Buscar

Pais com olhos azuis podem ter filhos com olhos castanhos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pais com olhos azuis podem ter filhos com olhos castanhos?
Existem casos também, embora raros, nos quais os pais possuem olhos azuis e o bebê nasce com lindos olhos castanhos. Impossível? Você aprendeu na escola que azul é recessivo e castanho é dominante? E que pais de olhos azuis somente podem produzir descendentes de olhos azuis?
Um professor de uma escola do ensino médio de São Paulo foi demitido por causa dessa afirmação. Ele falou para um aluno que ele não poderia ser filho de seus pais, pois eles tinham olhos azuis enquanto os dele eram castanhos…
A cor dos seus olhos não é determinada por um único gene, com um único par de alelos – igual àqueles que você viu na escola, os alelos Aa (Azão, azinho), em que A (azão) representa o alelo dominante, e a (azinho), o recessivo.
(...) Não existe pigmento azul. Nem verde. O único pigmento responsável pela coloração dos olhos é a melanina. A melanina tem duas formas: a eumelanina, que é um pigmento marrom escuro; e a pheomelanina, um pigmento amarelado. Quanto mais melanina temos na pele, por exemplo, mais escura será nossa pele. Então como pode a melanina dar origem tanto aos olhos castanhos como aos azuis?
(...) A cor dos olhos depende de dois fatores: da concentração de melanina presente na íris e do espalhamento da luz no estroma (matriz fluida na parte frontal da íris). Olhos castanhos possuem uma grande quantidade de melanina no estroma. Olhos azuis possuem uma pequena quantidade.
O espalhamento da luz no estroma é influenciado pelas moléculas ali presentes, assim como o espalhamento da luz no céu. Em um estroma quase sem pigmento, o espalhamento da luz nas pequenas moléculas faz com que enxerguemos o azul. Se o estroma está preenchido por moléculas grandes como a melanina, esse espalhamento da luz não ocorre, e enxergamos o castanho.
Ótimo, então já sabemos que não existe pigmento azul, e que a cor é fruto do espalhamento da luz em um estroma com pouca melanina.
(...) O que nos resta saber – e agora entramos na genética – é quem define a quantidade de melanina que teremos no estroma da íris? A herança da cor dos olhos envolve pelo menos 16 genes conhecidos. Os principais, no entanto, são dois genes localizados no cromossomo 15: o gene OCA2 e o gene HERC2. O gene OCA2 é responsável pela produção de melanina. O gene HERC2 é responsável por ativar o gene OCA2. Ou seja, para produzir melanina, ambos os genes precisam estar funcionando.
(...) Vejamos o seguinte exemplo: para fazer um bolo, eu preciso dos ingredientes e do forno.  
(+) ingredientes   (+)   forno   =  bolo
Se eu não tiver os ingredientes, não adianta ter o forno. E se eu não tiver o forno, não adianta ter os ingredientes. Eu nunca terei um bolo. (...) No caso dos genes, ficaria assim:
(+) HERC2 (+) OCA2  = melanina (olhos castanhos)
(-) HERC2 (+) OCA2  = sem melanina (olhos azuis)
(+) HERC2 (-) OCA2 =   sem melanina (olhos azuis)
Se houver uma alteração no gene HERC2 que o impeça de funcionar, não haverá produção de melanina suficiente para fazer olhos castanhos. O mesmo ocorrerá se o gene OCA2 não funcionar.
Sabemos que herdamos um cromossomo da nossa mãe e um do nosso pai. O casal aqui descrito(...) têm olhos azuis. Mas vamos imaginar que a esposa tem olhos azuis porque não possui os ingredientes do bolo, ou um gene HERC2 funcional. E o marido não possui o forno, ou um gene OCA2 funcional. Mas a esposa possui um forno. E o marido possui os ingredientes. Só que cada um desses sozinho não serve para nada. Mas imaginemos agora que o bebê, que recebe UM cromossomo de cada, recebeu um forno de sua mãe, e os ingredientes de seu pai. Esse bebê possui tudo o que é necessário para assar o bolo.
(...) Esse bebê terá condições de produzir melanina para exibir olhos castanhos. Isso realmente ocorre. (...).”

Continue navegando