Buscar

Resenha Crítica G Estr Empreend

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE DEPARTAMENTO PESSOAL E RELAÇÕES TRABALHISTAS
Resenha Crítica de Caso 
Silvia Regina Moreira Reis
Trabalho da disciplina Gestão Estratégica e Empreendedorismo
 
 Tutor: Prof. Ana Maria Carvalho
Duque de Caxias/RJ
2020
MATANDO O CRAIGSLIST: EMPREENDEDORISMO NO MERCADO DE ALUGUEL DE APARTAMENTOS ON-LINE 
Referência: HARVARD BUSINESS SCHOOL. Matando o Craigslist: Empreendedorismo no mercado de aluguel de apartamentos on-line, por Peter Colesi, Oshua Gansw e Ei-Yuan Yu, Harvard Business School, revisado em 26 de Abril de 2012. Universidade Estácio de Sá: Biblioteca da disciplina, acessado em 03 de agosto de 2020.
Introdução
O presente estudo de caso, versa sobre o empreendedorismo no mercado de aluguel de apartamentos on-line. Entrementes o seu desenvolvimento vemos que a idéia de impulsionar esse mercado, se deu pelo fato de dois consumidores deste serviço, necessecitarem de fazer busca de imóveis pela internet. Ao fazerem a busca, surpreendentemente percebem a inutilidade da ferramenta, pois não conseguem ter suas necessidades satisfeitas. Por conseguinte entendem que, por terem sofrido como consumidores, Jon e Lawrence visualizaram uma oportunidade de empreender.
Desenvolvimento
Em 2011, a fragmentação do mercado de apartamentos dos EUA era alarmante. Mercados imobiliários era governados por inclinações que alteravam de mercado para mercado. A cidade de Nova York por exemplo, teve taxas de vacância tão baixas quanto 1%, ao passo que houston e Orlando, tiveram em torno de 10%, e em Detroit as taxas se elevaram até 18%. Em todos os mercados houve uma variação radical na renda dos inquilinos. Em torno de 30% dos lares nos EUA eram famílias de aluguel e o número de inquilinos chegou ao maior crescimento de todos os tempos, 37 milhões de famílias em 2010. Em 2007 estimou que esse mercado propiciou uma renda anual de US$ 61 bilhões. Cerca de 5-10% dessa renda foram gastos com publicidade e geração de leads. De modo histórico os maiores investimentos foram em publicações locais e revistas, taxas de corretagem e sinalização. Os dólares de publicidade e fontes para geração de leads, começaram a migrar em-line, durantre o boom da internet em 1990, e com isso houve um enorme crescimento no mercado de locação de apartamentos on-line. Para trazer imóveis de proprietários de imóveis para os caçadores de apartamentos, houve uma interação de uma variedade de players. Estes serviços ficaram em quatro categorias principais:
Sites de listagem – Os blocos de construção de nível básico do mercado de apartamentos on-line, listagens locais, foram alguns dos primeiros players a entrar nesse espaço. Apartament.com, Rentals.com, Rent.com, Mynewplace.com, foram outros exemplos de sites de listagem proeminentes.
Sindicadores – Eram serviços que levavam listagens de proprietários e corretores e, em seguida reportavam, ou “sindicavam”, para os muitos sites de listagem de apartamentos na web.
Classificados on-line – Foram quadro de aviso virtuais selfservice onde se misturavam várias categorias nos quais apartamentos eram uma entre tantas. O Craislist tem dominado nesta categoria por ser o site mais visitado no mundo.
Agregadores – Recolhiam suas listas dos outros players neste espaço, reportando post de sites de listagens e classificados on-line, e recebiam feeds de sindicadores.
Em 1995, Craig Newmark iniciou seu site de mesmo nome, com a função de prestar um serviço para amigos, caracterizando a distribuição de e-mails de eventos locais em São Francisco. Devido ao crescimento do interesse no site, tornou-se um local onde os usuários podem postar avisos e anúncios de todo o tipo, de bens utilizados para empregos e apartamentos. O aumento crescente de postagens em 2011 chegou a cerca de 50 milhões de anúncios classificados a cada mês, por conseguinte colocando o Craigslist como o principal serviço de classificados em qualquer meio. O Craigslist sofreu poucas mudanças em seus quinze anos de existência, embora os fãs elogiassem a sua simplicidade, carregamento rápido, e seu serviço gratuito (para a maioria das funções) como qualidades positivas, que concorreram para a sua resistência. Contudo houve omissão do Craigslist em relação a várias peculiaridades comuns em outros sites de aluguel e mercados on-line. Não existia sistema de classificação, ferramentas de mapeamento, a capacidade busca era mínima, deste modo os compradores e vendedores não monitoravam o desempenho de suas listas. O Craigslist valia-se do princípio de que o risco é do comprador, porém os usuários eram aconselhados a terem prudência nas suas relações com o mercado.
Com base em uma idéia de anos atrás, em 2009, os empresários Jon Pastor e Rick Ferris desenvolveram o Rentjungle, um buscador on-line de aluguem de apartamentos, devido eles já terem vivenciado uma experiência negativa, quando da necessidade de utilizar um buscador de aluguel de apartamentos e não tiveram suas necessidade realizadas. Jon e Rick tinham consciência do sofrimento dos consumidores para encontrar apartamentos on-line, foi então que pensaram num abrangente serviço de pesquisa único. Jon, um grande engenheiro e um programador eficiente que conheceu Ferris, um corretor de imóveis comerciais de sucesso, que tinha mais de trinta anos de experiência. Juntos criaram um protótipo de um motor de busca de imóveis.
Ao mesmo tempo que Jon estava construindo o Rentjungle, Zhou continuou a trabalhar em um serviço de aluguel de apartamentos separado, o Renthop. Lawrence Zhou compartilhou sua decepção com o amigo Lee Lin, que também teve uma experiência semelhantemente dolorosa ao utilizar sites de busca de aluguel de apartamentos. Ambos acreditavam que a procura por apartamentos em Nova York era tão desagradável, que o fornecimento de uma alternativa possível poderia ser uma oportunidade de negócio atraente. Primeiramente eles consideravam corretores intermediários dispensáveis no mercado de aluguel de Nova York, e segundamente, eles encontraram o conjunto de praticidade e aplicabilidade em soluções on-line atuais, infelizmente inapropriadas, e sabiam que podiam fazer melhor. Com estes princípios orientadores em mente, a idéia do Renthop nasceu.
Conclusão
Em razão da necessidade de se descobrir um apartamento para alugar na internet, a falta de sucesso e a insatisfação por não ter suas necessidades supridas, provocou em empreendedores o desejo de investir seus esforços para criar plataformas on-line de busca de locação de apartamentos. O mercado de aluguel de apartamentos on-line cresceu muito depois do advento da internet na década de 90, sendo ela a grande ferramenta de evolução e divulgação. Vivemos em mundo integralmente tecnológico, e poder operar toda essa gama de serviços on-line, contribuem muito em todas as áreas de nossas vidas. O empreendedorismo existe em qualquer domínio, o mercado é vasto, basta visualizar a oportunidade quando ela se manifesta, usufruindo o momento, aprimorando idéias, suprindo a deficiência do serviços disponíveis, criando um diferencial, e assim gerando grandes empreendimentos.

Continue navegando