Buscar

O CHOCOLATE E A QUÍMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

o CHocolate e a Química
· O chocolate é um alimento rico em gorduras e açúcares e por isso, desperta um sentimento tão prazeroso ao ser consumido. Mas no mundo da química, como isso pode ser explicado? Presentes no chocolate: A teobromina e a cafeína
 
Cafeína
Teobromina
A Teobromina e a Cafeína
· A cafeína é um poderoso estimulante do Sistema Nervoso Central e a Teobromina é diurético, relaxante muscular, estimulante cardíaco e vasodilatador.
O papel do químico analítico
· Dois estudantes, Denby e Scott, iniciaram pesquisas pra determinar a quantidade desses dois compostos haviam em uma barra de chocolate industrializada.
a amostragem
· Denby e Scott, compraram uma barra de chocolate em uma das lojas de sua vizinhança e precisavam analisar sua composição, se ela era HOMOGÊNEA ou HERETOGÊNEA.
· Analisada a barra de chocolate e chegado a conclusão que ela era homogênea, os dois estudantes precisavam separar a gordura presente na barra, pois isso afetaria a amostra no cromatógrafo.
Preparo da amostra
· Visto também que o chocolate era muito macio para quebrá-lo resolveram congelar a barra e em seguida quebrar em pedaços.
· Para separar a gordura da amostra, foi adicionado junto com os pedaços triturados em um tubo de ensaio, um hidrocarboneto, o qual dissolveria a gordura. Após isso, o tubo deveria ser mexido até que tudo se misturasse e após isso deixariam em um processo de decantação. Quando a gordura estivesse diluída no hidrocarboneto, retirar-se-ia a mistura e o processo seria repetido, até que não sobrasse mais gordura na amostra.
· As substâncias a serem extraídas no final do processo denominam-se ANALITOS, no caso desse processo, a Cafeína e a Teobromina.
· A massa do resíduo do chocolate foi calculada, determinando-se a massa do tubo de ensaio contendo o chocolate desengordurado, e subtraindo-se a massa do tubo de ensaio vazio.
· A etapa seguinte foi fazer uma transferência quantitativa do analito para um Erlenmeyer, com um pouco de água a ser adicionada para que todo conteúdo seja retirado.
· Após isso, os estudantes ferveram o analito com a água para que a Cafeína e a Teobromina fossem extraídas para a água.
· Antes de poderem injetar a amostra de analito no cromatógrafo viram que várias partículas sobrenadantes ainda perpetuavam o líquido. Para isso centrifugaram e retiraram o líquido com a menor quantidade de partículas indesejadas possíveis várias vezes.
-
· O tedioso processo até agora é denominado preparo da amostra, a transformação da amostra até que esteja pronta para uma análise sem erros grotescos.
a análise química
· Após julgarem apta a amostra para colocarem no cromatógrafo, Denby e Scott colocaram o analito em uma coluna cromatográfica que vai separar as duas substâncias e mostrar a quantidade de cada uma.
· A coluna é coberta por sílica (SiO2) e para que esta substância não interfira na amostragem, visto que a sílica ligar-se-ia fortemente a uma pequena fração da cafeína e da teobromina, foi adicionado ácido acético, que reage com os átomos carregados negativamente na sílica.
· A cafeína é mais solúvel no hidrocarboneto presente na solução do que a teobromina, por isso, na coluna cromatográfica, fica para “trás” ao decorrer da análise. À medida que as substâncias analisadas percorrem a coluna, a teobromina chega ao final da coluna cromatográfica mais rápido do que a cafeína.
curvas de calibração
· Com a saída das duas substâncias do cromatógrafo, temos uma curva onde são mostradas as concentrações dos analitos analisados.
Enfim, os resultados
	ANALITO
	CHOCOLATE PRETO
	 CHOCOLATE BRANCO
	TEOBROMINA
	0,392 ± 0,002
	0,010 ± 0,007
	CAFEÍNA
	0,050 ± 0,003
	0,009 ± 0,014
GRAMAS DE ANALITO POR 100 g DE CHOCOLATE
FONTE: Harris, Daniel C. Análise Química Quantitativa, 7ªed. LTC.

Continue navegando