Buscar

Avaliação de Pesquisa - metrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metrologia
Aluno (a): Pamella Karina Martins Sarrion Clemente Silveira
Data: 03/02/2020
Atividade de Pesquisa 
NOTA:
ORIENTAÇÕES:
· Ler atentamente as instruções contidas no documento é de fundamental importância na realização da avaliação.
· Para esta atividade o aluno poderá utilizar-se das ferramentas de pesquisas como: internet, artigos científicos, manuais técnicos, livros e literaturas disponibilizadas em nossa biblioteca.
· Preencha todos os dados referente a sua identificação como: nome completo, data de entrega.
· As respostas poderão ser de escritas forma manual e/ou digitadas abaixo de cada pergunta. 
· Ao terminar a avaliação o arquivo deverá ser salvo com o nome: "Avaliação de Pesquisa" (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema em formato digital em pdf ou word.
Bons Estudos!
1. O que é um sistema de medição, quais são as maneiras e as defina?
Resposta: É a coleção de instrumentos ou dispositivos de medição, padrões, operações, métodos, dispositivos de fixação, software, pessoal, ambiente e premissas utilizadas para quantificar a unidade de medição ou corrigir a avaliação de uma característica sendo medida; o processo completo para obter medições.
2. Na prática, toda medição está sujeita a erros. O erro de uma medição pode ser definido como a diferença entre o valor medido de uma grandeza e um valor de referência (valor verdadeiro). Usualmente, o erro tem duas componentes. Quais são e os defina.
Resposta:
Erro sistemático: é a parcela previsível do erro, e corresponde ao erro médio. Essa parcela é mais fácil de ser detectada e corrigida. O conceito de exatidão está associado ao erro sistemático de tal forma que, quanto menor o erro sistemático, maior a exatidão. 
Erro aleatório: é a parcela imprevisível do erro. Ele é o agente que faz com que repetições sob as mesmas condições levem a resultados diferentes. A precisão de uma medida está associada ao erro aleatório, de forma que, quanto menor o erro aleatório, maior a precisão.
3. O que é paquímetro e para que serve?
Resposta: O paquímetro é a ferramenta de medição mais conhecida para a realização de medições rápidas e relativamente exatas. Com esta ferramenta podem ser feitas medições de dimensões internas, externas e de profundidade.
4. Uma medida pode ser dita exata?
Resposta: Uma medida pode ser dita exata quando, na média, os valores medidos estão próximos do valor verdadeiro daquela grandeza. Ou seja, exatidão significa estar próximo ao valor verdadeiro. Na prática, entretanto, é quase impossível saber o valor verdadeiro de uma grandeza. Se soubéssemos o valor verdadeiro de uma grandeza, não seria necessário realizar medições, e a metrologia não precisaria existir!
5. O que é Variância permite avaliar e qual é a sua fórmula?
Resposta:
6. Defina o que são Grandezas físicas? Detalhe. 
Resposta: Grandezas físicas são aquelas grandezas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem qualitativamente e quantitativamente as relações entre as propriedades observadas no estudo dos fenômenos físicos.
As grandezas físicas podem ser classificadas em diretas (fundamentais) ou indiretas (derivadas), e ainda como escalares ou vetoriais. Veja a seguir as definições de cada uma delas:
· Diretas (ou fundamentais): são aquelas que apenas com uma medida já se obtém o resultado, não precisando envolver outra grandeza física na medição. Um exemplo seria ao medir a altura de uma mesa, basta usar uma trena e já se obtém a medida. Ou medir o tempo para ir ao mercado, bastando apenas usar um relógio e já se tem a medida desejada.
· Indiretas (ou derivas): são aquelas que envolvem mais de uma grandeza a ser medida e, por possuir duas grandezas físicas ou mais, são chamadas também de derivadas, pois serão compostas de grandezas diretas (ou fundamentais). A velocidade é um exemplo. Definida como a distância dividida pelo tempo, precisa-se calcular duas grandezas físicas, espaço e tempo, para depois dividi-las, obtendo um novo resultado, uma nova grandeza física, derivada de duas grandezas fundamentais.
· Escalares: são aquelas em que basta o número e a unidade de medida para defini-la. Exemplos podem ser a medida de uma febre de 40ºC, o tempo de caminhada de 30 minutos, 3 litros de água, 5 kg de arroz, entre outros.
· Vetoriais: são aquelas em que só o número e a unidade de medida não são suficientes, é necessário saber também a direção (horizontal, vertical, diagonal, etc.) e o sentido (direita, esquerda, para cima, para baixo, a noroeste, horário, anti-horário, etc.). Nas grandezas físicas vetoriais a direção e o sentido faz toda a diferença, e, por isso, sempre haverá uma pergunta para fazer além da medida a ser feita, por exemplo: Junior caminhou 6 m, mas para onde? Será necessário responder a pergunta. No caso, suponha-se que Junior caminhou 6m da porta da casa até a beira do mar. Contudo se é dito que João tem 60 kg, já está claro, não há perguntas a se fazer, por isso que massa é uma grandeza escalar e não vetorial.
7. Um engenheiro mecânico deseja saber o valor da resistência à tração de um material metálico. Para isso, realiza um ensaio de tração em uma máquina de ensaios universal, mas não tem certeza sobre a exatidão desse sistema de medição. Para ter uma ideia da exatidão associada ao valor medido, o engenheiro realiza a instrumentação do corpo de prova. Depois de executar o ensaio, a máquina de ensaios indica o valor de 725,97 MPa para a resistência à tração do corpo de prova. Em seguida, o engenheiro verifica que a instrumentação indica um valor de referência de 725,36 MPa para o mesmo corpo de prova. Qual o erro associado ao valor medido? A máquina de ensaios universal tem boa exatidão? Utilizando a Equação 2 e adotando o valor do corpo de prova instrumentado como valor de referência, temos:
Resposta:
Erro = 725,97-725,36 = 0,61 MPa
Ou seja, o valor medido tem, a princípio, um erro de 0,61 MPa. Esse erro é bastante pequeno (da ordem de 0,08%) em comparação com o valor de referência, o que sugere uma boa exatidão.
8. Podemos classificar a relação entre precisão e acurácia para um conjunto de dados. Conceitue todos eles.
Resposta: Podemos classificar a relação entre precisão e acurácia para um conjunto de
dados da seguinte maneira:
· Exato e preciso: esta situação ocorre quando, em um conjunto de medidas, as medidas estão próximas umas das outras e também estão próximas de uma medida determinada como padrão ou valor verdadeiro.
· Preciso, mas não exato: ocorre quando as medidas de um conjunto estão próximas umas das outras, mas há uma grande distorção em relação à medida determinada como padrão ou valor verdadeiro.
· Exato, mas não preciso: neste caso, o conjunto de medidas é próximo ao valor verdadeiro ou o valor padrão, mas as medidas não são próximas, por exemplo, há uma medida em cada extremidade do ponto-alvo.
· Nem exato, nem preciso: este é um dos casos mais complicados de conjunto de medidas, nele, as medidas não estão próximas nem do valor verdadeiro ou real, nem umas das outras, então, há uma dispersão das medidas.
9. Pesquise como surgiu o Sistema Internacional de Medidas e cite os principais.
Resposta: O Sistema Internacional de Unidades (SI) foi criado em 1960, na 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), com a finalidade de padronizar as unidades de medida das inúmeras grandezas existentes a fim de facilitar a sua utilização e torná-las acessíveis a todos.
10. Defina o que é o emprego do sistema métrico decimal e detalhe as principais medidas.
Resposta: O SISTEMA MÉTRICO DECIMAL é parte integrante do Sistema de Medidas. É adotado no Brasil tendo como unidade fundamental de medida o metro. O Sistema de Medidas é um conjunto de medidas usado em quase todo o mundo, visando padronizar as formas de medição. ... Cada um, desta forma, tinha seus próprios métodos de medição.
Avaliação de Pesquisa: Metrologia

Outros materiais