Buscar

RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: é uma tradução e corporificação da função executiva. 
OBJETIVA (o que faz): é a própria função administrativa. Ex: qualquer coisa que o Estado faça; Professor é o agente (objetivo) e sua atividade (subjetivo) é fornecer educação; Esta se divide em fomento, polícia administrativa e serviço público. 
Fomento: a administração pública fomenta a iniciativa privada, ela a incentiva. Existe para atuar em setores economicos e controlar a economia. Ex: BNDS.
Polícia Administrativa: realiza a fiscalização da ativiade privada para limitar o direito individual, protegendo o direito publico. Ex: Vigilância Sanitária. 
Serviço Público: toda atividade que o Estado executa para satisfazer as necessidades coletivas. É executada diretamente pelo Estado, mas pode ser delegada a particulares. Ex: PF presta serviço público de segurança. 
SUBJETIVA (o que é): conjunto de órgãos e agentes jurídicos aos quais a lei atribuem o exercício da função administrativa. Ex: Secretária da Educação, Secretaria da Receita Federal, PF, IBAMA.
PRINCIPIOS ADMINISTRATIVOS CONTITUCIONAIS (LIMPE) – Art. 37, CF. 
LEGALIDADE: o comportamento do administrador deve seguir as normas. Tudo o que não está previsto em lei é considerado crime. O administrador deve sempre pautar o seu comportamento com base na lei. 
IMPESSOALIDADE: a conduta da administração pública deve sempre ter finalidade publica e nunca pessoal. Deve agir de forma impessoal e desconsiderar a pessoa pela qual ela está prestando o serviço, tratando todos igualmente sem descriminação. Não pode nem deve servir para a promoção pessoal. 
MORALIDADE: padrões éticos e morais sempre visando o interesse público tirada de regras e condutas da administração publica.
PUBLICIDADE: a administração público tem o dever de transparecer e tornar público todos os atos do poder público. 
EFICIÊNCIA: produzir resultados favoráveis aos objetivos do Estado; Alcançar os objetivos estatais com rapidez bons resultados. 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA: só tem entes estatais. Desconcentração dos órgãos públicos. Desconcentrar e repartir as atividades em órgãos. 
INDIRETA: Descentralização. Outorgar à pessoa jurídica diversa determinadas atribuições, atividades administrativas, com autoadministração (presidente), orçamento e personalidade juridica própria para poder prestar os serviços. Ex: DAE – controlado pela administração direta, ente que a criou, ela indica os presidentes, reve as decisões, etc. 
· As autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista são entes da administração publica indireta.
AUTARQUIAS: entidades integrantes da administração publica indireta criada por lei para executar atividades típicas do Estado, quando essas atividades requerem para que haja o melhor funcionamento, uma auto administração, uma gestão financeira descentralizada. É supervisionada pela pasta que está vinculada (ministério, secretaria) , que é quem indica o presidente da autarquia; Possibilidade de fazer auditorias, intervenções extraordinárias, etc. 
· Regime estatutário do servidor (lei que displina a relação do servidor e órgão.
· Retem ligeira independencia, autonomia supervisionada. 
· Dentro das autarquias existem as agencias reguladoras que são autarquias de regime especial. Ex: ANVISA. REGIME ESPECIAL: o diretor tem mandato fixo, ele é sabatinado pelo Senado Federal. 
FUNDAÇÕES: entidades com patrimônio público criada por lei para desempenho de uma atividade estatal de ordem social. Possuem auto administração, gestão financeira descentralizada e personalidade jurídica. Ex: Universidades, hospitais, etc. 
· Autarquias e Fundações são criadas e extintas por lei. 
EMPRESAS PUBLICAS: atividades economicas ou pretam serviços públicos. Constituida conforme qualquer empresa com registro, contrato social, etc. Serve de instrumento para uma ação governamental. Tem o capital formado integralmente pelo Estado. Ex: Correios, BB. 
SOCIEDADE DE ECONÔMIA MISTA: atividades economicas ou serviços públicos. Tem o capital formado pelo Estado e acionistas, onde qualquer pessoa pode comprar ações. Ex: Petrobrás.
· Empresas e Sociedade são autorizadas por lei. 
REGIME JURÍDICO:
ADMINISTRATIVO: segue as normas do direitos administrativo; As autarquias e fundações tem regime jurídico administrativo. 
HIBRIDO: mistura o direito publico com o direito privado; As empresas publicas e sociedade de economia mista tem regime juridico hibrido. 
CARGO PÚBLICO: 
-EFETIVO: servidor público, concurso público, processo administrativo.
-COMISSÃO – Art. 37, II, CF: livre nomeação, exoneração, empregado público. Não precisam de concurso público e nem de nenhum procedimento para o desligamento do servidor. Não pode parentes até 3° grau. Demissius “ad nutum”, do mesmo jeito que é fácil para se desligar. 
EMPREGO PUBLICO: pode ser concursado ou comissionado. 
FUNÇÕES PUBLICAS: podem estar em emprego publico ou em cargo publico. 
CONCURSO PUBLICO – Art. 38, CF: para cargos públicos efetivos e empregados públicos é necessário ser aprovado em concurso público que sera feito mediante prova – submeter o candidato ao teste de conhecimentos de acordo com a aptidões do cargo – ou provas e títulos – considerado título tudo que o edital considerar, os títulos não são eliminatórios, mas sim acrescentam pontos. 
CARGO PÚBLICO EFETIVO
ESTABILIDADE – Art. 41, CF – Garantia de independencia que o servidor goza para melhor desempenho do servidor. Primeiro, o servidor passa 3 anos em estágio probatório da qual são avaliadas suas competências, como por exemplo sua conduta , seu despenho, seu comportamento. Se suas, competências forem aprovadas se adquire a estabilidade, se não ocorre a exoneração do cargo. 
Para ser mandado embora na estabilidade o servidor deverá:
· Ser condenado em sentença judicial; 
· Processo administrativo disciplinar com ampla defesa, se houver culpa, as punições podem variar de advertência, suspensão ou exoneração. 
· Não ter bom rendimento no procedimento de avaliação periódica prescrito em lei complementar. (Essa lei não existe, então até que se crie ela, essa possibilidade de exoneração não existe).
EXONERAÇÃO: O servidor é desligado sem maiores formalidades.
EXONERAÇÃO À PEDIDO: Quando o funcionário pede para ser deligado do cargo, não tem caráter punitivo, pois é a vontade do servidor. 
REMUNERAÇÃO: Os servidores podem ser remunerador por vencimentos, que tem o valor do salário e aceita penduricários, ou subsídios não adimitem os penduricários. 
PENDURICÁRIOS: Vantagens pessoais, gratificações, adicionais, etc. 
REVISÃO PERIÓDICA ANUAL: O salário deve ter um aumento anual de, no mínimo, 0,1%. 
IRREDUTIBILIDADE: O salário não pode ser reduzido. 
ATOS ADMINISTRATIVOS: Toda manifestação da atividade estatal no exercício da função administrativa com a finalidade de criar, extinguir, modificar ou declarar relação jurídica entre o estado e o administrado. É o caminho pelo qual o poder executivo age. 
ATOS DA AMINISTRAÇÃO: Atua como se fosse um ramo do direito provado. Lei 8.245/1991.
REQUISITOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:
- OBJETO: Aquilo sobre o que o ato vai dispor;
- FORMA: Modo pelo qual o ato é exteriorizado. Ex: escrita, verbal ou gestual;
- COMPETÊNCIA: Atribuida por Lei a determinada pessoa, se não houver disposição expressa quanto a quem deva praticar o ato, sempre será o chefe do poder executivo;
- MOTIVO: Presuposto fático anterior que autoriza a prática do ato (constatação);
- FINALIDADE: É o que se busca com o ato administrativo;
- GENÉRICA: Interesse público;
- CONCRETA: Se relaciona com a motivação, é o bem jurídico do Estado. 
ATRIBUTOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:
1. PRESUNÇÃO DE VERACIDADE E LEGITIMIDADE: necessita de prova/inversão do ônus da prova → juris tantum.
2. IMPERATIVIDADE: poder de exigir o cumprimento do ato sem interferência do poder judiciário. 
3. EXIGIBILIDADE E AUTO-EXECUTORIEDADE: capacidade da administração pública de impor obrigações e cominar multa para caso de descumprimento → crime da desobediência.
4. TIPICIDADE: a leidefine para cada ato um tipo, não existe ato inominado.
CLASSIFICAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:
QUANTO A LIBERDADE DE PRATICAR: - Vinculados a Lei: a Lei não deixa margem nenhuma de liberdade para sua prática; preendidos os requisitos, a prática do to é obrigatória;
- Discricionárias: neste caso a lei deixa margem alguma de liberdade, subjetivismo. Diante de um fato/motivação, se indaga a conveniência e oportunidade para dosar seus atos; mérito administrativo. É proibido ao judiciário apreciar o mérito administrativo, conveniência e oportunidade, ainda que o ato morra sem ser controlado pelo Estado. E a própria administração pode revogar suas ações. 
QUANTO A COMPOSIÇÃO DO ATO: - Simples: único orgão;
- Complexos: orgãos diferentes com vontades iguais;
- Compostos: ratificação por outro órgão.
ALGUMAS ESPÉCIES DE ATOS ADMINISTRATIVOS:
- LICENÇA: Vínculo, concede a alguém exercício de uma atividade. Ex: CNH. 
- ADMISSÃO: Faculta a alguém entrar em estabelecimento para gozar de serviço público. Ex: Hospitais, Fauldades, Bibliotecas.. 
- CONCESSÃO: Pode ser para a amplificação da esfera jurídica de alguém; para a exploração de minério; de obra e serviço público, da-se pelo contrato.
- PERMISSÃO: Há a precariedade, ou seja, pede a administração retornar o serviço público concedido; permite que um particular utilize um bem público. Ex: Barraca de lanche no forum.
- AUTORIZAÇÃO: Ato unilateral pelo qual se permite o exercício de uma atividade; é quase igual a licença, porém é direcionado e não vínculado.
VÍCIOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:
- QUANTO AO SUJEITO: Ausência de competência; incompetência que é dada pela Lei; O ato será nulo; ou ainda, quanto ao excesso.
- QUANTO AO OBJETO: Violação da ordem jurídica.
- QUANTO AO MOTIVO: Se não o houver para justificar o porque do ato ou se o motivo foi diverso. 
- QUANTO A FORMA: Quando não é cumprida a forma exigida.
- QUANTO A FINALIDADE: Tem que ser de interesse público (pré), está ligado ao motivo (pós).
EXTINÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:
- NA REVOGAÇÃO: Que só atua no campo dos atos discricionários, méritos administrativos; Inconveniência, inoportunos, efeitos: ex nunca.
- POR ANULAÇÃO: É ilegal, atua junto com os vícios, ou seja, se o ato for viciado, é obrigatória a anulação. Ex: tunc= não atinge o 3° de boa-fé. SÚMULA 473 STF. 
RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO
 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: 
é uma tradução e corporificação da função executiva. 
 
OBJETIVA
 
(o que faz)
: 
é a própria função administrativa. Ex: qualquer coisa que o Estado faça; 
Professor é o agente (objetivo) e sua atividade (subjetivo) é fornecer educação; 
Esta se divide 
em fomento, polícia administrativa e serviço público. 
 
Fomento: 
a administração pública
 
fomenta a iniciativa privada, ela a incentiva. Existe para atuar 
em setores economicos e controlar a economia. Ex: BNDS.
 
Polícia Administrativa: 
realiza a fiscalização da ativiade privada para limitar o direito individual, 
protegendo o direito publico. Ex
: Vigilância Sanitária. 
 
Serviço Público: 
toda atividade que o Estado executa para satisfazer as necessidades coletivas. 
É executada diretamente pelo Estado, mas pode ser delegada a particulares. Ex: PF presta 
serviço público de segurança. 
 
SUBJETIVA
 
(o qu
e é)
: 
conjunto de órgãos e agentes jurídicos aos quais a lei atribuem o exercício 
da função administrativa. 
Ex: Secretária da Educação, Secretaria da R
eceita Federal, PF, IBAMA.
 
 
PRINCIPIOS ADMINISTRATIVOS CONTITUCIONAIS (LIMPE) 
–
 
Art. 37, CF. 
 
LEGALIDADE:
 
o comportamento do administrador deve seguir as normas. Tudo o que não está 
previsto em lei é considerado crime. O administrador deve sempre pautar o seu comportamento 
com base na lei. 
 
IMPESSOALIDADE: 
a conduta da administração pública deve sempre ter fi
nalidade publica e 
nunca
 
pessoal. Deve agir de forma impessoal e desconsiderar a pessoa pela qual ela está 
prestando o serviço, tratando todos igualmente sem descriminação. Não pode nem deve servir 
para a promoção pessoal. 
 
MORALIDADE: 
padrões éticos e mor
ais sempre visando o interesse público tirada de regras e 
condutas da administração publica.
 
PUBLICIDADE: 
a administração público tem o dever de transparecer e tornar público todos os 
atos do poder público. 
 
EFICIÊNCIA: 
produzir resultados favoráveis aos o
bjetivos do Estado; Alcançar os objetivos 
estatais com rapidez bons resultados. 
 
 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA: 
só tem entes estatais. Desconcentração dos órgãos 
públicos. Desconcentrar e repartir as atividades em órgãos. 
 
INDIRETA: 
Descentralização. Outo
rgar à pessoa jurídica diversa determinadas atribuições, 
atividades administrativas, com autoadministração (presidente), orçamento e personalidade 
juridica própria para poder prestar os serviços. Ex: DAE 
–
 
controlado pela administração direta, 
ente que a c
riou, ela indica os presidentes, reve as decisões, etc. 
 
·
 
As autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista são entes 
da administração publica indireta.
 
 
AUTARQUIAS: 
entidades integrantes da administração publica indireta criada por 
lei para 
executar atividades típicas do Estado, quando essas atividades requerem para que haja o melhor 
funcionamento, uma auto administração, uma gestão financeira descentralizada. É 
supervisionada pela pasta que está vinculada (ministério, secretaria) , 
que é quem indica o 
presidente da autarquia; Possibilidade de fazer auditorias, intervenções extraordinárias, etc. 
 
·
 
Regime estatutário do servidor (lei que displina a relação do servidor e órgão.
 
·
 
Retem ligeira independencia, autonomia supervisionada. 
 
·
 
Dent
ro das autarquias existem as agencias reguladoras que são autarquias de regime 
especial. Ex: ANVISA. REGIME ESPECIAL: o diretor tem mandato fixo, ele é sabatinado 
pelo Senado Federal. 
 
 
FUNDAÇÕES:
 
entidades com patrimônio público criada por lei para desemp
enho de uma 
atividade estatal de ordem social. Possuem auto administração, gestão financeira 
descentralizada e personalidade jurídica. Ex: Universidades, hospitais, etc. 
 
 
·
 
Autarquias e Fundações são criadas e extintas por lei. 
 
 
RESUMO DIREITO ADMINISTRATIVO 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: é uma tradução e corporificação da função executiva. 
OBJETIVA (o que faz): é a própria função administrativa. Ex: qualquer coisa que o Estado faça; 
Professor é o agente (objetivo) e sua atividade (subjetivo) é fornecer educação; Esta se divide 
em fomento, polícia administrativa e serviço público. 
Fomento: a administração pública fomenta a iniciativa privada, ela a incentiva. Existe para atuar 
em setores economicos e controlar a economia. Ex: BNDS. 
Polícia Administrativa: realiza a fiscalização da ativiade privada para limitar o direito individual, 
protegendo o direito publico. Ex: Vigilância Sanitária. 
Serviço Público: toda atividade que o Estado executa para satisfazer as necessidades coletivas. 
É executada diretamente pelo Estado, mas pode ser delegada a particulares. Ex: PF presta 
serviço público de segurança. 
SUBJETIVA (o que é): conjunto de órgãos e agentes jurídicos aos quais a lei atribuem o exercício 
da função administrativa. Ex: Secretária da Educação, Secretaria da Receita Federal, PF, IBAMA. 
 
PRINCIPIOS ADMINISTRATIVOS CONTITUCIONAIS (LIMPE) – Art. 37, CF. 
LEGALIDADE: o comportamento do administrador deve seguir as normas. Tudo o que não está 
previsto em lei é considerado crime. O administrador deve sempre pautar o seu comportamento 
com base na lei. 
IMPESSOALIDADE: a conduta da administração pública deve sempre ter finalidade publica e 
nunca pessoal. Deve agir de forma impessoal e desconsiderar a pessoa pela qual ela está 
prestando o serviço, tratando todos igualmente sem descriminação. Não pode nem deve servir 
para a promoção pessoal. 
MORALIDADE: padrões éticos e morais sempre visando o interesse público tirada de regras e 
condutas da administraçãopublica. 
PUBLICIDADE: a administração público tem o dever de transparecer e tornar público todos os 
atos do poder público. 
EFICIÊNCIA: produzir resultados favoráveis aos objetivos do Estado; Alcançar os objetivos 
estatais com rapidez bons resultados. 
 
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA: só tem entes estatais. Desconcentração dos órgãos 
públicos. Desconcentrar e repartir as atividades em órgãos. 
INDIRETA: Descentralização. Outorgar à pessoa jurídica diversa determinadas atribuições, 
atividades administrativas, com autoadministração (presidente), orçamento e personalidade 
juridica própria para poder prestar os serviços. Ex: DAE – controlado pela administração direta, 
ente que a criou, ela indica os presidentes, reve as decisões, etc. 
 As autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista são entes 
da administração publica indireta. 
 
AUTARQUIAS: entidades integrantes da administração publica indireta criada por lei para 
executar atividades típicas do Estado, quando essas atividades requerem para que haja o melhor 
funcionamento, uma auto administração, uma gestão financeira descentralizada. É 
supervisionada pela pasta que está vinculada (ministério, secretaria) , que é quem indica o 
presidente da autarquia; Possibilidade de fazer auditorias, intervenções extraordinárias, etc. 
 Regime estatutário do servidor (lei que displina a relação do servidor e órgão. 
 Retem ligeira independencia, autonomia supervisionada. 
 Dentro das autarquias existem as agencias reguladoras que são autarquias de regime 
especial. Ex: ANVISA. REGIME ESPECIAL: o diretor tem mandato fixo, ele é sabatinado 
pelo Senado Federal. 
 
FUNDAÇÕES: entidades com patrimônio público criada por lei para desempenho de uma 
atividade estatal de ordem social. Possuem auto administração, gestão financeira 
descentralizada e personalidade jurídica. Ex: Universidades, hospitais, etc. 
 
 Autarquias e Fundações são criadas e extintas por lei.

Outros materiais