Buscar

AVALAIÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS E SUA ORIGEM ANIMAL, MINERAL E MICROBIANA UTILIZADA EM FARMACIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FARMACOGNOSIA APLICA IV
AVALAIÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS E SUA ORIGEM ANIMAL, MINERAL E MICROBIANA UTILIZADA EM FARMACIA.
1) A penicilina foi descoberta acidentalmente pelo médico inglês Alexander Fleming. Ao estudar as propriedades desse fungo, identificado como pertencente ao gênero Penicillium, percebeu que ele fornecia uma substância capaz de eliminar diversas bactérias responsáveis pela manifestação de muitas doenças, tanto comuns quanto mais graves. Em relação a esse fármaco, pode-se afirmar:
e)Possibilitou o desenvolvimento de um grande número de moléculas precursoras dos antibióticos utilizados até hoje.
RESPOSTA CORRETA A penicilina, apesar de ter sido descoberta em 1928, em culturas de Staphylococcus aureus, foi isolada somente no início dos anos 1940. Estabeleceu-se como fármaco, sendo comercializado até hoje, mas não é o único. Motivou as pesquisas em culturas de microrganismos, principalmente fungos, e possibilitou o desenvolvimento de muitas moléculas que são fármacos antibacterianos utilizados atualmente na terapêutica. ​​​​​​​
2) Os minerais são compostos naturais de interesse para a saúde. Muitos minerais são utilizados na indústria, podendo participar das fórmulas farmacêuticas e cosméticas como princípios ativos ou como adjuvantes. Qual mineral a seguir atua como princípio ativo em medicamentos e cosméticos, sem ser adjuvante?
c) Enxofre.
RESPOSTA CORRETA O enxofre é utilizado apenas como princípio ativo em medicamentos e cosméticos. Argilominerais, talcos, halitas e silvitas são princípios ativos e adjuvantes nas indústrias farmacêutica e cosmética.
3) Todos os seres vivos da atualidade são produtos da evolução marinha. Pela grande extensão e biodiversidade, o universo marinho tem um grande potencial para a descoberta de novos fármacos. O desenvolvimento de novos fármacos de origem marinha tem aumentado nos últimos tempos, com destaque para o potencial de agentes:
d) Antitumorais.
RESPOSTA CORRETA As pesquisas com organismos marinhos têm desenvolvido protótipos com atividades analgésicas, antilipêmicas e antivirais, porém, as moléculas que têm se destacado são as com potencial antitumoral. No entanto, as pesquisas voltadas para a atividade anti-inflamatória ainda são incipientes.
4) Os microrganismos e as bactérias tiveram importância marcante na investigação de metabólitos de fungos e bactérias no século XX, contribuindo amplamente para o desenvolvimento da terapia antimicrobiana. Qual outra classe terapêutica foi impulsionada por protótipos oriundos de fungos?
a) Antilipêmicos.
RESPOSTA CORRETA Os microrganismos são clássicos precursores dos antibacterianos que, por meio da penicilina, proporcionaram um avanço significativo na medicina moderna. Também originaram fármacos imunossupressores, anti-helmínticos, antineoplásicos e antibióticos macrolídeos. Porém, outra importante contribuição para a terapêutica foi o desenvolvimento das estatinas, que surgiram após a identificação e o isolamento da mevastina do fungo Penicillium citrinum, possibilitando o desenvolvimento dos fármacos hipolipêmicos.
5) As técnicas de identificação e quantificação de compostos naturais têm como objetivos principais o isolamento e a identificação de metabólitos primários ou secundários por meio de processos cromatográficos e espectroscópicos. Esses procedimentos também visam à obtenção de frações enriquecidas em compostos bioativos ou, ainda, à redução dos teores de compostos com potencial de toxicidade. Qual dessas técnicas possibilitou que um método em desuso pela falta de exatidão fosse reinserido no escopo analítico como um método confiável, preciso e exato?
d) Cromatografia em camada delgada.
RESPOSTA CORRETA A cromatografia em camada delgada, método que estava em desuso pela baixa confiabilidade, voltou a ser usada quando acoplada aos detectores de massa de alta resolução, tornando-se, assim, um método confiável e preciso.
BIBLIOGRAFIA CONSULTADA:
FARMACOGNOSIA APLICADA. Angela Sperry.

Outros materiais