Buscar

contextualizada microbiologia dos alimentos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Salmonella, Listeria monocytogenes, Clostridium perfringens, Campylobacter, Escherichia coli são as principais causas da diarreia humana. A intoxicação por botulinum é uma doença bacteriana causada por bactérias pertencentes ao gênero Clostridium, que pode causar intoxicações alimentares e afetar o sistema nervoso, podendo levar à morte.
A contaminação de alimentos pode ocorrer por meio do preparo, armazenamento ou manuseio incorreto dos alimentos e do ambiente onde são produzidos, e a maioria dos microrganismos pode ser destruída por meio de boas práticas de higiene e produção e práticas adequadas de manuseio e armazenamento.
Nos animais existem algumas formas de transmissão para seres humanos:
Esporotricose. É uma moléstia crônica causada por sporothrix schenckii. Pesquisas indicam que os cães e mais raramente gatos infectados podem transmitir diretamente a infecção para os seres humanos. Os principais sintomas são geralmente lesões de pele. As formas de controle e prevenção da esporotricose devem ser baseadas na adoção de medidas higiênico-sanitárias visando reduzir os riscos de transmissão do fungo para outros animais e até mesmo os humanos.
Psitacose. É uma doença transmitida por aves como papagaios e ocorre por via respiratória, por meio da aspiração de poeira contaminada pelos dejetos de animais doentes ou portadores. Sintomas característicos são febre, prostração, tosse, cefaléia e calafrios. Para prevenir a psitacose em humanos, é necessário evitar a exposição de humanos a aves infectadas.
Histoplasmose. É provocada por fungos encontrados em fezes secas de passarinhos, pombos e morcegos. Os principais sintomas são febre, gânglios ou “ínguas” no pescoço, virilha ou debaixo do braço, infecção pulmonar, úlceras na pele, anemia e diminuição do número de células brancas do sangue. A prevenção da histoplasmose é feita por meio de medidas que impedem que, durante uma demolição ou um processo de limpeza, por exemplo, muita terra seja levantada, como molhar bem o local que será alterado. Por fim, a utilização de máscaras respiratórias também são boas medidas para prevenir a histoplasmose.
Fontes: https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/estafilococos-aureus-mrsa/
https://institutopensi.org.br/blog-saude-infantil/doencas-transmitidas-por-animais/ http://www.southernnevadahealthdistrict.org/pt/Health-Topics/psittacosis-ornithosis/ https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/histoplasmose

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando