A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROVA 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
1. Esse plano determina as diretrizes, metas e estratégias para a política educacional entre os anos 2014 a 2024. Quando a sua definição, podemos dizer que:
RESPOSTA: Plano Nacional da Educação.
2. 
3. 2. Aprovada em 22 de Setembro, a Constituição Federal é a lei que também foi conhecida como “Constituição Cidadã”, pois foi concebida num processo de democratização em nosso país. A Constituição Federal foi constituída em:
RESPOSTA: 1988.
1
4. Podemos dizer que o termo pedagogia é um tanto utópico, ou seja, não existe uma única definição sobre o conceito de educação?
RESPOSTA: Existem muitas definições, pois seu sentido é amplo e há uma grande complexidade.
5. No que se refere a sentença que não se refere ao Neoliberalismo. Assinale (V) ou F (falso).
1-Defende o Estado.
2-Defende a ideia que a crise educacional deve ser mudada
3-Culpa o Estado por muitos problemas.
4-Não é um princípio socioeconômico.
5-Não tem fundamentações capitalistas.
RESPOSTA: F,V,V,F,F
1
6. O ideal de política é que seja um sistema a favor e para o bem de todos, sem mencionar que ela devem ser também, comum a todas as pessoas. Não estamos nos referindo aqui em partidos políticos, e sim a processos políticos direcionados para o bom desenvolvimento da nação. Sobre qual assunto se refere o texto?
RESPOSTA: Políticas públicas
7. A doutrina neoliberalista que foi desenvolvida a partir da década de 1970, defendeu a absoluta liberdade de mercado com a restrição da intervenção do Estado. Podemos dizer que o foi principal representante dos ideais neoliberais foi, em sua totalidade:
RESPOSTA: O Banco Mundial.
8. A participação neoliberalista no mundo percutiu uma ideia inovadora que antes da década de 70 não era utilizada. Nesse princípio, podemos citar algumas características dos neoliberalistas que são:
1. 
RESPOSTA: Um princípio socioeconômico que tem por ideais a não participação do Estado na economia e poder ter livre domínio sobre o mercado para a melhoria da nação, garantindo um grande crescimento econômico e social do país.
9. Através dos meios da educação estudados, a Educação Tradicionalista foi uma das que mais foram utilizadas e também modificadas ao longo dos anos. Nesse pressuposto, houverem características marcantes dessa educação. Como se deu a Educação tradicionalista?
RESPOSTA: Pelos escravos.
Resposta correta
10. Sobre a definição espaço das comunicações por redes de computação, denominamos de ciberespaço. Assinale (V) e (F) Falso
1-É parecido com uma lan house, porém não tem a mesma estrutura.
2-Um laboratório de informática com mais máquinas.
3-Um local onde está em todos os lugares, ou seja, todos podem se conectar através de um único local
4-Podemos encontrar isso dentro da sala de aula.
5-Encontramos isso na sala de bate papo on-line onde todos os alunos se conectam.
RESPOSTA: V,F,V,F,F
11. A educação passou a ser vista de uma outra forma através doS anos e dos pesquisadores que não somente nos fizeram compreender que existem várias definições, mas também que também existem outras ciências que a envolvem. Inicialmente, algumas ciências predominaram para a educação, que são elas:
RESPOSTA: Filosofia e sociologia.
11, Compreendemos que Pedagogia e Andragogia tem definições e funções muito diferentes. Em nosso país, a Andragogia ainda não é vista como uma ciência ou estudada em cursos de graduação, porém vimos que ambas podem fazer parte de um mesmo processo educativo. Quanto as suas diferenças podemos dizer que:
RESPOSTA: Uma das principais diferenças é que enquanto a pedagogia se destina para um público mais jovem, ou seja, crianças e adolescentes, a andragogia está direcionada para a educação de jovens e adultos
12, . Qual o pilar da educação que significa que todo conhecimento é parte de todos, ou seja, em seu sentido ético ele deve estabelecer algumas apropriações e construir oportunidades que levem à apropriação desse conhecimento. Todas as experimentações e vivências devem ser compreendidas como aprender a conhecer?
RESPOSTA: aprender e conhecer
13, A educação básica é obrigatória e direito de todos os cidadãos. Compreendemos por Educação Básica os primeiros anos da educação formal. Quais os anos que formam a Educação Básica?
RESPOSTA: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio
14, A cultura faz parte do nosso meio e ela é responsável para que possamos aprender através da interação. As manifestações populares são regidas por um conceito:
RESPOSTA: CULTURA
15, A educação é vista nos dias de hoje não somente uma forma de proporcionar conhecimento, pois seu sentido é amplo. Outros conceitos são questionados e devem ser levados a sério. Podemos então afirmar que a educação também pode:
RESPOSTA\; Modela e transforma além de formar
16, Assinale (V) verdadeiro ou (F) falso para as questões abaixo:
Faz parte do segmento da educação:
1-Educação Infantil.
2-Educação Especial.
3-EJA.
4-Educação Religiosa.
5-Educação Sexual.
RESPOSTA VFFFF
17; Alguns fenômenos educacionais foram analisados no sentido das relações entre si. Algumas relações dentro do ambiente educacional devem ser analisadas em seu sentido total, entretanto, as relações que mais implicam são:
RESPOSTA; elações entre escola e pai e mãe;
18; Qual a ciência que se refere “A capacidade humana de criar vínculos e estabelecer relações em vários níveis com a realidade, tanto no que se refere à natureza quanto ao outro, é a condição da racionalidade”?
RESPOSTA; SOCIOLOGIA
19; Quando falamos sobre Andragogia muitos ainda nem sequer ouviram ou não sabem seu real significado. O processo de definição entre uma e outra é notório que existem muitos distanciamentos uma da outra, porém ambas participam de um mesmo núcleo. Sobre a Andragogia, podemos dizer que:
RESPOSTA; A Andragogia ainda não tem um papel de destaque no Brasil
20, Quando se trata de educação, podemos dizer que existem alguns fenômenos que estão intrinsicamente interligados. Sabemos que a cultura também é um fenômeno que tem uma forte influência, porém a que ponto está interligada com o conceito da educação?
RESPOSTA; Existe uma forte influência entre esses dois conceitos.
21. Qual a lei que fundamenta que toda criança tem o direito de oportunidades e desenvolvimento seja em qual ambiente estiver inserida?
RESPOSTA : LDB
22. A pedagogia hospital vem expandindo para o atendimento à criança hospitalizada e em muitos hospitais ela é de suma importância até mesmo para a saúde mental e cognitiva da criança. Quando a pedagogia hospitalar surgiu pela primeira vez?
RESPOSTA; 1931
23. Sabemos que o pedagogo não está ligado somente ao ambiente escolar, ou seja, sua atuação pode ser feita fora da escola, porém é importante que exista uma capacitação para que o profissional possa se familiarizar com essa nova estrutura. Quais os dois setores que o pedagogo pode atuar além do ambiente escolar? 
RESPOSTA; EMPRESAS E HOSPITAIS.
24. Segundo a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) - CP nº1 de 1 de maio de 2006, as atribuições do pedagogo podem ser classificadas em:
RESPOSTA; Planejamento, execução, coordenação, acompanhamento E avaliação de tarefas próprias do setor da educação
25. As diversas atribuições do pedagogo podem ser muitas vezes, vistas de uma forma contrária. São exemplos de algumas atribuições. Assinale (V) Verdadeiro (F) Falso
1-É apenas um professor.
2-É um profissional que educa.
3-É quem alfabetiza as crianças.
4-É o intermediário entre escola e aluno.
5-É o profissional que deve apenas alfabetizar e não formar.
RESPOSTA: FVVVF
26. Estudamos diversos teóricos, filósofos e estudiosos, porém fundamentamos o estudioso Benjamin Bloom e sua contribuição para uma compreensão nova sobre a educação. Pressuposto, qual o nome da obra literária de Benjamim Bloom?
RESPOSTA; Taxonomia de objetivos educacionais: domínio cognitivo
27. Quando foi inicialmente instituída a profissão de Pedagogo Empresarial? Assinale (V) verdadeiro (F) falso
1-Início da década de 80.
2-Final da década de 80.
3-Década de 70.
4-Início da década de 60.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.