A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
aividade 4 gestão da qualidade

Pré-visualização | Página 1 de 2

PERGUNTA 1
 O alinhamento dos indicadores de desempenho da perspectiva financeira aos objetivos estratégicos da empresa e seu posterior desdobramento em indicadores de desempenho nas demais perspectivas do Balanced Scorecard, numa relação de causa-e-efeito, como ilustra a figura a seguir, é uma das grandes vantagens deste sistema de medição de desempenho. Na perspectiva financeira temos um importante indicador, o ROCE, que indica o retorno sobre capital empregado.  “ 
Figura: A relação de causa-e-efeito dos indicadores de desempenho nas perspectivas do Balanced Scorecard. 
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação – Balanced Scorecard.  Campus, Rio de Janeiro, 1997, p. 30. 
Com base nos seus conhecimentos sobre o Sistema de Medição de Desempenho, no Balanced Scorecard e na análise da figura, avalie as afirmativas a seguir: 
I – A relação de causa-e-efeito na figura indica que uma melhoria na qualidade dos processos deve resultar em aumento na pontualidade de entrega, que, consequentemente, deve impactar no ROCE; 
II – Sobre os indicadores de desempenho ilustrados, é possível afirmar que “Capacidades dos Funcionários” é um exemplo de indicador de ocorrências (lagging), enquanto o ROCE é um indicador de tendência (leading); 
III – Um sistema de medição de desempenho como o Balanced Scorecard é baseado nos bancos de dados da empresa e resulta em extensos relatórios de desempenho focados nos resultados operacionais; 
IV – O Balanced Scorecard é baseado na ideia de que a empresa deve ter um sistema de medição de desempenho balanceado, com medidas de desempenho financeiras e não financeiras, distribuídas em suas quatro perspectivas. 
Agora, selecione a opção que apresenta as afirmativas corretas: 	 	 	 .Apenas I e IV estão corretas. 
	 	 	 .Apenas I e II estão corretas. 
	 	 	 .Apenas II e III estão corretas. 
	 	 	 .Apenas I e III estão corretas. 
	 	 	 .Apenas II e IV estão corretas. 
 
1 pontos   
PERGUNTA 2
	 Willian Deming, um dos mais conhecidos Gurus da Qualidade, afirmou que “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia”.
DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração . Saraiva: Rio de Janeiro, 1990.
Esta frase traz várias lições importantes sobre a Gestão da Qualidade, especialmente sobre a importância de se ter indicadores para medir o desempenho de uma empresa.
Sobre a medição de desempenho, julgue as afirmativas a seguir:
I. O Controle Estatístico do Processo (CEP) é um Sistema de Medição de Desempenho;
II. O Sistema de Medição de Desempenho é formando por um conjunto de medidas de desempenho ; 
III. As medidas de desempenho também podem ser chamadas de indicadores de desempenho ou, ainda, de KPIs ; 
IV. A adoção de indicadores de desempenho deve ser motivada pela preocupação com auditorias da qualidade;
V. Um Sistema de Medição de Desempenho permite que decisões sejam tomadas com base em informações . 
Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 	 	 	 .II, III e V, apenas. 
	 	 	 .I, III, IV e V, apenas. 
	 	 	 .I, III e IV, apenas. 
	 	 	 .II, III e IV, apenas. 
	 	 	 .I, II, III e IV, apenas. 
 
1 pontos   
PERGUNTA 3
	 “O professor avalia os alunos por meio de provas e trabalhos. Trata-se de uma forma de avaliação muitas vezes subjetiva, pois, por mais que haja todo um planejamento no desenvolvimento de uma prova que venha a expressar o conhecimento do aluno em uma folha de papel, nem sempre esta será a melhor forma para o aluno ser avaliado” .
CHIROLI, D. M. G. Avaliação de Sistemas de qualidade. Intersaberes. 2016, p. 219.
O Sistema de Medição de Desempenho de uma empresa deve ser estruturado de forma a evitar que as decisões sejam tomadas de forma subjetiva. Sobre o Sistema de Medição de Desempenho, pode-se afirmar que: 	 	 	 .os indicadores relacionados aos resultados financeiros são os mais importantes. 
	 	 	 .as medidas devem ter fórmulas de cálculo claramente estabelecidas e a meta deve estar alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. 
	 	 	 .assim como o desempenho dos alunos não deve ser medido, a medição de desempenho não se aplica aos funcionários de uma empresa. 
	 	 	 .as medidas de desempenho individuais não devem ter relação uma com as outras. 
	 	 	 .os indicadores de uma empresa podem ser copiados integralmente de outra empresa do mesmo setor. 
 
1 pontos   
PERGUNTA 4
	 “Kaplan e Norton elaboraram o BSC devido a mudanças significativas nos ambientes organizacionais externo e interno e instituições privadas, públicas e sem fins lucrativos. Segundo os autores, a transição da Era Industrial para a Era da Informação fio responsável por essas mudanças e, consequentemente, por rupturas com o padrão competitivo clássico de estabilidade”.
MARTINS, T. S. et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do Balanced Scorecard. Curitiba, Intersaberes, 2012, p. 25.
O modelo do Balanced Scorecard (BSC), de Kaplan e Norton, apresenta algumas características para ser adequado a este novo ambiente organizacional. Considerando o BSC, analise as afirmativas a seguir, atribuindo a letra V para as verdadeiras e a letra F para as falsas:
(  f ) O BSC é composto de duas perspectivas, a financeira e a não financeira;
(   ) O BSC deve ter indicadores de tendência (leading) e os de ocorrências (lagging);
( v  ) Os indicadores de desempenho do BSC devem ter uma relação de causa-e-efeito;
( f  ) O BSC é o único modelo de sistema de medição de desempenho existente;
(   ) Um bom BSC, assim como qualquer outro bom sistema de medição de desempenho, deve ser baseado em medidas de desempenho financeiras.
Agora, selecione a alternativa com a sequência correta. 	 	 	 .V, F, F, F, V. 
	 	 	 .F, V, F, V, F. 
	 	 	 .F, V, V, F, F. 
	 	 	 .F, V, V, V, F. 
	 	 	 .V, F, F, V, V. 
 
1 pontos   
PERGUNTA 5
	 “O processo de formulação de uma medida de desempenho é importante e precisa levar em conta alguns aspectos. O primeiro deles é a definição do título da medida de desempenho, da fórmula de cálculo do índice e da frequência da coleta, compilação e disseminação dos índices. Outro passo é a determinação da fonte de dados, bem como a verificação de sua confiabilidade.”.
TOLEDO. J. C. et al. Qualidade: gestão e métodos . Rio de Janeiro: LTC, 2017, p. 353.
Uma forma simples e bastante utilizada para o desenvolvimento de indicadores de desempenho adequados e de qualidade é o SMART, onde cada uma das letras é associada a um aspecto importante para o indicador de desempenho. Analise as definições a seguir, atribuindo a letra a do SMART correspondente à cada definição:
( a  ) o objetivo deve ser realista e capaz de ser alcançável;
( r  ) deve estar alinhado com os objetivos da empresa;
( s  ) estabelecer exatamente o que será medido;
( m  ) como vai ser medido;
( t  ) ter um prazo para alcance do objetivo.
Agora, assinale a alternativa que indique a sequência correta: 	 	 	 .S, M, A, R, T. 
	 	 	 .R, A, M, S, T. 
	 	 	 .A, R, S, M, T. 
	 	 	 .R, S, M, T, A. 
	 	 	 .T, R, A, M, S. 
 
1 pontos   
PERGUNTA 6
	 “É importante salientar a relevância e as principais características das Auditorias da Qualidade, importantes instrumentos de aperfeiçoamento e retroalimentação do sistema da qualidade, pelos quais é a avaliado o grau de implementação dos processos, orientando-se os responsáveis pelos respectivos setores auditados a corrigir eventuais falhas.” . 
OLIVEIRA, O. Gestão da Qualidade: Tópicos Avançados. Cengage Learning, 2004, p. 17. 
As auditorias têm um papel importante na gestão das empresas. Sobre as auditorias pode-se dizer que: 	 	 	 .a da ISO 9000 é prevista em norma e faz parte tanto da certificação inicial quanto da manutenção da certificação. 
	 	 	 .a de sistema de qualidade tem caráter punitivo, seu objetivo é detectar desvios e os departamentos culpados pelos erros. 
	 	 	 .quando uma não conformidade é registrada durante uma auditoria, é indício de que o que o produto