Buscar

Projeto Integrador I


Prévia do material em texto

ANHANGUERA EDUCACIONAL
POLO ANHANGUERA ZONA NORTE EAD
ALEXANDRE ESPERANDIO FIDENCIO – RA 5297437325
CAROLINE PALMEIRA LUIZ – RA 5318531680
CLÉBER SILVA LEITE - RA 2164881591
PRISCILA DE FATIMA VIEIRA – RA 2711206432
RENATA DA SILVA SIQUEIRA – RA 2622108422
RICARDO JONATHAN PEREIRA NUNES – RA 2179937184
 
Sorocaba - SP
2019
ALEXANDRE ESPERANDIO FIDENCIO – RA 5297437325
CAROLINE PALMEIRA LUIZ – RA 5318531680
CLÉBER SILVA LEITE - RA 2164881591
PRISCILA DE FATIMA VIEIRA – RA 2711206432
RENATA DA SILVA SIQUEIRA – RA 2622108422
RICARDO JONATHAN PEREIRA NUNES – RA 2179937184
PROJETO DE PLANO DE NEGÓCIOS
DESENVOLVIMENTO DE MERCADO INTERNACIONAL
7ª Semestre
6ª Semestre
Projeto de Plano de Negócios apresentado como requisito parcial da disciplina de projeto Integrador I, do curso de Administração da Universidade Anhanguera Educacional
Tutor (a) à distância: Lidiane Severino Santos. 
Sorocaba – SP
2019
INTRODUÇÃO
	Devido aos problemas políticos e econômicos do Brasil desses últimos anos, a grande parte das empresas vem sentido o reflexo dessas consequências nas vendas do mercado nacional.
	As vendas do comércio varejista brasileiro iniciaram 2016 em baixa e registraram queda de 10,3% em relação a janeiro do ano passado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse recuo é o maior, considerando apenas o mês de janeiro, desde 2001, início da série histórica do indicador. Na comparação mensal, entre dezembro de 2015 e janeiro de 2016, a retração foi de 1,5% - a mais intensa, para o período, desde 2005.
	Com as quedas nas vendas nacionais gerada pelo quadro político-econômico, viu se a necessidade de focar com mais ênfase o mercado internacional. Portanto, este projeto tem foco estratégico voltado ao mercado internacional, a fim de recuperar ROI (return on investment), embora a empresa já tenha essa visão no mercado estrangeiro, ainda é muito reservada. Sendo assim, a partir de agora será estruturado um projeto desenvolvido para o mercado internacional. O presente volume faz parte de um esforço mais amplo de construção de uma agenda de mudanças, frente ao conjunto de crises que convergem e que ameaçam o planeta. Nada de catastrofismo: é bom senso. Já foi dito que expandir indefinidamente o consumo num planeta de dimensões limitadas só pode ser pensado por alguém sem conhecimento, ou por um economista. Somos sete bilhões de pessoas, e 75 milhões a mais a cada ano, todos querendo consumir mais, portanto expandir é necessário, ampliar os horizontes.
	Segundo o diretor da Divisão Têxtil do GATT, Jean-Elrik Sorense, que abordou sobre a integração econômica das Américas e do mundo, acredita que o acordo internacional sobre tarifas após a Rodada Uruguai do GATT fará o comércio mundial crescer 12% até o ano 2005, com maior expansão na área de vestuário, cerca de 60%. Para o setor de tecelagem, a previsão é de crescimento de 34% nos próximos 10 anos. O mercado têxtil internacional movimenta mais de US$200 bilhões por ano. Sorense defendeu a necessidade de o acordo ser ratificado pelos governos dos países participantes do GATT até o final de 2019. Para ele, "a abertura econômica é a pedra fundamental para o crescimento".
Josué Gomes da Silva, vice-presidente da Coteminas, que também participou do painel, argumentou que a indústria nacional é competitiva desde que sejam resolvidos os problemas estruturais como a questão tributária. Ele acrescentou que o PIB do Mercosul soma US$623 bilhões e que o consumo per capita de têxteis pode subir da média atual de 5,8 kg por habitante para 10 kg/ hab. nos próximos anos. Outro detalhe importante foi o anúncio feito pelo representante do Departamento do Comércio dos Estados Unidos, Caroyl Miller, de que China e Taiwan estão negociando sua participação no mercado internacional de Algodão, também está otimista. Segundo Caroyl Miller, em 1996 a oferta mundial de algodão deverá alcançar 20 milhões de toneladas. Nos últimos três anos, a produção tem estado estagnada em 18,5 milhões de toneladas. Isso tem permitido o aumento do consumo global das fibras artificiais e sintéticas. Para se ter uma ideia, em 1990 foram consumidas 19,2 milhões de toneladas. Para 95, a estimativa é que esse número alcance 23 milhões.
 A China é a maior consumidora mundial de algodão. Mas, desde 1987 devido à reestruturação econômica, não registra crescimento no consumo. Por outro lado, nos Estados Unidos, o consumo per capita cresceu de 9 kg para 13 kg em 93, enquanto o Brasil registrou consumo de 7,2 kg/ habitante. A mudança de padrões de consumo mundial de tecidos foi abordada pelo especialista Peter Driscoll, da empresa inglesa PCI. Ele observou que há um crescimento no uso de microfibras, porém ressaltou que essa tecnologia permanecerá restrita a alguns grupos industriais.
	Objetivo Geral
	Expandir as vendas, aumentando o número de clientes no mercado externo para compensar as perdas do mercado interno, evitando assim, mais cortes de funcionários que foram realizados nos últimos anos para enxugar despesas na produção e desonerar a folha de pagamento.
Objetivos Específicos
· Participação em Feiras e Eventos (Nacionais e Internacionais);
· Pesquisas do mercado internacional;
· Utilização de ferramentas web (Sites);
· Assessorias e consultorias para desenvolvimento de mercados;
· Estudo de Mercado Internacional;
· Análises qualitativas de mercados;
· Tamanho, evolução e características do mercado;
· Análise da concorrência e potencial para empresas estrangeiras;
· Lista de potencias clientes e seus contatos;
· Referências de preços por grupo de produtos (SH’s) e análises;
· Recomendações para entrada no mercado;
2 APRESENTAÇÃO DO PROJETO 
	Com as quedas nas vendas nacionais gerada pelo quadro político-econômico, viu se a necessidade de focar com mais ênfase o mercado internacional. Anteriormente, havia uma meta de 5% do faturamento de vendas na exportação mensal e para contrabalançar a perda do faturamento de vendas no mercado interno. Desta forma a empresa poderá aumentar suas chances de conquistar novas oportunidades, podendo assim superar a crise que vem deteriorando o mercado nacional.
	Cobra (2005, p. 368) afirma que “a venda tem como foco a transferência de posse de um produto ou serviço; para isso o vendedor precisa usar as armas da magia e da sedução do comprador”.
	O objetivo do projeto é aumentar a carteira de clientes internacional já existente na empresa, através de ações diversificadas de promoção comercial, visando promover as exportações e valorizar os produtos e serviços da empresa no exterior, bem como missões prospectivas e comerciais, buscar empresas para intermediar rodadas de negócios e obter apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, contatar empresas estrangeiras para conhecer os produtos da empresa entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Linhanyl no exterior.
Atualmente com a globalização as vendas tomam proporções maiores, tornando-se distinta das vendas domésticas. Kotabe e Helsen (2000) afirmam que é preciso considerar as estratégias internacionais e as condições interculturais para diferenciar a administração de vendas internacional da administração de vendas doméstica.
2.1 Empresa
	Empresa escolhida: Emphasis Indústria e Comercio LTDA.
	Endereço: Rua: Sebastiana Nunes, N° 186.
	Bairro: Jardim Ana Claudia - Cidade: Votorantim – SP - CEP: 18112-575.
	Número de Funcionários: Aproximadamente 900 pessoas.
	Desde sua fundação em 1.989, a Emphasis é a maior fabricante de calça jeans da América do Sul.
	Para atender com qualidade e rapidez aos seus clientes no Brasil e exterior, a Emphasis atua de forma segura e sustentável, investindo em tecnologia para confeccionar em tecidos planos produtos voltados ao vestuário, com qualidade e pontualidade, visando a satisfação dos clientes, e desenvolvimento dos colaboradores e da comunidade. 
	Atualmente, a Emphasis possui nove unidades de fabricação: a principaldelas, localizada em Votorantim - São Paulo e dedica-se à produção de jeans. 
	A outra unidade de produção está localizada em Itapetininga - SP, onde são produzidos os Jeans utilizados pelas lojas de roupas em geral. Vale lembrar que essa unidade possui um processo de fabricação verticalizado, que inclui desde o desenvolvimento da peça até o acabamento final.
	A Emphasis orgulha-se de ser uma empresa totalmente comprometida com a qualidade de seus produtos e a satisfação de seus clientes. Sua preocupação começa na compra das melhores matérias-primas, controle permanente dos seus processos de fabricação, treinamento de seus funcionários e preservação do meio ambiente, investindo regularmente no seu sistema de tratamento de efluentes.
2.2 Produtos e Serviços
· Tecidos variados 
· Linhas 
· Etiquetas de preços
· Etiqueta de numeração
· Produtos Químicos
· Tintas de tecidos
· Agulha de costura 
	Objetivando expandir as vendas internacionais, aumentando o número de clientes no mercado externo para compensar as perdas do mercado interno e para isso dar-se a mais ênfase na prospecção de clientes no exterior.
	Seria interessante que a empresa siga um modelo de fases de venda, desenvolvida por um autor ou por ela mesma. E através deste modelo a se seguir a empresa poderá padronizar o processo de comercialização, facilitando assim o trabalho de vendas e o atendimento aos clientes.
	De acordo com Futrell (2003, p. 175), a prospecção é a primeira etapa do processo de vendas. Um cliente potencial ou prospect é um indivíduo (ou uma organização) selecionado, com potencial para comprar seu produto ou serviço. A prospecção é a força vital das vendas porque identifica os clientes potenciais.
2.3 Análises da Matriz SWOT
Análise da matriz SWOT – Também conhecida como F.O.F.A.
	
	FATORES INTERNOS
(Controláveis)
	FATORES EXTERNOS
(Incontroláveis)
	PONTOS FORTES
	Forças (Strengths)
Produto com aplicação em vários segmentos.
Experiência no Comércio Exterior há mais de 18 anos.
Qualidade no atendimento dos clientes internacionais e serviços.
	Oportunidades (Opportunities)
Possibilidade de prospectar novos clientes.
Expansão do mercado internacional.
	PONTOS FRACOS
	Fraquezas (Weaknesses)
· Imagem negativa dos pais no mercado internacional.
· Perspectivas de retornos econômicos e financeiros rápidos.
	Ameaças (Threats)
· Crise Econômica.
· Forte concorrência.
Pontos fortes: Produto com aplicação em vários segmentos como exemplo indústrias de tecidos e aviamentos. Experiência no Comércio Exterior de mais de 18 anos, qualidade no atendimento dos clientes internacionais e serviços de coordenação das exportações desde a saída de fábrica até a chegada ao importador.
Pontos fracos: Imagem negativa do país no mercado internacional nos últimos anos; Perspectivas de retornos econômicos e financeiros rápidos pela diretoria da empresa.
Oportunidades: Possibilidade prospectar novos clientes aumentando a carteira comercial; Expansão no mercado internacional difundindo a marca EMPHASIS.
 Ameaças: Crise Econômica internacional que atualmente afeta a Europa; Forte concorrência interna e externa de empresas multinacionais.
2.4 Indicadores de Competência 
	Para melhor execução do projeto, serão considerados os indicadores de competências que irá demonstrar como a empresa está atualmente e se houve evolução através das iniciativas propostas. Para um melhor monitoramento e desenvolvimento do projeto, as tarefas foram compartilhadas com os integrantes do grupo, será aproveitado o know-how e a experiência de cada um dos integrantes do grupo no planejamento e na execução do projeto. Sendo este, o diferencial para alcançar o sucesso do projeto.
	Samuel Monteiro – Atualmente trabalhando na Emphasis na área de comércio exterior atuando no setor de exportação, possui experiência nos tramites tanto documentais como processuais de exportação e coordenação da logística de exportação.
	Pamela – É gerente de processos na Farma Ponte com foco na gestão da cadeia de suprimentos, gestor de estoque com ênfase na área de prevenção de perdas, cuida desde a entrega da mercadoria no centro de distribuição até o processo de chegada à loja, nas quantidades exatas e no recolhimento da mercadoria e logística reversa em caso de vencimentos dos produtos danificados.
	Mariana Dort – Atua na área de recursos humanos na empresa Motech Indústria, possui experiência na elaboração de indicadores de turnover, absenteísmo e gestão da qualidade, fechamento de ponto para folha de pagamento, apontamentos de produção.
	Adriana Ribeiro – Trabalha na área comercial de um supermercado Atacadista Assai, responsável pela negociação de todos os produtos.
	Integrantes do Grupo
	Tarefas
	Samuel Monteiro
	Pesquisa Desenvolvimento de Mercados
Prospecção de Clientes
Estudo dos Mercados Alvo
Coleta de Dados
	Pamela
	Organização e Análise dos Dados Coletados
	Mariana Dort
	Estudo dos Indicadores
Análise do Pré-Projeto
	Adriana Ribeiro
	Estudos e estratégias comerciais
Revisão Final do Texto
Marketing e Promoções
Revisão Bibliográfica
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Administração Teoria, Processo e Prática. 5. ed. Barueri: Manole, 2013.
COBRA, Marcos. Administração de Marketing no Brasil. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2005.
Site Época: O setor Têxtil e a Globalização. Disponível em: <http://www.textilia.net/materias/ler/textil/conjuntura/de_epoca_o_setor_textil_e_a_globalizacao> Acesso em: 22 de Março de 2019.
FUTRELL, Charles M. Vendas: Fundamentos e Novas Práticas de Gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.
GLOBO, Economia. Vendas no comercio recuam 15 em Janeiro. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/03/vendas-no-comercio-recuam-15-em-janeiro.html>. Acesso em: 10 de Março de 2019.
Indústria têxtil demite 430 trabalhadores em Paulista. Disponível em: <http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/economia/pernambuco/noticia/2016/07/08/industria-textil-demite-430-trabalhadores-em-paulista-243589.php>. Acesso em: 10 de Março de 2019.
KOTABE, Masaaki. HELSEN, Kristiaan. Administração de Marketing Global. São Paulo: Atlas, 2000.
O setor têxtil e a globalização. Disponível em: <http://www.textilia.net/materias/ler/textil/conjuntura/o_setor_textil_e_a_globalizacao>. Acesso em: 22 de Março de 2019.
Site da empresa escolhida Emphais Industria e Comercio LTDA Disponível em: <http://www.emphasis.emphasisconf.com.br/>. Acesso em: 01 de Abril de 2019.
8

Mais conteúdos dessa disciplina