Buscar

Diagnóstico clinico de Hipertireoidismo

Prévia do material em texto

Diagnóstico clinico de Hipertireoidismo
 O hipertireoidismo é caracterizado pelo aumento da síntese e liberação dos hormônios tireoidianos pela glândula tireoide.
O diagnóstico clínico do hipertireoidismo, geralmente, não oferece dificuldade e a confirmação diagnóstica deverá ser feita com as dosagens das concentrações séricas de TSH e hormônios tireoidianos. 
A pessoa fica em jejum por cerca de quatro horas no caso da medição do TSH e, no mínimo, por três horas para o T4. Depois, o técnico colhe uma amostra de sangue e envia para análise no laboratório.
Os resultados
O laboratório quantifica os hormônios presentes na amostra e, no laudo, o resultado vem junto com valores referência de normalidade para comparação.
TSH – 0,45 a 4,5 mUI/L
T4 Livre – 0,6 a 1,3 ng/dL
Valores abaixo ou acima desses podem indicar problemas.
Diagnóstico através de Ultrassom
Um ultrassom da tireóide é um método de imagem usado para observa-se a tireóide - uma glândula localizada na parte anterior do pescoço, e que regula o metabolismo.
Ele emite ondas sonoras. As ondas sonoras atravessam o corpo e ricocheteiam na área a ser estudada (no caso, a glândula tireóide). Um computador analisa o padrão que o som das ondas cria quando são refletidas, e cria uma imagem bidimensional na tela.
Um ultrassom da tireóide é feito geralmente quando existe um crescimento anormal desta glândula. O exame pode ajudar no diagnóstico diferencial entre uma cavidade contendo líquido (cisto) e tecido anormal que pode ou não pode ser cancerígeno (um tumor).
Fonte: NIH _ Medline Plus
Fonte: Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.
AL Maia, RS Scheffel, ELS Meyer, GMFS Mazeto… - 2013 - repositorio.ufba.br

Continue navegando