Buscar

MAPA -PRINCIPIOS TEORICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A psicopedagogia beneficia-se de dois campos da aprendizagem, tanto da pedagogia como da psicologia, essas áreas dão embasamento para o trabalho do psicopedagogo, porém a psicopedagogia tem como objeto de estudo á aprendizagem do sujeito. Entender e identificar as dificuldades de aprender do aluno e intervir nos problemas que trazem essa não aprendizagem.
A psicopedagogia clinica trabalha com duas vertentes: o diagnóstico e o tratamento através de instrumentos de avaliação que ajudaram na observação, identificação e no tratamento. Para fazer uma analise minuciosa sobre o aprendente, a psicopedagogia clinica utiliza como instrumento a Anamnese, provas operatórias e projetivas com o intuito de identificar o que causa a dificuldade de aprendizagem. Procura compreender se é apenas uma dificuldade em aprender, ou, se tem algum transtorno especifico que impede essa aquisição de conhecimentos de forma natural.
Com o diagnostico em mãos o psicopedagogo vai ter um novo olhar diante desse aluno, intervindo e utilizando os recursos necessários para o tratamento de suas dificuldades. Fazendo o aluno melhorar a sua alto-estima e reconhecer as suas potencialidades, estará ajudando na percepção das suas qualidades e a reconhecer seus pontos positivos e melhorar o que atrapalha a sua obtenção de conhecimento.
Portanto, percebe-se a importância do psicopedagogo clinico no tratamento e desenvolvimento cognitivo do sujeito, e também nas intervenções, tratamentos e acompanhamentos de transtornos específicos ou dificuldades de aprendizagem fazendo com que o aluno perceba e trabalhe alguns pontos que podem ser melhorados na qualidade da sua aprendizagem.

Continue navegando