A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Prova ortopedia

Pré-visualização | Página 1 de 1

Prova ortopedia
1. Paciente 25 anos, atleta de judô, durante uma competição sofreu uma luxação traumática no ombro ao receber um golpe. Paciente acusou dor intensa no local, sinal de “dragona” presente. A região posterior mostra uma concavidade abaixo do acrômio.Em caso de uma lesão nervosa, qual o nervo será comprometido?
R: Nervo Axilar
 
2. Paciente 30 anos, sexo masculino, chegou ao consultório com queixa de dor, edema e limitação do movimento de flexão e extensão da articulação do cotovelo. O mesmo alega que as dores iniciaram após um final de semana onde ficou muito tempo apoiado sobre os cotovelos por um tempo prolongado. Paciente relata que o cotovelo começou a edemaciar e ficou muito dolorido levando a incapacidade. De acordo com o relato e a figura, indique o provável diagnóstico.
R: bursite olecraniana
 
3. Paciente de 30 anos sexo masculino, chegou a clínica de fisioterapia com quadro de lesão do manguito rotador. O mesmo relatou que embora não seja atleta profissional, pratica vôlei pelo menor três vezes por semana. O paciente relatou que começou a sentir dores após a prática esportiva há 3 meses e que sempre aliviava com a aplicação de gelo local e repouso. Nos últimos dez dias as dores se intensificaram e apresentou-se com diminuição da ADM, não conseguindo realizar o movimento até acima da articulação do ombro. Ao exame de imagem ficou constatada a lesão do tendão do supraespinhoso com um quadro inflamatório subagudo. Foi medicado com antiinflamátório não esteróides pelo seu médico e encaminhado ao serviço de fisioterapia. Com relação ao quadro apresentado responda qual teste ortopédico você realizaria para verificar a lesão do tendão do supraespinhoso?
Respostas corretas
Neer, Hawkins, Jobe, Yocum
 
4. Paciente, sexo feminino, 45 anos, queixou-se de dor na região do quadril. A mesma relata que as dores iniciaram sem uma causa traumática aparente e vem sentindo a dor se agravar nos últimos 30 dias. Foram feitos exames e avaliação clínica descartando lesões provenientes de outas regiões. No exame de ressonância magnética computadorizada ficou confirmado o diagnóstico de Bursite trocantérica. Diante do exposto cite três sinais clínicos para bursite trocantérica.
Dor no movimento de abdução, dor na palpação do trocanter maior e dor quando a pessoa anda.
 
5. Paciente, 56 anos, sexo masculino, fez uma luxação de quadril, devido a um acidente automobilístico. Segundo o acidentado, o mesmo estava sentado no banco do passageiro, quando sofreram uma colisão dianteira fazendo com que o painel do carro se projetasse para cima da sua perna. Com relação ao tipo de luxação estabelecido, cite três complicações que podem ocorrer nesta lesão.
Necrose da cabeça femoral, fratura do colo femoral e fratura do quadril.
 
6. Paciente 20 anos do sexo feminino chegou no setor de fisioterapia com dor na região do joelho. A paciente foi submetida a exame de imagem e após uma avaliação clínica ficou constatado o diagnóstico clínico de disfunção fêmoropatelar que evoluiu para uma condromalacea patelar. e com diagnóstico funcional de fraqueza muscular de quadríceps e rotadores laterais de quadril, fazendo com que a paciente estivesse com dificuldade em descer e subir escadas, ficar com o joelho fletido ou uso de salto alto por um tempo prolongado. Diante do quadro cite três fatores que podem levar ao surgimento desta lesão.
Traumas, alteração do ângulo q e alterações anatômicas.