Buscar

Trabalho NP1 A Psicologia Social no Cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina Psicologia Social 
Curso de Psicologia 
UNIP Campus Bauru 
Trabalho NP1 –A Psicologia Social no Cotidiano
Nome: Amanda Carolina Souto dos Santos
R.A: N516151
Horário: Matutino
RESUMO DO FILME NELL
Nell é uma jovem que morava no meio de uma floresta, sem contato com o mundo externo. Foi criada pela a mãe que teve um derrame cerebral que acabou tenta uma fala distorcida que foi a qual Nell começou a se comunicar. Teve como companhia uma irmã gêmea, que morreu ainda criança.
Com a morte da mãe, a jovem passa a ter contato com o mundo exterior e reagindo de forma agressiva ao entrar em contato com outras pessoas e com as situações novas. Sua mãe antes de falecer sofreu um estupro, cria a filha, ensinando valores religiosos e mostrando que o homem é mau. Uma mulher que não teve amigos, não havia freqüentando a escola, ou tido contatos com outras pessoas a não ser a mãe, nunca assistido uma TV ou escutado a radio, sem conseguir se comunicar, mas ainda assim era capaz de sobreviver sozinha no meio da floresta. Tinha medo de sair durante os dias, pois sua mãe assim a ensinou.
Com a companhia de um rapaz que tentava a entender, Nell conseguia se comunicar de forma diferente, com sua própria linguagem única que absorveu com o derrame da mãe, fazendo gesto e com curtas palavras dita na língua inglesa, como se estivesse ainda brincando com sua irmã falecida, por essa ração ela se comunicava como para outra pessoa, uma fala de gêmeas, fazendo gesto diante ao espelho. Também falando como primeira pessoa “Nell” com pequenas canções.
Com o tempo ela já estava conseguindo repetir curtas palavras sem dificuldade, ou ate repetir um gesto, como responder mostrando a língua assim como uma criança anteriormente tinha a feito pra ela, saber pedir, saber mostrar, saber chamar, como uma criança aprendendo a se comunicar.
Ao seu levado ao centro psiquiátrico, pois estavam começando a descobrir sua vida; ela acaba não falando mais, assustada com o lugar onde estava, com saudades das lembranças que seu lar trazia de sua irmã, ela para de se comunicar. Seu amigo traz de volta ao lar, pois no tribunal ela consegue se comunicar com a ajuda dele, para que ela pudesse voltar para casa por saber se virar sozinha, sem a necessidade da ajuda de ninguém. No filme, mostra que se passa 5 anos com ela em seu ambiente, sabendo falar a língua comum de uma sociedade. Mas, mesmo assim, brincando com uma criança, ela se comunica cantando uma musica que ela quando criança cantava com a irmã dela, com a primeira linguagem aprendida.
ATIVIDADES
1) Como podemos explicar a forma de linguagem apresentada por Nell, de acordo com o entendimento da origem social da linguagem, como aponta Lane no livro “O que é Psicologia Social”?
· R: Como sabemos a linguagem de uma pessoa ocorre a partir de sua infância, com o convivo da sociedade, mas no caso de Nell que viveu com sua mãe em meio a uma floresta, que teve um derrame e tinha uma forma distorcida de falar, ela acaba desenvolvendo uma fala também destorcida, pois não tinha uma convivência com o mundo externo sem saber se comunicar de forma dita comum, criando sua própria linguagem na qual foi a única que teve durante sua vida, com gesto também usava para se comunicar.
Nell falava a língua inglesa, se notar em pequenas palavra ditas por ela com a ajuda de gestos. 
2) Descreva quais foram as causas para as mudanças na interação social de Nell ao longo do filme e quais foram as conseqüências para a vida desta personagem.
· R: Com a morte de sua mãe e o aparecimento de outras pessoas desconhecida, um dos rapazes do filme que tentava decifrar o que ela estava dizendo, tentando falar de forma que ela compreendesse, Nell começa a entender algumas palavras ditas por ele, como “tudo bem” e ate consegue repetir a palavra. Uma das cenas do filme mostra o rapaz lendo um trecho da bíblia a ela, assim repedindo com a sua própria linguagem, conseguindo se comunicar com um gesto e objetos para contar sobre o estupro. E com o passar do filme, repetir as palavras mesmo que pequenas já estava se tornando uma novidade, repetindo não só falas, mas também gestos, como uma criança ao mostrar a língua, como um estimo –resposta. O contato de outras duas pessoas facilitou sua comunicação, por ser ouvidas por todo tempo. Notamos que seu andar também se torna mais comum, pois no inicio vemos ela se retorcendo ao caminhar parecido com uma pessoa com derrame. Após a saída de seu lar e levado ao centro psiquiátrico, Nell regride novamente, mas dessa vez não se comunicando mais, pois tudo aquilo era novo e assustador a ela, mas com a ajuda do seu amigo para volta ao seu lar ela consegue entre seu ambiente ao saber se comunicar com a linguagem comum, mas não desfazendo de suas raízes.
 
ROCHA, E. P. G. Magia e Capitalismo: Um estudo antropológico da Publicidade. São Paulo: Brasiliense. 1995. 
- Artigos científicos: 
SILVEIRA, Marcelo D. P. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, vol. 24, no. 4, 2004, p. 42-51. Disponível em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/pcp/v24n4/v24n4a06.pdf >. Acesso em: 27 abr. 2010. 
- Sites institucionais: 
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Mensal de Emprego. Algumas Características da Inserção das Mulheres no Mercado de Trabalho. 2008. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendiment/pme_mulher/Suplemento_Mulher_2008.pdf>. Acesso em: 19 mai. 2011. 
- Teses e Dissertações: 
RIBEIRO, Carlos J. S. Plano Grupal Transdisciplinar – Cartografando uma Equipe de Saúde Mental. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/000315112.pdf>. Acesso em: 25 abr. 2008. 
- Trabalhos apresentados em Congressos: 
SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPE, 4., 1996, Recife. Anais eletrônicos IV Congresso de Iniciação Científica da UFPE, Recife: UFPE, 1996. Disponível em: <http://www.propesq.ufpe.br/ Anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em: 21 jan. 1997.

Continue navegando