Buscar

Revisão UERJ #2 (Oficial)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
INSTAGRAM
: plantaodomatematico
) (
Plantão do Matemático
) (
PÁG. 
1
)
Revisão do Plantão #2 - Edição UERJ
1) Considere um triângulo equilátero cuja medida do lado é 4cm. Um segundo triângulo equilátero é construído, unindo-se os pontos médios dos lados do triângulo original. Novamente, unindo-se os pontos médios dos lados do segundo triângulo, obtém-se um terceiro triângulo equilátero, e assim por diante, infinitas vezes. A soma dos perímetros da infinidade de triângulos formados na sequencia, incluindo o triângulo original, é igual a:
a) 16cm b) 18cm c) 20cm d) 24cm 
2) ) Leia com atenção a história em quadrinhos.
Considere que o leão da história acima tenha repetido o convite por várias semanas. Na primeira, convidou a Lana para sair 19 vezes; na segunda semana, convidou 23 vezes; na terceira, 27 vezes e assim sucessivamente, sempre aumentando em 4 unidades o número de convites feitos na semana anterior. Imediatamente após ter sido feito o último dos 492 convites, o número de semanas já decorridas desde o primeiro convite era igual a:
a) 10 b) 12 c) 14 d) 16
3) O álcool no sangue de um motorista alcançou o nível de 2 gramas por litros, logo depois dele ter bebido uma considerável quantidade de cachaça. Considere que nível decresce de acordo com a fórmula onde t é o tempo medido em horas a partir do momento em que o nível foi constatado. Marque nas opções abaixo, quanto tempo o motorista deverá esperar antes de dirigir seu veículo se o limite permitido de álcool no sangue para dirigir com segurança é de 0,8 gramas por litros:(use 
a)4/3 h b)1/3 h c)2/5 h d) 5/4 h
4) Observe as informações e responda:
 Inserindo-se 3 moedas, uma de cada vez, a probabilidade de que a máquina libere 3 bolas, sendo apenas duas delas brancas, é aproximadamente de:
a) 0,008 b) 0,025 c) 0,040 d) 0,072
6) Um recipiente cilíndrico de 60 cm de altura e base com 20 cm de raio está sobre uma superfície plana horizontal e contém água até a altura de 40 cm, conforme indicado na figura.
Imergindo-se totalmente um bloco cúbico no recipiente, o nível da água sobe 25%. Considerando π = 3, a medida, em cm, da aresta do cubo colocado na água é igual a :
a) b) c) d)
7) O esquema abaixo representa 
a vela da asa-delta, que consiste em dois triângulos isósceles ABC e ABD congruentes , com AC=AB=AD. A medida de AB corresponde ao comprimento da quilha. Quando esticada em um plano, essa vela forma um ângulo=2θ.
Suponha que, para planar, a relação ideal seja de 10 dm² de vela para cada 0,5 Kg de massa total. Considere, agora, uma asa-delta de 15Kg que planará com uma pessoa de 75Kg.
De acordo com a relação ideal, o comprimento da quilha, em metros, é igual à raiz quadrada de :
a) 9 cos θ b) 18 sen θ c) d) 
 (
Matemática com alegria e competência 
) (
Foco na excelência
.
 
)

Outros materiais