Buscar

PROVA DISCURSIVA - TEORIA E METODOLOGIA DA GINÁSTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-Na passagem entre a Idade média e a Idade Moderna, especialmente no Renascimento, as representações e os significados sobre o corpo tiveram uma mudança significativa. A conhecida tela "O nascimento de Vênus" de Sandro Boticelli nos dá pistas sobre a forma moderna de entendimento sobre o corpo. Descreva as principais mudanças sobre a forma como o corpo foi/é visto no período citado e o papel dos exercícios ginásticos neste contexto. 
Na Idade Média, devido à influência da religiosidade cristã, o corpo, os cuidados corporais e muitas práticas e jogos eram vistas como pecado ou luxúria, pois eram considerados um desvio dos cuidados com a alma, o que deveria ser foco dos indivíduos. Era um corpo tosco, marcado pela guerra e pelas dificuldades do período. No Renascimento, a partir de estudos sobre os músculos, os ossos e a fisiologia humana, o corpo e suas práticas voltam a ser valorizados, sendo que os exercícios passam a ser uma forma de cuidar do corpo, da sua aparência e da sua saúde.
2-A criação de coreografias constitui uma das atividades que fazem parte do variado repertório da ginástica escolar. Trata-se de uma composição com sequência harmoniosa de elementos corporais, preferencialmente ginásticos. Disserte sobre a importância do ensino de coreografias na ginástica. 
A criatividade é parte essencial nas coreografias de ginástica geral. Devido suas características inclusivas e valorizadoras da individualidade, a criatividade que permeia a ginástica geral deve ser reconhecida como um valioso elemento para formação pessoal do participante. 
A criatividade na ginástica é percebida como uma forma de manifestação, pois os participantes fazem uso dela para desvelar suas expectativas quanto à coreografia, demonstrando que a ginástica não é vivenciada somente por pessoas com alto nível técnico, mas também por indivíduos criativos e felizes por praticar uma atividade que tem o prazer como principal objetivo.
É urna prática importante para ser aplicada no contexto comunitário e escolar, propiciando aos participantes a possibilidade de manifestação da cultura corporal de maneira lúdica, compreensiva e inclusiva.

Continue navegando