Buscar

relatório lucas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LUCAS LEONARDO DA SILVA FLORES
 FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES - FIAR
 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO E NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS INICIAIS, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E GESTÃO ESCOLAR.
VALE DO PARAÍSO/RO.
13
2020
FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES - FIAR
LUCAS LEONARDO DA SILVA FLORES
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO E NA
EDUCAÇÃO INFANTIL, NOS INICIAIS, NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E GESTÃO ESCOLAR.
Relatório de Estágio Supervisionado de Observação e Participação na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão escolar apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Integradas De Ariquemes - FIAR, como um requisito à obtenção de Conceito e Aprovação no Componente Curricular que corresponde ao mesmo nome do estágio.
Orientadora do Estágio: FIAR
Avaliação/ Nota:
Orientador (a) do estágio:
_______________________________ 
 FACULDADES INTEGRADAS ARIQUEMES 
 
VALE DO PARAÍSO/RO
2020
SUMÁRIO
1.Introdução..............................................................................................................	3
2. Apresentação........................................................................................................	5
2.1.Caracterização Institucional................................................................................5
3. Relatório de Estágio Supervisionado de Observação, Plananjamento e Regência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos ( Anos Iniciais).....................................................................................................................8
5.Planejamento da Educação de Jovens e Adultos (Anos Inicias) ........................10
6. Área do conhecimento........................................................................................10
6.1. Objetivos da aprendizagem.............................................................................	11
6.2. Conteúdos........................................................................................................11
6.3. Recursos..........................................................................................................11
6.4. Avaliação.........................................................................................................11
7. Considerações Finais.........................................................................................13
8.Referências Bibliográficas...................................................................................14
1.INTRODUÇÃO
	O mediante relatório de estágio da educação, sobre vários setores tem como objetivos de estar aprimorando a prática dentro sala de aula e do âmbito escolar. Dessa forma para propiciar através da participação sobre as situações reais de trabalho, que consegue envolve um quadrado de supervisores, estudantes e campo de estágio. Foi realizado no município do Vale Paraíso. O estágio é para podermos ter a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala, enquanto acadêmicos. O estágio ocorreu em alguns etapas como: no Centro de Educação Infantil Pequeno Paraíso, no período vespertino, uma creche, no PRÉ-II. Conforme isso o intuito do estágio é de estar proporcionando uma observação referente a prática que foi aprendido no curso de pedagogia. O saber teórico é de suma importância para ser colocado em prática e é adquirido na faculdade, mediante a isso agindo por etapas, dessa formar a seguir, de como deve trabalhar na educação infantil, nas séries dos anos iniciais, na educação de jovens e adultos e mediante a gestão escolar. O estágio é de grande importância para todos os formandos. A carga horária do estágio a ser cumprida é de 800 horas, essas horas foram divididas por alguns parâmetros exigidos, sendo: 200 horas para a educação infantil, 60 horas para observação, 40 horas planejamentos, 20 horas regências e 80 horas para o relatório.
A diante 200 horas aos anos iniciais, 60 horas de observação, 40 horas de planejamento, 20 horas de regências e 80 horas de relatório. 
A diante 100 horas de educação de jovens e adultos anos iniciais, 30 horas de observação, 30 horas de planejamento, 40 horas de relatório. 
A diante 300 horas para gestão escolar, as horas definem ás 800 horas.
	Este relatório de estágio supervisionado veio para proporcionar toda a aproximação da realidade para o profissional em modelos de situações diferenciadas na realidade do trabalho, que envolve todo o corpo discente, o docente e toda a equipe gestora da instituição de ensino, para poder ocorrer tudo dentro das normas e leis de diretrizes e base da educação, tem que haver um trabalho em equipe. 
	
	O estágio destaca-se como um componente curricular obrigatório, pois é exigido conforme as leis como: sendo as Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), dessa maneira ocorreu um processo que necessita estar sendo realizado, para estar demonstrado cada detalhe da maneira exigida pelo manual da faculdade, pois um formando sempre tem que obter a melhor conduta.
2. APRESENTAÇÃO
	O principal objetivo do presente relatório é de estar relatando toda a experiência que ocorreu durante o período de Estágio Supervisionado, o estágio ocorreu no ano letivo de 2019. A observação ocorreu na escola Turma da Mônica, passou a ser chamada Centro Educacional Maria Matilde.
2.1. Caracterização Institucional da Educação Infantil:
	Na Creche centro de Educação infantil Pequeno Paraíso, escola municipal encontra-se localizada na cidade do Vale do Paraíso-RO, na rua 13 de fevereiro, S/N, Setor 04. Telefone: (69) 3464-1284, CEP:76923-000. A Lei de criação é 367 de 13/02/92, na secretaria municipal da educação, cultura, esportes e turismo. Ato de autorização de funcionamento res. N° 817/10 e parecer n °:060/10 CEE/RO DE 29-11-10.
	A creche atualmente oferta para a comunidade local, os níveis de Educação, sendo: para a Educação Infantil, como Creche, no PRÉ I, PRÉ II e AEE.
	A Creche foi fundada no dia 18 no do mês de dezembro de 1998, foi criada como a Creche Irmã Dulce, através da Lei 229, no dia 24 do mês de outubro do ano 2003, obteve a alteração novamente como a Creche Municipal Irmã Dulce, através da Lei 394 e no dia 12 do mês de outubro do ano 2004, de acordo com o 1° do Art. 3° da Resolução 037/2001, o Município pela Lei 430, muda a denominação da creche, como: Centro de Educação Infantil Pequeno Paraíso, sendo que o responsável por manter a creche é a Prefeitura Municipal.
	DIRETORIA EXECUTIVA E FINANCEIRA (FUNCIONÁRIOS):
 A Presidente: Maria Gorete Lima
 A Tesoureira: IngrydGrisolia Cypriano
 A Secretária: Vanessa Pereira Vilas Novas
 Os Docentes:15
 Os Agente de limpeza e conservação: 3
 Os Auxiliar de serviços gerais: 4
 O Agente de portaria e vigilância: 3
 
	Os horários de funcionamento da escola no período matutino é 06h:45min, indo até às 11h:15min. horário vespertino das 12h:45min até 17:00h.
	O centro de Educação Infantil Pequeno Paraíso, descrevendo o espaço físico, conforme os documentos da creche:
· 08 salas de aula;
· Brinquedoteca;
· Sala dos professores;
· 3 Banheiros (sendo dois para os alunos e um para todos os funcionários);
· 2 Banheiros dentro das salas do Maternal I e II;
· Cozinha;
· Despensa;
· Secretaria;
· Refeitório;
· Maternal I A, B e C;
· Maternal II A, B e C;
· PRÉ I A e B;
· PRÉ I C;
· PRÉ II A e B;
· Área aberta;
· Quadra de Esporte do Munícipio situada ao lado do centro.
.
	
Os equipamentos que são utilizados no centro são:
· 2 computadores, 
· 3 impressoras,
· 3 televisores, com entradas de pendrive, 
· HDMI, 
· Caixa de som, 
· 1 aparelho de som. 
 
 PRIORIZAÇÃO DAS NECESSIDADES
 
 A Contratação de um Supervisor;
 A Internet;
 
 
	A proposta metodológica teve a inspiração pedagógica por meio do autor Jean Piaget e através das
propostas de Maria Montessori. O PPE da creche é muito bem elaborado, e fundamentado. 
 
 Projetos da creche:
· Alimentação saudável;
· Bolsinha viajante;
· Cores e formas;
 Projetos a serem inseridos para campo de experiências:
· Quem sou eu e Identidade;
· Musica;
· Família na escola.
3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE OBSERVAÇÃO, PLANEJAMENTO E REGÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (ANOS INICIAS).
 Caracterização Institucional dos Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos (Anos iniciais):
	A Escola que ocorreu foi no Centro Educacional Prof. Maria Matilde, que antes tinha o nome de Centro Educacional Turma da Mônica, que foi criada pela Lei 231/30.12.1998 através da Lei 1071 de 5.10.2017 dessa forma passado a ser chamada de Centro Educacional Prof. Maria Matilde.
 O quadro de professores: 14 pedagogos em sala e 2 professores de Educação Física. A escola tem 820 metros quadrados de construção, ela é situada na rua primavera, n°4015, no setor 04. 
 A escola usa a filosofia como uma adaptação para todo o método tradicional. Do 1° ao 5° Ano, são 17 turmas com 182 alunos no horário vespertino.
 
 Horário: Parte matutino, das 07:00h às 09:00h e das 09h:15min às 11:00. Vespertino, das 13:00h ás 15:00h e das 15h:15min ás 17:00h.
	
	
 Estrutura física:
· Sala da AEE.
· Sala de Reforço.
· 8. Sala de Aula.
· Sala de direção.
· Sala da secretária.
· Sala de supervisão.
· Sala de Professores.
· Biblioteca.
· Sala de vídeo.
· Sala de Computação.
· 5. Banheiro- dois femininos para alunas e dois masculinos para alunos e um para funcionários.
 Quadro de funcionários:
· Diretor.
· Vice-diretora.
· Secretária.
· Supervisora.
· Professores.
· Auxiliar de serviços diversos.
· Guardas vigilantes.
· 36 funcionários.
 Projetos da escola:
 Música com professora ana.
Planejamento: 30 horas de 08 horas.
Nos dias: 01/07/2019, 02/07/2019, 03/07/2019
Apenas o dia 04/07/2019, sendo quatros horas.
 Leitura didática:5º ano do Educação de Jovens e Adultos (nos anos iniciais).
 Periodicidade: lúdico com a alfabetização.
 Priorizada: Alfabetização.
Dinâmica: brincadeiras que desperte a ajuda a leitura.
2 – Organização da sala de aula.
3- Estabelecimento de expectativas sobre o aprendizado do aluno. 
4- Conhecimentos. 
Sobre esta aula: contém 16 alunos em sala de aula. É uma proposta, para trabalhar a alfabetização, sendo feita através de aula com desenvolvimento do lúdico, os alunos participam da leitura e das atividades, que estão propostas.
Justificativa: Desperta o amor em aprender, já que o conhecimento se adquirir através de estudo.
 Referências sobre o assunto:
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996. SOARES, Magda. Alfabetização
Leitura: uma proposta para a sala de aula, em cima das necessidades.
6. Área do conhecimento
	O projeto desenvolvido para a turma do 5º Ano, foi sobre alfabetização. Voltadas para as escolas da cidade: Vale do Paraíso, conforme a Proposta Pedagógica.
6.1. Objetivos da aprendizagem
· Estimular a ter a alfabetização;       
· Trabalhar para o melhor;
· Realizar momentos que promovam o lúdico, junto com a alfabetização.
6.2. Conteúdos
	Os conteúdos desenvolvidos serão relacionados para a alfabetização.
6.3. Recursos
	Os mais diversos recursos foram utilizados no decorrer do desenvolvimento das atividades, são: 
· Tarefas imprimidas;
· Quadro;
· Livros.
6.4. Avaliação
	A avaliação prioriza ajuda as crianças, sobre a alfabetizalção.
Os processos de desenvolvimento e de aprendizagem envolvidos no brincar são também constitutivos do processo de apropriação de conhecimentos! A possibilidade de imaginar, de ultrapassar o já dado, de estabelecer novas relações, de inverter a ordem, de articular passado, presente e futuro potencializa nossas possibilidades de aprender sobre o mundo em que vivemos! (BORBA, 2007, p. 39).
	
A avaliação é realizada com toda a turma, tendo um processo de observação dos rendimentos dos alunos.
	
  
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
 Eu considero que minha experiência de estágio foi muito válida e extremamente enriquecedora. E durante este tempo pude aprender muita coisa que eu sempre tive curiosidade de saber, mas não tinha tempo para pesquisar.
	Sobre o estágio, sendo na educação infantil, nos anos iniciais, na educação de jovens e adultos (anos iniciais) e gestão escolar, diante disso sempre se aprimorando como acadêmica com qualidade para poder fornecer conhecimento para os alunos diante no processo de aprendizagem. 
 Conclui-se, que essa prática então serviu para colocar em prática todo conhecimento pedagógico, dando mais certeza parao acadêmico seguir em frente, como uma experiência prazerosa, pois acredito que contribui muito para mim no futuro como profissional.
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 8. ed. Petrópolis. RJ: Vozes, 2011. 
FORTUNA, Tânia Ramos. A importância de brincar na infância. In: HORN, Cláudia Inês et al. Pedagogia do brincar. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 13-44. 
FREIRE, Paulo; MACEDO, Donaldo. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
 KISHIMOTO, Tizuco Morchida. O brinquedo na educação: considerações históricas. Ideias, n. 7, p. 39-45,1994. 
MACEDO, Lino de; PETTY, Ana Lúcia S.; PASSOS, Norimar Christe. Aprender com jogos e situações- problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 
MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996. 
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2014. ______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n. 25, jan./abr. 2003. 
______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. 
VAL, Maria da Graça Costa. O que é ser alfabetizado e letrado? In: CARVALHO, Maria Angélica Freire de; MENDONÇA, Rosa Helena (Orgs.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando