Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA - AULA04 - ESTÁCIO

Prévia do material em texto

1.
		Os contratos de adesão são aqueles em que apenas uma das partes estabelece todas as cláusulas do negócio a ser realizado. A esse titular da parte chamamos de:
	
	
	
	consumidor.
	
	
	estipulante.
	
	
	fornecedor.
	
	
	aderente.
	
	
	contratante.
	
Explicação:
A pergunta nos remete a uma forma de contrato constante do Direito Civil que o chamado contrato de adesão ¿ que é definido como: Os contratos de adesão são os contratos já escritos, preparados e impressos com anterioridade pelo fornecedor, nos quais só resta preencher os espaços referentes à identificação do comprador e do bem ou serviços, objeto do contrato. As cláusulas são preestabelecidas pelo parceiro contratual economicamente mais forte, sem que o outro parceiro possa discutir ou modificar substancialmente o conteúdo do contrato escrito. Os contratos de adesão servem principalmente aos interesses do estipulante, que fixa de forma unilateral as condições do negócio jurídico e procura por muitos meios e inúmeras cláusulas, de forma explícita, e as vezes implícita, resguardar preferentemente seus interesses- Assim, a resposta correta é: estipulante.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Na definição de empregador, artigo 2º, do Decreto-lei nº 5.452, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, temos as seguintes características: assume o risco da atividade econômica; admite; assalaria e dirige a prestação pessoal do serviço. Qual destas características esta ligada ao caráter de subordinação do empregado:
	
	
	
	é o representante dos empregados junto ao sindicato.
	
	
	assalaria.
	
	
	é o preposto da empresa.
	
	
	assume o risco da atividade econômica.
	
	
	dirige a prestação pessoal.
	
Explicação:
A pergunta nos remete às caracteristicas referentes a definição de empregado que esta alinhada no artigo 2º da Consolidação da leis do Trabalho, que tem como definição legal - Art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço. - tendo como indagação em qual das características contidas na definição, uma delas esta ligada ao carater de subordinação do empregado ¿ vejamos: Admitir: contratação de pessoas qualificadas para executarem os serviços. Assalariar: o empregador que admite deve pagar o salário respectivo ao empregado pelos serviços prestados. Dirigir: o empregador deve controlar e administrar a prestação de serviços dos empregados. Assim, a reposta correta é: dirige a prestação pessoal.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Nos contratos de adesão são nulas as cláusulas que:
	
	
	
	estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio
	
	
	o consumidor não tenha lido
	
	
	que o fornecedor seja o comerciante
	
	
	o comerciante seja o fornecedor
	
	
	que o ente despersonalizado seja o fornecedor
	
Explicação:
A questão nos remete a assunto ligada a legislação de cunho civil ¿ Código Civil ¿ o que trata sobre contratos, especificamente sobre os contratos de adesão; - O contrato de adesão é o instrumento muito adotado nas relações de consumo. São elaborados, geralmente por uma das partes (proponente) e são usados no dia a dia das relações de consumo, pois já estão em modelos prontos para garantir a agilidade e execução dos negócios; - aqueles que não resultam do livre debate entre as partes, mas provêm do fato de uma delas aceitar tacitamente as cláusulas e condições previamente estabelecidas pela outra; - vamos nos socorrer da legislação civil para uma melhor resposta: Art. 423. Quando houver no contrato de adesão cláusulas ambíguas ou contraditórias, dever-se-á adotar a interpretação mais favorável ao aderente. Art. 424. Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio. - Assim, a resposta correta é: estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.
 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A desídia se constitui uma das formas de justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador. Outra forma de rescisão do contrato de trabalho, por justa causa, é:
	
	
	
	contrafação.
	
	
	depositar uma patente sem a autorização do empregador.
	
	
	violação de segredo da empresa.
	
	
	registrar um software sem a autorização do empregador.
	
	
	publicidade enganosa ou abusiva.
	
Explicação:
A questão nos remete a situação de rompimento do vínculo em uma relação de trabalho, por omissáo ou dolo do trabalhador; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer de legislação estudada no conteúdo - CLT, Consilidação das Leis do Trabalho-; Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador: e) desídia no desempenho das respectivas funções; g) violação de segredo da empresa; - Assim, a resposta correta é: violação de segredo da empresa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Capacidade entre as partes, objeto lícito, possível e determinado e forma prescrita ou não defesa em lei, são condições de validade:
	
	
	
	do depósito de uma patente.
	
	
	da violação de segredo de industria.
	
	
	da desídia.
	
	
	das obras intelectualmente protegidas.
	
	
	dos contratos.
	
Explicação:
 A questão nos remete a características específicas de um instituto jurídico contido na legislação civil ¿ Código Civil, legislação esta estudada no conteúdo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 104. A validade do negócio jurídico requer: I - agente capaz; II - objeto lícito, possível, determinado ou determinável; III - forma prescrita ou não defesa em lei. -Assim, a resposta correta é: dos contratos.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		(FGV/MPE/AL2018 - adaptada) - Em relação à disciplina do Código de Defesa do Consumidor sobre os contratos de adesão, assinale a afirmativa correta.
	
	
	
	As cláusulas dos contratos de adesão devem permitir sua imediata e fácil compreensão pelo consumidor, sem a necessidade de serem redigidas com destaque.
	
	
	Os contratos de adesão escritos serão redigidos em termos claros e com caracteres ostensivos e legíveis, cujo tamanho da fonte poderá ser livremente escolhido pelo fornecedor, de modo a facilitar sua compreensão pelo consumidor.
	
	
	Nos contratos de adesão  se admite  a cláusula resolutória alternativa.
	
	
	 
As cláusulas dos contratos de adesão devem ser aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou serviços, ainda que o consumidor tenha a possibilidade efetiva de discutir ou modificar substancialmente seu conteúdo.
	
	
	A inserção de cláusula no formulário não desfigura a natureza de adesão do contrato.
	
Explicação:
O Código de Defesa do Consumidor permite a cláusula resolutória nos contratos de adesão, mas só a cláusula resolutória alternativa, deixando a escolha entre a resolução ou manutenção do contrato ao consumidor.
A lei consumerista somente considera lícita a cláusula resolutória se a escolha entre a resolução ou manutenção do contrato, ou, ainda, qualquer outra solução preconizada na estipulação, for assegurada ao consumidor aderente.
Trata-se de um direito apenas do consumidor, o que corrobora com o disposto no art. 51, XI do CDC (Lei n.8078/90), que proíbe o fornecedor cancelar unilateralmente o contrato de consumo.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		(TRT 1ª 2012 - FCC) - Em relação a cada espécie de contrato é correto afirmar:
	
	
	
	O mandato pode ser expresso ou tácito, mas somente se outorga por escrito, por se tratar de contrato formal.
	
	
	A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura; neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.
	
	
	A transação interpreta-serestritivamente, por ela transmitindo-se, declarando e reconhecendo direitos.
	
	
	A doação feita em contemplação do merecimento do donatário perde o caráter de liberalidade por parte do doador.
	
	
	O comodato perfaz-se com a tradição do objeto e significa o empréstimo gratuito de coisas fungíveis.
	
Explicação:
O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro. 
 A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.
O objeto do contrato de compra e venda deve ser lícito, possível, determinado ou determinável, regra do artigo 104, inciso II do Código Civil.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Dita o artigo 3º da CLT: Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. - determinando que somente pessoas físicas podem ser empregados; para ser empregadora este mesmo sistema admite que qualquer pessoa física ou jurídica, com ou sem fins lucrativos, passo ter esta condição. Para uma real relação de emprego são necessários alguns requisitos, exceto:
	
	
	
	Onerosidade.
	
	
	Subordinação.
	
	
	Habitualidade.
	
	
	Pessoalidade.
	
	
	Distinção entre espécies de emprego de cunho intelectual, técnico ou moral.
	
Explicação:
O vínculo empregatício trata-se de um contrato que estabelece as ligações entre empregador e empregado, sendo necessário que haja 4 elementos: Pessoalidade¿ um dos sujeitos (o empregado) tem o dever jurídico de prestar os serviços em favor de outrem pessoalmente. Natureza não eventual do serviço¿ ele deverá ser necessário à atividade normal do empregador. Onerosidade ¿Remuneração do trabalho a ser executado pelo empregado. Subordinação ¿ o empregado sujeita-se ao poder diretivo do empregador.

Continue navegando

Outros materiais