Buscar

Atividade de Pesquisa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Controle de Riscos
Aluno (a): CARLÇOS EDUARDO DE ASSIS ABREU
Data: 22 / 02 / 2021 
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade contém 08 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
Observação: Só será avaliada a questão que apresentar o seu respectivo desenvolvimento.
1) Observando seu cotidiano atual, em quais tipos de atividades podemos encontrar trabalhadores expostos as radiações não ionizantes?
A radiação é considerada não ionizante quanto não possui energia suficiente para ionizar, ou seja, não possuem energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos do meio por onde está se deslocando, mas, mesmo assim tem o poder de quebrar moléculas e ligações químicas. Convivemos com várias fontes atualmente. A mais famosa fonte de radiação não ionizante é o sol.
 – Micro-ondas e radiofrequências afetam o corpo principalmente com aumento da temperatura. Fonte: rádio e TV, forno de micro-ondas, etc.
– Infravermelha: Normalmente está presente em fontes locais de emissão de calor. A exposição é aumentada pela proximidade. Exemplo: fornos, fundições.
A radiação infravermelha é usada também para detectar a temperatura de objetos distantes. Vemos muito esse tipo de uso em filmes de ação onde o mocinho usa apetrechos tecnológicos para encontrar o vilão.
Radiações solares
Apesar dos raios do sol serem extremamente úteis para a manutenção da vida na terra e na manutenção direta do corpo humano ele gera alguns riscos que estamos descrevendo nesse capítulo.
O sol emite radiação UV, a radiação UV pode ser dividida em UVA, UVB e UVC. A atmosfera terrestre bloqueia a passagem da radiação UVC, esse tipo de radiação não chega á superfície terrestre.
Já as radiações UVA e UVB conseguem chegar à superfície terrestre.
Etc..
2) Observando seu cotidiano atual, em quais tipos de atividades podemos encontrar trabalhadores expostos aos riscos ergonômicos?
Qualquer risco envolvendo fatores biomecânicos e que possa causar desconforto ou afetar a saúde dos colaboradores é considerado um risco ergonômico. Isso inclui desde um trabalho realizado em uma posição inadequada, mobiliários inadequados, ausência ou uso incorreto de equipamentos e máquinas, até jornadas muito longas, monotonia e repetitividade nas atividades executadas, ou situações de alto nível de estresse mental. Diferente do que muitas pessoas pensam, para que haja risco ergonômico, não é preciso que o trabalho envolva riscos de acidentes graves.
1. Repetitividade de movimentos e ausência de pausas: provocam LER (Lesões por Esforço Repetitivo) e DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), a segunda maior causa de afastamento do trabalho no Brasil, atingindo principalmente profissionais na faixa etária de maior produtividade, entre 30 e 40 anos de idade, sendo mais comuns em bancários metalúrgicos e operadores de telemarketing.
2. Trabalho físico pesado, esforço físico, posturas incorretas e posições incômodas: provoca cansaço, dores musculares e fraqueza, além de doenças como hipertensão arterial, diabetes, úlceras, moléstias nervosas, alterações no sono, acidentes, problemas de coluna, etc.
3. Ritmo excessivo, jornada prolongada, controle rígido da produtividade, excesso de responsabilidade: provocam desconforto, cansaço, estresse, ansiedade, doenças no aparelho digestivo (gastrite, úlcera),dores musculares, fraqueza, alterações no sono e na vida social (com reflexos na saúde e no comportamento), hipertensão arterial, taquicardia, cardiopatias (angina, infarto), diabetes, asmas, doenças nervosas, tensão, medo, ansiedade e comportamentos estereotipados.
3) Em sua opinião, qual a importância de se obter o olhar prevencionista nos dias de hoje? Ele serve apenas para o ambiente profissional?
A importância da segurança no trabalho deve ser valorizada todos os dias pelas empresas e seus colaboradores devido sua relevância e deve ainda ser praticada por todos aqueles que amam seu principal patrimônio: a própria saúde! Cada vez mais as empresas vêm adotando e implementando as práticas de segurança no trabalho, o que é uma excelente notícia tendo em vista que os índices de acidentes de trabalho são grandes ainda hoje. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 5 mil pessoas morrem por dia em consequência a acidentes ocorridos no ambiente de trabalho. Com foco principal em garantir a segurança e prevenir doenças e acidentes de trabalho, toda empresa deve contar com uma equipe de profissionais em segurança do trabalho e, nesse artigo, você entenderá melhor qual a importância da segurança no trabalho e as vantagens que essa prevenção traz para as empresas não só financeiramente falando, mas também pensando na questão social.
É dessa forma que a segurança no trabalho deve ser encarada, como um investimento no material humano das empresas. Quando a prevenção ao acidente se torna prioridade, o ambiente fica mais leve, as pessoas se sentem mais motivadas e valorizadas aumentando sua produtividade, além da segurança, que é fundamental em todos os segmentos.
4) Com base nos assuntos abordados neste capítulo, procure em sua vida cotidiana (profissional ou familiar) situações envolvendo os riscos físicos e ergonômicos. Descreva, a seguir, as respectivas medidas de proteção de cada risco abordado.
Os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho são responsáveis pela maior parte das doenças ocupacionais. Muitas vezes, o colaborador permanece horas sentadas realizando as mesmas atividades. Essa monotonia, somada ao sedentarismo e à alimentação desregrada tão comum hoje em dia, comprometem o bem-estar físico e mental do funcionário. 
Quando a saúde do colaborador começa a falhar, ele se sente desmotivado e precisa se afastar do ambiente corporativo para buscar tratamento. Assim, oferecer um ambiente de trabalho adequado, com menos risco ergonômico, é essencial para garantir a produtividade da empresa. Pensando nisso, desenvolvemos este post repleto de informações e dicas úteis sobre o assunto. A seguir, falaremos sobre a importância dos programas de saúde nas empresas, os principais riscos no espaço laboral e os benefícios da ergonomia no local de trabalho.
5) Você possui produtos químicos em casa? Sabe dos riscos, de suas características e que medidas de emergência devem ser seguidas em caso de intoxicação? Faça um relatório a respeito do tema, mas tomando as seguintes medidas de prevenção:
a) não abra o vidro e guarde fora do alcance de crianças e animais domésticos;
b) se não conhece o produto, peça orientação primeiro ao professor ou a um profissional em Segurança e Medicina do Trabalho;
c) prefira vidros ou embalagens vazios para o exercício. A finalidade é estudar apenas o seu rótulo. 
A intoxicação foi a quinta maior causa de mortes por acidentes entre crianças de 0 a 14 anos em 2014 no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados pela ONG Criança Segura. Entre as 93 mortes por intoxicação, 33 foram relacionadas à exposição a álcool, solventes, gases, pesticidas e outras substâncias químicas nocivas.
· Os produtos devem ser mantidos na embalagem original. Transferir os produtos para outras embalagens, como garrafas PET, pode confundir as pessoas;
· Produtos de limpeza e higiene, venenos e medicamentos devem ser guardados em locais altos, longe do acesso das crianças, de preferência trancados em um armário;
· No caso de armários e gavetas que não possuem tranca, é possível comprar travas especiais em lojas de produtos infantis;
· É importante prestar atenção no local onde os produtos são deixados enquanto estão em uso
· Não é recomendado misturar produtos químicos ou de limpeza; a mistura pode ser ainda mais tóxica do que o produto original.
6) Os equipamentos que você possui em casa (computador, televisão, geladeiraetc.) estão em conformidade com a questão de segurança na utilização de segurança? Faça um levantamento e verifique quais cuidados preventivos e o que pode melhorar na prevenção de choques elétricos e curtos-circuitos. 
Choques elétricos são acidentes que podem ser facilmente evitados e que muitas vezes dependem apenas de medidas simples de segurança, que contribuem para a redução desse risco tanto em nossas casas, como no trabalho e até mesmo na rua. Mesmo parecendo incomum em nosso dia a dia, o número de internações e mortes causadas por choques elétricos é significativo. Esse tipo de acidente pode acontecer com qualquer pessoa, dentro ou fora de casa, por isso é importante saber e colocar em práticas medidas de segurança que possam proteger você e as pessoas ao seu redor Essa é uma das principais medidas para evitar acidentes que possam resultar em choques elétricos. Mantenha sempre os aparelhos elétricos afastados da água. Isso vale para pias, banheiras, chuveiro, piscinas e por aí vai. Evite também manusear os aparelhos com o corpo molhado. Não utilize também ferramentas elétricas ao ar livre em condições de umidade. Caso você deixe cair acidentalmente um equipamento na água enquanto está conectado, não tente recuperar ou desconectá-lo. 
O correto nessa situação é sair do local – se tiver crianças com você neste momento, não as deixe sozinhas para que fiquem tentadas a tocar no aparelho ou na água e desligar o disjuntor. Com o seu circuito elétrico desligado, você pode desligar o equipamento com segurança e remover da água. Antes de tentar usar novamente, é recomendado esperar secar totalmente e levar ao eletricista para testar se é possível usar novamente.
7) Defina o que é GLP, a sua composição e suas principais medidas de controle?
GLP é a sigla utilizada para representar o gás liquefeito de petróleo, uma mistura gasosa muito utilizada como combustível para produzir o aquecimento de alimentos em fogões. 
O uso do GLP como combustível foi proposto em 1911 e, desde então, não foi mais substituído. Sua utilização foi viabilizada porque sua queima não produz quantidade grande de gases tóxicos e poluentes, como os óxidos de nitrogênio, enxofre e carbono, além de ser um combustível que produz uma boa quantidade de calor. 
Todas as recomendações de armazenamento, manuseio e utilização segura do GLP estão contidas na correspondente Ficha de Informação de Segurança do Produto Químico (FISPQ). Para efeito de transporte, o GLP tem o número de identificação 1075 (gás liquefeito de petróleo), conforme classificação da ONU, adotada pelo Ministério dos Transportes. Sendo considerada como carga perigosa, as pessoas envolvidas com seu transporte devem estar devidamente treinadas e capacitadas para realizar tais operações.
8) Faça um levantamento dos materiais combustíveis presentes em seu trabalho ou escola e verifique se os extintores disponíveis estão de acordo com a classe de incêndio. Em caso negativo, escreva um parecer no máximo de 10 linhas, sempre propondo soluções.
Incêndios podem ser definidos como a presença de fogo em local não desejado. São capazes de provocar, além de prejuízos materiais, quedas, queimaduras e intoxicações por fumaça. 
O fogo, por sua vez, é resultante de uma reação química em cadeia, e para que esta reação ocorra são necessários: 
•Material oxidável (combustível);
• Material oxidante (comburente); 
•Fonte de ignição (energia) e 
•Reação em cadeia. 
- Combustível é o material oxidável (sólido, líquido ou gasoso) capaz de reagir com o comburente numa reação de combustão; 
- Comburente é o material gasoso (em geral o oxigênio) que pode reagir com um combustível, produzindo assim a combustão; 
- Ignição é o agente que dá o início do processo de combustão, é a energia mínima inicial necessária introduzida na mistura combustível/comburente; 
- Reação em cadeia é o processo de sustentabilidade da combustão, pela presença de radicais livres que são formados durante o processo de queima do combustível. 
É de extrema importância conhecer e identificar bem o incêndio que se vai combater, antes de escolher o agente extintor (equipamento de combate ao fogo). Um erro na escolha de um extintor pode tornar inútil o esforço de combater as chamas, podendo até piorar a situação: aumentar ou espalhar ainda mais as chamas, ou criar novas causas de fogo (curtos-circuitos). 
Os principais tipos de extintores são os seguintes: 
1. Extintor H 2O: água na forma líquida (jato ou neblina); 
2. Extintor à base de Espuma: espuma mecânica; 
3. Extintor de Gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), Nitrogênio, Vapor d´água; 
4. Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.
Atividade de Pesquisa: Controle de Riscos

Continue navegando