Buscar

Prévia do material em texto

5 
 
5 
 
24 
 
 
 
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 
 
 
 
 
 
 
 
 
ZF DO BRASIL LTDA 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
CAJAMAR 2020
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP 
 
ZF DO BRASIL LTDA 
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II 
 
 
ALUNO: Renato de Macedo Moreira RA 2011064 
 
 
 
 
 
 
 
 
Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM II, apresentado como um dos pré-requisitos para aprovação 
do bimestre vigente, no Curso Superior de Logística
 
 
 
 
 
CAJAMAR 2020
RESUMO 
Temos como objetivo neste trabalho descrever as atividades desenvolvidas pela empresa escolhida que foi a ZF do Brasil LTDA. Este trabalho foi elaborado conforme as matérias estudadas neste bimestre. 
Em economia e mercado abordamos os temas sobre o panorama econômico financeiro no Brasil onde entendemos que sua influência é fator importante em relação ás indústrias de autopeças e por meio de pesquisas descobrimos o impacto causado pela crise no país gerando queda na produção das montadoras. 
Elaboramos sobre o problema econômico vimos que a principal base do problema é entender os desejos humanos, por isso é preciso definir o que produzir como produzir e para quem produzir em meio à crise que afeta o país. Ainda abordamos a macroeconomia e sua importância no desenvolvimento do País. 
Falamos de matemática aplicada e as aplicações das funções matemáticas através de cálculos numéricos, estatística, matemática financeira, e várias outras áreas, também informando como são utilizadas algumas formas de porcentagem no controle administrativo e o setor de controladoria. Utilizamos algumas tabelas e também falamos sobre cálculos de custo marginal, juros simples, juros compostos. Indicando as aplicações da matemática à administração da empresa na qual escolhemos. 
Nos tópicos apresentados são referentes aos recursos materiais e patrimoniais da empresa ZF do Brasil onde relatamos o planejamento e o controle de estoques, onde a base para administração dos recursos materiais é saber definir a quantidade, hora e o material certo para cada tipo de operação e falamos sobre o processo de logística reversa, o setor de remanufaturamento de peças usadas que é incentivado pelas normas ISO 14000, se preocupando com a logística ambiental e também sobre os processos de produção da empresa. 
 
Palavras chave: Economia, matemática, produção, estoque, logística, montadoras, autopeças, recursos 
 
 
Sumário
ZF DO BRASIL LTDA	1
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM II	1
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP	2
ZF DO BRASIL LTDA	2
RESUMO	3
INTRODUÇÃO	6
O panorama econômico financeiro	7
gráfico geração de empregos	7
gráficos geração de empregos	8
O problema econômico	8
Efeito cascata comparativo	9
Macroeconomia	10
Sistema financeiro	11
PIB- Produto Interno Bruto	12
MATEMÁTICA APLICADA	14
Função aplicada na venda do produto	14
Função Custo	14
Custos Marginais	15
Juros Simples e Compostos	16
Porcentagem	16
Exemplo de gráfico informativo mensal	18
Administração de recursos	19
Planejamento e controle	20
Logística reversa	21
Fluxograma logística reversa pós-consumo	22
CONCLUSÃO	23
 
 
INTRODUÇÃO 
 
Este PIM II (Projeto Integrado Multidisciplinar II) tem como objetivo expor informações sobre a empresa ZF Friedrichshafen AG, empresa que atua no ramo de tecnologia automotiva e industrial que tem como foco fundamental a fabricação e distribuição de tecnologias inovadoras no setor automotivo. A companhia promove mobilidade e serviços aos segmentos de carros de passeio, veículos comerciais e industriais. 
Fundada em 1915, a ZF tem a participação de Max Maag e Alfred Colsman. Mas só vem a ser registrada em 1917, onde o primeiro logotipo é definido. Em 1920 são criadas as primeiras caixas de câmbio. Desde então vem inovando o caminho do sucesso com pesquisas de desenvolvimento para transformação dos seus produtos/serviços. 
A organização possui um projeto interno que envolve colaboradores e fornecedores, buscando por meio de conhecimento a capacitação promover o crescimento pessoal e o desenvolvimento de técnicas que ampliam a necessidade periódica de treinamentos para vencer no mercado. 
O presente projeto tem a finalidade de demonstrar através de pesquisas realizadas sobre a empresa, os levantamentos financeiros, o planejamento e as características que a torna a líder mundial em driveline e tecnologia de chassis, além de tecnologia de segurança ativa e passiva. 
Utilizamos informações extraídas das matérias cursadas no atual bimestre que são Economia e Mercado, Matemática Aplicada e Recursos Materiais e Patrimoniais, para aprimorar e ampliar nosso conhecimento, ajudando na fundamentação deste presente artigo. A pesquisa tem como objetivo principal enriquecer o conhecimento adquirido nesse bimestre e aplicá-lo de forma prática no funcionamento da empresa. 
 
 
 
 
ECONOMIA E MERCADO 
 
O panorama econômico financeiro 
Segundo as fontes divulgadas pela FIESP e CIESP podemos perceber que nos últimos quatro anos a crise econômica está gerando desemprego, obrigando as empresas a cortarem custos. Conforme matéria exibida no site da Folha PE, um economista da FGV diz que o Brasil não sairá da crise . Também segundo a Folha o cenário político atual e a crise no governo fazem com que mude o humor dos investidores e a confiança do empresariado que estava voltando a se recuperar voltou a cair. A previsão dos economistas é que vamos ter um aumento significativo de 0,49% do PIB e a previsão é de +2,37%. As receitas do setor de autopeças estão fortemente entrelaçadas ás montadoras, uma vez que a produção cai causa impacto na venda de autopeças. 
No Brasil o setor de autopeças se concentra em sua grande maioria no estado de São Paulo representando segundo o Sindipeças SP 67,1% da receita de um valor de R$76,8 bilhões do total das indústrias em todo o país. 
 
gráfico geração de empregos
 
Fonte: FIESP/CIESP 
 
gráficos geração de empregos 
 
Fonte: FIESP/CIESP 
 
 
 
O problema econômico 
 
 O problema econômico é uma teoria da economia que propõe a existência de uma escassez, portanto trabalha na priorização e alocação de recursos, para uma produção assertiva de acordo com as necessidades do mercado. 
 A principal base do problema econômico é entender que os desejos humanos são infinitos e estão em constante mudança, porém os recursos para realização desses desejos são limitados. Por isso é preciso definir o que produzir como produzir e para quem produzir. Dessa forma é possível saber a melhor área de atuação, e de forma eficaz evitar o desperdício de recursos. 
É preciso lembrar que no cenário atual o Brasil enfrenta uma de suas maiores crises, isso decorrente de vários fatores, como por exemplo, a falta de planejamento estratégico, que vem afetando a saúde, educação, segurança e economia e contribuiu para o alto número de desempregos. 
Com tantos problemas vários setores são afetados, um deles com certeza é o mercado automotivo, com a forte queda de vendas, as montadoras tiveram uma desaceleração de produção que resultou na diminuição de encomenda de peças. 
Para diminuir os efeitos dessa crise, a ZF tem investido em produção e inovação e possui um setor especializado em pesquisa e desenvolvimento. Para assegurar a sua estratégia a empresa implementou um processo integrado de gerenciamento, que avalia sistematicamente o mercado. 
 A ZF também aderiu ao Programa de Desenvolvimento de 
Fornecedores Automotivos, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) onde o objetivo é realizar o desenvolvimento de fornecedores e elevar a qualidade de produção por meio de dois módulos (gestão financeira e produção). 
 
 
 Efeito cascata comparativo 
 
Fonte: ESTADÃO 
Macroeconomia 
 
A macroeconomia é uma área de ciências econômicas, que realiza estudos dos grandes agregados que determinam os níveis de preços, emprego e desemprego, taxa de juros, taxa de cambio, estoque de moeda.A macroeconomia tem como objetivo a estabilização de preços, a distribuição de rendas, a geração de empregos e o crescimento da economia. A sua estrutura é composta por cinco mercados: Mercado de bens e serviços, Mercado de trabalho, Mercado de Títulos, Mercado Monetário e Mercado de Divisas. 
A ZF do Brasil atua no Mercado Brasileiro desde 1958, tendo a sua primeira fábrica do grupo Z.F fora da Alemanha, iniciando um processo de globalização, desde a sua chegada ao Brasil a empresa possui uma preocupação real com a geração de empregos, consolidação de sua marca, e para isso precisou realizar diversos estudos, relacionados ao Mercado Brasileiro. Por se tratar de uma empresa Multinacional de Capital Aberto, precisou se atentar a todos os impostos e taxas de cotação aplicadas no Brasil. A maioria das empresas de Capital aberto possui ações junto a Bolsa de Valores, mas eles optaram por não terem ações na Bolsa, se limitando a fabricação e comercialização de seus produtos. 
 Desde a sua chegada no Brasil até os dias de hoje, a empresa acompanhou muitos momentos de nossa economia, e esses momentos econômicos, estão diretamente relacionados à macroeconomia com destaque a taxa de inflação de 1988 que chegou a 1037,6% o maior recorde da inflação, devido a alta da inflação em 1989 o governo institui o Plano Verão, que tinha como medida realizar o controle da inflação, através do congelamento de salários, instituição do cruzado novo, e diminuição de gastos públicos, mas essas medidas não foram bem sucedidas. Em 1990 Collor assumiu a presidência tendo como principal objetivo também realizar o controle da inflação. O plano Collor I realizou o confisco de depósitos, essa medida visava diminuir a quantidade da moeda em circulação 
Em primeiro de julho de 1994 foi criado o plano real, o plano real buscava uma ampla estabilidade da economia e adotou medidas que visavam o congelamento de preços dos bens públicos; Diminuição das alíquotas de impostos de Importação; Negociação com a Indústria Nacional; Fixação de um preço máximo de paridade do real com o dólar R$ 1,00 por US$ 1,00. 
Com o sucesso dessas medidas a taxa de inflação teve uma melhora significativa de 46% ao mês em Junho para 0,6% em Dezembro. Com o controle da inflação e a valorização do real frente ao dólar temos em 1994 um maior incentivo a importação de produtos, neste cenário a ZF do Brasil passa a aumentar o seu poder de produção, e abre negócios com Argentina e Estados Unidos e Colômbia. 
 Nos anos seguintes continuando com essa estabilidade da inflação, e tendo um cenário econômico positivo, a empresa tem uma grande expansão de seus negócios, abrindo novos Centros Fabris no Brasil, com a abertura desses novos centros, o Brasil passa a produzir exclusivamente eixos agrícolas e reversores marítimos, exportando seus produtos para o mundo todo. 
Com o estudo da macroeconomia a empresa, pode estar a frente dos acontecimentos, analisando informações sobre o mercado de trabalho com uma base nos salários que são aplicados no mercado monetário realizando um estudo das taxas de juros aplicadas pelo Banco Central, e analisando o mercado de divisas possibilitando a importação e exportação com outros países. 
 
Sistema financeiro 
O sistema financeiro é composto por diversas instituições e tem como objetivo a realização de intermediações financeiras. 
O sistema financeiro é composto por três organizações que são: 
Normativos> CMN – Conselho Monetário Nacional, CNSP- Conselho Nacional de Seguros Privados, CGDP- Conselho de Gestão de Previdência Complementar. 
Entidades Supervisoras- BACEN – Banco Nacional de Desenvolvimento Social, CVM- 
Comissão de Valores Monetários 
Entidades Operadoras: Bancos múltiplos, Bancos Comerciais, Caixa Econômica e 
Cooperativa de Crédito. O BNDS é uma entidade Operadora do SFN – Sistema Financeiro Nacional que é responsável pelo financiamento e contribuição no desenvolvimento da economia, contribuindo com financiamentos com taxas reduzidas a empresas de todo porte. 
A ZF do Brasil diariamente faz o uso do Sistema Financeiro, realizando diversas transações bancárias, para pagamento de fornecedores, pagamento de funcionários. 
O setor Financeiro da empresa, analisa todas as cestas bancárias com a finalidade de selecionar qual o Banco Comercial será utilizado em suas transações. 
Como parte do incentivo da empresa vem de repasse de sua sede na Alemanha, a empresa até o momento não necessitou de empréstimos para investimentos, mas seja necessário poderá recorrer a seus bancos. 
 
PIB- Produto Interno Bruto 
O produto interno Produto Interno é que mensura o nível de atividade de um país. Ele é contabilizado a partir da produção de todos os bens s serviços de um determinado período, mas apenas considerando os bens e produtos finais, serviços investimentos e gastos do governo. 
Ele é calculado através de três métodos que são: 
1- Riqueza, neste método e realizado a soma de tudo o que é produzido no pais, pela indústria, agropecuária e diversos outros serviços 
2- Demanda, na demanda somamos o consumo do governo, das famílias e investimentos de exportação 
3- Renda, é realizado a soma de todas as remunerações, salários, alugueis juros e lucros distribuídos. 
 Normalmente é medido a cada três meses pelo IBGE- Instituto Brasileiro de 
Geometria e estatística, quando o PIB apresenta um resultado negativo em três trimestres seguidos, o pais entra em recessão. Mas o PIB apesar de ser não mede o nível da qualidade de vida de um pais, neste caso usamos o IDH- Índice de Desenvolvimento Humano, que neste caso visa a qualidade de vida e educação das pessoas, e temos exemplos de países com um baixo PIB e com um alto nível de IDH, o ideal é ter o equilíbrio entre os dois, até mesmo que um pode compor o outro. 
A ZF é hoje uma das maiores fabricas do Brasil contribuindo com a geração de empregos e com isso aumentando os índices do PIB, as empresas multinacionais, levam em consideração o PIB do País onde pretendem se instalar ou ampliar seus negócios, pois o PIB contribui com uma visão de negócios, onde é possível identificar o perfil de consumo, e também o perfil de mão de obra. Muitas empresas acabam escolhendo países subdesenvolvidos, pois consideram que esses países possuem grande potencial de produção e consumo, uma vez que são novos mercados, e tem em sua mão de obra uma diversidade de profissional com o nível técnico. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MATEMÁTICA APLICADA 
 
A matemática aplicada é um ramo que se refere as aplicações das funções matemáticas através de cálculos numéricos. Usamos as funções da matemática como ferramenta de trabalho, principalmente quando desejamos realizar cálculos de custos, receita e lucros. E esses cálculos são fundamentais para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização. 
A ZF do Brasil faz uso dessas ferramentas diariamente e possui variadas aplicações desde o processo de planejamento de verba de cada centro de custo como também para aquisições de ferramentais através de seu departamento de compras e para pagamento de seus funcionários via RH. 
Ter esses dados apurados e sempre atualizados tornam a empresa mais competitiva, pois traz informações sobre o faturamento da empresa, levando em consideração todos os custos envolvidos. 
 
Função aplicada na venda do produto 
 
A empresa ZF do Brasil realiza o uso de várias aplicações da Matemática, para realizar a venda de um produto, levando em consideração todos os custos envolvidos durante a produção como taxas de importações de produtos não produzidos no Brasil, com a realização de todos esses cálculos a empresa tem uma definição exata do valor de comercialização do produto. 
 
Função Custo 
 
Essa função está relacionada a todo o custo envolvido na produção a empresa ZF do Brasil. Para obtermos a relação de custos, consideramos os valores fixos como aluguel, energia elétrica, folha de pagamentos, impostos, depreciação de equipamentos que no caso da ZF é levado em consideração,além de todos os custos variáveis como a matéria-prima, transporte e distribuição. 
 	Vários departamentos da empresa ajudam a realizar o controle dos custos, no Departamento Contábil temos várias aplicações onde é utilizada essa ferramenta pois, para cada bem adquirido temos que realizar o cálculo de depreciação do bem e também se o mesmo deve ser viabilizado sua compra através de investimento ou despesa de acordo com a premissa adotada por cada empresa. 
 
Cada tipo de serviço tem uma tabela para essa classificação após análise. 
 
Abaixo tabela com suas respectivas classificações: 
 
 Tipo de material Depreciação 
1- Máquinas C / CNC 8 anos 
2- Máquinas S/CNC 10 anos 
3- Equipamentos fábrica 13 anos 
4- Ferramentas dispositivos 5 anos 
5- Edificações 12 anos 
6- Hardware 	 	 	 3 anos 
 
 
Com isso se o bem custa R$ 100.000,00 classificado como 1 e tem sua depreciação estimada em 8 anos pode-se dizer que: 
X = (8x12) / (100.000,00) 
Com isso o valor mensal de sua depreciação será de R$ 1.041,66. 
Esse departamento também é o responsável por alocar corretamente esses materiais e em caso de descarte ou inutilização de alguma máquina realizar o processo de sucateamento ou leilão do material. 
 
Custos Marginais 
 
O custo marginal se refere ao acréscimo dos custos de produção quando se aumenta a quantidade produzida 
O custo marginal começa a decrescer quando a quantidade produzida aumenta, pois, os custos fixos são inalterados, então conforme aumentamos a produção até determinado ponto, passamos a minimizar alguns custos na produção. O custo marginal auxilia a determinação da oferta do produto. 
 
Juros Simples e Compostos 
 
Os juros podem ser definidos como simples ou composto, os juros simples são aqueles que apenas o capital inicial rende juros, já no regime composto o cálculo de juros do segundo período é aplicado sobre o capital inicial, e isso é feito a cada período. Nas organizações o entendimento de juros é fundamental para a tomada de decisão de preços, decisão de investimentos, aplicações e rendimentos. 
 
Porcentagem 
 
A porcentagem é umas das áreas da matemática mais conhecida, ela é utilizada sempre que desejamos realizar cálculo descontos ou aumento de preços, ou aumento de produtividade ou mesmo estimular o crescimento de vendas e expansão de uma empresa. 
Na ZF a porcentagem é amplamente utilizada em vários Departamentos como Departamento Fiscal, Departamento de Compras e Controladoria. No Departamento de Compras a porcentagem é utilizada na realização de cálculos de descontos e código de impostos para cada fornecedor. Como por exemplo, porcentagem em cima do valor bruto. 
 
Exemplo: 
Valor bruto de compra: 5000 BRL 
Porcentagem de desconto: 7,5% 
Uma forma de calcular isso, usando métodos matemáticos, seria: (Valor bruto de compra x Porcentagem de desconto) = 5000 x 7,5% = 5000 x 7,5/100 = 5000 x 0,075 
= 375 BRL 
Para calcular o preço total já com desconto, usamos: (Valor bruto de compra x (1 - Porcentagem de desconto)) = 5000 x (1 – 0,075) = 4625 que também é igual: 5000 – 375 
 
Assim como impostos: 
Caso1 
Valor bruto da compra: 5000 BRL 
Porcentagem de desconto: 7% 
Porcentagem de crédito ICMS: 18% 
 
Caso2 
Valor bruto da compra: 4500 BRL 
Porcentagem de desconto: 12% 
Porcentagem de crédito ICMS: Sem crédito de ICMS 
 
Desta forma, 
 
Se calcularmos todo o processo: 
 
Caso1 = (Valor bruto de compra x (1 - Porcentagem de desconto) x (1 - ICMS) = 
5000 x 0,05) x (1 – 0,18) = 4625 x 0,82 = 3792,50 
Caso2 = (Valor bruto de compra x (1 - Porcentagem de desconto) x (1 - ICMS) = 4500 x 0,012) x (1 – 0,18) = 4400 x 0,82 = 3960,00 
 
Embora o fornecedor do Caso2 forneça um desconto muito maior que o do Caso1 e também um preço melhor, ele não permite que sejamos creditados sobre ICMS. 
Por isso, o fornecedor do Caso1 oferece um preço melhor, mesmo com uma porcentagem menor de desconto e valor superior do Caso2. 
No Departamento Fiscal a porcentagem é utilizada junto com inúmeras planilhas para cálculos relacionados a impostos recuperáveis de acordo com cada fornecedor e sua classificação tributária e para que isso ocorra é de extrema importância que na colocação do pedido de compra junto ao fornecedor o comprador coloque o código IVA correto. 
 
Abaixo exemplo dessa aplicação: 
 
Realizada a aquisição junto ao fornecedor onde o mesmo pode recuperar: 
 
X5 TAX BRA-Ativo: PIS+COFINS (Ret) IPI (Ñ Ret). 
 
 
Valor Unitário de cada item: 
 
R$ 5.271,54 logo teremos, 
 
Valor Bruto R$ 5.808,86 
PIS 1,650% 
COFINS 7,600% 
 
O Departamento de Controladoria fica responsável por todo o planejamento de verba dos centros de custos e frequentemente informa seus respectivos responsáveis para que possam controlar seus custos através de conta que absorve de acordo com o serviço executado e sempre mantendo os custos dentro do budget. 
Esse controle pode ser realizado através de gráficos informativos mensais. 
 
 
 Exemplo de gráfico informativo mensal 
 
Fonte: Setor administrativo de manutenção ZF do Brasil LTDA 
 
RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS 
 
Administração de recursos 
 
Recurso é tudo aquilo que pode gerar riqueza e podemos definir em cinco tipos sendo eles: materiais, patrimoniais, capitais ou financeiros, humanos e tecnológicos. Saber administrá-los é essencial para o sucesso de qualquer companhia. 
Recursos tecnológicos são softwares e equipamentos de operação, no mercado atual a tecnologia ganha cada vez mais importância, pois geralmente resulta em menores custos de produção, economia de tempo e gera uma vantagem econômica. 
Recursos de capital ou financeiro é todo o dinheiro, é a fonte para aquisição de todos os outros recursos, é necessário a atenção para a escolha dos investimentos evitando gastos desnecessários. 
Recursos humanos são as pessoas que atuam na empresa, é de suma importância para qualidade de produção e demais setores, por isso, é necessário a boa administração para que não haja desperdício de mão de obra. 
Recursos materiais são os itens de estoque, materiais auxiliares, matéria prima, produtos em processo e produto final. A base para administração dos recursos materiais é saber definir a quantidade, hora e o material certo para cada tipo de operação. 
Recurso patrimonial é todo o ativo da empresa, como prédios, maquinários, móveis e veículos. Requer uma atenção especial, pois a escolha desses recursos pode gerar lucros ou prejuízos as empresas. 
A ZF em seu cotidiano busca realizar a boa administração desses recursos, sempre investindo em sua linha de produção e aposta no setor de pesquisa e desenvolvimento para definir o que produzir e para quem produzir e possui uma equipe capacitada para cada setor. O estoque é controlado pelo sistema SAP (software application productions) todo o material é incluso nesse sistema com código de barras e dividido por depósito, quando o operador realiza a busca do material necessário, o sistema mostra a localização do produto no estoque e a quantidade, após a baixa o sistema atualiza automaticamente e ao atingir um limite mínimo o mesmo dispara um e-mail para o responsável pela aquisição do material providenciar sua reposição, dessa forma é possível evitar o desperdício de matéria. 
 
Planejamento e controle 
 
A gestão logística é uma forma avançada de gerenciamento na cadeia de suprimentos de qualquer empresa. A forma de gestão aplicada na ZF possibilita um abastecimento e uma distribuição sem impactos negativos na organização. Esta agilidade só se torna possível se a mesma possuir um interligamento de informações interdependente dos outros setores. 
Esse processo de planejamento estratégico eficiente permite um controle de fluxo de mercadorias de acordo com o tamanho da organização. Exibe a cadeia de suprimentos e de distribuição que otimiza o relacionamento com clientes e fornecedores.A ZF possui um sistema de compra de componentes denominado QEP (Quadro de Entrega Parcelada), onde estabelece uma estimativa de compra para os meses futuros a fim de programar sua produção. 
No método de avaliação do fornecedor, a organização possui um sistema de avaliação de desempenho que é aplicado periodicamente, onde exibe informações sobre o desempenho de entrega. O alinhamento necessário para aplicação das normas logísticas é feito pelas partes antes do início do fornecimento. 
O processo de transporte deverá ser por conta dos fornecedores, de acordo com o regulamento do protocolo logístico da empresa. Todo veículo deve estar em boas condições e o motorista e seus ajudantes são nomeados responsáveis pela utilização dos equipamentos de segurança. 
Seu centro de distribuição de peças localizado em Itu, Região Metropolitana da Sorocaba, dispõe de 21 mil metros quadrados e reúne as operações de reposição das fábricas localizadas em Sorocaba, Limeira e São Bernardo do Campo. O centro de distribuição possui 16 mil itens em estoque das marcas ZF, Sachs, Lemforder e TRW. 
 
 
 
 Logística reversa 
 
A logística reversa é uma área responsável por determinar como e em que situações podem-se reaproveitar os produtos fabricados pela empresa finalizando um ciclo onde um produto quando tem sua vida útil finalizada retorna para a empresa sendo restaurado e reciclado para que possa retornar ao consumidor com um custo bem menor para o fabricante e para o consumidor final. 
Na ZF do Brasil que tem como um de seus produtos principais a fabricação de embreagens para venda ás montadoras de veículos, as embreagens usadas são enviadas para a empresa que através de um processo em um setor de remanufaturamento chamado de SACHS R onde é feito a manutenção das embreagens usadas e devolvido para o cliente em perfeitas condições de uso e com garantia de funcionamento. 
 Este setor é incentivado pelas normas ISO 14000, se preocupando pela logística ambiental ou logística verde, contando cada vez mais com o respeito dos seus clientes que observam com maior atenção dando preferência e valorizando ás empresas que tenham projetos voltados ao retorno de produtos garantindo aos clientes a devolução ou a troca dos produtos. 
 Este processo envolve os setores na seguinte ordem: Coleta dos produtos nos clientes, que segue ao setor de logística/recebimento, sendo avaliado e após feito a classificação segue ao SACHS R que é remanufaturado, sendo enviado para o setor de embalagens que finalmente destina o produto para o setor de expedição enviando novamente o produto aos clientes. 
Hoje em dia as empresas têm uma atenção especial no que diz respeito à logística reversa dos seus produtos, isso faz com que em um mercado competitivo algumas empresas se destaquem quando tem seu processo elaborado estrategicamente com agilidade e qualidade, pois também pode-se até perder um ou vários clientes se a logística reversa não atender de forma eficaz as necessidades dos clientes gerando perdas e custos adicionais. 
No Brasil temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos PNRS lei n°12.305 de 
12 de Agosto de 2010 que é regulamentada pelo decreto n° 7404 de 23 de Dezembro de 2010 que trata da logística reversa de produtos e também produtos perigosos e seus resíduos. 
Abaixo podemos ver um fluxograma que demonstra como funciona a logística reversa. 
 
Fluxograma logística reversa pós-consumo 
 
 
 
 
 
 
CONCLUSÃO 
 
 Com o mercado cada vez mais competitivo e as mudanças ocorridas no comportamento do consumidor, ocasionadas pela recessão que o pais se encontra e o enorme aumento do desemprego. O aumento do desemprego diminui significativamente o PIB- Produto Interno Bruto, e isso é refletido diretamente no poder de compras do consumidor, trazendo um efeito dominó para empresas que produzem em grande escala, essas empresas passaram a produzir menos, e ter que realizar demissões em massa, e o desemprego só tem aumentado. 
 Quando um país passa por uma grave recessão, apresentando um PIBProduto Interno Bruto, negativo durante três trimestres seguidos, as empresas precisam reforçar seu Planejamento Estratégico, e definir metas e um plano de ação que seja adequado a esse momento. Empresas consolidadas no mercado, passam a investir em inovação e ter produtos mais exclusivos de difícil competição, para isso essas empresas precisam capacitar seus profissionais de todos os níveis técnico e operacional. 
 Podemos mensurar esse Planejamento através dos dados Financeiros dessa empresa, analisando todos os custos envolvidos no Processo de Produção, e com esses dados verificar se é possível investir em Tecnologia adquirir novos Recursos e Ferramentas de trabalho, esses dados medem também todos os juros envolvidos á possíveis empréstimos que possam ser realizados visando o crescimento e a integralidade de uma empresa. O BNDS Banco Nacional de Desenvolvimentos é uma instituição financeira que promove o desenvolvimento de empresas que necessitam de algum capital financeiro para investimento, além do BNDS, existem várias outras instituições inclusive cooperativas de crédito, que tem como o objetivo contribuir para o desenvolvimento de empresas. 
 A entrega do produto é tão importante quanto a venda, aliás é um dos processos de venda. As grandes industrias possuem um amplo desenvolvimento no setor logístico, no qual os setores de produção são interligados, mas interdependentes, e esse sistema permite ter um controle do que está sendo produzido, durante todas as etapas. Isso evita o acúmulo de materiais, e traz maior exatidão ao tempo de produção. Possibilitando ter um prazo de entrega calculado. 
As empresas que conseguem se planejar e identificar o que produzir e para quem produzir, enxergando oportunidades do mercado mesmo quando a economia não esteja em pleno desenvolvimento, são capazes de continuar produzindo empregando e inovando. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
 
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Logística reversa. Disponível em: http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-perigosos/logistica-reversa Acesso em 29/04/2020 
JORNAL CRUZEIRO DO SUL. ZF inaugura centro de distribuição em itu. Disponível em: 
https://www.investe.sp.gov.br/noticia/zf-inaugura-centro-de-distribuicao-de-autopecas-em-itu/ Acesso em: 06/05/2020
FOLHAPE. 	Brasil 	não 	sairá 	da 	crise 	em 	2017. 	Disponível 	em: http://www.folhape.com.br/economia/economia/economia/2016/11/06/NWS,5254,10,
550,ECONOMIA,2373-BRASIL-NAO-SAIRA-CRISE-2017-DIZ-ECONOMISTAFGV.aspx Acesso em 01/05/2020 
EMPREDEDORES WEB. A atual situação econômica do Brasil. Disponível em: http://www.empreendedoresweb.com.br/atual-situacao-economica-do-brasil/ 
ESTADÃO. Crise das montadoras corresponde por um terço da queda do PIB. Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,crise-das-montadorasresponde-por-um-terco-da-queda-do-pib-deste-ano,1710306 Acesso em 07/05/2020

Mais conteúdos dessa disciplina