Buscar

administracao da producao objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	Karin Espindola (1173609)
	
	Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637269) ( peso.:3,00)
	Prova:
	17871207
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A necessidade de as organizações fazerem parte dos mercados globalizados, estarem constantemente na busca pelas melhores tecnologias mesmo inseridas em um ambiente de incertezas, tendem a desenvolver ferramentas que busquem alcançar os objetivos organizacionais. Os gestores devem adotar os princípios básicos para garantir a competitividade como: planejamento, execução, controle, organização, liderança e direção. Com a utilização desses princípios, a organização poderá obter sucesso. Uma organização alinhada aos seus princípios básicos toma a decisão de implantar o sistema trade-off, buscando uma melhor competitividade no mercado com relação aos seus concorrentes. Sobre os critérios do trade-off, analise as sentenças a seguir:
I- Ter procedimento de sustentabilidade como diferencial no mix de mercado na escolha da empresa, classificada como qualificadores.
II- Quando o cliente não tem interesse de saber qual fornecedor está recebendo, o produto é considerado como indiferente e seu retorno é baixo, considerando o retorno da qualidade.
III- Quando oferecer aos seus clientes opções de pedidos ou fornecimento de um produto na forma em comodato e/ou ainda em consignação, faz com que esse cliente fique aliviado, pois caso não conseguir vender o produto poderá devolver e assim não arcar com despesas.
IV- Quando um cliente tem a necessidade de saber qual o procedimento de um produto, principalmente os tangíveis são considerados qualificadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Em qualquer empresa de produção ou de serviços, muitas atividades que são realizadas não criam valores, mas fazem uso de recursos para que os produtos sejam produzidos ou os serviços executados. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Estoque são os itens parados em diversos pontos da operação.
(    ) Transporte é o recurso produtivo parado aguardando algo.
(    ) Tempo de espera são as falhas nos projetos de produtos e processos.
(    ) Processo são as movimentações excessivas de materiais.
(    ) Superprodução é produzir mais do que o necessário ao processo seguinte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V - F.
	 b)
	F - V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - V.
	3.
	A vantagem competitiva é uma vantagem que uma empresa tem em relação aos seus concorrentes. Oferecendo o melhor produto ou serviço ao mais baixo preço poderá ser uma forma de ganhar vantagem à concorrência. Para atingir sucesso e tornar-se mais sustentáveis, as empresas deverão ir ao encontro daquilo que o público necessita, mas que ainda não está devidamente explorado, ou seja, os nichos do mercado. A empresa tem necessidade de adquirir recursos necessários à implementação da vantagem competitiva; se não tiver esta capacidade, poderá condenar a vantagem competitiva, ou seja, fará com que se gastem recursos na tentativa de desenvolvê-la. Outra vantagem competitiva é a necessidade de ser sustentável, pois, se não o for ao longo do tempo, poderá ser copiada pelas empresas concorrentes. Assim como uma empresa luta para conseguir vantagens competitivas, as demais concorrentes têm de fazer o mesmo. Contudo, algumas empresas perdem as suas vantagens competitivas, sendo, por isso, responsabilidade do gestor da empresa encontrar uma solução para resolver este problema. Para obter as vantagens competitivas, são necessárias algumas funções. Sobre essas funções, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualidade.
(    ) Simultaneidade.
(    ) Custo.
(    ) Velocidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	As abelhas são insetos sociais, vivendo em colônias organizadas, nas quais os indivíduos se dividem em castas, possuindo funções bem definidas, que são executadas visando sempre à sobrevivência e manutenção do enxame. Numa colônia, em condições normais, existe uma rainha, cerca de 5.000 a 100.000 operárias e de 0 a 400 zangões. Para que essa colônia funcione normalmente, o ninho é proposto em um local onde os alimentos não fiquem muito longe para o enxame buscar e alimentar toda a população e também a uma altura para que seus predadores não as alcancem. Voltando para a localização de uma organização, que não é muito diferente do enxame das abelhas, quando não é planejada, podem ocorrer diversos problemas, e um deles é a falta da matéria-prima para o seu produto, podendo tornar os custos elevados por falta de algumas condições essenciais para o seu funcionamento. Diante desse fato, há dois grupos de fatores que possuem uma grande influência para a decisão referente à localização da operação. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Custos da mão de obra e da terra, por exemplo, referem-se aos fatores do lado da procura.
(    ) Os dois grupos que exercem influência sobre a decisão de uma operação se chamam: fatores do lado da demanda e fatores do lado da procura.
(    ) Custos da energia e de transporte, por exemplo, referem-se aos fatores do lado do fornecimento.
(    ) Habilidades da mão de obra referem-se aos fatores do lado da demanda.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	5.
	Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão passou a ter um enorme crescimento industrial e tecnológico. Para que isso fosse possível, utilizou-se o ciclo PDCA (Plan = Planejar, Do = Fazer, Check = Controlar e monitorar e Action = Implantar). Deming, um engenheiro americano, foi o grande estrategista e responsável pelas grandes mudanças realizadas no Japão. Com o passar dos anos, foi-se aprimorando o que chamamos hoje de Os 14 pontos de Deming. Sobre os pontos desenvolvidos por Deming, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não aceitar atrasos devido a erros, insumos e acabamentos defeituosos.
(    ) Criar planos de melhoria contínua.
(    ) Estabelecer metas para a mão de obra.
(    ) Acrescentar na estratégia da organização treinamentos para os usuários.
(    ) Deixar claro pela gestão gerencial o compromisso com a qualidade e a produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V - F.
	6.
	Todo empreendedor que sonha grande quer sua empresa em uma melhora contínua. No entanto, como ter êxito nessa busca incessante pela excelência se não se tem parâmetros, se não se tem referências do que é a perfeição? Como chegar ao Éden se não se sabe o caminho? A verdade é que a grama do vizinho é sempre mais verde em algum ponto. Para que isso ocorra, é necessário mirar permanentemente o "estado de arte" na gestão, buscando as melhores práticas do mercado e ganhando sempre maior poder competitivo. Uma das mais relevantes estratégias é aumentar a eficiência da organização. Em tradução livre, pode ser traduzido como "ponto de referência", ou seja, é necessário um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade
gerencial ou operacional. A empresa deverá estar encorajada a pensar muito além de suas limitações, a buscarem fatores-chave que aumentem espontaneamente a sua competitividade. É importante ressaltar que não se trata de uma simples imitação, mas da capacidade em enxergar as melhores práticas e adequá-las às peculiaridades de sua companhia. Se você tem uma padaria rústica e baixos resultados, mas sabe que no bairro vizinho existe uma concorrente cheia de glamour, com filas quilométricas a qualquer hora do dia e resultados robustos, você deverá buscar entender os métodos utilizados por ela e incorporá-los a sua padaria. Com base no exposto, estamos tratando de:
FONTE: Adaptado de: <http://www.sobreadministracao.com/>. Acesso em: 19 jun. 2018.
	 a)
	Benchmarking.
	 b)
	Stakeholders.
	 c)
	Comakership.
	 d)
	Empowerment.
	7.
	O Planejamento e Controle de Produção - PCP - tem uma função bem específica na organização. Para que aconteça a fabricação de um produto, existe uma sequência que deve ser seguida para que o fluxo produtivo tenha uma continuidade sem interrupções. Sobre a sequência que o setor de PCP deverá seguir na produção de um produto, analise as sentenças a seguir:
I- Carregamento, sequenciamento, programação, monitoramento/controle.
II- Sequenciamento, programação, monitoramento/controle e carregamento.
III- Programação, monitoramento/controle, carregamento e sequenciamento.
IV- Carregamento, sequenciamento, programação e planejamento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints) é baseada no livro do israelense Eliyahu Goldratt "A Meta", publicado em 1984 e que revolucionou o pensamento gerencial mundial, apresentando ao mundo um proposta para um processo de melhoria contínua, sendo assim estudada, discutida, expandida e aplicada em inúmeros contextos. Desde o chão da fábrica, logística, marketing, vendas, contabilidade, desenvolvimento de software, gestão de projetos, hospitais, educação, psicanálise, vida pessoal e muito mais, com seus resultados rápidos encanta seus praticantes, tanto organizações quanto indivíduos. No que tange aos objetivos básicos da Teoria das Restrições, analise as sentenças a seguir:
I- Tornar os produtos vendáveis; reduzir estoques; reduzir despesas operacionais.
II- Projetando bem; baixando custos com uso de matérias-primas mais simples.
III- Comprando menos para reduzir despesas; criando estoque para atendimento rápido dos pedidos.
IV- Utilizar todos os recursos no máximo de sua capacidade para baixar custos fixos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	9.
	Da mesma forma que você organiza os móveis na sua casa, nas empresas não foge a regra, pois, para que a produção tenha um fluxo contínuo, as máquinas e as pessoas devem estar organizadas. O planejamento de métodos e processos é necessário através das mudanças de layout (arranjo físico). Sobre a melhoria das mudanças de layout, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A nova distribuição afetará a produtividade.
(    ) A mudança do arranjo físico pode necessitar de recursos financeiros elevados.
(    ) Será necessário um maior número de pessoas no processo.
(    ) Haverá excesso de insumos com a mudança do arranjo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Imagine que haja um vazamento de água no escritório da diretoria. O primeiro funcionário, imediatamente, corre atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água do ambiente. Ele foi eficiente, pois fez de maneira certa o que deveria ser feito. Pouco tempo depois, o vazamento volta a alagar a sala, e o nosso funcionário volta a correr atrás de um pano, de um balde e de um rodo para retirar toda a água. Essa é a típica descrição de um enxugador de gelo eficiente. Por outro lado, o segundo funcionário procurou observar toda a sala e tentar encontrar a origem para o surgimento de tanta água, concluiu que vinha exclusivamente do banheiro instalado dentro da sala. Uma vez lá dentro, percebeu que a torneira estava aberta e simplesmente a desligou, eliminando todo o problema de vazamento. Este funcionário foi eficaz, pois fez o que era certo fazer para solucionar o caso. Ele pensou antes de executar. Sobre a eficiência e a eficácia no modelo de uma indústria de produção, analise as sentenças a seguir:
I- O retorno financeiro obtido com o que foi produzido.
II- O bom uso da mão de obra empregada na atividade produtiva.
III- O quanto daquilo que se esperava produzir realmente foi produzido e com qualidade.
IV- A competência do gestor da produção, tomando decisões acertadas dos produtos produzidos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: <http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/entenda-a-diferenca-entre-eficiencia-e-eficacia-de-uma-vez-por-todas/81934/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	11.
	(ENADE, 2017) O planejamento do arranjo físico (layout) de uma planta de produção requer tomada de decisões sobre a forma como os centros de trabalho estarão dispostos nessa planta. Tal planejamento objetiva o fluxo de pessoas ou de materiais por meio do sistema para que se torne mais adequado. Os tipos tradicionais de arranjo físico são: arranjo físico por produto, arranjo físico por processo e arranjo físico de posição fixa. A partir das informações apresentadas no texto, assinale a opção CORRETA em relação ao arranjo físico de uma planta produtiva:
FONTE: CORREA, H. L. CORREA, C. A. Administração da produção e de operações: manufaturas e serviços - uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2012 (adaptado).
	 a)
	A fabricação de navios consiste em exemplo de sistema de produção por bateladas.
	 b)
	A montagem de veículos é um exemplo de sistema de produção em que se utiliza o arranjo físico por processo.
	 c)
	O arranjo físico de posição fixa corresponde ao sistema de produção por lotes e encomendas.
	 d)
	No sistema de produção por projeto, o produto é o único e a capacidade de produção é limitada, porque se baseada no lote unitário.
	12.
	(ENADE, 2015) Sistemas de Informação Gerencial (SIG) fornecem as informações necessárias para gerenciar a eficácia das organizações. Nesse sentido, gerenciar o volume de informações produzidas pelas organizações é um dos assuntos mais importantes nas operações de
planejamento e controle. Portanto, é importante que todas as informações relevantes que estão dispersas na organização sejam reunidas.
Considerando as ideias do texto, analise a seguinte situação hipotética.
Uma empresa familiar que produz equipamentos agrícolas está planejando ampliar sua linha de produtos. Hoje, os controles operacionais da empresa são manuais e não há integração entre os departamentos. O proprietário da empresa acredita
que a implantação de recursos tecnológicos poderá propiciar sucesso na expansão pretendida.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A implantação de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) por essa empresa tornará as operações mais eficientes e mais rápidas facilitando o planejamento, o controle e a tomada de decisão.
PORQUE
II. O programa ERP proporciona a integração dos departamentos, possibilitando automação e armazenagem de informações
de negócios.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	As asserções I e II são
proposições verdadeiras, e II não é uma justificativa correta da I.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Anexos:
Imagem questão enade 13 Administração
Prova finalizada com 11 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário
Pressione o

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais