Buscar

Questões de neuroanatomia básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões de Neuroanatomia básica
1) Conceitue o sistema nervoso.
É um sistema que controla, coordena e regula a maioria das funções orgânicas, cognitivas, de emoção e de memória. 
2) Qual a classificação estrutural de um neurônio? 
São classificados em Bipolar, multipolar e pseudopolar. O bipolar possui um dendrito e um axônio, o multipolar tem mais de dois prolongamentos celulares e compõe a maioria dos neurônios e os pseudopolares apresentam um prolongamento que parte do corpo polar, dividindo-se em dois, um dos ramos assumindo papel de dendrito, outro de axônio. 
3) O que é fluxo axoplasmático? Qual a sua importância?
Fluxo axoplasmático é o nome dado ao movimento de substância pelo axoplasma. O fluxo pode ocorrer em dois sentidos, o Anterógrafo, que vai do pericárdio para as terminações nervosas e o Retrógrado, que transporta substâncias e restos celulares para o núcleo a fim de promover sua reciclagem ou eliminação. Esse fluxo é fundamental no processo de regeneração do axônio, tanto por proporcionar material de reconstrução, quanto por estabelecer comunicação entre o corpo celular e a extremidade distal do axônio 
4) Descreva os componentes celulares do sistema nervoso. 
Os componentes celulares do sistema nervoso são os neurônios e células da Glia. Os neurônios são constituídos basicamente por corpo celular, dendrito e axônio e é responsável pela transmissão de impulsos nervosos. As células da Glia exercem a função de nutrir o Sistema Nervoso e auxiliar em seu funcionamento. São constituintes os artrócitos, que fazem a recaptura do glutamato no SNC; Microglia, são as responsáveis por reconhecer e fagocitar antigenos, defendendo o SNC contra invasões. Presentes em ambas substâncias do SNC; Oligodendróglia, participam na produção da bainha de mielina no sistema nervoso central (SNC); Células Ependimárias, participam do preenchimento das cavidades do encéfalo e da medula e ficam em contato imediato com o líquor encontrado nessas cavidades; Células de Schwann, reconstituir a bainha de mielina, mas elas fazem isso no sistema nervoso periférico (SNP).
5) Distinguir fibras nervosas mielínicas e amielínicas. 
As fibras nervosas podem ser mielínicas ou amielínicas. A presença da mielina nas fibras nervosas influência bastante na condução dos impulsos nervosos. Fibras com mielina permitem a condução saltatória graças aos nódulos de Ranvier e como consequencia uma velocidade maior na passagem da condução.
6) Diferencie células nervosas senstitivas das motoras.
Células ou nervos sensitivos são aquelas que conduzem impulsos dos órgãos sensitivos para o SNC. As motoras são aquelas que envia mensagem ao músculo para que haja contração excitação. O neurônio motor recebe o impulso através do dendrito que passa para o corpo celular do neurônio.
7) Descreva as divisões de estudo do Sistema Nervoso. 
Embriológica: composta por Prosencéfalo (telencéfalo + diencéfalo), mesencéfalo, robencéfalo (metelencéfalo + mielencéfalo). 
Anatômica: composta por Sistema Nervoso Central composto por encéfalo (telencéfalo, diencéfalo, tronco encefálico, e cerebelo) e medula espinhal e Sistema Nervoso Periférico que possui nervos cranianos (12 pares), nervos espinais (31 pares) e cadeias ganglionares. 
Morfofuncional: possui o sistema nervoso somático e Sistema nervoso visceral. 
Metamérica ou segmentar: Sistema Nervoso Segmentar ( tronco encefálico + medula espinal + SNP) e Sistema Nervoso Suprasegmentar ( telencéfalo + diencéfalo + cerebelo).
8) ) Na divisão segmentar do Sistema Nervoso, como a fibras nervosas mielinizadas estruturam morfofuncionalemente o córtex cerebral e a medula vertebral?
No sistema nervoso suprasegmentar (telencéfalo, diencéfalo e cerebelo), a substância cinzenta localiza-se por fora da substância branca e forma uma fina camada, o córtex cerebral, revestindo toda superfície do órgão. Nos órgãos do sistema nervoso segmentar não há o córtex como no suprasegmentar, e a substância cinzenta se localiza por dentro da substância branca em forma de H, como ocorre na medula. 
9) Descreva as vértebras da coluna vertebral nos segmentos cervical, torácico, lombar e sacral. Cite as diferenças estruturais dos acidentes ósseos vertebrais. 
Cervicais: são 7 unidades, possui corpo pequeno e processo espinhoso bífido (clivado em dois) e forames transversos (passagem de veias e artérias vertebrais) 
Torácicas: são um total de 12 vértebra. Não apresenta processo espinhoso bifurcado, mas descendente e pontiagudo e se articulas com as costelas.
Lombares: são 5 vértebras seus corpos vertebrais são maiores, processo espinhoso não é bifurcado, além de estar disposto em posição horizontal. Apresenta forame vertebral em forma triangular. Não apresenta forame no processo transverso. 
Sacro: é a fusão de cinco vértebras e apresenta quatro faces, duas laterais, uma anterior e outra posterior.
Coccix: Parte mais inferior da coluna é composta por quatro vértebras. 
10) Quais são as estruturas articulares que estabilizam as vértebras para impedir o pinçamento da medula espinhal e raízes espinhais? 
Discos intervertebrais, confere rigidez e flexibilidade à coluna. 
11) Descreva a medula espinal macroscopicamente, seus segmentos e dermátomos.
A medula espinhal possui um canal central envolto de uma substância cinzenta em forma de H e outra branca ao redor. Além disso, é recoberta por três camadas: Dura Mater (externa), aracnóide e Pia Mater (mais interna), as quais compõe as meninges. Além do líquido cefalorraquidiano que fica entre a subaracnóide e a Pia Mater.
12) Como são formadas as raízes nervosas? Cite quantas são e classifique-as.
Existem 31 pares de nervos espinais que se formam da medula e abandonam a coluna vertebral a partir de forames vertebrais. Após a fusão das raízes ventral e dorsal, os nervo espinal se divide em dois ramos, um ventral e um dorsal. 
13) Quais são as intumescências da medula espinal? Cite as suas morfofuncionalidades.
Intrumescência são dilatações da medula. São duas, uma cervical e uma lombar. Elas correspondem a áreas que fazem conexão com grossas raízes nervosas, que formam o plexo braquial e lombodorsal, destinado à intervenção dos membros superiores e inferiores. 
14) Descreva os envoltórios da medula espinhal.
Membranas fibrosas, meninges: Dura Mater, Aracnóide e Pia Mater.
15) Descreva a anatomia interna da medula espinhal.
A medula espinha é composta por substância cinzenta em forma de borboleta se encontra centralmente e contém corpos celulares dos neurônios, ela é cercada por uma substância branca que contém principalmente fibras nervosas, como axônios. Possui um canal central contendo líquido cefalorraquidiano que corre no centro da medula espinhal cercado pela substância cinzenta.

Continue navegando