Buscar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS RAQUEL

Prévia do material em texto

15
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
RAQUEL DUARTE DE ALMEIDA
a empresa ccb e os desafios dos novos tempos
Aparecida de Goiânia
2020
RAQUEL DUARTE DE ALMEIDA
A EMPRESA CCB E OS DESAFIOS DOS NOVOS TEMPOS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão de Recusos Humanos para a disciplina de: Desenvolvimento de Pessoas; Negociação e Gestão de Conflitos; Planejamento de Carreira, Cargos e Salários; Sistemas de Informação Gerencial – ONLINE é Saúde e Segurança do Trabalho.
Prof: Ana Celi Pavão; Nádia Brunetta; Marilucia Ricieri; Iolanda Claudia Sanches e Arthur Ribeiro.
Aparecida de Goiânia
2020
 SUMÁRIO
	1. INTRODUÇÃO......................................................................................
2. ETAPA 1 ...............................................................................................
3. ETAPA 2 ...............................................................................................
4. ETAPA 3 ...............................................................................................
5. ETAPA 4 ..............................................................................................
6. ETAPA 5 ..............................................................................................
7. CONIDERAÇÕES FINAIS .................................................................
8. REFERENCIAS ...................................................................................
	04
05
06
07
10
12
13
14
1.INTRODUÇÃO
A CCB é uma empresa que atua no ramo da construção civil desde 2003 e tem como um de seus principais objetivos agilizar e otimizar os processos de Gestão de Pessoas e de Segurança do Trabalho. A empresa considera que adotando práticas gerenciais inovadoras serão reduzidos os elevados índices de acidentes de trabalho, de custos decorrentes de afastamentos, pagamentos de impostos e rotatividade, possibilitando inclusive adotar um olhar mais estratégico para ações relacionadas ao desenvolvimento de carreiras, bem como novos planos para cargos e salários, entre outros aspectos. 
A empresa CCB, decidiu investir na aquisição de um novo Sistema de Informação Gerencial, então veremos neste trabalho, os tópicos pertinentes ao assunto a fim de desenvolver e aprender mais sobre as questões do SIG, iremos também apresentar sobre qual o melhorar treinamento e desenvolvimento para a empresa, qual a melhor forma de capacitar os colaboradores para que se possa geri-los e administrá-los de forma altruísta a fim de convence-los a uso os softwares dentro da organização em questão, e com isso a empresa tende a se manter cada vez mais sólida nesse mercado e garantir a segurança de todos os seus colaboradores.
2.ETAPA 1 
Treinamento e desenvolvimento é uma pratica que empresas adotam para treinar e capacitar seus colaboradores. Este processo tem como principal finalidade estimular o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nos profissionais.
A necessidade promitente da CCB é a confiança em Computadores, eles atualmente são um grande aliado, mas nesse caso o que se refere é que os trabalhadores não confiam muito nos comutadores e o causador deste problema são os próprios administradores.
O computador precisa ter um bom processador e placa de vídeo e ambos tem que estar atualizados e programados direitos, não é só ter e deixa ali, requer manutenção semanal, para que o funcionamento seja o melhor.
Com base em informações produziremos uma check list de treinamento e desenvolvimento para os colaboradores da CCB e com isso visando todo o aprendizado e conhecimento iremos identificar tópicos de maneira assertiva para que todos os programas sejam atendidos.
Com base da necessidade de treinamento identificada anteriormente é de suma importância capacitar todos os colaboradores da empresa para que possam atender as demandas exigidas no treinamento e desenvolvimento de seus conhecimentos e com isso para que todos saiam ganhando tanto como empresa e colaborador.
A necessidade identificada e capacitar todos os funcionários para que possam operar softwares dentro da organização em questão e com isso para que seu conhecimento seja elevado e mudado de opinião a respeito.
O Planejamento do programa de treinamento visa capacitar os colaboradores para que os mesmos se adequem a nova perspectiva de trabalho visando menos mão de obra e mais eficiência, aprender mexer em softwares é muito importante tanto na questão em gestão de estoque quanto na questão organizacional da empresa ou em qualquer setor.
Os objetivos são para treinar e capacitar os colaboradores são os programas de treinamento visando melhor capacitar os colaboradores para o bem comum de todos e da empresa e com isso retirar a resistência consolidada que provem por parte dos trabalhadores que acreditam que tudo se resolvem com computadores.
Para que treinar? O treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é necessário para se ter um melhor desenvolvimento na CCB.
O que será ensinado? Será ensinado o programa de treinamento e desenvolvimento de Software afim de capacitar os colaboradores e terem melhores ensinamentos na organização.
Quem deverá aprender e quem irá treinar? Os colaboradores deverão aprender e o departamento necessário contratado pela empresa devera ensinar os trabalhadores.
Como treinar? O que será preciso. Para treinar corretamente será de início seções para que todos possam acompanhar, será preciso força de vontade e persistência de cada um.
Quando treinar? Onde treinar? Quando treinar? Os treinamentos serão terça e quinta e será realizado na empresa para que todos possam participar do programa de treinamento. Todos os colaboradores iram participar.
Como a efetividade do programa será medida? A efetividade do programa será medida através de provas dos assuntos ministrados dentro da empresa a fim de obter informações sobre os trabalhadores e suas dificuldades ou não.
3. ETAPA 2
A empresa CCB tem percebido que a resistência dos funcionários a respeito de computadores tem se intensificado. A respeito disso no passo anterior propusemos um programa de treinamento para que possam assim se saírem beneficiados com o programa de treinamento e desenvolvimento
Para que os colaboradores confiem mais em computadores é necessário que um técnico de computadores disponibilizem as informações necessários de hardware de um computador bom e suas respectivas sugestões. Vimos que coisas básicas como um programa de bloqueio não salva extratos bancários e causam dor de cabeça. 
Lentidões nesses casos também como comutadores travando e uma causa grave de não atualizar suas placas e um computador requer estar atualizado sempre e sempre que disponível verificar todo o componente físico para ver se está tudo certo.
A primeira etapa da negociação é fundamental para o sucesso do processo de negociação. Estar bem preparado gera confiança e dá uma vantagem ao negociador. A preparação envolve as seguintes atividades.
A segunda etapa do processo de negociação eles ficam cara a cara. Cada parte tenta causar uma impressão no outro lado e influencia seu pensamento na primeira oportunidade. Psicologicamente, esta fase é importante porque define o tom da negociação em grande medida. 
Envolve as partes negociadoras apresentando seu caso para o outro. Quando essa rodada de negociação iniciar, extraia do seu cliente os principais problemas pelos quais ele passa para que você possa argumentar de forma mais assertiva sobre os benefícios que o seu produto pode lhe trazer.
A fase de barganha envolve aproximar-se do objetivo que você pretendia alcançar quando iniciou a negociação. Nesta fase, a estratégia básica é convencer o outro lado da adequação de suas demandas e persuadir a outra parte a ceder a essas demandas. Para isso, é preciso ser lógico na abordagem de uma pessoa e estruturar argumentos claramente planejados. Crie uma estratégia para que ele entenda que a solução que você tem é a mais apropriada.
Essa é a quartae última das fases do processo de negociação. Após usar todas as suas técnicas de negociação e argumentação, o cliente topou fechar o negócio e vai negociar por melhores preços, melhores condições de pagamento e outras vantagens.
Envolve também a vedação do acordo em que ambas as partes formalizam o acordo em um contrato por escrito ou carta de intenções. Revisar a negociação é tão importante quanto o próprio processo de negociação e para o sucesso de negociações futuras. Como disse Dale Carnegie: “Se você foi bem-sucedido, pergunte a si mesmo por que, e tente repetir a ação. Se você fracassou, pergunte a si mesmo por que, e aprenda com a experiência.”
Essas foram as etapas de negociação, e com isso os benefício são extremamente bons para todos tendo em vista todo o processo de negociação a fim de amenizar todo essa desconfiança com a tecnologia.
4. ETAPA 3
Supervisor da Construção Civil 
Supervisiona e programa as atividades dos trabalhadores que trabalham com construção civil, controla a segurança para o desenvolvimento das atividades na construção de edificações e obras de engenharia. Monitora a obra, verifica qualidade, fluxo e movimentação de materiais e insumos utilizados. Elabora documentação técnica, relatórios de controle, administra o cronograma da obra, treinar equipes, contratar e recomenda promoção de trabalhadores.
Mestre de obras
O mestre de obras é, portanto, responsável pela fiscalização da obra, do início ao fim. Ele analisa as instruções técnicas dos projetos com outros profissionais (por isso precisa conhecer e interpretar projetos), ajuda na instalação do canteiro de obras, monitora a equipe bem como os padrões de qualidade, controla todo o material assim como sua entrada e saída e coordena toda equipe.
Pedreiro
Realiza trabalhos de alvenaria, concreto e outros materiais guiando-se por desenhos, esquemas e especificações. Utiliza projetos e instrumentos para construir, reformar ou reparar as construções.
	Cargo
	Descrição
	Nome do Cargo:
Super. Const. Civil
	· Competências do negocio
· Subordinados
· Experiência
· Supervisionar 
	
	· Missão do cargo
· Manter a Ordem e competência dos funcionários
	
	· Funções/atribuições/responsabilidade (resumida): Supervisionar Obras para que tudo ocorra como planejado
	· Matriz de competências
	 Experiência mínima (em anos ou meses). 
Experiência mínima de 10 anos com referências de trabalhos já feitos
 Conhecimento: (geral e específico). Técnicas de Construção e Edificação
 Habilidades: Liderança, Resolver problemas, comunicação
 Atitudes: saber lidar com a situação.
	
	Formação: Mínima: Desejável: Curso na área da construção civil ou engenharia.
	
	Treinamentos necessários: geral e específico. Treinamentos em Obras e edificação
	Cargo
	Descrição
	Nome do Cargo:
Mestre De obras.
	· Liderança
· Subordinados
· Empatia
· Técnicas 
	
	· Missão do cargo
· Supervisionar toda a obra e manter a organização
	
	· Funções/atribuições/responsabilidade (resumida): Liderança com os colaboradores e executar técnicas necessárias na obra
	· Matriz de competências
	 Experiência mínima (em anos ou meses). 
Experiência mínima de 7 anos comprovada em a atividade
 Conhecimento: (geral e específico). Conhecimento geral em obras e técnicas executadas 
 Habilidades: Liderança, Técnicas, comunicação
 Atitudes: Saber executar as demandas com responsabilidade e coesão.
	
	Formação: Mínima: Desejável: Curso em Engenharia ou similar e cursos em obras.
	
	Treinamentos necessários: geral e específico. Treinamentos em edificações/ construções e similares.
	Cargo
	Descrição
	Nome do Cargo:
Pedreiro.
	· Garantir bom serviço
· Sem requisito 
· Revisão de obra 
	
	· Missão do cargo
· Executar o serviço com maestria e coesão
	
	· Funções/atribuições/responsabilidade (resumida): Executar a obra que está a executar com maestria e perfeição
	· Matriz de competências
	 Experiência mínima (em anos ou meses). 
Experiência mínima de 15 anos comprovada em a atividade
 Conhecimento: (geral e específico). Execução e conhecimento em obras e carpintaria em geral.
 Habilidades: comunicação, Conhecimento.
 Atitudes: Executar o serviço 
	
	Formação: Mínima: Desejável: SEM REQUISITO
	
	Treinamentos necessários: geral e específico. Experiência em obras em gerais.
5. ETAPA 4
O sistema de informação gerencial SIG e muito importante dentro de uma organização no caso da CCB no que diz respeito a este processo visa procurar dois fornecedores para integrar junto com a empresa.
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente.
É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
Listaremos 4 tópicos das informações do SIG para a integração junto a CCB visando todos os dados necessários de softwares para agilizar o processo dentro da empresa e com isso manter a ordem e a organização.
Dados do fabricante: Monday – Monday.com
Descrição do SIG: Soluções digitais de gestão de RH são extremamente benéficas para produtividade, agilidade em acessos e segurança de informações. A tecnologia alia a precisão necessária a esse tipo de controle com a possibilidade de obtenção de relatórios para consulta, acompanhamento e tomadas de decisão.
· Utilizar um software de recursos humanos em sua empresa é adquirir um combo de vantagens, pois você terá menos custos com contratação de funcionários, emissão de papéis, entre outras atividades.
· Otimização de custos;
· Conformidade automática com as leis pertinentes;
· Reconhecimento de talentos;
· Elevação da capacidade produtiva;
· Aprimoramento de treinamento e desenvolvimento;
· Segurança de informações;
· Centralização e organização de documentos
1. Cálculo de folha de pagamento
Um software para cálculo de folha de pagamento permite que o RH consiga calcular de forma mais rápida quanto pagar para cada funcionário, além de adicionar com maior praticidade encargos trabalhistas e outras taxas que precisam constar na folha de pagamento, porém levam bastante tempo para serem feitos manualmente.
2. Geração e distribuição de holerites
Por conta da complexidade do sistema CLT, muitos gestores ainda têm dúvidas se a prática da distribuição de holerites online é permitida ou proibida. Como não existe nenhuma lei específica que impede essa ação, além de ela ser permitida, ainda existem softwares que realizam essa função.
3. Admissão digital de pessoal
A etapa de admissão dos funcionários pode ser um pouco complexa e demorada, já que é preciso receber uma série de documentos do novo funcionário, bem como inserir todos esses dados no sistema da instituição.
4. Controle de férias
Não é tão simples controlar os períodos de férias e licenças dos colaboradores, principalmente em uma empresa com um grande quadro de funcionários. Por isso, a tecnologia se torna uma aliada também nessa situação.
5. Comunicação interna
É importante que a empresa consiga ter uma boa comunicação interna entre os gestores e seus funcionários. Entretanto, nem sempre é possível fazê-lo pessoalmente. Então, é preciso utilizar softwares que consigam fazer essa ponte entre ambas as partes.
6. Automatização de benefícios
Assim como as férias, os demais benefícios precisam ser acompanhados de perto pelo setor de RH, já que isso ajuda a empresa a se organizar melhor e a cumprir com todas as vantagensprevistas em contrato.
7. Análise de dados estratégicos
Para ter um bom setor de RH e, consequentemente, uma boa empresa, é preciso analisar constantemente diversos índices e dados. Para facilitar isso, é possível utilizar softwares que coletam as informações e ajudam a realizar esses cálculos.
Sugestões de novas funcionalidades como sistemas ERP seriam muito interessante dentro da empresa tendo em vista o gerenciamento e desenvolvimento de pessoas dentro da CCB e com isso gerar mais eficiência.
6. ETAPA 5
Com o crescimento da CCB no ambiente de trabalho contando com 120 colaboradores a empresa se torna pioneira, e para a segurança dos 120 trabalhadores a empresa precisar tomar algumas medidas principais para integrar programa de segurança na empresa.
Devido ao avanço do corona vírus a empresa distribuiu EPIs para os colaboradores e com isso ela pretende estar dentro das normas técnicas da NBR Digamos que isso não seja o suficiente. Cada estabelecimento tem diferentes normas e uma empresa que contem 120 colaboradores só usando máscaras não é suficiente. A empresa precisa distribuir mais tipos de EPIs e com isso também mudar a carga horaria de algum de seus trabalhadores.
Para a retomada com segurança não basta só ter EPIs mascaras de pano para os trabalhadores e necessário que siga as normais de acordo com o nicho que a empresa se adequa e com isso seguir as normais padrão recomendadas nesse período de pandemia.
Com o crescimento da Empresa CCB é necessário tanto como gestor como colaborador terem ciência do que as maquinas podem ajudá-los nos períodos ausente como por exemplo diminuição de carga horaria ou horários alternados entre um e outro, porque 120 pessoas é muita gente e um espaço fechado e é muito perigoso.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Finalizamos aqui com êxito o presente trabalho a fim de aprender cada vez mais em relação ao setor de recursos humanos. Vimos o caso da empresa CCB e com isso colocamos tópicos pertinentes aos assuntos abordados em questão como treinamento e desenvolvimento e capacitação de colaboradores e vimos tópicos importantes como SIG que atua como um sistema de informação gerencial, Esperamos que cada passo esteja claro para o melhor entendimento e conhecimento a fim de desenvolver mais aprendizado e capacitação tanto de colaborador como gestor da empresa.
REFERÊNCIAS
GORDON, Steven R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Disponível em: http://bit.ly/CRM-Gordon_MHisa acesso em 13 de Setembro de 2020.
MINISTÉRIO DO TRABALHO - CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) - MTb. Disponível em: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf acesso em 13 de Setembro de 2020.
O’BRIEN, James A. Administração de sistemas de informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em: http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa acesso em 12 Setembro de 2020.
PEREIRA, B.P.R.B. R. SEGURANCA DO TRABALHO GUIA PRÁTICO E DIDÁTICO: Editora Saraiva, 2018. 9788536532417. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536532417/ acesso em: 12 de Setembro de 2020.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W. Princípios de sistemas de informação. 11 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124107 acesso em 12 de Setembro de 2020.
XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Sua carreira: planejamento e gestão: como desenvolver melhor seus talentos e competências. São Paulo: Pearson, 2005

Continue navegando