Buscar

Discursiva 1 empreendedorismo revisado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Discursiva 1 de empreendedorismo
Nos dias de hoje, muito se tem falado em “Empreendedorismo”. Neste cenário, temos despontando também “conquistas femininas”. Entretanto, “ainda serão necessários mais de dois séculos para haver igualdade entre os gêneros no trabalho. Já em outras áreas, como acesso à educação, saúde e representação política, as disparidades entre homens e mulheres precisarão de 108 anos para chegarem ao fim.” (Projeção feita pelo Fórum Econômico Mundial no fim de 2018).
Baseado na afirmação acima, realize buscas na internet e/ou fontes confiáveis (jornais de grande circulação, revistas especializadas, literatura específica, pesquisas acadêmicas, órgãos e institutos governamentais), de como encontra-se o “Empreendedorismo Feminino no Brasil”. Desenvolva sua atividade em forma de “resenha crítica”.
Lembre-se de que:
1º - A interpretação do enunciado da questão também faz parte do exercício;
2ª – A referida tarefa irá compreender conceitos relacionados e correlacionados entre si, os quais foram difundidos junto aos cinco primeiros capítulos do livro texto da disciplina;
3º - Sua resposta deve compreender entre 10 e 15 linhas (seja sucinto e objetivo nas suas respostas), a qual deve ser elaborada individualmente pelo aluno, expressando “O SEU ENTENDIMENTO SOBRE O ASSUNTO” (de acordo com aquilo que se pede no exercício), sendo consideradas inválidas (zeradas), respostas as quais forem copiadas parcial ou integralmente de colegas e ou outras fontes de consulta, inclusive livro texto da disciplina;
4º - Não haverá o recebimento de tarefas em atraso em hipótese alguma, e nem tampouco a postergação de prazos exceto através de comunicação oficial da coordenação do EAD da Ulbra.
Considerando a presença crescente das mulheres no mercado de trabalho no Brasil é possível afirmar que estas estão ocupando gradativamente o lugar que antes era dominado apenas por homens, mesmo assim levará um bom tempo para termos igualdade entre gêneros no ambiente de trabalho. Uma empresa que tem diversidade no seu time de funcionários possui vantagens, pois terá opiniões de funcionários que enxergam cada situação de modos diferentes, conseguindo assim aumentar sua criatividade, o que proporcionada inovações e flexibilidade para a empresa.
Para uma mulher se tornar empreendedora é necessário enfrentar muitos desafios, como conseguir credibilidade no mercado, além de planejar, administrar e confiar em seu empreendimento, tendo em vista que cada vez mais as mulheres estão procurando por atividades lucrativas e proveitosas, ou seja, buscando adquirir sua independência financeira. As empreendedoras se destacam por suas qualificações e por possuírem um grau de escolaridade maior, podendo assim impulsionar a economia do país.
Tendo em vista que o Brasil possui uma cultura repleta de preconceitos, as mulheres empreendedoras, mesmo considerando esses dados, não param de crescer. Elas estão conquistando seu espaço no mercado e quebrando as barreiras existentes. No entanto, ainda é necessário muito trabalho pela frente e um caminho a ser percorrido em busca das mudanças de paradigmas. O sucesso das empreendedoras está atrelado a sua excelência na gestão e na liderança, sendo este um fator importante, pois chama a atenção das empresas em possuírem mulheres no seu quadro de funcionários e proporciona a oportunidade das mulheres crescerem profissionalmente, visto que elas demonstram atitudes inovadoras, criativas, atenciosas e revolucionárias.
O empreendedorismo feminino é importante, pois as mulheres merecem ter seu lugar na sociedade na qual estão inseridas. Todos os avanços na igualdade de gênero serão vantajosos para o desenvolvimento social, o que não significa uma luta justa, já que compomos um sistema historicamente machista e patriarcal. Desta forma, qualificar empreendimentos promovidos por mulheres, apoiar conquistas femininas e reafirmar políticas públicas de igualdade de gênero são essenciais para promover a igualdade de oportunidades num cenário futuro.
Referências bibliográficas 
NATIVIDADE, Daise Rosas da. Empreendedorismo feminino no Brasil: políticas públicas sob análise. 1 ed. Rio de Janeiro. Revista de administração pública, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122009000100011. Acesso em: 21 ago.2020, 12:02:20.
TEIXEIRA, Rivanda Meira; BOMFIM, Lea Cristina. Empreendedorismo feminino e os desafios enfrentados pelas empreendedoras para conciliar os conflitos trabalho e família: estudo de casos múltiplos em agências de viagens. 1 ed. São Paulo. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 2016. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/rbtur/v10n1/1982-6125-rbtur-10-1-44.pdf. Acesso em: 21 ago. 2020, 14:54:02.
HILLMANN, Ricardo. Administração de vendas, varejo e serviços. 1 ed. Canoas. Universidade Luterana do Brasil, 2020.

Continue navegando