Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os tributos podem ser classificados em cumulativos e não cumulativos, conforme a sua natureza constitucional (CF art. 154, I).
Segundo essa classificação, podemos afirmar que:
a. Os tributos cumulativos são aqueles que geram crédito nas aquisições, que podem ser compensados no momento do pagamento dos débitos.
b. Os tributos não cumulativos são aqueles que não geram créditos nas aquisições, que podem ser compensados no momento do pagamento dos débitos.
c. Os tributos cumulativos são aqueles que se tornam custos no momento da aquisição.
d. Os tributos não cumulativos são aqueles que se tornam custos no momento da aquisição.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Para formar o preço de venda, é necessário considerar alguns elementos: custo, impostos e lucro. Conhecer esses elementos é fundamental para o planejamento tributário.
O que você considera correto afirmar?
I – Custo é todo e qualquer material (insumos) ou esforço (mão de obra) utilizado na produção e é calculado conforme um sistema denominado “método de custeio”.
II – Lucro é um valor adicionado pelo vendedor, normalmente em percentual, que visa adquirir remuneração pelo capital aplicado no empreendimento.
III – Impostos é a denominação popular de todos os tributos cobrados nas transações comerciais realizadas pela empresa e que são estipulados pelas leis fiscais.
IV – No preço de venda são considerados elementos como: custo, lucro e impostos, isto é, apesar de poderem ser calculados separadamente, todos os elementos fazem parte do preço de venda, exceto os impostos extrínsecos.
V – Quando o valor do imposto, encontrado por meio da aplicação da alíquota sobre o preço, já está incluído no preço de venda, dizemos que é denominado imposto intrínseco.
a. Apenas as afirmativas II, III e IV estão incorretas.
b. Todas as afirmativas acima estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A legislação tributária permite a criação de um sistema de cobrança denominado substituição tributária, incidente sobre as operações com ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Com base nessa assertiva, é correto afirmar que:
a. A substituição tributária é inconstitucional e não deveria ser cobrada.
b. A substituição tributária é uma norma legítima que é estabelecida por cada Estado brasileiro, permitida pela legislação tributária e pode ser cobrada normalmente.
c. A substituição tributária só pode ser realizada entre uma empresa que vende e outra que compra, não podendo se estender para outras dimensões.
d. A substituição tributária pode ser cobrada, também, sobre a incidência do IPI, no âmbito do Estado que a instituiu.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O Código Tributário Nacional estabelece apenas três espécies de tributos: impostos, taxas e contribuição de melhoria. Contudo, além desses tipos, a Constituição Federal prevê a criação de outros tributos, como Empréstimo Compulsório e Contribuições Sociais.
Com base nessa assertiva, é possível, então, afirmar:
a. A Constituição Federal permite a criação de outros tributos além dos existentes, alguns como contribuições sociais, além do empréstimo compulsório.
b. A Constituição Federal não permite a criação de outros tributos além dos existentes, alguns como contribuições sociais, além do empréstimo compulsório.
c. Os tributos criados com a permissão da Constituição Federal são inconstitucionais, porque não estão previstos no Código Tributário Nacional, que somente prevê três espécies de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.
d. O empréstimo compulsório é o único tributo que pode ser criado sem previsão no Código Tributário Nacional, porque tem motivações em calamidade pública, guerra externa etc.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Considerando a técnica de cálculo do ponto de equilíbrio, é possível afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I – Ponto de equilíbrio é a mesma coisa que “margem de contribuição”.
II – Ponto de equilíbrio é o resultado da divisão do valor das despesas fixas pelo percentual da margem de contribuição.
III – Ponto de equilíbrio pode ser considerado contábil, econômico e financeiro.
IV – Ponto de equilíbrio econômico leva em conta o que poderia ser ganho com a aplicação do valor do capital no mercado financeiro.
V – Ponto de equilíbrio só pode ser apresentado em valor, nunca em quantidade de unidades a serem vendidas.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III, e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Sobre a preocupação das empresas com o planejamento tributário, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de respostas:
( ) – As empresas não precisam se preocupar com a carga tributária, pois esta é paga pelo consumidor final dos produtos vendidos ou comercializados.
( ) – Os impostos que mais interessam para o planejamento tributário das empresas são aqueles mais pertinentes às operações comerciais da empresa, como ICMS, IPI, PIS, COFINS etc., além do Imposto de Renda, INSS e Contribuição sobre o Lucro.
( ) – A preocupação da empresa com o planejamento tributário faz sentido principalmente porque deve considerar a competência da concorrência do mercado.
( ) – O IPI, por ser um imposto extrínseco, não tem muita importância para o planejamento tributário das empresas.
( ) – O ICMS é o único tributo que interessa para o planejamento tributário das empresas, já que é um imposto que incide sobre todas as operações comerciais.
a. F, V, V, F, F.
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. F, F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Considerando a Lei das Sociedades por Ações (Lei n. 6.404/76) e suas alterações até o momento, quanto às Demonstrações Financeiras, é possível afirmar, com certeza:
Assinale a alternativa correta:
I – O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações financeiras exigidas por lei.
II – Com o advento da Lei n. 12.973/2014, não há mais necessidade de publicar a Demonstração de Resultados do Exercício, pois o próprio SPED já a terá.
III – A Demonstração do Lucro Real, apurada no LALUR, é uma das demonstrações financeiras exigida por lei e deve ser publicada conjuntamente com o Balanço.
IV – Com o Advento da Lei n. 12.973/2014, não há mais necessidade de publicação do Balanço Patrimonial, por ocasião das operações de fusão, cisão e incorporação de empresas.
V – A publicação das Demonstrações Financeiras é uma obrigação instituída pela Lei das Sociedades Anônimas e deve ser obedecida pela empresa.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Os tributos podem ser classificados em intrínsecos e extrínsecos, conforme façam parte ou não de sua própria base de cálculo.
Assim:
a. A classificação em intrínseco e extrínseco não tem qualquer aplicação para o Planejamento Tributário, podendo ser desconsiderada a sua análise.
b. A classificação em intrínseco e extrínseco não tem qualquer aplicação concreta para o Planejamento Tributário, mas não podemos desconsiderar a sua análise até mesmo para cobrar uma reforma tributária de nossos governantes.
c. Os tributos classificados como intrínsecos não pesam na carga tributária, porque já fazem parte da base de cálculo e, por isso, não aumenta o preço do produto.
d. Os tributos classificados com extrínsecos têm maior peso na carga tributária, porque aumentam o valor da nota fiscal, aumentando, em consequência, a carga tributária.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Sobre o processo legislativo brasileiro, assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, para as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(  ) – A Câmara Municipal é a casa legislativa de cada município brasileiro e pode ser composta por um número de vereadores que vai de 9 a 55, segundo o art. 29 da Constituição Federal, mas que pode ter número menor do que o permitido, caso pretenda, já que o município tem autonomia legislativa para reduzir, não podendo ultrapassar o limite.
(  ) – A Assembleia Legislativa é a casa de leis de cada Estado brasileiro e o número de componentes é determinado por meio da multiplicação do número de Deputados Federais que o Estado possui na Câmara Federal por três, até o número de doze, perfazendo trinta e seis. Se o número de Deputados Federais passar de doze, cada um dos excedentes corresponderá a mais um Deputado Estadual na Assembleia.
(  ) – A Câmara dos Deputados e o Senado Federal compõem o Congresso Nacional.
(  ) – As casas legislativas não têm poder para legislar, pois, se o Poder Executivo quiser, pode vetar as leis aprovadas no momento da sanção e a casa de lei terá que aceitar o veto.
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, V, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os tributos podem ser classificados em cumulativos e não cumulativos, conforme a sua natureza constitucional (CF art. 154, I).
Segundo essa classificação, podemos afirmar que:
a. Os tributos cumulativos são aqueles que geram crédito nas aquisições, que podem ser compensados no momento do pagamento dos débitos.
b. Os tributos não cumulativos são aqueles que não geram créditos nas aquisições, que podem ser compensados no momento do pagamento dos débitos.
c. Os tributos cumulativos são aqueles que se tornam custos no momento da aquisição.
d. Os tributos não cumulativos são aqueles que se tornam custos no momento da aquisição.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Para formar o preço de venda, é necessário considerar alguns elementos: custo, impostos e lucro. Conhecer esses elementos é fundamental para o planejamento tributário.
O que você considera correto afirmar?
I – Custo é todo e qualquer material (insumos) ou esforço (mão de obra) utilizado na produção e é calculado conforme um sistema denominado “método de custeio”.
II – Lucro é um valor adicionado pelo vendedor, normalmente em percentual, que visa adquirir remuneração pelo capital aplicado no empreendimento.
III – Impostos é a denominação popular de todos os tributos cobrados nas transações comerciais realizadas pela empresa e que são estipulados pelas leis fiscais.
IV – No preço de venda são considerados elementos como: custo, lucro e impostos, isto é, apesar de poderem ser calculados separadamente, todos os elementos fazem parte do preço de venda, exceto os impostos extrínsecos.
V – Quando o valor do imposto, encontrado por meio da aplicação da alíquota sobre o preço, já está incluído no preço de venda, dizemos que é denominado imposto intrínseco.
a. Apenas as afirmativas II, III e IV estão incorretas.
b. Todas as afirmativas acima estão corretas.
c. Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas III, IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

A legislação tributária permite a criação de um sistema de cobrança denominado substituição tributária, incidente sobre as operações com ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Com base nessa assertiva, é correto afirmar que:
a. A substituição tributária é inconstitucional e não deveria ser cobrada.
b. A substituição tributária é uma norma legítima que é estabelecida por cada Estado brasileiro, permitida pela legislação tributária e pode ser cobrada normalmente.
c. A substituição tributária só pode ser realizada entre uma empresa que vende e outra que compra, não podendo se estender para outras dimensões.
d. A substituição tributária pode ser cobrada, também, sobre a incidência do IPI, no âmbito do Estado que a instituiu.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

O Código Tributário Nacional estabelece apenas três espécies de tributos: impostos, taxas e contribuição de melhoria. Contudo, além desses tipos, a Constituição Federal prevê a criação de outros tributos, como Empréstimo Compulsório e Contribuições Sociais.
Com base nessa assertiva, é possível, então, afirmar:
a. A Constituição Federal permite a criação de outros tributos além dos existentes, alguns como contribuições sociais, além do empréstimo compulsório.
b. A Constituição Federal não permite a criação de outros tributos além dos existentes, alguns como contribuições sociais, além do empréstimo compulsório.
c. Os tributos criados com a permissão da Constituição Federal são inconstitucionais, porque não estão previstos no Código Tributário Nacional, que somente prevê três espécies de tributos: impostos, taxas e contribuições de melhoria.
d. O empréstimo compulsório é o único tributo que pode ser criado sem previsão no Código Tributário Nacional, porque tem motivações em calamidade pública, guerra externa etc.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Considerando a técnica de cálculo do ponto de equilíbrio, é possível afirmar que:
Assinale a alternativa correta:
I – Ponto de equilíbrio é a mesma coisa que “margem de contribuição”.
II – Ponto de equilíbrio é o resultado da divisão do valor das despesas fixas pelo percentual da margem de contribuição.
III – Ponto de equilíbrio pode ser considerado contábil, econômico e financeiro.
IV – Ponto de equilíbrio econômico leva em conta o que poderia ser ganho com a aplicação do valor do capital no mercado financeiro.
V – Ponto de equilíbrio só pode ser apresentado em valor, nunca em quantidade de unidades a serem vendidas.
a. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as afirmativas II, III, e IV estão corretas.
c. Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Sobre a preocupação das empresas com o planejamento tributário, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta de respostas:
( ) – As empresas não precisam se preocupar com a carga tributária, pois esta é paga pelo consumidor final dos produtos vendidos ou comercializados.
( ) – Os impostos que mais interessam para o planejamento tributário das empresas são aqueles mais pertinentes às operações comerciais da empresa, como ICMS, IPI, PIS, COFINS etc., além do Imposto de Renda, INSS e Contribuição sobre o Lucro.
( ) – A preocupação da empresa com o planejamento tributário faz sentido principalmente porque deve considerar a competência da concorrência do mercado.
( ) – O IPI, por ser um imposto extrínseco, não tem muita importância para o planejamento tributário das empresas.
( ) – O ICMS é o único tributo que interessa para o planejamento tributário das empresas, já que é um imposto que incide sobre todas as operações comerciais.
a. F, V, V, F, F.
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. F, F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Considerando a Lei das Sociedades por Ações (Lei n. 6.404/76) e suas alterações até o momento, quanto às Demonstrações Financeiras, é possível afirmar, com certeza:
Assinale a alternativa correta:
I – O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações financeiras exigidas por lei.
II – Com o advento da Lei n. 12.973/2014, não há mais necessidade de publicar a Demonstração de Resultados do Exercício, pois o próprio SPED já a terá.
III – A Demonstração do Lucro Real, apurada no LALUR, é uma das demonstrações financeiras exigida por lei e deve ser publicada conjuntamente com o Balanço.
IV – Com o Advento da Lei n. 12.973/2014, não há mais necessidade de publicação do Balanço Patrimonial, por ocasião das operações de fusão, cisão e incorporação de empresas.
V – A publicação das Demonstrações Financeiras é uma obrigação instituída pela Lei das Sociedades Anônimas e deve ser obedecida pela empresa.
a. Todas as afirmativas estão corretas.
b. Apenas a afirmativa III está correta.
c. Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Os tributos podem ser classificados em intrínsecos e extrínsecos, conforme façam parte ou não de sua própria base de cálculo.
Assim:
a. A classificação em intrínseco e extrínseco não tem qualquer aplicação para o Planejamento Tributário, podendo ser desconsiderada a sua análise.
b. A classificação em intrínseco e extrínseco não tem qualquer aplicação concreta para o Planejamento Tributário, mas não podemos desconsiderar a sua análise até mesmo para cobrar uma reforma tributária de nossos governantes.
c. Os tributos classificados como intrínsecos não pesam na carga tributária, porque já fazem parte da base de cálculo e, por isso, não aumenta o preço do produto.
d. Os tributos classificados com extrínsecos têm maior peso na carga tributária, porque aumentam o valor da nota fiscal, aumentando, em consequência, a carga tributária.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Sobre o processo legislativo brasileiro, assinale V, para verdadeiro, e F, para falso, para as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
(  ) – A Câmara Municipal é a casa legislativa de cada município brasileiro e pode ser composta por um número de vereadores que vai de 9 a 55, segundo o art. 29 da Constituição Federal, mas que pode ter número menor do que o permitido, caso pretenda, já que o município tem autonomia legislativa para reduzir, não podendo ultrapassar o limite.
(  ) – A Assembleia Legislativa é a casa de leis de cada Estado brasileiro e o número de componentes é determinado por meio da multiplicação do número de Deputados Federais que o Estado possui na Câmara Federal por três, até o número de doze, perfazendo trinta e seis. Se o número de Deputados Federais passar de doze, cada um dos excedentes corresponderá a mais um Deputado Estadual na Assembleia.
(  ) – A Câmara dos Deputados e o Senado Federal compõem o Congresso Nacional.
(  ) – As casas legislativas não têm poder para legislar, pois, se o Poder Executivo quiser, pode vetar as leis aprovadas no momento da sanção e a casa de lei terá que aceitar o veto.
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V.
c. F, V, V, V.
d. V, V, V, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Prévia do material em texto

/
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Gerenciamento e Planejamento Tributário ► AVALIAÇÃO ► PROVA
Data de inicio segunda, 15 Fev 2021, 15:11
Estado Finalizada
Data de conclusão segunda, 15 Fev 2021, 16:20
Tempo empregado 1 hora 8 minutos
Nota 2,40 de um máximo de 6,00(40%)
Os tributos podem ser classi�cados em cumulativos
e não cumulativos, conforme a sua natureza
constitucional (CF art. 154, I). Segundo essa
classi�cação, podemos a�rmar que: 
Escolha uma:
a. Os tributos cumulativos são aqueles que
geram crédito nas aquisições, que podem ser
compensados no momento do pagamento dos
débitos.
b. Os tributos não cumulativos são aqueles que
não geram créditos nas aquisições, que podem
ser compensados no momento do pagamento
dos débitos.
c. Os tributos cumulativos são aqueles que se
tornam custos no momento da aquisição.
d. Os tributos não cumulativos são aqueles que
se tornam custos no momento da aquisição. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Os tributos cumulativos são
aqueles que se tornam custos no momento da
aquisição..
https://moodle.universoead.com.br/course/view.php?id=45
https://moodle.universoead.com.br/mod/quiz/view.php?id=1341
/
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Para formar o preço de venda, é necessário
considerar alguns elementos: custo, impostos e
lucro. Conhecer esses elementos é fundamental para
o planejamento tributário. O que você considera
correto a�rmar?
I – Custo é todo e qualquer material (insumos) ou
esforço (mão de obra) utilizado na produção e é
calculado conforme um sistema denominado
“método de custeio”.
II – Lucro é um valor adicionado pelo vendedor,
normalmente em percentual, que visa adquirir
remuneração pelo capital aplicado no
empreendimento.
III – Impostos é a denominação popular de todos os
tributos cobrados nas transações comerciais
realizadas pela empresa e que são estipulados pelas
leis �scais.
IV – No preço de venda são considerados elementos
como: custo, lucro e impostos, isto é, apesar de
poderem ser calculados separadamente, todos os
elementos fazem parte do preço de venda, exceto os
impostos extrínsecos.
V – Quando o valor do imposto, encontrado por meio
da aplicação da alíquota sobre o preço, já está
incluído no preço de venda, dizemos que é
denominado imposto intrínseco.
Assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. Apenas as a�rmativas II, III e IV estão
incorretas. 
b. Todas as a�rmativas acima estão corretas.
c. Apenas as a�rmativas I, II e III estão corretas.
d. Apenas as a�rmativas III, IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Todas as a�rmativas acima
estão corretas..
/
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
A legislação tributária permite a criação de um
sistema de cobrança denominado substituição
tributária, incidente sobre as operações com ICMS –
Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Com base nessa assertiva, é correto a�rmar que: 
Escolha uma:
a. A substituição tributária é inconstitucional e
não deveria ser cobrada.
b. A substituição tributária é uma norma legítima
que é estabelecida por cada Estado brasileiro,
permitida pela legislação tributária e pode ser
cobrada normalmente.
c. A substituição tributária só pode ser realizada
entre uma empresa que vende e outra que
compra, não podendo se estender para outras
dimensões.
d. A substituição tributária pode ser cobrada,
também, sobre a incidência do IPI, no âmbito do
Estado que a instituiu. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A substituição tributária é uma
norma legítima que é estabelecida por cada Estado
brasileiro, permitida pela legislação tributária e pode
ser cobrada normalmente..
/
Questão 4
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
O Código Tributário Nacional estabelece apenas três
espécies de tributos: impostos, taxas e contribuição
de melhoria. Contudo, além desses tipos, a
Constituição Federal prevê a criação de outros
tributos, como Empréstimo Compulsório e
Contribuições Sociais. Com base nessa assertiva, é
possível, então, a�rmar: 
Escolha uma:
a. A Constituição Federal permite a criação de
outros tributos além dos existentes, alguns como
contribuições sociais, além do empréstimo
compulsório. 
b. A Constituição Federal não permite a criação
de outros tributos além dos existentes, alguns
como contribuições sociais, além do empréstimo
compulsório.
c. Os tributos criados com a permissão da
Constituição Federal são inconstitucionais,
porque não estão previstos no Código Tributário
Nacional, que somente prevê três espécies de
tributos: impostos, taxas e contribuições de
melhoria.
d. O empréstimo compulsório é o único tributo
que pode ser criado sem previsão no Código
Tributário Nacional, porque tem motivações em
calamidade pública, guerra externa etc.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A Constituição Federal permite
a criação de outros tributos além dos existentes,
alguns como contribuições sociais, além do
empréstimo compulsório..
/
Questão 5
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Considerando a técnica de cálculo do ponto de
equilíbrio, é possível a�rmar que:
I – Ponto de equilíbrio é a mesma coisa que “margem
de contribuição”.
II – Ponto de equilíbrio é o resultado da divisão do
valor das despesas �xas pelo percentual da margem
de contribuição.
III – Ponto de equilíbrio pode ser considerado
contábil, econômico e �nanceiro.
IV – Ponto de equilíbrio econômico leva em conta o
que poderia ser ganho com a aplicação do valor do
capital no mercado �nanceiro.
V – Ponto de equilíbrio só pode ser apresentado em
valor, nunca em quantidade de unidades a serem
vendidas.
Assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. Somente as a�rmativas I, II e III estão corretas.
b. Somente as a�rmativas II, III, e IV estão
corretas.
c. Somente as a�rmativas III, IV e V estão
corretas. 
d. Somente as a�rmativas IV e V estão corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Somente as a�rmativas II, III, e
IV estão corretas..
/
Questão 6
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
Sobre a preocupação das empresas com o
planejamento tributário, é correto a�rmar que: 
 
(  ) – As empresas não precisam se preocupar com a
carga tributária, pois esta é paga pelo consumidor
�nal dos produtos vendidos ou comercializados.
(  ) – Os impostos que mais interessam para o
planejamento tributário das empresas são aqueles
mais pertinentes às operações comerciais da
empresa, como ICMS, IPI, PIS, COFINS etc., além do
Imposto de Renda, INSS e Contribuição sobre o
Lucro.
(  ) – A preocupação da empresa com o planejamento
tributário faz sentido principalmente porque deve
considerar a competência da concorrência do
mercado.
(  ) – O IPI, por ser um imposto extrínseco, não tem
muita importância para o planejamento tributário
das empresas.
(  ) – O ICMS é o único tributo que interessa para o
planejamento tributário das empresas, já que é um
imposto que incide sobre todas as operações
comerciais. 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta de respostas: 
 
 
Escolha uma:
a. F, V, V, F, F. 
b. V, V, V, V, V.
c. V, V, V, F, F.
d. F, F, V, F, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: F, V, V, F, F..
/
Questão 7
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
Sobre a instituição do LALUR – Livro de Apuração do
Lucro Real, é certo a�rmar:
I – É um livro contábil instituído pelo Decreto-Lei nº.
1.598/77, para apurar o Lucro tributável pelo
imposto de renda.
II – É um livro especial, destinado à apuração do
Imposto de Renda das empresas tributadas pelo
Regime do Lucro Presumido.
III – É um livro puramente �scal, instituído pelo
Decreto-Lei nº. 1.598/77, para apurar o Lucro
tributável pelo imposto de renda das pessoas
jurídicastributadas pelo Lucro Real.
IV – É um livro �scal, escriturado extracontabilmente,
instituído pelo art. 177, da Lei das Sociedades
Anônimas, para apuração do Lucro Real tributável
pelo imposto de renda.
V – É um livro puramente �scal, instituído pelo art.
177 da Lei das Sociedades Anônimas, destinado a
apurar o Lucro Arbitrado, para as empresas que
estão com escrituração irregular, aumentando o
valor dos impostos.
Escolha a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. Somente a a�rmativa III está correta. 
b. Somente as a�rmativas III e IV estão corretas.
c. Somente as a�rmativas III e V estão corretas.
d. Somente as a�rmativas III, IV e V estão
corretas.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
incorreta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente a a�rmativa III está
correta..
/
Questão 8
Correto
Atingiu 0,60 de
0,60
Considerando a Lei das Sociedades por Ações (Lei n.
6.404/76) e suas alterações até o momento, quanto
às Demonstrações Financeiras, é possível a�rmar,
com certeza:
I – O Balanço Patrimonial é uma das demonstrações
�nanceiras exigidas por lei.
II – Com o advento da Lei n. 12.973/2014, não há
mais necessidade de publicar a Demonstração de
Resultados do Exercício, pois o próprio SPED já a
terá.
III – A Demonstração do Lucro Real, apurada no
LALUR, é uma das demonstrações �nanceiras exigida
por lei e deve ser publicada conjuntamente com o
Balanço.
IV – Com o Advento da Lei n. 12.973/2014, não há
mais necessidade de publicação do Balanço
Patrimonial, por ocasião das operações de fusão,
cisão e incorporação de empresas.
V – A publicação das Demonstrações Financeiras é
uma obrigação instituída pela Lei das Sociedades
Anônimas e deve ser obedecida pela empresa.
Assinale a alternativa correta:
 
Escolha uma:
a. Todas as a�rmativas estão corretas.
b. Apenas a a�rmativa III está correta.
c. Somente as a�rmativas III e IV estão corretas.
d. Somente as a�rmativas I e V estão corretas. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Somente as a�rmativas I e V
estão corretas..
/
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Os tributos podem ser classi�cados em intrínsecos e
extrínsecos, conforme façam parte ou não de sua
própria base de cálculo. Assim: 
Escolha uma:
a. A classi�cação em intrínseco e extrínseco não
tem qualquer aplicação para o Planejamento
Tributário, podendo ser desconsiderada a sua
análise.
b. A classi�cação em intrínseco e extrínseco não
tem qualquer aplicação concreta para o
Planejamento Tributário, mas não podemos
desconsiderar a sua análise até mesmo para
cobrar uma reforma tributária de nossos
governantes.
c. Os tributos classi�cados como intrínsecos não
pesam na carga tributária, porque já fazem parte
da base de cálculo e, por isso, não aumenta o
preço do produto.
d. Os tributos classi�cados com extrínsecos têm
maior peso na carga tributária, porque
aumentam o valor da nota �scal, aumentando,
em consequência, a carga tributária. 
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A classi�cação em intrínseco e
extrínseco não tem qualquer aplicação concreta para
o Planejamento Tributário, mas não podemos
desconsiderar a sua análise até mesmo para cobrar
uma reforma tributária de nossos governantes..
/
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de
0,60
Sobre o processo legislativo brasileiro, assinale V,
para verdadeiro, e F, para falso, para as seguintes
a�rmativas: 
 
(  ) – A Câmara Municipal é a casa legislativa de cada
município brasileiro e pode ser composta por um
número de vereadores que vai de 9 a 55, segundo o
art. 29 da Constituição Federal, mas que pode ter
número menor do que o permitido, caso pretenda, já
que o município tem autonomia legislativa para
reduzir, não podendo ultrapassar o limite.
(  ) – A Assembleia Legislativa é a casa de leis de cada
Estado brasileiro e o número de componentes é
determinado por meio da multiplicação do número
de Deputados Federais que o Estado possui na
Câmara Federal por três, até o número de doze,
perfazendo trinta e seis. Se o número de Deputados
Federais passar de doze, cada um dos excedentes
corresponderá a mais um Deputado Estadual na
Assembleia.
(  ) – A Câmara dos Deputados e o Senado Federal
compõem o Congresso Nacional. 
(  ) – As casas legislativas não têm poder para legislar,
pois, se o Poder Executivo quiser, pode vetar as leis
aprovadas no momento da sanção e a casa de lei
terá quer aceitar o veto. 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência
correta: 
 
Escolha uma:
a. V, V, F, F.
b. F, V, F, V. 
c. F, V, V, V.
d. V, V, V, F.
e. Nenhuma das alternativas anteriores está
correta.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: V, V, V, F..

Mais conteúdos dessa disciplina