das tecnologias como computadores e tabelas para resolução dos problemas. Serão também apresentados os principais aplicativos relacionados à construção civil que facilita o trabalho em campo permitindo assim resolução rápida e remota. O objetivo agora é reduzir a circulação, aglomerações e otimizar a resolução por meio remoto. 
	CONTEUDO
	Tecnologia da Informação
Uso de computadores e tabletes
Principais aplicativos, suas utilidades e funções
Simulação pratica e resolução de problemas para aplicar o aprendizado.
	PUBLICO ALVO
	Treinador: Empresa terceirizada e especializada no ramo de treinamentos de tecnologias para construção civil
Treinados: Todos da empresa.
	METODOLOGIA
	O treinamento será apresentado aulas teóricas, disponibilização de apostilas com exercícios para resolução e discussão dos casos.
	LOCAL
	Empresa – Dia 16 de Maio de 2020 Das 10:00 às 12:00 parte teórica das 14:00 as 18:00horas parte pratica.
	AVALIAÇÃO
	Por meio dos exercícios realizados após parte teórica e avaliação.
ETAPA 2 
Percebemos que os funcionários de nossa empresa não gostam da utilização dos computadores, acreditam ser mais causadores de problemas do que solucionadores. Muitos acreditam porque tiveram muitos problemas e a resistência é grande. Então nosso objetivo aqui é mostrar que os computadores e todos os aparatos tecnológicos trazem diversos benefícios e estão longe de substituir a mão de obra humana, eles apenas auxiliam e facilitam o trabalho, contribuem no dia a dia também. 
A indústria da construção é a maior da América, fornecendo 10% dos empregos e gerando 10% do PIB. Sua intensidade de trabalho é alta, sua intensidade tecnológica é baixa e, por duas décadas, sua lucratividade e competitividade foram marginais. O impacto potencial dos computadores em remediar o mal-estar da construção é enorme, com projeto, desenho, fabricação, fabricação, controle de qualidade e gerenciamento auxiliados por computador, bem como robótica e inteligência artificial fornecendo ferramentas revolucionárias. 
Os aplicativos de computador no local não são tradicionalmente vistos como eficazes em termos de custo, enquanto a sabedoria nascida da experiência, juntamente com a intuição e os métodos básicos, têm sido eficazes em épocas mais simples. No entanto, há uma percepção crescente de que o computador pode ser uma ferramenta geral para fazer melhores lances, gerenciar trabalhos de forma mais lucrativa e controlar custos; especificamente, não se limita à capacidade de modelar "e se?" cenários, para realizar testes de sensibilidade em decisões tomadas sob incerteza, para gerar espectros de probabilidade de lucros / riscos esperados, etc. Além disso, ele libera o gerenciamento de tarefas repetitivas mundanas, de modo que mais tempo pode ser gasto em visão geral de nível profissional, inovação e criatividade.
O impacto dos computadores na indústria da construção pode ocorrer durante o projeto, fabricação e construção; esse impacto deve ser avaliado em termos de custo, velocidade, confiabilidade, versatilidade, conveniência e aceitação do usuário.
Além disso, tarefas orientadas a projetos, como monitoramento de produtividade, desenho e controle de especificações, coordenação de tráfego, etc. podem ser facilitadas. À medida que os custos de hardware diminuíram exponencialmente, os custos de desenvolvimento de software com mão-de-obra intensiva aumentaram e o favor decisivo na escolha de uma máquina hoje é a disponibilidade de backup de software. Os programas que escrevem programas, exceto para programas de alto nível e programação CA, parecem estar no reino da ficção científica. A inteligência artificial está se desenvolvendo, enquanto a conexão de computadores de diferentes fabricantes e especificações de protocolo para software, banco de dados, acesso de gráficos e transferência são inibidos pela falta de tecnologia disponível, bem como pelas leis de direitos autorais e rivalidade corporativa.
ETAPA 3
	SUPERVISOR DA CONSTRUÇAÕ CIVIL
	Competências do negócio: 
	Supervisão
	Subordinados: 
	Mestre de obras e Pedreiros
	 Superior imediato: 
	Empresa 
	Missão do Cargo
	Coordenar toda a construção
	Funções/atribuições/responsabilidade (resumida):
	Estes profissionais tem a função de supervisionar as equipes da construção civil que atuam, criam documentaçãotécnica e controlam recursos produtivos da obra; controlam padrões produtivos da obra tais como inspeção da qualidade dos materiais e insumos utilizados, orientação sobre especificação, fluxo e movimentação dos materiais e sobre medidas de segurança dos locais e equipamentos da obra. Ficam por conta do cronograma da obra.
	Matriz de competências:
	Experiência mínima (em anos ou meses)
	2 anos
	Conhecimento: (geral e específico)
	Conhecimentos geral em construção civil
	Atitudes:
	Perfil de coordenador e supervisor.
	MESTRE DE OBRAS
	Competências do negócio: 
	Realizar condução das obras com equipe
	Subordinados: 
	Pedreiro
	 Superior imediato: 
	Supervisor da construção Civil
	Missão do Cargo
	Realizar função de mestre de obras gerir e solucionar problemas. Inter-relação com supervisor e pedreiros. 
	Funções/atribuições/responsabilidade (resumida):
	Ficam por conta dos padrões produtivos da obra tais como inspeção da qualidade dos materiais e insumos utilizados, orientação sobre especificação, flux dos materiais e também medidas de segurança dos locais e equipamentos da obra. 
	Matriz de competências:
	Experiência mínima (em anos ou meses)
	2 anos
	Conhecimento: (geral e específico)
	Construção Civil em geral
	Atitudes:
	Criativo, resolutivo, assiduidade, compromisso, zelo, interação com equipe. 
	PEDREIRO
	Competências do negócio: 
	Construção da obra
	Subordinados: 
	Serventes 
	 Superior imediato: 
	Mestre de obras
	Missão do Cargo
	Realizar construção de acordo com orientações
	Funções/atribuições/responsabilidade (resumida):
	Organizam e preparam o local de trabalho na obra; constroem fundações e estruturas de alvenaria. Aplicam revestimentos e contrapisos.
	Matriz de competências:
	Experiência mínima (em anos ou meses)
	1 ano
	Conhecimento: (geral e específico)
	Construção Civil em geral
	Atitudes:
	Criativo, resolutivo, assiduidade, compromisso, zelo, interação com equipe. 
ETAPA 4 
Optamos pela implantação do seguinte sistema gerencial para a empresa: O Sienge, disponibilizado pelo site: <https://www.sienge.com.br>
Essa empresa disponibiliza o que há de mais moderno em gestão da informação. Ela faz tudo sobe medida, assim, ao preencher o formulário, irá analisar as necessidades de nossa empresa e oferecer os serviços de acordo com a necessidade. A licença para uso também será de acordo com a avaliação da empresa, tamanho e funcionalidades, mas acredita-se que o valor é viável e compensa frente aos benefícios que ela apresenta. Dessa forma não conseguimos aqui listar o valor exato, por ser um estudo e uma empresa fictícia. 
Certamente o SIG será viável, como se trata de um estudo de caso fictício fica pouco palpável nossas conclusões, contudo, estudos demostram que os SIG são positivos para qualquer empresa.
ETAPA 5 
A empresa está correta em fornecer as máscaras como EPI e também em orientar sua utilização, conduto, para termos de prevenção contra o COVID à empresa deveria disponibilizar mascaras N95, porque apenas essas são eficazes contra a transmissão das gotículas.
Como a empresa cresceu, para cada função deverá ser disponibilizado EPI específicos. 
O objetivo dos EPI é diminuir a exposição dos funcionários a riscos quando os controles de engenharia e administrativos não forem viáveis ​​ou eficazes para reduzir esses riscos a níveis aceitáveis. O EPI inclui itens como capacetes de proteção, proteção para os olhos, roupas de alta visibilidade, calçados de segurança, arneses de segurança e, às vezes, equipamento de proteção respiratória. 
Muitos estudos apontam que os funcionários são resistentes ao uso dos EPI, contudo, é importante capacita-los demonstrando a sua importância, a forma utilizar corretamente. Usar o EPI e usá-lo adequadamente é vital para evitar lesões desnecessárias no local de trabalho, no caso da COVID 19, previne a contaminação. 
CONCLUSÃO
O estudo foi muito rico, pois permitiu ter conhecimento das estratégias e ferramentas de marketing digital, os meios de comunicação digitais e o relacionamento com o cliente e também sobre as questões das inovações, tecnologias e tendências do marketing digital. Muito usada nesse cenário de 2020. 
Concluindo, conseguimos apresentar grande contribuição para a empresa no que diz respeito a assessoria em marketing digital o que pode orientar a empresa e seus colaboradores para o desenvolvimento dos negócios.
REFERENCIAS
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 11 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015.
CHIAVENATO, Idalberto: Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 8ª Ed. Barueri, SP: Manole, 2016
CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
HENRIQUE, R. O. Administração de Cargos, Salários e Benefícios, 2017
GRAMIGNA, M.R. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
BENEDITO, C. Segurança no Trabalho e Prevenção de Acidentes, 2ª edição: Grupo GEN, 2016. 
COSTA, Julio Cesar. Negociação e gestão de conflitos / Julio Cesar da Costa. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 208 p.
DUTRA, Joel Souza. Administração de carreiras – uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996
MINISTÉRIO DO TRABALHO - CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) MTb Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf acesso em 18 jul. 2020

Continue navegando