Buscar

O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O gestor escolar é a figura central de uma instituição de ensino.
Com responsabilidades que vão desde a gestão de contas até a gestão dos relacionamentos, ele precisa ser polivalente para conseguir desempenhar com maestria todas as responsabilidades que são inerentes ao seu cargo.
Além disso, ele também precisa ser capaz de enxergar as possibilidades e inovar. Conduzir a escola à evolução constante é um grande desafio.
Pense na importância de uma função de liderança em um ambiente onde são formados os cidadãos do futuro? Logo, o preparo é fundamental.
E para te mostrar mais sobre as funções de um diretor escolar, listamos algumas boas práticas para elevar seu desempenho ou, se for o caso, te preparar para a nova função.
Estabelecer bons relacionamentos com todos os públicos da instituição
A gestão escolar precisa desenvolver um bom vínculo com todos os grupos que fazem parte da instituição, a fim que uma gestão democrática e participativa seja vivenciada.
Ele tem a missão de estabelecer bons relacionamentos e de envolver todos os grupos envolvidos nesse ambiente. Unir forças em órgãos públicos e privados, na comunidade, família e entidades do segmento, e mostrar que o papel de educar não cabe apenas ao estabelecimento de ensino.
Sendo assim, este profissional precisa deixar claro que o processo de ensino e aprendizagem só será capaz de gerar bons resultados com o trabalho efetivo de todos.
E ao ser capaz de gerar este entendimento, que será alcançado por meio de bons laços sociais, o diretor ganhará importantes aliados dentro e fora de sua escola.
Como você busca ter estes bons relacionamentos?
É fundamental saber orientar, ouvir e motivar os colaboradores. Quando for a hora de chamar a atenção de alguém, é necessário muito cuidado, para que entendam o recado e não levem para o jeito pessoal.
Como diz o autor do clássico livro “Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, Dale Carnegie, criticar por criticar não ajuda ninguém a melhorar. É necessário entender porque fazem o que fazem.

Continue navegando