Buscar

Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Hipoadrenocorticismo

Prévia do material em texto

Hipotireoidismo
Questão: Marque com V (para verdadeiro) ou F (para falso) as afirmações a seguir.
1) No hipotireoidismo, a dosagem de TRH é essencial para diagnóstico, uma vez que a principal causa de tal doença metabólica é neoplasia em hipotálamo. Resposta: F. Não se dosa TRH rotineiramente para tal diagnóstico e a principal causa de hipotireoidismo é destruição imunomediada da tireóide.
2) Hipotireoidismo acomete especialmente felinos jovens. Resposta: F. Acomete mais cães idosos (4 anos ou mais, principalmente).
3) 80% dos sinais clínicos de hipotireoidismo estão relacionados a lesões de pele, sendo alguns exemplos: piodermite, hiperpigmentação, alopecia bilateral, mixedema e cauda de rato. Resposta: V.
4) Nos exames laboratoriais, é esperado encontrar colesterol e triglicérides elevados, anemia e hipoglicemia. Resposta: V.
5) O diagnóstico de hipotireoidismo pode ser definido através da dosagem hormonal de TSH e T4Livre, sendo que o primeiro estará diminuído e o segundo normalizado em caso positivo da doença. Resposta: F. No hipotireoidismo, haverá diminuição de T4Livre uma vez que a tireoide estará comprometida/lesionada e o TSH estará aumentado uma vez que não haverá feedback negativo do T4, fazendo o organismo interpretar que precisa estimular mais a produção deste hormônio.
6) Para o tratamento é necessário suplementar o paciente com levotiroxina sódica, em jejum pela manhã, uma vez ao dia, começando com a dose mínima de 0,02 mg/kg até que se encontre a dosagem ideal para cada paciente. Os exames de dosagem hormonal devem ser feitos a cada 3 meses para detectar se os níveis de T4Livre tornaram-se adequados com a dosagem de levotiroxina recomendada. Resposta: V.
7) Na Síndrome do Eutiroideo Doente, o hipotireoidismo apresentado é primário e causado pela presença de neoplasia em tireoide, fazendo com que os níveis de T4L diminuam e de TSH aumentem. Resposta: F. Nesta Síndrome, a causa do hipotireoidismo é secundária, provocada por uma doença de base ou por tratamentos prolongados com substâncias como glicocorticoides/fenobarbital/sulfonamida. Neste caso, o T4L estará mesmo diminuído, porém o TSH estará normal ou também diminuído.
Hipertireoidismo
1) Sobre os sinais clínicos relacionados ao hipertireoidismo, marque a alternativa correta:
a) Aumento do metabolismo, perda de peso, polifagia, letargia.
b) Vômito, diarreia, emagrecimento, polifagia, “cauda de rato”.
c) Queda de pelo, poliúria, diarreia, mixedema, emagrecimento.
d) Aumento de colesterol, polifagia, polidipsia, tireoide atrofiada.
e) Tireoide aumentada, emagrecimento, polifagia, agressividade.
Resposta: E.
2) Sobre o tratamento de hipertireoidismo, marque a opção incorreta:
a) A substância utilizada é o metimazole.
b) Deve-se iniciar o tratamento com a máxima dose possível e ajustar conforme a resposta do animal.
c) O tratamento deve incluir o controle das doenças secundárias ao hipertireoidismo, como a cardiomiopatia tireotóxica, insuficiência renal e distúrbios gastrointestinais.
d) O tratamento cirúrgico é possível, porém oferece riscos anestésicos, possibilidade de hipotireoidismo iatrogênico e permanência de restos de tecido cancerígeno.
e) O tratamento visa inibir a síntese hormonal tireoidiana, afim de reduzir os níveis de T4total circulante no organismo.
 Resposta: B.
Hipoadrenocorticismo
1) Cite as possíveis causas de hipoadrenocorticismo. 
A destruição das adrenais causando hipoadrenocorticismo pode ter origem desconhecida/autoimune, pode ser causada por uso prolongado de corticoide com retirada abrupta do mesmo (adrenal atrofiada com baixa produção hormonal-via endógena comprometida), pode acontecer de maneira iatrogênica (uso indevido de mitotano/trilostano causando necrose das adrenais) e por retirada cirúrgica das adrenais.

Continue navegando