Buscar

AOL 3 PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. /1
“A teoria Piagetiana segue um raciocínio amparado na biologia para explicar o desenvolvimento humano. Para este autor cada indivíduo evolui cognitivamente de acordo com uma previsão maturacional biológica para cada idade, por exemplo, para uma criança de três anos é esperado que ela já saiba andar e falar, mas ela ainda não tem estrutura cognitiva para responder questões um pouco mais complexas, como a divisão e multiplicação, ou ainda, explicar no que os pais trabalham” (p.13).
Relacione a teoria do desenvolvimento Piagetiana com as brincadeiras infantis.
BQ03_PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM_04.PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
I – III - IV - II
2. 
II – I – IV - III
3. 
II – IV – III – I
Resposta correta
4. 
III – IV - I - II
5. 
III – IV – II – I
2. Pergunta 2
/1
Os teóricos da psicologia desenvolveram teorias a respeito do desenvolvimento humano e da Psique, Freud explicou a formação desta, pelos Estágios Psicossexuais do desenvolvimento da Personalidade, definidos em comportamentos por idade.
Relacione cada comportamento com o estágio referente.
BQ03_PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM_12.PNG
Ocultar opções de resposta 
1. 
III – IV – V – I - II
2. 
V – IV- II - I – III
Resposta correta
3. 
II – I – IV - III - V
4. 
II – IV – III - V – I
5. 
III – IV - I - V - II
3. Pergunta 3
/1
Ainda a respeito da Psicologia Social , observe as afirmações relacionadas com essa teoria e em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam exemplos dela, e F, de falso, para as que não caracterizam.
I -   ( ) Categorização Social - Processo mental de agrupar pessoas com características comuns em grupos. Muito desse trabalho é automático e espontâneo e ocorre sem que você perceba.
II -   ( ) Teorias implícitas de Personalidade- A partir das características, associamos alguém à um grupo social. Assim como a categorização social ela pode ser útil, mas também tem a desvantagem de extirpar a singularidade.
III -  ( ) Cognição Social- Processo de formação de impressões a respeito de outras pessoas, como interpretamos o significado do comportamento delas e como o nosso comportamento é afetado por nossas atitudes
IV -   ( ) Influência Social – Como o nosso comportamento é afetado por situações e por outras pessoas. Essas influências seriam por exemplo, a importância atribuída a uma figura de autoridade, o fato de ajudarmos ou não um estranho, um grupo que obedece ou não a regras.
V -   ( ) Campo da Experiência ou campo fenomenal- contém tudo que se passa no organismo em qualquer momento, e que está disponível à consciência
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, F, V, F e V
2. 
V, F, V, F e V
3. 
F, V, V, F e V
4. 
V, F, F, F e V
5. 
V, V, V, V e F
Resposta correta
4. Pergunta 4
/1
“A psicologia social ainda estuda a interdependência entre os indivíduos, assim como o condicionamento humano, ou seja, como estímulos externos vividos em sociedade podem interferir no pensamento e, consequentemente, no comportamento da pessoa.
O desenvolvimento das pesquisas teóricas feitas no âmbito da psicologia social, principalmente na questão do condicionamento, é de autoria do psicólogo alemão-americano Kurt Lewin (1890 - 1947), considerado por muitos como o fundador da psicologia social” (Fonte: https://www.significados.com.br/psicologia-social/).
A respeito da Psicologia Social assinale a opção correspondente a essa teoria. 
Ocultar opções de resposta 
1. 
A respeito da Psicologia Social assinale a opção correspondente a essa teoria. 
Surgiu em 1950 como uma reação as ideias deterministas da Psicanálise e do Behaviorismo, que buscavam entender o individuo através do inconsciente, nas questões biológicas e eventos passados ou como um organismo sujeito aos processos de condicionamento.
2. 
Chamada também de “Terceira Força”, a primeira a segunda seriam a Psicanálise e o Behaviorismo.
3. 
busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
4. 
Um postulado básico dessa disciplina é que as pessoas, por mais diversificadas que sejam, apresentam socialmente um comportamento distinto do que expressariam se estivessem isoladas, pois imersas na massa elas se encontram imbuídas de uma mente coletiva.
Resposta correta
5. 
Campo da Experiência ou campo fenomenal- contém tudo que se passa no organismo em qualquer momento, e que está disponível à consciência.
5. Pergunta 5
/1
“Alguns processos participam da constituição do Psiquismo. A vertente Histórico-Cultural, por exemplo, se propôs a estudar a origem e desenvolvimento do Psiquismo, buscando entender os processos envolvidos. Assim, apontou os processos intelectuais, emoções, consciência, atividade, linguagem, desenvolvimento humano e aprendizagem como elementos participantes desse cenário” (p. 09)
I)   A corrente histórico-cultural foi fundamentada por Vigotski, Leontief e Luria.
II)   Para a corrente histórico-cultural desenvolvimento e aprendizagem não são produtos cognitivos individuais 
III)   Freud, apesar de priorizar o determinismo biológico, também estudou a interferência social na psique do indivíduo. 
IV)   O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal se refere a teoria do desenvolvimento Piagetiana. 
V)   Vigotski, em sua gênese, pressupõe uma natureza social da aprendizagem, ou seja, é por meio das interações sociais que o indivíduo desenvolve suas funções psicológicas superiores.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I e II estão corretas.
2. 
As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Resposta correta
3. 
As afirmativas I e III estão corretas.
4. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
5. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
6. Pergunta 6
/1
“A área central dos estudos piagetianos seria o terreno das formações cognitivas. Para Piaget (1971), as estruturas do conhecimento tornam-se necessárias ao cabo de um processo de desenvolvimento, sem o serem desde o início e não comportam programação prévia. Nas formações cognitivas a hereditariedade e a maturação se limitam a determinar as zonas de impossibilidade ou de possibilidade de aquisições. É esse o relevo das bases biológicas do psíquico.” (p.58).
A respeito da teoria Piagetiana responda a opção correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
Para essa teoria o individuo consegue evoluir em uma tarefa de acordo com o que a sua maturidade permite.
Resposta correta
2. 
Para Freud o biológico é mais importante que o convívio social.
3. 
As fases de desenvolvimento humano não se aplicam a populações tão diferentes quanto aquela utiliza para pesquisa, por Piaget.
4. 
Piaget contradiz toda a teoria Vigotskiana ao afirmar conceitos biológicos para o desenvolvimento.
5. 
A teoria do desenvolvimento desconsidera totalmente o social.
7. Pergunta 7
/1
Piaget dividiu o estágio de desenvolvimento infantil em quatro fases:
Estágio sensório-motor- nascimento até 2 anos, pré-operatório- 2 a 7 anos, operatório concreto – 7 a 11 anos, operatório formal- 11 até o fim da vida. Para Piaget a criança progride e pensa diferentemente em cada avanço dos estágios de desenvolvimento, ou seja, ela assimila e acomoda a nova informação, que será processada diferentemente no novo estágio.
Acerca do primeiro estágio do desenvolvimento infantil, o Estágio sensório-motor- nascimento até 2 anos, assinale V, de verdadeiro, para as opções que caracterizam exemplos deste estágio, e F, de falso, para as que não caracterizam.
I ( ) Crianças descobrem o mundo através das primeiras experimentações e observações dos objetos
II ( ) A cognição: que se refere às atividades mentais envolvidas na aquisição, retenção, e no uso do conhecimento, que são elas: a sensação, a percepção e a linguagem. 
III ( ) Até os 4 meses de idade a criança
não assimilou a “Permanência do objeto” , ou seja, algo só existe se estiver em seu campo de visão.
IV ( ) A medida que a criança vai crescendo, experienciando os objetos e desenvolvendo sua capacidade de memória ela desenvolve representações mentais do mundo, a isto, Piaget chamou de esquemas. Os esquemas acontecem ao final desse estágio, até os 4 meses de vida o bebe não tem entendimento de que as coisas continuam a existir mesmo que não estejam em seu campo de visão.
V ( ) A cognição é o produto das atividades mentais envolvidas no processo de aquisição, retenção e uso do conhecimento. Memória curta e de longa duração são processos que formam a nossa Cognição.
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, V F e F
2. 
F, F, V, F e V
3. 
F, V, V, F e V
4. 
V, F, V, V e F
Resposta correta
5. 
V, F, V, F e V
8. Pergunta 8
/1
“Piaget (1970) defende que o desenvolvimento cognitivo é organizado e guiado por estruturas mentais compostas por “esquemas de ação” e “operações de caráter lógico-matemático”. Inicialmente, tais estruturas são categorias inatas que vão amadurecendo e adquirindo natureza distinta por meio de um processo de “equilibração” entre o sujeito e seu ambiente. Como já comentado, o indivíduo seria dotado de funções adaptativas invariáveis ao longo da vida. Nessa adaptação intelectual estaria em jogo uma organizada e constante assimilação do novo (“conhecimento”) ao velho e uma acomodação do velho ao novo que manteriam em equilíbrio o funcionamento cognitivo. O desenvolvimento cognitivo, assim, é um processo de equilibrações sucessivas das estruturas cognitivas (esquemas). Estruturas estas que vão evoluindo com base na configuração da estrutura precedente. Como é possível perceber, há um claro respaldo filosófico” (Filho, 2008)
De acordo com a teoria do desenvolvimento cognitivo Piagetiano, identifique as afirmativas que são correspondentes. 
I)   Podemos dizer que o balbucio do bebê é o primeiro estágio para a linguagem.
II)   Todos os bebês balbuciam em uma linguagem universal, as vogais não pertencem a língua do cuidador.
III)   Os bebês surdos balbuciam na língua de sinais.
IV)   Podemos dizer que o bebê capaz de balbuciar, atingiu a “equilibração”, e a partir daí passará ao estágio subsequente.
V)   Por volta dos 19 meses os bebês começam a balbuciar a língua de seu cuidador.
Agora, assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
Ocultar opções de resposta 
1. 
As afirmativas I e III estão corretas.
2. 
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Resposta correta
3. 
As afirmativas II e IV estão corretas.
4. 
As afirmativas I, III e V estão corretas.
5. 
As afirmativas I e II estão corretas.
9. Pergunta 9
/1
As Teorias da Personalidade, são subdivisões da ciência psicológica que buscam compreender o indivíduo, para tal estudo, cada teoria o define diferentemente.
A partir do exposto acima, relacione cada característica com sua teoria.
BQ03_PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM_22.PNG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
III – IV – V – I - II
2. 
I – III - IV - II – V
3. 
II – I – IV - III - V
4. 
IV – III- II – I - V
Resposta correta
5. 
IV – III - V – I - II
10. Pergunta 10
/1
“A cadeia dos processos fisiológicos no sistema nervoso não se encontra, provavelmente, numa relação de causalidade com os processos psíquicos. Os processos fisiológicos não se interrompem ao iniciarem-se os processos psíquicos. Ao contrário, a cadeia fisiológica prossegue, só que a partir de um certo momento, um fenômeno psíquico corresponde a um ou mais de seus elos. O processo psíquico é, assim, paralelo ao processo fisiológico (Freud, 1891, p. 105 apud Winograd, 2004).
O trecho acima se refere a constituição do Psiquismo humano, ele afirma que os mecanismos fisiológicos andam junto com o processo psíquicos, sendo assim, relacione as teorias biológicas do desenvolvimento com seus respectivos autores.
BQ03_PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM_18.PNG
Agora, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
1. 
I – III - II
2. 
III- II- I
3. 
II –III – I
Resposta correta
4. 
III – I - II
5. 
II – I –III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais