Buscar

DISSERTATIVAS N2

Prévia do material em texto

A proposta de Intervenção tem como foco os profissionais que atuam nesses cenários.
Pensando que além de ser difícil para as crianças estarem institucionalizadas e para os seus familiares, também há o sofrimento do profissional que atua nesta área. O profissional é também um ser humano, ele se apega as crianças, fazem transferências com as histórias que ouvem e muitas vezes é difícil quando a criança sai da instituição.
No primeiro encontro será utilizada como tema “Objetivos do profissional que atende em acolhimento de crianças em situação de risco”:
- Serão apresentadas informações gerais do que é posto como obrigação para esses profissionais;
- Depois será realizada uma atividade de Expectativa X Realidade das funções desse profissional;
- Após a atividade será aberta uma roda de conversa onde eles poderão dizer abertamente em quais aspectos se reconhecem e quais aspectos não se reconhecem e como eles lidam com isso, partindo assim para o encerramento do grupo.
No segundo encontro o tema será “A relação dos profissionais com as crianças”:
- Será relembrado os pontos principais do último encontro, e a partir disso será falado do que se espera da relação entre profissional e criança;
- Após as informações será realizada mais uma vez a atividade Expectativa X Realidade onde os profissionais poderão falar sobre como é na prática esse relacionamento.
- Ao final será feita uma reflexão de como lidar com essas relações de forma saudável.
No terceiro e último encontro o tema será “Saída das crianças institucionalizadas”:
- Será relembrado tudo o que foi conversado nos últimos encontros;
- Apresentação de informações sobre quando as crianças devem ser retiradas das instituições, quais são as burocracias e os cuidados a se tomar;
- Será proposto a atividade de Expectativa X Realidade sobre a temática;
- Abrirá uma roda de conversa para refletir como elas enxergam esse processo e qual é o sentimento que fica com a despedida.
- O grupo será finalizado através de uma reflexão envolvendo os temas dos três encontros.
DISSERTATIVA 2
Pensando matemática de suicídio será proposto como intervenção um grupo com número reduzido de pessoas (cada sala de aula sendo um grupo, ou invés de fazer com a escola inteira de uma única vez), pensando que a temática é delicada e pode envolver diversos gatilhos.
Primeiro encontro:
- Oferecer papel e caneta aos alunos e pedir que eles escrevam o que é suicídio na compreensão deles, após escreveram depositar o papel em uma urna;
- Após depositarem os papéis na urna será solicitado que cada um pegue um papel, leia o que está escrito e diz se concorda ou não com a afirmação;
- Após todos lerem e responderem será explicado pelo psicólogo a definição de suicídio.
- Ao final do encontro será aberto para aqueles que desejam dizer algo possam se expressar.
Segundo encontro:
- O tema serão as principais causas de suicídio (bullying, cyberbullying, violência sexual);
- Será trazida informações sobre o que é cada causa e como elas contribuem para o suicídio;
- Após as informações será aberta a roda de conversa para que os alunos possam dizer o que pensam sobre cada causa, se concordam e quais outras causas eles acreditam ter.
Terceiro (último) encontro:
- A temática será como ajudar uma pessoa que está em sofrimento e pensa em se suicidar;
- Serão apresentados dados que falem as principais características dos jovens que tem ideações suicidas;
- Serão apresentadas estratégias e cuidados que devem se ter com essas pessoas (por exemplo, ter uma escuta atenta, não considerar que a pessoas só quer chamar atenção, mas validar o seu sofrimento, passar o contato de profissionais que podem a ajudar, como o CVV e psicoterapia, informar a um adulta de confiança o que a pessoa está pensando em fazer, como os pais, o coordenador);
- Será aberta uma roda de conversa aonde eles poderão tirar dúvidas e fazer reflexões.
Obs: Em todos os encontros será ressaltado no início e fim que os alunos podem ficar a vontades para procurar o psicólogo no final do encontro para falar sobre pensamentos e sentimentos que estão tendo sobre suicídio, assim como aqueles estudantes que eram mais próximos do aluno que se suicidou.

Continue navegando