Buscar

Teoria e Prática - Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário


Prévia do material em texto

Conteúdo do teste
1. 
Parte superior do formulário
Pergunta 1
1 ponto
Alguns autores, entre eles, Perrenoud, afirmam que estamos atravessando um período de transição, onde estruturas de uma visão mais progressista de Educação convivem, ou tentam conviver, com uma visão mais tradicional. A avaliação é um dos exemplos desse ‘embate’ ao trazer a discussão sobre a avaliação classificatória e a avaliação formativa.
A avaliação formativa caracteriza-se por
1. 
propor o acompanhamento contínuo do processo de aprendizagem, possibilitando as intervenções necessárias.
2. 
possibilitar a comparação e a classificação dos alunos.
3. 
valorizar a aferição de conhecimentos teóricos em detrimento do conhecimento prático.
4. 
estar centrada na percepção do professor, que possui o domínio do saber e dos critérios de avaliação.
5. 
oferecer certificação de competências em lugar de aferição da aprendizagem.
Parte inferior do formulário
2. 
Parte superior do formulário
Pergunta 2
1 ponto
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I.   Uma avaliação que busca a transformação social deve ter como objetivo o avanço e o crescimento do seu educando e não estagnar o conhecimento através de práticas disciplinadoras.
Porque
II.   É papel do professor evitar que sejam reproduzidas nas escolas algumas práticas de avaliação desconectadas com o compromisso de transformação social.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Parte inferior do formulário
3. 
Parte superior do formulário
Pergunta 3
1 ponto
A avaliação necessita estar atrelada à prática metodológica do professor. Avaliação e metodologia são indissociáveis e necessitam estar coerentes. Não há como pensar em avaliação de maneira isolada da metodologia. É a relação existente entre esses elementos que sustenta o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.
1. 
Na visão transformadora da educação, o ato tradicional de rituais desvinculados das ações metodológicas e centrados em provas é fundamental.
2. 
Uma proposta para a adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na adequação da metodologia de trabalho em sala de aula no sentido de uma atuação mais participativa e um contexto mais significativo.
3. 
A adoção de uma prática avaliativa coerente com uma visão transformadora de educação, se traduz na utilização de provas iguais para todos os alunos, de forma que seja possível comparar o desempenho da turma. 
4. 
A efetivação de uma prática avaliativa transformadora no sentido de torná-la formativa, pressupõe a utilização de instrumentos rígidos de avaliação.
5. 
A avaliação possibilita a percepção da aprendizagem do aluno, suas elaborações sintéticas e possibilita o acompanhamento do processo de construções das suas representações apenas quando é pensada de maneira pontual, focada no rendimento.
Parte inferior do formulário
4. 
Parte superior do formulário
Pergunta 4
1 ponto
Leia o fragmento a seguir.
A avaliação ________________compreende todas as atividades realizadas ao longo do processo de formação para que os alunos demonstrem o que estão ou não estão aprendendo. Ela está incorporada ao processo de ensinar com o propósito de a aprendizagem dos alunos detectando as dificuldades a fim de corrigi-las rapidamente.
Assinale a opção que completa corretamente a lacuna do fragmento acima.
1. 
Somativa
2. 
Diagnóstica
3. 
Comparativa
4. 
Classificatória
5. 
Formativa
Parte inferior do formulário
5. 
Parte superior do formulário
Pergunta 5
1 ponto
BQ01_AVALIACAO TEORIA E PRATICA_10.PNG
Fonte: https://porvir.org/especiais/personalizacao/
Sobre a avaliação da aprendizagem é correto afirmar:
1. 
A avaliação da aprendizagem tem se caracterizado como um dos processos pedagógicos mais complexos e de extrema relevância. Visto inicialmente como um mecanismo de verificação da aprendizagem do estudante ao final do processo de ensino, hoje, mais do que nunca, é desvelador da competência do professor (ensino) e da adequação e compromisso da proposta (planejamento de ensino) ao projeto pedagógico do aluno (aprendizagem)."
2. 
Avaliar é ser capaz de acompanhar o processo de aquisição de conhecimento dos estudantes para ajudar a superar obstáculos. É diferente do "ensinar" e cobrar o produto final.
3. 
A aprendizagem depende exclusivamente do estudante e o avaliador deve ter atenção ao desempenho deste, de forma a verificar se o que o estudante tem como aprendizado presente é suficiente para a sua aprovação.
4. 
Os processos avaliativos formais são sempre geradores de desestabilização, na medida em que criam fissuras em imagens idealizadas dos estudantes e dos professores e, por esta razão, devem ser evitados.
5. 
No processo da avaliação da aprendizagem deve-se verificar o que ocorre no presente, como resultado de um percurso de aprendizagens. Deve-se considerar que, para o estudante adulto, mediante as orientações dos docentes, o estudante teve oportunidade de aprender; se esta aprendizagem não ocorreu, a responsabilidade é dele.
Parte inferior do formulário
6. 
Parte superior do formulário
Pergunta 6
1 ponto
Sobre a avaliação como materialização de uma visão de mundo, de sociedade e escola, avalie as afirmações a seguir:
I – O processo avaliativo é um dos momentos do processo de ensino-aprendizagem, ele precisa ser uma ação planejada e o professor irá organizar suas ações pedagógicas mantendo as concepções de mundo, de indivíduo, de sociedade e de educação.
II –No planejamento da avaliação, o professor traça o ideal, do tipo de educação que quer implementar, assim, os planos devem ser feitos sem considerar as concepções de mundo e de indivíduo.
III -Estudar avaliação educacional vai muito além de aprender sobre instrumentos ou metodologias, estudar avaliação em disposição ética de cuidado e responsabilidade com a construção de saberes de cada aluno e da sociedade como um todo.
É correto o que se afirma em:
1. 
III, apenas.
2. 
I, II e III.
3. 
II e III, apenas.
4. 
I e II, apenas.
5. 
I e III, apenas.
Parte inferior do formulário
7. 
Parte superior do formulário
Pergunta 7
1 ponto
Analise as assertivas que tratam sobre a avaliação da aprendizagem como componente pedagógico (LUCKESI, 2011) e assinale a alternativa que se refere aos aspectos da avaliação que contribuem para o sucesso do aluno.
I- A avaliação está a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno na medida em que subsidia o educador em sua atividade de gestor do ensino.
II- A avaliação justifica sua utilidade pedagógica quando é utilizada como recurso para conhecer o progresso dos alunos e o funcionamento dos processos de aprendizagem.
III- A avaliação diagnóstica investiga sobre a aprendizagem dos educandos para contribuir na tomada de decisões no planejamento e na intervenção do professor quando necessário.
IV- A avaliação deve somente verificar a eficácia e os resultados da aprendizagem do aluno ao final do ano letivo para fins de certificação quanto à aprovação ou reprovação escolar.
1. 
Somente as assertivas II, III e IV estão corretas.
2. 
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
3. 
Todas as assertivas estão corretas.
4. 
Somente as assertivas I, III, e IV estão corretas.
5. 
Todas as assertivas estão erradas.
Parte inferior do formulário
8. 
Parte superior do formulário
Pergunta 8
1 ponto
Uma professora de História do Ensino Fundamental planeja uma atividade escrita para aplicar com os seus alunos sobre os temas estudados na aula anterior. Seu propósito é saber o que os alunos já dominam sobre o tema e o quanto progrediram no processo de construção do conhecimento. Com a atividadea professora pretende acompanhar a trajetória de cada um na apropriação das competências. A professora realizará uma avaliação do tipo:
1. 
classificatória.
2. 
formativa. <<<<<<<< RESPOSTA CORRETA <<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
3. 
diagnóstica.
4. 
somativa.
5. 
institucional.
Parte inferior do formulário
9. 
Parte superior do formulário
Pergunta 9
1 ponto
Para desestabilizar a ideia de mensuração na avaliação, por volta dos anos 50, surgiram os primeiros escritos de Ralph Tyler. Sua concepção contrapunha a ideia de que avaliação é sinônimo de aplicação de testes com lápis e papel. Tyler não descartava a importância da aplicação dos testes, apenas acreditava que existiam outras maneiras de se constatar as mudanças comportamentais, denominadas aprendizagem.
Tendo como referência o texto apresentado e a concepção de avaliação defendidas por correntes progressistas da educação, assinale a alternativa que expressa a concepção de educação de Tyler.
1. 
Para Tyler, o objetivo da avaliação é julgar o comportamento dos alunos, acentuando a importância em formular objetivos educacionais em termos comportamentais, de forma precisa e clara; defende que a avaliação deve acontecer em momentos pontuais.
2. 
Tayler defendia a avaliação como parte do processo de aprender, e argumentava que ela deveria ser completamente conectado com o currículo da escola.
3. 
No Modelo de Avaliação do Currículo, descrito por Tyler, ele entendia que os objetivos, para serem definidos, não precisam levar em conta nem o aluno, nem a sociedade. Precisam estar conectados apenas com os conteúdos escolares, estabelecidos pelo professor. 
4. 
Para Tyler, aprender implicava em mudar de comportamento e o primeiro propósito da avaliação é medir a mudança de comportamento dos alunos e estabelecer uma comparação entre um aluno e outro.
5. 
Tyler discordava da necessidade de inclusão de uma variedade de procedimentos avaliativos, tais como: testes, escalas de atitude, inventários, questionários, fichas de registros de comportamento e outras formas de coletar evidências sobre o rendimento dos alunos em uma perspectiva longitudinal, com relação à consecução de objetivos curriculares.
Parte inferior do formulário
10. 
Parte superior do formulário
Pergunta 10
1 ponto
Ratio Studiorum registrava como deveriam ser as práticas pedagógicas das escolas jesuítas: os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam exames orais. Embora não se falasse de avaliação da aprendizagem, foi através dos exames orais que se iniciaram os processos de verificação das aprendizagens dos alunos, permitindo as classificações e atribuição de graus. As escolas jesuítas foram a primeira experiência de educação formal no Brasil.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:
I.   A pedagogia dos jesuítas exerceu grande influência em todo o mundo e até hoje a educação tradicional os defende e repete práticas de verificação da aprendizagem para a classificação dos alunos.
II.   A Pedagogia dos jesuítas era destinada à formação das elites burguesas, que mantinham a hegemonia cultural e política. No Brasil, eles foram eficientes na formação das elites, e cuidaram completamente da educação popular.
III.   As práticas pedagógicas descritas no Ratio Studiorum incluíam a verificação da aprendizagem dos alunos para a classificação em aprovados ou reprovados.
1. 
II, apenas
2. 
I e II, apenas
3. 
I e III, apenas
4. 
I, apenas
5. 
I, II e III
Parte inferior do formulário