Buscar

Áreas desenvolvidas nas crianças pela música

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Áreas desenvolvidas nas crianças pela música
	A música se torna um elemento muito importante desde quando a criança está no ventre de sua mãe criando uma relação de afeto e comunicação entre mãe e filho. Segundo Bréscia, 2003
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo desenvolver e despertar o gosto musical, cooperando para o desenvolvimento da sensibilidade, senso rítmico, criatividade, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, autodisciplina, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 
	Diversas pesquisas confirmam a tese de que com a musicalização em sala de aula, a criança desenvolve algumas áreas. Dentre elas estão: linguagem, motricidade, criatividade, auditiva e afetiva.
	Motricidade: a música aperfeiçoa a criança nas habilidades motoras, aprende a controlar seus músculos e movimentar seu corpo com desenvoltura. O ritmo tem o papel importante na formação e no equilíbrio motor. Dançar, abaixar, levantar, bater as mãos e os pés, todos esses atos são importantes para as formações senso rítmicos e motor da criança.
	 Linguagem: compreender a música como linguagem é forma de conhecimento e leva a ver a criança não como um ser estático e sim como alguém que interage o tempo todo com o meio, organizando suas ideias e pensamentos. Por isso é necessário que a criança tenha contato com a música desde cedo, para reconhecer os sons e entrar em contato com ele. 
	Além de a música promover um amplia mento do vocabulário, pois a criança sente se estimulada a descobrir o significado de novas palavras que posteriormente incorpora no seu vocabulário.
	Criatividade: a música quando trabalhada em sala de aula desenvolve a criatividade seja ela para imaginar algo que está na letra da música ou improvisar, imitar ou até mesmo fazer uma coreografia da música. Isso requer criatividade, disciplina e o aprendizado em trabalhar em grupo.
	Auditiva: no momento da música os alunos desenvolvem a acuidade auditiva, tem que ouvirem para saber os gestos que fazem, a forma como vão dançar, os sons emitidos ao longo da música.
	Afetivo: a música é uma fonte de estímulos e sensações para a criança, desperta sentimentos que ajudam de maneira especial a dar impulso vital, despertando a vontade, a imaginação criadora, a sensibilidade e o amor, ajudando a criança em seu aspecto afetivo e cognitivo.
Referência:
BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

Outros materiais