Buscar

Ação do fármaco


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vamos praticar
 Dessa forma, realize uma pesquisa sobre algumas funções fisiológicas ou celulares, ou ação de fármacos que podem ser explicadas por meio dos seus conhecimentos sobre membrana. 
Através de pesquisas realizadas, para que haja efeitos farmacológicos, ocorre uma distribuição das moléculas do fármaco dentro do organismo, ou seja, as moléculas do fármaco se conectam a células ou tecidos para produzir efeito. Os principais alvos farmacológicos são: receptores, enzimas, moléculas carregadoras e canais iônicos. 
O receptor é uma molécula que se encontra na membrana e que indica a uma molécula-alvo com a qual a molécula de um fármaco tem que se combinar para desencadear seu efeito específico. É importante ressaltar que nenhum fármaco é completamente específico em sua ação. Em muitos casos, ao aumentar a dose de um fármaco, a substância pode afetar outros alvos além de seu alvo principal, e esse fato pode levar ao aparecimento de efeitos colaterais. Existem 4 tipos de receptores:
Canais Iônicos Controlados por Ligantes: São proteínas da membrana que incorporam um sítio de ligação ao ligante (receptor), geralmente no domínio extracelular. Tipicamente, estes são os receptores nos quais os neurotransmissores rápidos agem. 
Receptores Acoplados à Proteína G: São receptores que atravessam a membrana 7 vezes. Eles estão acoplados a sistemas efetores intracelulares por uma proteína G. 
Receptores ligados a quinases e correlatos: São um grupo de receptores de membrana respondendo principalmente a mediadores proteicos, através da fosforilação. 
Receptores Nucleares: São receptores que regulam a transcrição gênica.

Continue navegando