Buscar

Relatório de Estagio Educação Infantil

Prévia do material em texto

FACULDADE DO LITORAL SUL PAULISTA
FALS
ISIS DA SILVA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PRAIA GRANDE
2014
ISIS DA SILVA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio de Educação Infantil do curso de Pedagogia apresentado a Faculdade do Litoral Sul Paulista – FALS, orientado pelo Prof.º Fábio Gonçalves Ferreira. 
PRAIA GRANDE
2014
 3
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................................04
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO....................................................................................05
FILOSOFIA DE TRABALHO DA ESCOLA..................................................................................06
OBJETIVO DA INSTITUIÇÃO...............................................................................................................06
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL........................................................................................................06
DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HUMANOS...................................................................................07
DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MATERIAIS...................................................................................07
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.........................................................................................................08
DIARIO DE OBSERVAÇÃO..................................................................................................................08
DIARIO DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA...................................................................................................21
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO..................................................................................28
METODOLOGIA ADOTADA PELO PROFESSOR..................................................................................31
CONSIDERAÇÃO A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ADOTADO PELO PROFESSOR.............31
PROFESSOR – ALUNO – CONHECIMENTO........................................................................................32
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................................................32
 4
INTRODUÇÃO
Relatório conclusivo de Estagio Supervisionado e Regência do Ensino Infantil, elaborado para o curso de Pedagogia, na escola Pública Municipal Layde Rodrigues Reis Loria. Através deste relatório venho descrever a minha experiência em sala de aula e minhas observações sobre a instituição. O dia a dia em sala, a gestão e o ambiente escolar também serão tópicos descritos nesse relatório.
Com auto valor construtivo e empírico este estágio teve como objetivo confrontar os conhecimentos sobre as teorias adquiridas, ao decorrer do curso, com a pratica pedagógica em si. O conhecimento de mundo somado com os ensinamentos das disciplinas do curso agregam em resultados positivos, quando relacionados ao fato de se realmente estar frente à uma sala de aula. Apesar do período desse estágio, a estada do futuro-docente em sala de aula, ser na presença do professor efetivo o tato com a realidade é um divisor de águas quanto o que se imaginava e o que realmente é.
O estágio foi realizado com a Professora Janaina Nardini. Em sua formação acadêmica ela possui magistério e pedagogia. 
 
 5
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Escola Municipal Layde Rodrigues Reis Loria, situada na rua Gaspar de Lemos, n° 100, Aviação Praia Grande, estado de São Paulo.É composta por um prédio térreo, divido entre escola e creche.
A entrada da escola é composta por dois portões grandes, que é por onde entram e saem os alunos, com acesso a secretária para atendimento aos pais e responsáveis, na secretária também fica uma porta de acesso para a entrada à sala dos assistentes, à diretoria e à sala dos professores. 
A escola tem dez salas de aula, sendo uma delas de informática e outra multifuncional, dois banheiros, um refeitório e uma área de serviço. Ao final do corredor das salas de aula há um portão que dá saída para os fundos da escola onde há um playground com brinquedos e escorregas, o perímetro é todo fechado com muro de aproximadamente dois metros e meio de altura e com sua altitude completada por mais quatro metros de tela mangueirão.
Toda a estrutura da escola é muito bem cuidada, e se percebe que sua manutenção é sempre revisada, as paredes não contém manchas de mofo e nem rachaduras, as janelas não contém as vidraças quebradas e a limpeza do ambiente é nítida.
 
 6
FILOSOFIA DE TRABALHO DA ESCOLA
Baseada na relação escola e sociedade, a escola tem uma parceria com os pais e com a comunidade, visando a melhoria na vida dos alunos e dos funcionários da escola, a diretoria da escola, juntamente com os docentes unificam o cuidar, visando um trabalho conjunto para a construção e melhoria da identidade da instituição.
Os professores trabalham em cima da concepção de mundo de cada aluno, suas práticas pedagógicas são norteadas após interacionar com os mesmos, podendo assim fazer análises e avaliações que possam leva-los ao melhor trabalho docente. 
OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO
Desencadear no aluno uma concepção crítica, resolutiva, promover o desenvolvimento como cidadão considerando a vivência e o conhecimento de mundo de cada um, inserir a criança e norteá-la na sociedade. A instituição trata cada aluno como um em sua individualidade.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Secretaria, diretoria, professores, atendentes de educação, ATP, salas de aula, salas de recreação. 
 7
DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HUMANOS
Diretora
Assistente de Direção
1 Assessora Técnica de Pedagogia
14 Professores de Ensino Fundamental l
2 Professores de Educação Física
1 Pedagoga comunitária 
1 Professor poente
2 Agentes Administrativos
3 Funcionários Readaptados
8 Serventes de Limpezas 
2 Trabalhadores
2 Serventes l
2 Serventes ll 	
DISPONBILIDADE DE RECURSOS MATERIAIS
A disponibiliza de sala de informática com 6 computadores. Esses computadores tem acessórios estilizado para o uso infantil como mouse colorido, com formato adaptado para o melhor uso das crianças, teclado com cores 
 8 diferentes na vogais, consoantes e números. Sala para apresentação de vídeo com dvd e retroprojetor, caixa de som com entradas diversificadas para uso usb, pois algumas professoras utilizam de pen-drive para a aplicação de algumas atividades.
PROCESSO DE COMUNICAÇAO
O processo de comunicação interna entre direção e funcionários acontece nas seguintes formas: diretamente através de reuniões pedagógicas, reuniões periódicas, HTPC e também por recados no mural, dependendo do assunto a comunicação é individual e diretamente.
Com os pais normalmente os recados são comunicados através de bilhetes colocados na agenda dos alunos, ou passado pessoalmente nas reuniões e quando o pai/mãe/responsável vai à escola buscar o aluno.
DIARIO DE OBSERVAÇÃO
Data: 16/06/2014,horário: das 13h00min ás 17h00min. 1° aula
As alunos tem aula de Educação Física. O educador passa exercícios de alongamento e um circuito que fortalece a coordenação motora deles. 
Após a Educação Física eles tem uma pausa para o lanche, e ao retornarem para a sala a educadora aplica uma atividade com números e desenhos, para que possam ligar quantidade ao número e depois pintar. Com a lição terminada a educadora permite que eles brinquem em seus lugares com lego, disponibilizado 
 9 pela educadora. Após terminarem tudo a educadora os leva ao parque. E então retornam a sala após um determinado tempo pois é chegada a hora da saída.
Data: 18/06/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 2° aula
A educadora canta junto com os alunos canções infantis para decorar números e vogais, logo depois ela os acomoda em uma roda ao redor dela para contar história. Ela os incentiva a participar da contagem de história com pausas e perguntas sobre o que está acontecendo com os personagens.
A atividade do dia é lúdica, letrinhas de plásticos coloridas para que eles montem o nome sem olhar no crachá (eles estão aprendendo a escrever o nome, alguns já sabem porem outros ainda não e essa atividade é aplicada para que aprendam se divertindo). Eles saem para o lanche e ao voltar eles vão para a sala de informática.
Primeiramente a educadora POENTE apresenta a todos um vídeo animado sobre as vogais, já que as crianças estão trabalhando esse conteúdo. Logo após é dada uma atividade que é feita em trio nos computadores. Assimilar o desenho a vogal e ao som que elas emitem.
Voltam para a sala de aula e fazem atividades na apostila (material de apoio dado pelo prefeitura) os exercícios são fixação das vogais e seus sons. Depois a educadora faz uma atividade com caderno de artes relacionado a copa do mundo, montando um jogador com um recorte de papel sulfite amarelo, no molde de uma camiseta. O aluno precisa desenhar o jogador e o cenário atrás dele como campo, grama, gol, sol e bola.
 
 10 Data: 24/06/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 3° aula
As crianças vão para o pátio da escola e lá juntamente com outras salas de educação infantil eles tem músicas e coreografias do gênero infantil.
Educação Física: o educador dispõe de materiais diversos para a complementação de sua aula, como cordas, cones para delimitar um trajeto e bambolês. Os exercícios são sempre para motivar uma melhora na coordenação motora dos alunos.
Após o lanche os alunos voltam para a sala de aula e fazem uma atividade de artes da semana de São João e da Festa Junina. A atividade é o desenho de um balão pontilhado, as crianças precisam seguir as retas para fechar o balão e depois pintar, colam lantejoulas no balão ao final da pintura. A atividade de pontilhismo ajuda no desenvolvimento do aluno para aprender a fazer traços retos em determinadas circunstâncias. Ao terminarem eles vão ao parque e depois vão para sala para a hora da saída. 
Data: 25/06/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 4° aula
A educadora inicia a aula com um conto infantil e logo após aplica exercícios de vogais, pois alguns alunos ainda demonstram dificuldades nessa linha de aprendizagem. O exercício também consiste em circular os desenhos que começam com as vogais. Continuando com exercícios, a atividade é de artes as crianças pintam um desenho referente a Festa Junina e colam sozinhos palitos de fósforos onde seriam os gravetos na figura da fogueira.
 11 Uma pausa é feita para o lanche e após voltar as crianças terminam a atividade e brincam com materiais lúdicos, nesse dia o material era lego. Depois as crianças mesmo que guardam o material, sentam em suas mesas e aguardam o horário de saída.
Data: 26/06/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 5° aula
A aula se inicia com duas canções infantis, e logo depois com um conto. 
As atividades do dia são referentes a festa junina e os alunos pintam um desenho sobre o tema e aprendem a cantar uma canção sobre este evento cultural. 
 Logo depois a educadora passa outra atividade, os alunos recebem aventais para poder pintar com tinta guache, após terminarem essa atividade eles saem para o lanche e ao voltarem a educadora os leva para o parque e depois para a sala de aula novamente já que é chegada a hora de saída.
Data: 27/06/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 6°aula
Ultimo de dia de aula antes das férias, Festa Junina.
Data: 14/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 7° aula
A educadora relembra com os alunos as vogais e numerais até 10. Conta uma história infantil.
 12 Os alunos vão para educação física, eles fazem alongamentos dirigidos pelo professor para poderem começar a atividade que o mesmo preparou. A aula é de percepção (pular uma corda e movimento oscilatório), a maioria dos alunos com o tempo fazem a manobra com melhor desempenho que no início. Eles saem da educação física e vão para o lanche.
Ao voltar para a sala uma atividade é dada pela educadora. Essa atividade consiste em escrever seus nomes no livro de atividades, contar quantas letras ele possui e colocar esse numeral no espaço determinado. Alguns alunos apresentam ainda algumas dificuldades quanto a escrever seu nome, a educadora auxilia a todos os que não conseguem fazer sozinhos. Após todos terminarem a educadora distribui livros de história infantil nas mesas e eles olham até a hora da saída.
Data: 15/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 8° aula
Os alunos recebem uma atividade para fazer com a vogal E. 
Hora do lanche e logo depois vão para a sala de informática. Nessa aula eles assistem a um vídeo referente a mesma vogal e depois fazem exercícios nos computadores, encontrar os desenhos que o nome se iniciem com a vogal e depois encontrar as palavras. 
Retornam a sala de aula, guardam seus materiais e aguardam o horário de saída.
 13 Data: 16/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 9° aula
A aula se inicia com um conto infantil e logo depois aula de informática. Na sala de informática a Poente faz a reapresentação de formas geométricas e da exercícios de fixação. Com os alunos é feito brincadeiras e jogos com as formas geométricas.
Hora do lanche e retorno a sala de aula. A educadora prossegue atividades, dessa vez com a apostila, um material de apoio, atividade silábica, quantas silabas tem cada palavra, pinta-se uma quantidade de desenho na apostila para a quantidade de silabas da palavra.
Após a atividade os alunos vão para o parque e retornam a sala na hora da saída.
Data: 17/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 10° aula
Os alunos fazem atividades com as vogais I e O fixação de som e escrita, achar a vogal em um texto.
Ao terminarem a atividade relatada acima a educadora passa uma atividade de pintura e logo depois fazem a pausa para o lanche. 
Retornando do lanche os alunos fazem desenho livre, após terminarem a educadora recolhe os desenhos e prepara os alunos para a hora da saída.
 14 Data: 18/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 11° aula
Os alunos são reunidos no pátio da escola com outras salas de educação infantil para cantarem o hino nacional brasileiro e o hino da cidade de Praia Grande. Após esses dois hinos serem cantados as crianças permanecem em filas organizadas, se sentam ao chão e cantam canções infantis juntamente com suas educadoras.
É preparada a sala multifuncional para receberquatro turmas de educação infantil para assistir a um filme. Há uma pausa para a hora do lanche e depois eles retornam e terminam de ver o filme.
Cada turma retorna a sua sala de aula. A educadora distribui livros de histórias infantis os quais eles folheiam aguardando o horário de saída.
Data: 21/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 12° aula
A educadora inicia sua aula com a apresentação da consoante B, perguntando aos alunos se algum deles sabiam palavras que iniciam com a consoante.
Os alunos vão para a aula de educação física, o professor elabora atividades de força e reforço para as pernas e percepção de distância. 
Após a aula de educação física os alunos vão para o lanche e ao voltar a educadora distribui livros infantis. Depois os alunos são levados para o parque, até a hora da saída.
 15 Data: 22/0672014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 13° aula
Ao início da aula a professora distribui massinha para as crianças, ao chegar da aula de educação física as crianças vão para a sala multifuncional. O professor passa atividades para testar a força dos braços (impulsos com as mãos e cotovelos). É montado um circuito com cones, cordas e um banco comprido. As crianças se arrastam fazendo ziguezague entre os cones e depois passam arrastando por baixo das cordas, a última etapa é deitar em cima do banco, segurar nas bordas e fazer impulso para a frente (se arrastar ao longo do banco). O professor permite que os alunos façam a atividade sem pressa, não ultrapassando os limites que a criança expõe. 
Hora do lanche e depois volta a sala de aula. A educadora dá continuação ao seus trabalhos com a consoante B. Atividades como o pontilhismo, para que a criança contorne com o lápis aprendendo a fazer a forma da letra e depois copiar na linha abaixo. 
Hora da saída.
Data: 23/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 14° aula
Reunião com os pais e responsáveis. São tratados assuntos pertinentes aos pais e comunicados que devem ser passados aos mesmos como o progresso educacional dos alunos, comportamentos, lições feitas na escola e as lições de casa. Alguns pais são solicitados a dar uma atenção especial aos filhos por seus baixos desempenhos e comportamentos. Outros assuntos como atividades feitas dentro da instituição e necessidades da ajuda dos pais são tratados também. 
 16 Data: 24/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 15°aula
Os alunos são encaminhados para a sala de informática. Há uma apresentação de um vídeo falando sobre os numerais e outro sobre cores. É sobre as cores são as atividades dessa aula. Os alunos são distribuídos em trios nos computadores para acertar as cores que são solicitadas.
Ao termino da aula de informática os alunos retornam para a sala de aula e ao se assentarem a educadora ensina a eles uma canção infantil, cantam mais uma canção a qual eles já conhecem e saem para o horário do lanche. 
Ao retornarem do lanche eles fazem atividades com a consoante B, achar em um quadro de letras a consoante que vem sendo estudada e depois atividade silábica, pintar a quantidade de desenhos referentes a quantidades de silabas.
Após terminarem as atividades a educadora distribui lego nas mesas para as crianças brincarem até o horário de saída.
Data: 25/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 16° aula
Os alunos se reúnem no pátio com outras turmas de educação infantil para cantar o hino nacional brasileiro e depois o hino de Praia Grande.
Ao retornarem para a sala de aula os alunos concluem a semana de atividades com a consoante B. Saem para o lanche. 
De volta a sala de aula a educadora passa atividade com o número 6, contornar o número pontilhado, copiar embaixo e depois pintar um desenho da 
 17 Baratinha. Após todas as atividades concluídas os alunos podem brincar com seus brinquedos tragos de casa até o horário de saída.
Data: 28/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 17° aula
A aula se inicia com a educadora lendo uma história infantil. Logo após todas os alunos retornarem aos seus lugares a educadora faz a apresentação da consoante C, ela fala palavras que se iniciam com a consoante, cola um sulfite com a letra e alguns desenhos representantes de algumas palavras que se iniciam com a mesma e pede que os alunos, dois por vez, se dirija a lousa e com o giz escreva a letra.
Aula de educação física, e logo depois lanche.
De volta a sala de aula, a educadora distribui para os alunos letras embaralhadas para elas montarem o nome e colar no cadernos de desenho. Quando todos terminam a lição ela distribui massinha e depois brinquedo monta-monta.
Horário de saída.
Data: 29/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 18° aula 
A aula se inicia com duas canções sobre números de 1 a 10 e logo em seguida com um conto infantil. 
 18 Aula de educação física, as crianças podem brincar com os recursos disponíveis pelo professor: bambolês, bolas e cordas. Ao termino da aula de educação física os alunos seguem para o lanche.
Após o lanche as crianças fazem atividades referentes a consoantes C, contornar o pontilhado da consoante e pintar os desenhos cujos nomes iniciam c om a letra em aprendizado.
Na aula de informática o mesmo tema é abordado e apresentado junto com as vogais e suas sonoras em conjunto. CA – CE – CI – CO – CU. Ao termino da aula de informática os alunos retornam a sala de aula para recolher e guardar seus materiais e esperarem a hora de saída.
Data: 30/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 19° aula
A educadora inicia a aula cantando com os alunos duas canções sobre os dias da semana e depois aplica duas atividades. A primeira consiste em juntar as vogais para fazer palavras curtas e a segunda atividade em ligar os desenhos de dentro de um círculo com os números que equivalem sua quantidade de 1 a 4.
Data: 31/07/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 20° aula
O período se inicia com os alunos reunidos no pátio para cantar e fazer coreografias de canções infantis e depois seguem para a sala de aula para iniciar as atividades em sala de aula. A atividade dada é para ligar as palavras com seu respectivo desenho e depois pintar.
 19 Hora do lanche.
De volta a sala os alunos que ainda não terminaram suas lições as finalizam e a educadora distribui brinquedos monta-monta nas mesas para as crianças brincarem. Antes do horário de saída as crianças recolhem os brinquedos e esperam sentados para ir embora.
Data: 05/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 21° aula
Apresentação de lendas do folclore brasileiro
A educadora explica aos alunos que no decorrer da semana ela vai trabalhar com eles esse tema, contando as histórias das lendas entre outras atividades. E começa contando a lenda do Saci-Pererê. 
Os alunos saem para a aula de educação física e depois vão para o lanche. 
As crianças fazem exercícios de fixação com a consoante D, a sonora, a forma da letra com exercícios de pontilhismo e cópia e achar a consoante no meio de outras letras.
Após todos os exercícios terminados a educadora permite que eles brinquem com lego até a hora de saída.
Data: 06/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 22° aula
Inicia-se a aula contando a lenda do Negrinho do Pastoreio e depois eles seguem para a aula de informática, onde é falado sobre o dia dos pais. É passado .20 um vídeo sobre uma canção da data comemorativa e depois os alunos colorem um desenho do mesmo tema. Saem para o lanche.
De volta a sala os alunos fazem atividades com a consoante D, encontrar os desenhos que se iniciam com a letra e pintar. Logo após essa atividade eles recebem uma atividade de pintura: colorir o Saci-Pererê. 
A educadora os leva ao parque até o horário de saída.
Data: 07/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 23° aula
Os alunos são reunidos no pátio com outros alunos de educação infantil para cantar os hinos nacional brasileiro e municipal.
Em sala de aula os alunos recebem atividades para fazer. Pintar os Sacis, tem três sacis e o aluno precisa encontrar o número 3 no meio dos outros números e pintar o número também.
Hora do lanche e depois retorno a sala de aula.
Outra atividade é feita: pintar a corujinha do dia dos pais e ao terminarem eles brincam de monta-monta. Antes do horário de saída eles recolhem os brinquedos para irem embora.
 21
DIÁRIO DO ESTAGIO DE REGÊNCIA 
Data: 08/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 1° aula
 Os alunos fazem uma atividade com a letra D, já que esta é a consoante trabalhada no momento em sala de aula, as outras atividades do dia consistem em assistir a um filme na sala multifuncional juntamente com outras salas, lanche, parque, brinquedo e saída.
Data: 11/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 2° aula
Educação Física.
Atividade com a letra F, consoante que está sendo apresentada para trabalhar no decorrer da semana. Atividade dada com a Apostila, material de apoio do município. O exercício proposto é encontrar e circular a letra F em um determinado texto.
Lanche, conclusão da lição e monta-monta (brinquedo), saída.
Data: 12/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 3° aula
Educação Física.
Lanche.
Os alunos colorem uma atividade com as letras D, E e F enfeitadas com ursinhos.
Informática e saída.
 22
Data: 13/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 4° aula 
Os alunos fazem uma atividade que consiste em ligar os números na quantidade de desenho representante e depois colorir.
Data: 14/08/2014, horário: das 07h00min ás 11h00min. 5° aula
A educadora está trabalhando em sala o folclore brasileiro, então a minha atividade proposta a eles é fazer um desenho sobre a lenda Boitatá. Para exemplo eu faço um desenho na lousa para direciona-los.
Data: 15/08/2014, horário: das 07h00min ás 11h00min. 6° aula
A atividade proposta é uma continuação dos exercícios da consoante F. Atividades da apostila, material de apoio do município. Atividade de fixação da letra, circular os desenhos cujo nomes iniciem com a consoante, contornar o pontilhado e copiar a letra embaixo. Lanche, parque e saída.
Data: 18/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 7° aula
Educação física.
Atividade proposta: identificar as vogais que faltam no nome das lendas.
Brincadeiras folclóricas no pátio da escola, lanche, conclusão da atividade, parque e saída.
 23 Data: 19/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 8° aula
Educação física.
Leitura da lenda Cabra-Cabriola, lanche.
Atividade proposta: identificar a letra inicial das lendas (nomes de lendas que iniciam com as consoantes e vogais que eles já conhecem como Boitatá, Iara, Curupira, Boto cor de rosa).
Informática, saída.
Data: 20/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 9°aula
Informática.
Leitura da lenda Curupira, lanche.
Desenhar a figura do curupira no caderno de desenho.
Jogos de montar, parque e saída.
Data: 21/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 10° aula
Aplicação do IDEI- Praia Grande. Avaliação feita por aluno individualmente, comparecendo um após outro na mesa da educadora. Neste dia eu auxiliei a educadora, ajudando-a na aplicação da avaliação. 
 24 Data: 22/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 11° aula
Leitura da lenda Vitória Régia.
Pintura com tinta guache, representação dos quadros de Ivan Cruz, ilustrações representando brincadeiras folclóricas como barquinho de papel, amarelinha, pular corda e avião de papel.
Lanche, algodão doce (um rapaz contratado pela administração da instituição ficou no pátio com seu maquinário de fazer algodão doce durante um período da manhã e da tarde).
Dia do brinquedo, (as crianças trazem seus brinquedos para poderem utiliza-los antes do horário de saída).
Data: 25/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 12° aula
Educação física e logo após horário do lanche.
Leitura da lenda Boto Cor de rosa.
Desenho livre.
Parque e saída.
Data: 26/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 13° aula
Educação física.
Leitura da lenda do Lobisomem.
 25 Lanche e logo após informática. Apresentação de um vídeo do Sitio do Pica-Pau Amarelo sobre o Saci Pererê. 
Jogos de montar e saída.
Data: 27/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 14° aula
Apresentação da consoante G.
Informática, brincadeiras online sobre os numerais de 4 a 7, para uma avaliação sobre o conhecendo dos números e fixação.
Lanche e ao voltar a sala de aula os alunos fazem as atividades propostas. Consiste em achar a letra G no texto, contornar o pontilhado da consoante e copiar nas linhas abaixo e completar as palavras com a letra G.
Data: 28/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 15° aula
Atividade lúdica: Separei os alunos em grupos de quatro crianças. Na lousa escrevi o nome dos grupos e fiz brincadeiras e quis de perguntas e respostas marcando pontuação para cada grupo que acertava. Propostas: desenhar na lousa as formas geométricas predeterminada, escrever números ditados de forma avulsa.
Lanche, atividades de matemática, jogos de montar e saída.
Data: 29/08/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 16° aula
Leitura de um conto infantil: O Pequeno Polegar. 
 
 26 	Continuação das atividades com a consoante G. Apostila, material de apoio do município.
Lanche.
Pintar as palminhas referente a quantidade de vezes que abrimos a boca para falar as palavras, (atividade silábica).
Dia do brinquedo e saída.
Data: 01/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 17° aula
Educação física, lanche.
Apresentação da consoante H. A letra acompanhada de outra consoante tem som: LH, NH e acompanhada de vogal ela não tem.
Começa nessa semana os ensaios para a festa da primavera: musica A Linda Rosa Juvenil. Saída.
Data: 02/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 18° aula
Leitura de um conto infantil: A Pequena Polegarzinha.
Educação física, lanche.
Informática: abordando o tema Semana da Indecência do Brasil.
Saída.
 27 Data: 03/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 19° aula
Atividades com a consoante H na apostila. Contornar os desenhos que seus nomes iniciem com a letra H, pintar as letras H dentro do quadrinho que se encontram na forma correta.
Informática: fixação das palavras com H.
Lanche e logo após ensaio da dança para a festa da primavera e saída.
Data: 04/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 20° aula
Ensaio geral das danças para a festa da primavera, todas as turmas tanto da creche quanto da escola se reúnem no pátio para um ensaio abertoa todos da instituição. Cada turma apresenta duas vezes a sua dança e música escolhida. 
Parque e saída.
Data: 05/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 21° aula 
Último ensaio para a festa da primavera na sala multifuncional. Lanche 
Atividade proposta: preencher os espaços que faltam com a letra H
Dia do brinquedo e saída.
Data: 08/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 22° aula
Educação física e lanche.
 28 Atividade proposta: colorir o desenho da semana da independência.
Trabalhando com caderno quadriculado e saída.
Data: 09/09/2014, horário: das 13h00min ás 17h00min. 23° aula
Educação física e lanche.
Leitura do conto infantil Cabritos Cabritões.
Atividade proposta: fazer um desenho representando a história contada.
Colorir um desenho da independência do Brasil.
ORGANIZAÇAÕ DA SAULA DE AULA E DO TRABALHO PEDAGÓGICO
Os alunos vão sozinhos para a sala de aula na hora da entrada, ao adentrarem eles colocam suas mochilas no canto da sala, retiram suas agendas e cadernos de lição de casa e deixam na mesa da professora. Sentam-se em grupos de até quatro crianças quando as mesas estão separadas e quando as mesas estão arrumadas de duas em duas os alunos se sentam em grupos de até seis componentes.
A educadora inicia as aulas fazendo juntamente com os alunos a contagem de quantos alunos vieram. Essa dinâmica se dá em uma das meninas contar quantas meninas compareceram na aula, um dos meninos contar quantos meninos compareceram, depois mostrar em um numeral de 0 a 10 colado na parede o número referente à quantidade de meninos(as) presente e depois pegar na mesa 
 29 da professora o número acertado e colocar num painel enfeitado o número. Neste painel há um lugar certo para colocar o número de meninos, o número de meninas, o total de alunos presente que também é contado por um aluno escolhido avulsamente e o total de alunos que faltaram. Este painel é o todo colorido com corujinhas cortadas em E.V.A, e o título deste painel é “quantos somos?”. Essa dinâmica serve como fixação dos números ensinados de 0 a 20, já que essa é a quantidade total de alunos dessa turma. 
Outra dinâmica diária que a educadora aplica também é questionar qual dia da semana é hoje e o dia do mês, para as crianças aprenderem os nomes dos dias da semana e á se localizar no calendário.
A educadora permite que os alunos tenham autonomia em suas ações, eles apenas necessitam do auxílio dela quando se trata das atividades propostas, quando um outro apresentam dificuldade em assimilar o conteúdo, por exemplo: guardar materiais, guardar os brinquedos usados, pegar seus pertences e coloca-los novamente no lugar. 
Outro ponto forte sobre o trabalho pedagogo observado é a autoridade imposta sem ser austera ou rude. Ela não precisa gritar para que os alunos a respeitem ou a obedeçam. Com exceção de um outro aluno mais superativo, que falam, andam e brincam fora de hora (o que é normal) a ordem em sala de aula sempre é mantida. Tudo o que ela passa e ensina para seus alunos é assimilado pela maioria (já que um dos alunos tem um pouco de dificuldade para acompanhar o restante da turma).
 30 , Sobre o espaço da sala de aula, existem várias decorações feitas pela educadora, que é muito caprichosa. Além desse painel “quantos somos” em E.V.A, há também outros painéis no mesmo material, todos confeccionados pela professora. São estes: um painel que se pode mudar o desenho sobre o clima e temperatura (se esta nublado, chuvoso, frio ou ensolarado), um trenzinho colado a parede com o numeral de 0 a 10 e dentro de cada vagão contém a quantidade de corações referente aos números, as vogais coladas acima da lousa e o numeral grande de 0 a 10 já mencionado na dinâmica de ajudar a contar quantos vieram. Há também dois banners plástico grandes um sobre o alfabeto e as silabas e outros com os numerais de 0 a 100.
Há uma diversidade de brinquedos como: monta-monta, lego, massinha, carrinhos, bonecas, panelinhas, ursos de pelúcia e até uma caixa de plástico grande repleta de livros de contos infantis diversos (literatura infantil brasileira e estrangeira). Todos tragos para a sala de aula pela educadora para os alunos poderem aprender algumas coisas brincando, principalmente a compartilhar e interagir em grupo. Esses brinquedos são armazenados em um armário de alvenaria que há na sala, ela deixa seu espaço organizado, guardando itens diferentes em caixas enfeitadas, coloridas. Cada coisa tem seu lugar, apesar de ficar tudo bem apertado pelo armário não ter tamanho suficiente para comportar material para duas series diferentes, já que a educadora administra as aulas da turma da manhã e da tarde na mesma sala (manhã: fundamental 1º ano, tarde: infantil l).
 31
METODOLOGIA ADOTADA PELO PROFESSOR
Com tendência aos métodos sóciointeracionista, tradicionalista e construtivista a educadora mescla a administração de suas aulas, mantendo sempre o melhor desses métodos no topo do seu processo de educação. Vemos essas metodologias quando sua preocupação é sempre dirigida para que seus alunos interajam entre si ao decorrer das aulas e também participem das atividades orais brincadeiras, não deixando que o aluno se exclua e nem que outros façam exclusão de um integrante, construindo assim um ambiente construtivista onde também os alunos podem expor seu conhecimento de mundo, ela cria situações em que o aluno possa resolver sozinho, e outras que ele aprenda a resolver com seus colegas. Essas atividades construtivistas e socionteracionistas são regidas sobre uma metodologia tradicionalista, onde o professor é o condutor das aulas, transmissor de mais conhecimentos e avaliador do que está sendo gerado em sala.
CONSIDERAÇÃO A RESPEITO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ADOTADO PELO PROFESSOR
A educadora avalia o aprendizado no dia a dia, as atividades propostas no decorrer de suas aulas complementam o que já foi ensinado anteriormente, cada dia dificultando um pouco mais e acrescentando lições de fixação do tema dado. Essas avaliações também se dão por meio de correção dos cadernos e de lições passadas para fazer em casa. Há também as dinâmicas em sala para uma sondagem oral, fazendo assim um comparativo de qual aluno está progredindo e qual necessita de uma atenção maior.
 32
PROFESSOR – ALUNO – CONHECIMENTO 
Todos os alunos aproveitam bastante as aulas, observa-se que eles tem um carinho muito grande pela educadora e a recíproca é verdadeira. Nota-se um ambiente harmonioso criado pela educadora, o qual torna o ensino fácil e o aprendizado concreto, este ambiente também foi/é muito significativo para a convivência em sua sala e a conclusão deste trabalho.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Ao conviver com as crianças e observar o ambiente, pude perceber que as crianças são todas diferentes, mas todas precisam receber uma atenção especial da educadora, serem ouvidas e percebem de fato o afeto que recebem, dando em troca o mesmo carinho. 
Após a convivência familiar, nesse novo período da vida infantil a escola passa a ser o segundo habitar desses alunos, onde passam uma boa parte do dia em um processo de socialização, recebendo outros valores e educação, e educar é uma troca de valores e socialização. 
Conviver principalmente com a educadora dessa turma me mostrou como pode ser muito recompensador se dedicar à essa faixa etária escolar. O que se recebe de volta é muito gratificante,tudo tem um retorno. Toda a dedicação em ensinar com amor e compromisso, volta em atitudes inexplicáveis dos alunos, da sociedade e dos pais/responsáveis também, apesar de algumas vezes não ser reconhecido, mas o que importa é fazer o que se gosta e se encontrar nessa profissão. Para mim foi uma experiência fascinante e um ponto chave para assentar a certeza do curso escolhido.

Continue navegando