Buscar

Tema 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 3
 Modulo 2
 A didática serve para indicar os processos de ensino-aprendizagem
A didática não deve ser entendida como uma prática, mas como um processo no qual cada aluno desenvolve seus aspectos cognitivos. O professor, por sua vez, acompanha esse processo e fomenta novas descobertas, possibilitando a ampliação desses conhecimentos. 
 nós, enquanto professores, devemos estar dispostos e sermos capaz de acompanhá-lo para provocar e permitir processos de aprendizagem, cada um com seu ritmo e dentro de suas necessidades. 
1 Preparar-se para estabelecer a ação pedagógica.	 
2 Perceber o desenvolvimento do sujeito conforme se desenvolve a educação 
3 Ter o aprendizado como foco do resultado, mesmo entendendo que nem sempre ele ocorrerá da forma esperada e planejada. CONCEITUANDO A DIDÁTICA
A didática deve ser entendida como uma ferramenta pedagógica que impulsiona o professor a refletir sobre as formas de abordagem do conhecimento, das metodologias, da necessidade de planejamento e de tudo que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Como não se limita à técnica, ela se dedica ao estudo do processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma reflexão constante que orienta as abordagens didáticas a fim de fortalecer tal processo. A abordagem didática deve ser entendida como um “fazer reflexivo” que leva o professor a ampliar sua visão sobre as formas de ensinar e de aprender, facilitando a escolha das metodologias que dão sentido à sua prática.
Ela provoca reflexões sobre a forma de atuação dela no processo de aprendizagem dos alunos e a maneira de melhorar sua prática a partir do seu cotidiano 
A abordagem didática também ultrapassa a dimensão técnica, pois exige compromisso do mestre com o aprendiz, fazendo com que o professor adote uma postura reflexiva, na qual a construção de conhecimentos ganha nova dimensão, provocando a entrada de aprendizagens significativas que façam sentido para o público a que se destina.
O papel da abordagem didática é fazer a diferença em qualquer campo com demanda educativa
Ter o cuidado de buscar novos caminhos
O professor deve desenvolver e adaptar métodos e técnicas que possam ser utilizados na construção de determinados conhecimentos, sabendo contextualizá-los a cada realidade e respeitando os procedimentos mentais desenvolvidos nessa construção
Precisamos, enquanto professores, reconhecer as diferenças geracionais e nos comportar como um orientador de caminhos. Nosso objetivo é propor desafios e, principalmente, direcionar os alunos para o trabalho cooperativo e colaborativo mediante a potencialização do diálogo, da troca de conhecimentos e da produção coletiva dos discentes.
 O professor terá de repensar sua prática pedagógica e seus caminhos didáticos, pois precisará lidar com perfis geracionais diferentes do seu.
Essas medidas são importantes. Nossos alunos têm um perfil geracional diferente, já que cresceram utilizando ambientes colaborativos, como Instagram, Facebook, Pinterest e Snapchat. Além disso, eles estão acostumados aos games, que são jogados em grupos, embora seus jogadores estejam distantes geograficamente. a abordagem didática atual deve enfatizar o enfoque social em detrimento do individual, privilegiando atividades e trabalhos realizados em mesas agrupadas fisicamente
A didática está presente de forma imperativa em todos os espaços de aprendizagem: na construção de instrumentos de apoio ao ensino, como conteúdos digitais, assim como em materiais, livros e projetos didáticos.
Definir como se elaborar um plano de aula nas perspectivas das teorias da aprendizagem
Fazer reflexivo assim, cabe ao docente refletir sobre as relações, reações e ações que vão influenciar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos.
 Ensino-aprendizagem 
O professor ensina e o aluno aprende, mas ele também acaba aprendendo nesse processo. Seu objetivo é facilitar o aprendizado do aluno, levando em consideração seu cotidiano, sua vivência e seu saber. Para isso, é importante, antes de tudo, planejar suas aulas tendo em vista os blocos da abordagem didática e os currículos que atuam dentro dos espaços educacionais.
 PLANO DE AULA
Durante a elaboração do plano de aula, o professor deve articular as competências e habilidades solicitadas pelo seu demandante com as estratégias que serão utilizadas. Portanto, ele corresponde ao nível de maior detalhamento e objetividade do processo de planejamento didático, tendo como finalidade a previsão dos conteúdos e atividades de cada aula.
Todo plano de aula deve ser composto por conteúdo e tema, competências, estratégias didático-metodológicas e avaliação (com possíveis intervenções didáticas). Durante a elaboração do planejamento e deste plano, é preciso ter em mente as seguintes perguntas:
1. O QUE ENSINAR? - OBJETIVOS
Indicam os propósitos de nossa ação didática, devendo estar expressos por verbos no infinitivo que contemplem comportamentos, habilidades, atitudes e competências esperados dos alunos. Dividem-se em geral (amplo e de longo prazo) e específicos (ações observadas mais rapidamente pelo professor).
2. PARA QUE ENSINAR? - FINALIDADE
Representa o propósito de nossa ação didática, abrangendo os conceitos e temas que serão trabalhados durante a disciplina. Recomenda-se que a finalidade esteja articulada com os objetivos para atingi-los de maneira interdisciplinar
3. COMO ENSINAR? - ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS
Correspondem aos processos subjacentes à prática e aos objetos concretos, como as abordagens psicológicas da aprendizagem que utilizaremos, as atividades e os exercícios empregados para a consecução dos dois primeiros itens do planejamento.
4. COM O QUE ENSINAR? - RECURSOS
Os recursos didáticos podem ser classificados em:
4.1. Naturais - elementos da natureza: água, plantas etc.;
4.2. Pedagógicos: quadro, slide, maquetes etc.;
4.3. Tecnológicos: computador, internet, rádio etc.;
4.4. Culturais: biblioteca pública, museus, exposições, visitas técnicas etc
Continuidade e sequencia integração entre atividades
Objetividade e funcionalidade analise das condições da realidade
Coerência e unidade conexão entre tema conteúdos e meios
Flexibilidade ajustes e adaptação 
Precisão e clareza redigir de forma clara sem dupla interpretação  
lembre-se de que todo plano deve conter:
1
Conteúdo: assunto central sobre o qual será tratado o plano.
2
Tema da aula: tópicos relacionados ao conteúdo da aula.
3
Segmento: para o qual ano este plano foi pensado.
4
Duração: tempo estimado da aula.
5
Objetivos: aquilo que se pretende alcançar com ela.
6
Metodologia: que caminhos são realizados nela e o que é feito.
7
Recursos: que materiais são necessários para que haja a aula.
8
Avaliação: como ocorre a mensuração da aprendizagem.
Características behavorismo
Lembre-se de que, na abordagem comportamentalista ou behaviorismo:
· O aluno é passivo ao processo de ensino;
· O professor somente passa as informações;
· O professor reforça pelo método da repetição para que o aluno compreenda o conteúdo.
·

Mais conteúdos dessa disciplina