Buscar

Atividade CEQ - fármacos

Prévia do material em texto

Atividade CEQ
Aluna : Giovanna Asfora de M Falabella
Melhoria na linha de produção de uma indústria de fármacos
A Sanofi é a maior multinacional no mercado farmacêutico brasileiro, com 5 mil colaboradores e sólida plataforma industrial no país. Com liderança reconhecida nos principais segmentos de atividade, as empresas Sanofi no Brasil são: Sanofi Farma, Medley, Sanofi Pasteur, Sanofi Genzyme e Merial. A Sanofi Suzano é a fábrica com um dos principais sites da Sanofi no mundo, responsável por 68% dos medicamentos que circulam no Brasil, e diversos países pelo mundo.
Buscando mantê-la enxuta o suficiente para que, em todos os níveis de produção, as atividades sejam realizadas visando o maior aproveitamento possível, foi aplicado a metodologia do ciclo PDCA em uma de suas linhas de produção,segundo a partir do indicador de performance OEE(Overall Equipment Effectiveness), a linha estava abaixo dos 70% de OEE , gerando problemas de entrega de volume, perdas significativas em produtividade e impacto negativo nos resultados dos remédios líquidos.
ETAPA 1- PLANEJAMENTO
Após análises de dados, foi verificado que a maior perda de horas está na evasadora de líquidos (figura 1) , e foi feito um diagrama de relações (figura 2) para analisarmos as possíveis causas do problema proposto. 
Figura 1: Gráfico de horas perdidas nas etapas da linha estudada
Figura 2: Diagrama de relações das causas do problema
Então, foi aplicado um plano de ação , que consiste em reavaliar o posicionamento da máquina, trocar maquinário antigo e fazer checagens para avaliar o funcionamento e desempenho do mesmo. 
ETAPA 2- EXECUÇÃO 
Após o planejamento e conclusão da disposição de todos os equipamentos envolvidos no sistema, iniciou-se uma fase de testes de operação, ou seja, deu-se início ao comissionamento do novo sistema afim de assegurar que todos os componentes do mesmo estivessem devidamente instalados e operando de acordo com os requisitos previamente definidos para operação.
ETAPA 3- CHECAGEM 
Nesta etapa , foram analisados e checados os resultados da implementação do novo sistema com o objetivo da diminuição de horas perdidas .
ETAPA 4- AÇÃO
A partir dos resultados anteriores, visto que foram satisfatórios , foi elaborado um plano de manutenção preventiva da evasadora , com o objetivo de reduzir futuros gastos com o maquinário. 
Quadro 1 .Plano de ações com base nas análises realizadas

Continue navegando