Buscar

fnde pdde final

Prévia do material em texto

1
9
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Andreia José Maria Ferreira.
Cleodite de Fatima Anacleto.
Tais Fernanda Bianchetti.
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE)
 Tutor, Elizangela Calegari.
São Lourenço do Oeste, SC.
2020.
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Andreia José Maria Ferreira.
Cleodite de Fatima Anacleto.
Tais Fernanda Bianchetti.
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA (PDDE)
Trabalho final de conclusão do Curso Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) no âmbito do Programa Formação pela Escola.
 Tutor, Elizangela Calegari.
São Lourenço do Oeste, SC.
2020.
RESUMO 
A proposta deste trabalho é trazer para o leitor uma breve reflexão a cerca de recursos que são prestados diretamente para a escola e das responsabilidades também, já que é neste programa junto com professores, pais e alunos, quem é definido como o dinheiro será gasto. É de fundamental importância conhecer mais sobre o programa uma vez que, se esclarece sobre a gestão de nossos governos municipais e a natureza dos recursos e a importância de planejar as ações a serem desenvolvidas, identificação das prioridades na aplicação dos recursos, quem pode ser a Unidade Executora e como se dá a prestação de contas, contribuindo assim para a melhoria física e pedagógica das escolas beneficiadas com o programa. Objetiva-se que a boa utilização dos recursos de verba favoreça e reforce a política da autogestão escolar nos planos financeiros, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Compreender o reflexo e a importância do Programa para a gestão das escolas, assim como as suas principais fragilidades , apresentando uma investigação de caráter qualitativo executada pela realização de um Estudo de Caso sobre o processo de utilização do PDDE em uma unidade escolar.
Palavras chave: Programa FNDE, Recursos, Dinheiro PDDE, Prestação de Contas.
SUMÁRIO	
INTRODUÇÃO...........................................................................................5
TÍTULO.......................................................................................................6
SUJEITOS..................................................................................................6
OBJETIVO GERAL.....................................................................................6
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.......................................................................6
PROBLEMA.................................................................................................7
ESTRATÉGIAS............................................................................................7
CONCLUSÃO..............................................................................................9
REFERÊNCIAS...........................................................................................10
INTRODUÇÃO 
Neste trabalho vamos tratar do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) criado em 1995, tem por objetivo prestar assistência financeira, em caráter suplementar, as escolas públicas da educação básica das redes educacionais, municipais e do Federal e as escolas privadas de educação especial. Estas mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. Estes recursos do programa são transferidos de acordo com o numero de alunos de acordo com o censo escolar do ano anterior ao repasse. 
Este programa engloba várias ações e objetiva a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiros, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica. Para que a escola permaneça no programa, precisa prestar contas a prefeitura ou ao estado que depois encaminha os dados para o FNDE. Fazendo isso antes do prazo previsto o repasse no ano seguinte chega mais cedo. 
Conforme Resolução nº 6, de 27 de fevereiro de 2018, os repasses dos recursos dar-se-ão em duas parcelas anuais, devendo o pagamento de a primeira parcela ser efetivado até 30 de abril e o da segunda parcela até 30 de setembro de cada exercício às EEx, UEx e EM que cumprirem as exigências de atualização cadastral até a data de efetivação dos pagamentos.
Sendo assim é muito importante observar as regras de aplicação do dinheiro, e não deixar de prestar contas para que a verba chegue no ano seguinte.
 DESENVOLVIMENTO
 
Fiscalização e Controle dos Recursos do PDDE
Vejamos a seguir alguns grupos de escolas que podem buscar a ajuda do programa. Entre eles:
· Escolas Públicas das redes municipais, estaduais ou do Distrito Federal;
· Escolas Privadas de educação especial, desde que sejam mantidas por organizações sem fins lucrativos (ONGs) e estejam registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social;
· Polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Sujeitos
· Comunidade Escolar;
· Secretária Municipal de Educação;
· Professores da rede;
Objetivo geral
Desenvolver junto à comunidade escolar a importância da reflexão e projetos de intervenção acerca do PDDE enquanto política pública voltada para a melhoria da estrutura física e pedagógica, garantindo uma educação de qualidade com caráter participativo e que atenda os interesses e necessidades dos atores envolvidos. 
Objetivos específicos
· Desenvolver parcerias com entidades que são beneficiadas pelo PDDE, a fim de detectar e evitar possíveis fraudes e emprego equivocado dos recursos.
· Articular uma estreita relação entre todos os atores envolvidos da comunidade escolar, estabelecendo uma dimensão participativa e cooperativa do programa. Dentro desse contexto a elaboração de convites destinados aos moradores faz-se necessário, além da criação de um blog específico para a divulgação de todo o processo que envolve o PDDE na comunidade escolar.
· Esclarecer junto à comunidade escolar todas as informações relevantes sobre o PDDE, dando ênfase na utilização dos recursos, de acordo com as exigências do FNDE-MEC.
· Preparar encontros na comunidade escolar, convidando todos para compartilhar dos benefícios e responsabilidades acerca da utilização dos recursos do PDDE.
· Estabelecer a transparência da prestação de contas e o repasse dos recursos através de informativos, blog e outros canais de divulgação.
· 
Problema
Com base nos dados coletadas é possível compreender que diversos moradores e membros da comunidade escolar não dispõem de explicações constantes dos fundos que são proporcionados pelo Estado para serem aplicados na educação, o PDDE tem se desenvolvido de um modo pouco compreendido pelos agentes envolvidos. Nesse caso, faz-se indispensável inicialmente estruturar estratégias de acolhimento de toda a comunidade, com a finalidade de clarejar as informações sobre os benefícios e as responsabilidades de todos advindos do cadastramento do PDDE.
Apresentam inúmeras dúvidas e equívocos em relação ao enceramento das contas e o arco de abrangência do programa para as melhorias da comunidade, precisarão se estabelecer em norteadores para os encontros constantes, garantindo uma gestão participativa do PDDE. É fundamental fortalecer e encorajar na comunidade escolar a importância pelos programas de políticas públicas que ligam-se aos recursos financeiros públicos, educação, órgão públicos, impostos e outros.
Estratégias
Este projeto objetiva explorar junto a outras comunidades escolares que utilizam os recursos do PDDE, com o propósito de definir parcerias, impedindo fraudes, equívocos na aplicação dos recursos, partilhar incertezas, experiências e ações de manifestação e mobilização da comunidade colegial.
Por meio das contínuas reuniões e discussões entre os sujeitos envolvidos, deseja-se criar um elo de ligação entre todos, comunicando-os expressamente e de maneira clara as particularidades do PDDE para que assimilação e consolidação das informaçõesse efetivem, utilizando o blog criado para socializar os conteúdos relacionados ao programa, além disso estarão disponíveis neste portal todo o material didático produzido pelo curso do FNDE para que todos tenham acesso livre.
Dentro desse blog, uma aba estará reservada especialmente para a prestação de contas dos recursos do PDDE utilizados, privilegiando a transparência, esclarecendo todos os envolvidos no processo garantindo o caráter participativo e cooperativo. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após a conclusão do estudo sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola retomamos ao nosso problema inicial de pesquisa: como acontece o método de gestão do PDDE, como exerce a política de financiamento do Ensino Fundamental; como os recursos são empregados e quais as vantagens e/ou problemas deste programa para o aperfeiçoamento da infraestrutura física e pedagógica nas escolas. 
O dinheiro do PDDE é procedente do salário educação e transferido conforme a quantidade de alunos das escolas por uma conta criada pelo FNDE. A UEx (Unidade Executora), é uma entidade jurídica de direito privado, criada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do processo educacional, para o amparo ao escolar e para a associação escola-comunidade, é responsável por administrar o dinheiro, fazer a seleção do que é necessário comprar, as pesquisas de preço e a prestação de contas do que foi adquirido.
O PDDE levou a uma argumentação em relação à finalidade dos fundos no meio escolar, incluindo práticas mais participativas, coincidentemente com representações de caráter privado na escola. Ele vem sendo desempenhado de maneira centralizadora e burocrática, e que a descentralização prevista pela reforma do estado tem se configurado como uma desconcentração de tarefas.
REFERÊNCIAS
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/pdf/ParteinicialdoCurso.pdf
http://cursos.fnde.gov.br/mdl07/course/view.php?id=23770
http://www,fnde.gov.br/programas.

Continue navegando