Buscar

EXERCICIO DE CONHECIMENTO PORTUGUES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA OBJETIVA 1
Questão 1 de 5
“Não é difícil constatar que nos últimos dois séculos foram as novas tecnologias, em especial as ligadas à área da comunicação, que propiciaram o surgimento de novos gêneros textuais. Por certo, não são propriamente as tecnologias per se que originam os gêneros e sim a intensidade dos usos dessas tecnologias e suas interferências nas atividades comunicativas diárias. Assim, os grandes suportes tecnológicos da comunicação tais como o rádio, a televisão, o jornal, a revista, a internet, por terem uma presença marcante e grande centralidade nas atividades comunicativas da realidade social que ajudam a criar, vão por sua vez propiciando e abrigando gêneros novos bastante característicos.”
(Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/133018/mod_resource/content/3/Art_Marcuschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf. Acesso em 08/12/2019).
A partir das ideias do texto de Luiz Antônio Marcuschi, sobre os gêneros emergentes na mídia virtual, marque a alternativa correta:
A - A linguagem na mídia virtual é vista como linear, volátil, topograficamente proibida, fragmentada, com acessibilidade limitada, interativa e intertextual.
B - As práticas, atitudes, modos de pensar e valores ficaram ultrapassados por causa deste novo espaço de comunicação dos gêneros emergentes na mídia virtual.
C - Em plena fase da denominada cultura eletrônica, com o telefone, o gravador, o rádio, a TV e, particularmente o computador pessoal e sua aplicação mais notável, a internet, presenciamos uma explosão de novos gêneros e novas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
D - O tipo de comunicação que prospera na internet se relaciona com a falta de expressão, a emissão proibida de mensagens, a comunicação orientada para uma determinada criação individual.
E - Os meios eletrônicos possibilitaram uma passividade na estrutura narrativa, tendo em vista todos os recursos de que o mundo virtual dispõe.
Questão 2 de 5
“Linguagem, língua e fala são conceitos que há muito circundavam os estudos da linguística. Desde a gramática comparada já se falava neles, mas não havia uma distinção entre os mesmos. Foi somente com Saussure, no início do século XX, que os mesmos foram definidos e constituídos de forma que conseguíssemos notar limites que os separavam, e os conceituavam.” (LIMA, T. R. S. A constituição e desconstituição dos termos linguagem, língua e fala de Saussure. In: Estudos linguísticos. São Paulo, jan-abr, 2013, p. 421.
Analise as afirmativas sobre os conceitos de linguagem, língua e fala:
I. Linguagem é a faculdade que tem o homem de exprimir seus estados mentais por meio de um sistema de sons vocais chamado língua, que os organiza numa representação compreensiva em face do mundo exterior objetivo e do mundo subjetivo interior.
II. A língua é ao mesmo tempo um produto social da faculdade da linguagem e um conjunto de convenções necessárias, adotadas pelo corpo social para permitir o exercício dessa faculdade nos indivíduos.
III. A fala é uma função não instintiva, mas adquirida, uma função de cultura. A fala é um ato individual de vontade e inteligência.
Está correto o que se afirmar em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I. 
 Questão 3 de 5
Leia o texto “Sketchs,” de Luis Fernando Veríssimo, e observe os níveis de linguagem:
Sketch - Dois homens tramando um assalto
“– Valeu, mermão? Tu traz o berro que nóis vamo rendê o caixa bonitinho.
Engrossou, enche o cara de chumbo. Pra arejá.
– Podes crê. Servicinho manero. É só entrá e pegá.
– Tá com o berro aí?
– Tá na mão.
Aparece um guarda.
– Ih, sujou. Disfarça, disfarça...
O guarda passa por eles.
– Discordo terminantemente. O imperativo categórico de Hengel chega a Marx diluído pela fenomenologia de Feurbach.
– Pelo amor de Deus! Isso é o mesmo que dizer que Kierkegaard não passa de um Kant com algumas sílabas a mais. Ou que os iluministas do século 18...
O guarda se afasta.
– O berro, tá recheado?
– Tá.
– Então vamlá!”
(Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Estado de S. Paulo, 08 mar. 98.)
Observamos a ocorrência do uso de diferentes níveis de fala (norma culta e popular). Em relação ao texto é correto afirmar:
A - A língua culta ou padrão deve ser considerada a única forma de expressão do nosso idioma.
B - A variação linguística da região sul é melhor do que a da região nordeste.
C - No texto de Veríssimo, nota-se que os dois ladrões dominam a variante culta e a variante coloquial do português.
D - O termo “berro”, utilizado no texto, é característico da gíria. O termo significa a maneira como os ladrões vão agir durante o assalto: aos berros vão intimidar as pessoas.
E - Toda língua se apresenta como entidade homogênea.
Questão 4 de 5
Leia o texto a seguir:
“João Carlos vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina árida, cuja frente dava para o leste. Desde o pé da colina se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não lhe permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar de mais perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no Exército; e, em todo esse tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver o pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.” (KOCK; I.G.; TRAVAGLIA, L. C. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 1990, p. 32).
Nota-se que o texto apresentado contém profundas contradições, entre elas: João tem trinta anos e seu filho tinha partido há vinte, com 18 anos; a planície era coberta de areia e depois coberta de grama; ele morava no alto da colina e o cavalo descia para chegar, entre outras incoerências. Portanto, ao se escrever um anúncio, um cartaz, um recado, a leitura atenta deve ser redobrada – para evitar erros e não provocar confusão na lógica do texto. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir sobre a importância da coerência textual:
I. A construção textual deve ser a construção de um todo compreensível aos olhos do leitor. A coerência textual é o instrumento que o autor vai usar para conseguir encaixar as “peças” do texto e dar um sentido completo a ele.
II. A coerência textual é o atributo responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Deve encontrar-se tanto em quem escreve quanto em quem lê, em outras palavras, ela desenvolve-se na ligação autor-texto-leitor durante o ato de leitura.
III. A coerência é um resultado da não contradição entre as partes do texto e do texto com relação ao mundo. Ela é também auxiliada pela coesão textual, isto é, a compreensão de um texto é melhor capturada com o auxílio de conectivos, preposições, entre outros.
Está correto o que se afirmar em:
A - Apenas na afirmativa III.
B - Apenas nas afirmativas I e II.
C - Apenas nas afirmativas II e III.
D - As afirmativas I, II e III estão corretas.
E - Somente na afirmativa I.
Questão 5 de 5
Observe o seguinte diálogo:
“O Mineiro e o Paulista
Tava o gaúcho na beira da rodovia e de repente passa um paulista e pergunta:
- Você sabe se essa estrada vai pra Fortaleza?
- Uia, mas bah guri, não sei!
- Você sabe se essa estrada vai pra Bahia? -perguntou o paulista.
- Uia, mas bah bagual, essa é tri difícil!
Então o paulista falou:
- Você mora aqui e não sabe de nada!
Aí o gaúcho respondeu:
- Tchê, guri, não sei mesmo, mas eu também não estou perdido como tu!!!”
(Disponível em: http://www.ipiadas.com.br/piadas/mineiro/o-mineiro-e-o-paulista. Acesso em 08/12/2019).
Os inúmeros atos de fala que se verificam numa comunidade são, naturalmente, variados. Nenhuma
língua se apresenta como entidade homogênea; ela é representada por um conjunto de variedades. Dessa forma, podemos afirmar que tal diálogo apresenta uma variação linguística entre:
A - Variedades de classe social ou dialetos sociais.
B - Variedades de gênero.
C - Variedades de gerações ou variedades diacrônicas.
D - Variedades de grupos de idades ou dialetos etários.
E - Variedades espaciais ou dialetos geográficos.
EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 1.
Questão 1 de 10 (SEM RESPOSTA)
Conforme (PAREJA, Cleide, 2013, p.72) existem seis tipos de coerências textuais. Sobre estes tipos assinale a alternativa correta.
I- Depende do conhecimento linguístico dos usuários da língua. Exige o domínio do léxico, do uso dos conectivos, o respeito à ordem dos elementos da frase.
II- Evidencia-se pelo uso adequado das palavras ou expressões e suas relações de sentidos produzidos no texto
III- Recai sobre as características do gênero textual, como finalidade, conteúdo, estilo e forma em conformidade com a prática social a ser realizada.
IV- Ocorre quando os enunciados presentes no texto são importantes para o tema que se está discutindo.
V- Depende das situações interativas em que o usuário da língua irá se encontrar. Para cada uma há um estilo apropriado que deve ser respeitado.
VI- Precisa que em uma sequência de atos de fala eles estejam relacionados adequadamente, não podendo em um mesmo ato realizarem-se diferentes ações, como perguntar e dar ordem, ou dar ordem e cantar.
A - Pragmática, genérica, sintática, semântica, temática e estilística.
B - Semântica, temática, pragmática, sintática, estilística e genérica.
C - Sintática, pragmática, genérica, estilística, semântica e temática.
D - Sintática, semântica, genérica, temática, estilística e pragmática.
E - Sintática, temática, pragmática, semântica, estilística e genérica.
Questão 2 de 10
"O resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro".
(Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf Acesso em 07 fev. 2021)
Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original. 
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo. 
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto. 
IV – O resumo deve ater-se às informações principais do texto-base. 
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo. 
A sequência correta é:
A - V – F – F – V – V.
B - V – F – V – V – F.
C - V – V – F – F – V.
D - V – V – F – V – F.
E - V – V – V – F – F.
Questão 3 de 10
A notícia que você irá ler é sobre ampliação de banda larga da internet. Ela foi publicada em um site sobre inovação tecnológica. Para Levy, as ações devem privilegiar também a "neutralidade tecnológica", que poderia ser obtida apenas com "estímulos à competição": "Temos quatro grandes empresas que atendem o mercado de telecomunicações brasileiro. Elas têm características tecnológicas totalmente diferentes". Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=profissionais-telecomunicacoes-discutem-ampliacao-banda-larga&id=010175170720#.WXE0jojyvIU Acesso em: 18 jul. 2017. Você lerá abaixo um excerto do volume A coerência textual, escrito por Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia (2006). Este trecho fala sobre a relação entre os conceitos de coesão e coerência textuais. Leia cuidadosamente o excerto, bem como as afirmações abaixo a seu respeito, e assinale a alternativa correta: Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto. (KOCH & TRAVAGLIA, 2006, p. 47) Diante do exposto assinale a alternativa que se refere a como se dá a coesão no texto:
A - A coerência é sempre linear.
B - A coesão e a coerência não têm nada a ver uma com a outra.
C - A Coesão e coerência não são estudadas conjuntamente.
D - A coesão se dá através de elementos explícitos do texto.
E - Os elementos coesivos são completamente invisíveis ao leitor.
Questão 4 de 10 (SEM RESPOSTA)
O quinto capítulo de nosso livro de curso (PAREJA, 2013) discute os gêneros textuais. O conceito deriva das reflexões do filósofo russo Mikhail Bakhtin, citado no livro. Leia as afirmações abaixo sobre os gêneros textuais, e assinale a alternativa que define o conceito elaborado por Bakhtin.
A - Bakhtin dividiu os gêneros em primários e secundários.
B - Bakhtin dividiu os gêneros em primários, secundários e terciários.
C - Gêneros primários são aqueles usados durante os primeiros anos de nossa vida.
D - Gêneros secundários são empregados somente por instituições e órgãos oficiais.
E - Gêneros terciários são os que surgem da mistura dos primeiros dois tipos.
Questão 5 de 10
 Leia os dois excertos a seguir.
Barthes (1981, p.12) cita que "a escrita não é a fala [...]; mas ela também já não é o escrito, a transcrição; escrever não é transcrever."
Para Vygotsky (1934), o discurso oral é mais abreviado que o escrito, economiza muitos conhecimentos compartilhados ou pertencentes ao contexto que, na escrita, precisam ser explicitados. Isso leva o texto oral a parecer mais lacunar, falho, fragmentário, desorganizado e preso ao contexto que o texto escrito. Trata-se, no entanto, apenas de parecer e não efetivamente ser. (ROJO, 2006, p. 25) 
A oralidade e a escrita são maneiras diferentes de se comunicar. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita em relação à fala.
A - A escrita apresenta uma mensagem breve, ao contrário da fala, que é mais longa, já que precisa de melhores explicações.
B - A escrita é mais subjetiva que a fala, pois é preciso que o interlocutor compreenda o que está nas entrelinhas do texto escrito.
C - A escrita possui construções mais complexas que a fala, já que segue as normas cultas de linguagem padrão do idioma.
D - A escrita possui um texto claro, ao contrário da fala, que pode trazer problemas de entendimento graças ao contexto em que se está inserido. 
E - A escrita tem uma mensagem que é transmitida de modo imediato, já a fala não. No processo da fala, é preciso ajuda de gestos e símbolos que permitam que os interlocutores se compreenderem.
Questão 6 de 10
Uma das características do cérebro humano é a presença de uma faculdade que nos auxilia a gerar representações do mundo a nossa volta, e de nossos pensamentos e sensações. Esta faculdade nos auxilia a desenvolver um sistema de signos (algo que está no lugar de um objeto ou fenômeno, sob algum aspecto) através do qual nos expressamos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que nomeia corretamente esta faculdade.
A - Audição.
B - Fala.
C - Língua.
D - Linguagem.
E - Sonoridade.
Questão 7 de 10
O resumo é uma ótima ferramenta para estudar, já que é muito útil para fazer revisões. Depois de uma leitura aprofundada, passa-se para a produção do resumo. Isso fará com que seja possível economizar tempo e aumentar a produtividade na assimilação do conteúdo. 
A respeito do resumo, pode-se afirmar que
A - sua elaboração pressupõe um encadeamento que se inicia, para efeito de clareza, com a conclusão apresentada pelo texto-base.
B - sua principal característica é a possibilidade do desenvolvimento de novas ideias e pontos de vista ao conteúdo apresentado inicialmente pelo texto-base.
C - as regras para sua produção consistem na adaptação do texto original. Isso se dá pela criação de novas e mais definições que possam explicitar melhor as ideias do texto-base.
D - se deve ler o texto diversas vezes antes de resumi-lo, pois, a partir daí, há a predominância dos elementos secundários, que trazem maiores explicações sobre o conteúdo do texto-base.
E - é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo as ideias principais, sem acréscimos de comentários, julgamentos ou exemplos.
Questão 8 de 10 (SEM RESPOSTA)
Quando estudamos variação linguística, o tema do preconceito linguístico é um dos mais importantes a ser conhecido por qualquer acadêmico do curso de Letras. Assinale a alternativa que apresenta a única alternativa correta a respeito do preconceito linguístico.
A -
O preconceito linguístico é o termo que está relacionado ao modo como os acertos linguísticos são vistos pelo falante.
B -
O preconceito lingüístico é um termo relacionado à discriminação com os falares com menos prestígio, que não existe na prática.
C -
O preconceito linguístico é um termo relacionado ao modo como a língua é vista pelo seu falante nativo.
D -
O preconceito linguístico possui relação entre as variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas.
E -
O preconceito linguístico está relacionado à ideia de que há variantes linguísticas que são consideradas mais prestigiadas que outras.
Questão 9 de 10 (SEM RESPOSTA)
As línguas naturais não são uniformes: além de serem diferentes entre si, as línguas também apresentam variação interna. Segundo Pareja, “[a]s variedades linguísticas são determinadas por vários fatores, entre os quais se destacam os geográficos, históricos, sociais e estilísticos” (2013, p. 17). Leia as afirmações abaixo (I—V), e assinale a alternativa (a—e) correta em relação aos tipos de variação. 
I – A variação social decorre não somente do poder aquisitivo, mas também do grau de educação, da idade e do sexo dos usuários da língua. 
II – A variação social decorre dependendo da região em que o indivíduo esteja inserido. 
III – A variação geográfica está relacionada às diferenças de pronúncia, de vocabulário e de sintaxe, que ocorrem de região para região do Brasil. 
IV – A variação histórica ocorre pelo processo de evolução da humanidade que, com suas novas invenções, ou com o abandono de objetos, hábitos e costumes, acaba interferindo na língua, que também é viva. 
A - Apenas a alternativa I está correta.
B - Apenas a alternativa II está correta.
C - Apenas a alternativa III está correta.
D - Apenas a alternativa IV está correta.
E - Apenas as alternativas I, III, e IV estão corretas.
Questão 10 de 10
De acordo com Pareja (2013, p. 68), a coerência textual é responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Quando um texto é coerente, todos os seus elementos podem ser compreendidos dentro de um único significado geral. Assinale a opção que conceitua corretamente os tipos de coerências e seu significado.
A - Coerência interna depende da compatibilidade de sentido entre as partes do texto. Coerência externa está ligada a um conhecimento prévio e recíproco entre os interlocutores.
B - Coerência interna é a adequação entre o que dizemos e a realidade do mundo exterior. Coerência externa ocorre quando há contradição dentro do texto.
C - Coerência externa é o processo de produção textual não codificado. Coerência interna é o encontro entre o leitor e o texto.
D - Coerência externa está ligada ao tipo de linguagem adotado no texto. Coerência interna depende das informações que o destinatário domina para a decodificação de um texto.
E - Quando um texto tem coerência interna e externa, seu interlocutor fica desacreditado.
REVISÃO EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 1 “A”
Questão 1 de 10
Segundo (GARCIA, 2010, p.203), parágrafo é a “unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada ideia central ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”. Desse modo, é o parágrafo que exerce a coordenação das partes de uma composição e influencia fortemente a comunicação do texto, conduzindo, de forma ordenada, o raciocínio do leitor. Um parágrafo padrão é composto por três partes. São elas:
A - Ideia central, frase síntese e tópico frasal.
B - Ideia central, secundárias e coerências.
C - Introdução, desenvolvimento e conclusão.
D - Introdução, desenvolvimento e tema central.
E - Introdução, frase chave e conclusão.
Questão 2 de 10
 Leia os dois excertos a seguir.
Barthes (1981, p.12) cita que "a escrita não é a fala [...]; mas ela também já não é o escrito, a transcrição; escrever não é transcrever."
Para Vygotsky (1934), o discurso oral é mais abreviado que o escrito, economiza muitos conhecimentos compartilhados ou pertencentes ao contexto que, na escrita, precisam ser explicitados. Isso leva o texto oral a parecer mais lacunar, falho, fragmentário, desorganizado e preso ao contexto que o texto escrito. Trata-se, no entanto, apenas de parecer e não efetivamente ser. (ROJO, 2006, p. 25) 
A oralidade e a escrita são maneiras diferentes de se comunicar. Assinale a alternativa que apresenta uma característica correta a respeito da escrita em relação à fala.
A - A escrita apresenta uma mensagem breve, ao contrário da fala, que é mais longa, já que precisa de melhores explicações.
B - A escrita é mais subjetiva que a fala, pois é preciso que o interlocutor compreenda o que está nas entrelinhas do texto escrito.
C - A escrita possui construções mais complexas que a fala, já que segue as normas cultas de linguagem padrão do idioma.
D - A escrita possui um texto claro, ao contrário da fala, que pode trazer problemas de entendimento graças ao contexto em que se está inserido. 
E - A escrita tem uma mensagem que é transmitida de modo imediato, já a fala não. No processo da fala, é preciso ajuda de gestos e símbolos que permitam que os interlocutores se compreenderem.
Questão 3 de 10
A notícia que você irá ler é sobre ampliação de banda larga da internet. Ela foi publicada em um site sobre inovação tecnológica. Para Levy, as ações devem privilegiar também a "neutralidade tecnológica", que poderia ser obtida apenas com "estímulos à competição": "Temos quatro grandes empresas que atendem o mercado de telecomunicações brasileiro. Elas têm características tecnológicas totalmente diferentes". Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=profissionais-telecomunicacoes-discutem-ampliacao-banda-larga&id=010175170720#.WXE0jojyvIU Acesso em: 18 jul. 2017. Você lerá abaixo um excerto do volume A coerência textual, escrito por Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia (2006). Este trecho fala sobre a relação entre os conceitos de coesão e coerência textuais. Leia cuidadosamente o excerto, bem como as afirmações abaixo a seu respeito, e assinale a alternativa correta: Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto. (KOCH & TRAVAGLIA, 2006, p. 47) Diante do exposto assinale a alternativa que se refere a como se dá a coesão no texto:
A - A coerência é sempre linear.
B - A coesão e a coerência não têm nada a ver uma com a outra.
C - A Coesão e coerência não são estudadas conjuntamente.
D - A coesão se dá através de elementos explícitos do texto.
E - Os elementos coesivos são completamente invisíveis ao leitor.
Questão 4 de 10
Relacione as definições apresentadas no segundo grupo de enunciados aos termos listados no primeiro grupo sobre as capacidades cognitivas de quem lê. (PAREJA, 2013, p. 32-33). 
 1. Compreensão
 2. Análise 
 3. Síntese 
 4. Avaliação 
 5. Aplicação 
 (__) é a capacidade de reconstituir o todo decomposto, identificando as ideias essenciais do ponto de vista do original. 
 (__) é a primeira leitura,
quando se identifica o tema, a tese, busca-se o significado no dicionário para a palavra desconhecida, ou seja, é a decodificação do texto. 
 (__) é a capacidade de emitir um juízo de valor a respeito do que o autor veicula no texto. 
 (__) é a compreensão das ideias contidas em cada segmento do texto, percebendo que o todo é composto de partes que se relacionam entre si: os parágrafos nos textos, os capítulos nos livros. 
 (__) é o momento mais importante do ato de ler, pois, se há compreensão, há assimilação e, portanto, as ideias, os conceitos poderão ser aplicados em situações semelhantes, ou para criar novas ideias. 
 Assinale a alternativa que mostra a sequência correta:
A - 1, 2, 3, 4, 5
B - 3, 1, 4, 2, 5
C - 3, 2, 4, 1, 5
D - 5, 2, 3, 4, 1
E - 5, 4, 3, 2, 1
Questão 5 de 10
"O resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro".
(Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf Acesso em 07 fev. 2021)
Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original. 
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo. 
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto. 
IV – O resumo deve ater-se às informações principais do texto-base. 
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo. 
A sequência correta é:
A - V – F – F – V – V.
B - V – F – V – V – F.
C - V – V – F – F – V.
D - V – V – F – V – F.
E - V – V – V – F – F.
Questão 6 de 10
O fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. Existem três tipos básicos de fichamento: o fichamento bibliográfico, o fichamento temático e o fichamento textual (PAREJA, 2013, pp. 42-43). Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre os tipos de fichamento.
A - O fichamento bibliográfico caracteriza-se como a elaboração de um resumo, resenha ou comentário, no qual registramos as ideias apresentadas num livro.
B - No fichamento temático, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
C - O fichamento temático tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor.
D - O fichamento textual capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, ligados às ideias principais.
E - O fichamento textual traz a contribuição do autor e da obra para produção de novos conhecimentos na área em questão.
Questão 7 de 10
O fenômeno da coesão textual se manifesta através de diferentes recursos coesivos. Um destes tipos de recurso depende da utilização de palavras já ditas, com o uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico. Como chamamos este tipo de coesão? Assinale a alternativa correta.
A - Coesão lexical;
B - Coesão por conjunção;
C - Coesão por elipse;
D - Coesão por substituição;
E - Coesão referencial;
Questão 8 de 10
“Parágrafo padrão é a unidade de composição constituída por um ou mais períodos, em que se desenvolve determinada ideia central, a que se agarram outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela.” (GARCIA, Othon, 1983:203)
É possível fazer o desenvolvimento de um parágrafo de diversas maneiras: por enumeração, relação causa-consequência, analogia ou comparação, perguntas ou citações.
Leia o parágrafo a seguir e perceba qual técnica  o autor do texto utilizou para desenvolver seu texto.
“Você pode ser cancelado por algo que você disse em meio a uma multidão de completos estranhos se um deles tiver feito um vídeo, ou por uma piada que soou mal nas mídias sociais ou por algo que você disse ou fez há muito tempo atrás e sobre o qual há algum registro na internet. E você não precisa ser proeminente, famoso ou político para ser publicamente envergonhado e permanentemente marcado: tudo o que você precisa fazer é ter um dia particularmente ruim e as consequências podem durar enquanto o Google existir", definiu o colunista do The New York Times Ross Douthat em uma coluna sobre cancelamento há alguns dias.
Disponível em: <http://https://www.bbc.com/portuguese/geral-53537542> Acesso em: 05 jan. 2021.
A -
Desenvolvimento por enumeração.
B -
Desenvolvimento por relação causa-consequência.
C -
Desenvolvimento por analogia ou comparação.
D -
Desenvolvimento por citação.
E -
Desenvolvimento por perguntas.
Questão 9 de 10
Uma das características do cérebro humano é a presença de uma faculdade que nos auxilia a gerar representações do mundo a nossa volta, e de nossos pensamentos e sensações. Esta faculdade nos auxilia a desenvolver um sistema de signos (algo que está no lugar de um objeto ou fenômeno, sob algum aspecto) através do qual nos expressamos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que nomeia corretamente esta faculdade.
A - Audição.
B - Fala.
C - Língua.
D - Linguagem.
E - Sonoridade.
Questão 10 de 10
A notícia que você irá ler é sobre ampliação de banda larga da internet. Ela foi publicada em um site sobre inovação tecnológica. Para Levy, as ações devem privilegiar também a "neutralidade tecnológica", que poderia ser obtida apenas com "estímulos à competição": "Temos quatro grandes empresas que atendem o mercado de telecomunicações brasileiro. Elas têm características tecnológicas totalmente diferentes". Disponível em: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=profissionais-telecomunicacoes-discutem-ampliacao-banda-larga&id=010175170720#.WXE0jojyvIU Acesso em: 18 jul. 2017. Você lerá abaixo um excerto do volume A coerência textual, escrito por Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia (2006). Este trecho fala sobre a relação entre os conceitos de coesão e coerência textuais. Leia cuidadosamente o excerto, bem como as afirmações abaixo a seu respeito, e assinale a alternativa correta: Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto. (KOCH & TRAVAGLIA, 2006, p. 47) Diante do exposto assinale a alternativa que se refere a como se dá a coesão no texto:
A - A coerência é sempre linear.
B - A coesão e a coerência não têm nada a ver uma com a outra.
C - A Coesão e coerência não são estudadas conjuntamente.
D - A coesão se dá através de elementos explícitos do texto.
E - Os elementos coesivos são completamente invisíveis ao leitor.
REVISÃO EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 1 “B”
Questão 1 de 10
Os textos costumam ser divididos em narrativos, descritivos ou argumentativos. Para decidir a que tipo pertence um texto, levamos em conta sua característica predominante. Leia as alternativas abaixo, e assinale aquela que apresenta corretamente a característica predominante de um texto descritivo.
A - O texto descritivo fornece informações tendo em vista esclarecer um determinado assunto.
B - O texto descritivo não necessita ser coerente ou ter coesão.
C - O texto descritivo ocupa-se somente de oferecer informações de eventos recentes.
D - O texto descritivo apresenta as características de determinada entidade (pessoa, objeto, ideia, etc.), possibilitando ao leitor compor uma imagem mental desta entidade.
E - O texto descritivo é caracterizado por narrar uma história.
Questão 2 de 10
A comunicação está associada à linguagem e interação, manifesta-se de inúmeras formas, seja através de gestos, contatos físicos, palavras, símbolos, artes, escrita entre outros. O
termo “comunicação” advém do latim (“communicare”); significa “partilhar, participar de algo, tornar comum”, sendo, portanto, um elemento essencial da interação social humana É pela comunicação que os indivíduos desempenham determinadas funções enquanto seres sociais, participando efetivamente da coletividade.
O ato comunicativo está vinculado aos seis elementos da comunicação, são eles:
A - Emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, clima e interlocutor.
B - Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação e atores envolvidos.
C - Emissor, receptor, referente (ou contexto), código, canal de comunicação, e mensagem.
D - Emissor, referente, destinatário, contexto comunicativo, canal de comunicação e mensagem.
E - Emissor, referente, signos, código, contexto e meios de comunicação.
Questão 3 de 10
O resumo é uma ótima ferramenta para estudar, já que é muito útil para fazer revisões. Depois de uma leitura aprofundada, passa-se para a produção do resumo. Isso fará com que seja possível economizar tempo e aumentar a produtividade na assimilação do conteúdo. 
A respeito do resumo, pode-se afirmar que
A - sua elaboração pressupõe um encadeamento que se inicia, para efeito de clareza, com a conclusão apresentada pelo texto-base.
B - sua principal característica é a possibilidade do desenvolvimento de novas ideias e pontos de vista ao conteúdo apresentado inicialmente pelo texto-base.
C - as regras para sua produção consistem na adaptação do texto original. Isso se dá pela criação de novas e mais definições que possam explicitar melhor as ideias do texto-base.
D - se deve ler o texto diversas vezes antes de resumi-lo, pois, a partir daí, há a predominância dos elementos secundários, que trazem maiores explicações sobre o conteúdo do texto-base.
E - é um tipo de texto que consiste na redução fiel de outro texto, mantendo as ideias principais, sem acréscimos de comentários, julgamentos ou exemplos.
Questão 4 de 10
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre estruturas textuais para a produção de texto como resultado de leitura. (PAREJA, 2013, p. 33).
A - A norma é um conjunto de hábitos linguísticos vigentes no lugar ou na classe social.
B - A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto.
C - O esquema destaca somente as palavraschave.
D - O fichamento é um texto de controle pessoal das leituras realizadas para futuras pesquisas.
E - O resumo tem como meta destacar todas as ideias essenciais do texto.
Questão 5 de 10
Existem diversos conceitos que nos auxiliam a compreender como os textos são estruturados, de modo a auxiliar não somente a leitura que fazemos deles, mas em nosso próprio processo de escrita. Um destes conceitos é o de modos discursivos. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que define corretamente o que é um modo discursivo.
A - É a organização dos fatos explicitados num texto: quem, o que, onde, quando, etc.
B - É a classificação dos textos de acordo com o modo como suas ideias estão organizadas.
C - É a classificação dos textos conforme seu caráter oral ou escrito.
D - Diz respeito à função do texto: informar, dar instruções, dar ordens, etc.
E - É uma forma de agrupar os textos em classes, de modo que o texto pertença a uma e somente uma classe.
Questão 6 de 10
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre estruturas textuais para a produção de texto como resultado de leitura. (PAREJA, 2013, p. 33).
A - A norma é um conjunto de hábitos linguísticos vigentes no lugar ou na classe social.
B - A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto.
C - O esquema destaca somente as palavraschave.
D - O fichamento é um texto de controle pessoal das leituras realizadas para futuras pesquisas.
E - O resumo tem como meta destacar todas as ideias essenciais do texto.
Questão 7 de 10
"O resumo é um texto que reúne e apresenta, de maneira concisa, coerente e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto preexistente. É uma forma de transformar um texto em outro".
(Disponível em: http://www.ead.uepb.edu.br/ava/arquivos/cursos/geografia/leitura_interpretacao_e_producao_de_textos/Le_PT_A13_J_1_.pdf Acesso em 07 fev. 2021)
Analise as afirmações abaixo e assinale se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta corretamente a sequência. 
I – O resumo precisa manter as informações principais do texto original. 
II – Não é permitido o acréscimo de ideias em um resumo. 
III – O resumo apresenta opiniões a respeito do texto. 
IV – O resumo deve ater-se às informações principais do texto-base. 
V – Pode-se acrescentar novas informações ao resumo. 
A sequência correta é:
A - V – F – F – V – V.
B - V – F – V – V – F.
C - V – V – F – F – V.
D - V – V – F – V – F.
E - V – V – V – F – F.
Questão 8 de 10
De acordo com (PAREJA, Cleide, 2013, p.77 e 78) os conectivos coordenativos são realizados pelas conjunções coordenadas. E os subordinativos são aqueles que unem duas orações que dependem sintaticamente uma da outra, ou seja, não fazem sentido se ficarem sozinhas. Assinale a opção que apresenta corretamente as funções dos conectivos em um texto.
A - Função de adição, oposição; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
B - Função de adição, regência; conclusão; concessão; tempo; condição; contraste; dúvida; certeza; causa, conjunção e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
C - Função de conectivos coordenativos, subordinativos, referencial, semântica, pragmática e narrativa.
D - Função de conectivos coordenativos, subordinativos, referencial, semântica, pragmática; narrativa; dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
E - Hipótese, conjunção verbal, oposição, concessão, tempo dúvida; certeza; causa, exemplificação e comparação. Adição; alternância; oposição; conclusão; explicação.
Questão 9 de 10
De acordo com Pareja (2013, p. 68), a coerência textual é responsável pelo estabelecimento do sentido produzido pelos leitores no ato da leitura. Quando um texto é coerente, todos os seus elementos podem ser compreendidos dentro de um único significado geral. Assinale a opção que conceitua corretamente os tipos de coerências e seu significado.
A - Coerência interna depende da compatibilidade de sentido entre as partes do texto. Coerência externa está ligada a um conhecimento prévio e recíproco entre os interlocutores.
B - Coerência interna é a adequação entre o que dizemos e a realidade do mundo exterior. Coerência externa ocorre quando há contradição dentro do texto.
C - Coerência externa é o processo de produção textual não codificado. Coerência interna é o encontro entre o leitor e o texto.
D - Coerência externa está ligada ao tipo de linguagem adotado no texto. Coerência interna depende das informações que o destinatário domina para a decodificação de um texto.
E - Quando um texto tem coerência interna e externa, seu interlocutor fica desacreditado.
Questão 10 de 10
Você lerá abaixo um excerto do volume A coerência textual, escrito por Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia (2006). Este trecho fala sobre a relação entre os conceitos de coesão e coerência textuais. Leia cuidadosamente o excerto, bem como as afirmações abaixo a seu respeito, e assinale a alternativa correta: 
Por coesão se entende a ligação, a relação, os nexos que se estabelecem entre os elementos que constituem a superfície textual. Ao contrário da coerência, que é subjacente, a coesão é explicitamente revelada através das marcas linguísticas, índices formais na estrutura da sequência linguística e superficial do texto, o que lhe dá um caráter linear, uma vez que se manifesta na organização sequencial do texto. (KOCH & TRAVAGLIA, 2006, p. 47)
A - A coerência é sempre linear.
B - A coesão e a coerência não têm nada a ver uma com a outra.
C - A coesão e coerência não
são estudadas conjuntamente.
D - A coesão se dá através de elementos explícitos do texto.
E - Os elementos coesivos são completamente invisíveis ao leitor.
REVISÃO EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 2
Questão 1 de 8
Em concordância com (PAREJA, Cleide, 2013, p.61) “A citação caracteriza-se como um argumento de autoridade e é largamente utilizada para reforçar o ponto de vista”. Por ser um ato ou efeito de citar, a mesma pode ser direta ou indireta. De acordo com o referido acima, assinale a opção que se conceitua a citação direta e indireta:
A - Nas citações diretas deve-se colocar entre aspas, se não, faz-se uma paráfrase. Nas indiretas Esse tipo de citação deve ser apresentada obrigatoriamente entre aspas duplas e, se na citação houver algum destaque de palavra(s).
B - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações. Estas se classificam em: citação direta curta: quando não ultrapassam três linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Citação direta longa: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas. Citação indireta o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).
C - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações e os mesmos podem ser citados no corpo do texto. Citação indireta o autor não pode ser citado no corpo do texto e esta deve conter alterações a fim de deixar clara a transcrição.
D - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações, porém deve-se inserir sempre uma paráfrase. Citação indireta o autor não deve ser citado no corpo do texto deve-se usar somente o que foi publicado entre parênteses.
E - Nas citações indiretas as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações estilo paráfrase. Estas se classificam em: citação indireta curta: quando não ultrapassam três linhas. Citação direta. Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas e o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho.
Questão 2 de 8
Leia atentamente o seguinte texto: 
CIRCUITO FECHADO
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 
Autor: Ricardo Ramos 
Com base na leitura, e tendo em vista o fenômeno da coerência textual, podemos afirmar que:
A - É possível inferir que somente há coerência externa.
B - Há coesão elíptica.
C - Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna.
D - No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.
E - O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão.
Questão 3 de 8
Pareja (2013, p. 62) afirma que a redação é uma atividade social indispensável, para a qual falta muitas vezes uma preparação preliminar. Em concordância com este pensamento, assinale a alternativa que define corretamente o que é uma redação.
A - Redação é a transcrição fiel da fala por meio de signos gráficos.
B - Redação é a transcrição fiel do pensamento por meio de letras.
C - Redação é o processo de estruturação e composição de um texto escrito.
D - Redação é a explicação do significado das palavras de um texto.
E - Redação é a decifração dos elementos numa página de texto.
Questão 4 de 8
Pareja (2018, p. 76) afirma que as conjunções "estabelecem relações significativas específicas entre os elementos do texto. São conectores responsáveis pelo encadeamento entre orações ou partes do texto, estabelecendo relações de sentido." Em alguns casos, podemos combinar palavras que, juntas, atuarão como uma conjunção; trata-se das locuções conjuntivas. Tendo em vista esta definição, leia o excerto abaixo atentamente. Para preencher corretamente a lacuna presente no excerto com uma conjunção ou locução conjuntiva, assinale a alternativa correta.
Segundo Bolter (1991), podemos entender espaço de escrita como todo o campo físico e visual definido por uma particular tecnologia de escrita. ____________ , para o autor, todas as formas de escrita são espaciais, por causa disso, nós podemos ver e entender signos escritos como estendidos em um espaço de no mínimo duas dimensões.
A - Além disso
B - Ficar
C - Senão
D - Tendo
E - Há
Questão 5 de 8
Um autor pode lançar mão de vários recursos durante a escrita de um parágrafo, como, por exemplo, apresentar uma sequência de elementos que estabelecem questionamentos, e com isso vão acrescentando incertezas ou dúvidas. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
B - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
C - Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
D - Desenvolvimento por perguntas.
E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 6 de 8
A coesão por elipse é uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as sentenças abaixo (I—IV), e assinale a alternativa (a—e) que indica corretamente as sentenças onde ocorre coesão por elipse.
I. Irei com você; ele, com os pais. 
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo. 
III. Já elaborou a carta? – Ainda não! 
IV. Fui à sessão de livros; meu irmão, à de revistas.
A - I, II e III.
B - I, II, III e IV.
C - I, III e IV.
D - II e IV.
E - III e IV.
Questão 7 de 8
Em textos narrativos, há mais de um modo de se reproduzir a fala das personagens; quando falamos destes modos, referimo-nos aos tipos de discurso. Analise o excerto abaixo, e assinale a alternativa correta referente aos tipos de discurso.
UM APÓLOGO
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: 
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com
a sua vida e deixe a dos outros.
(Machado de Assis. Fonte: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=116742. Acesso 01 fev. 2021.)
A - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso direto.
B - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto.
C - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto livre.
D - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso direto.
E - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso indireto.
Questão 8 de 8
A coesão textual está relacionada, em parte, ao modo como os elementos presentes no texto relacionam-se uns aos outros. O exemplo abaixo nos mostra a coesão referencial em ação:
Ilza e Carla são irmãs que se amam muito. Elas cuidam uma da outra, respeitam-se e compartilham segredos. 
Podemos afirmar que, neste exemplo, existe coesão referencial porque:
A - A pontuação do texto está correta.
B - A ortografia do texto está correta.
C - Os verbos estão todos no mesmo tempo e no mesmo modo.
D - O pronome “elas” faz referência a "Ilza e Carla".
E - Ao contrário do que afirma o enunciado, este exemplo não apresenta coesão referencial.
REVISÃO EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 2 - “A”
Questão 1 de 10
Em textos narrativos, há mais de um modo de se reproduzir a fala das personagens; quando falamos destes modos, referimo-nos aos tipos de discurso. Analise o excerto abaixo, e assinale a alternativa correta referente aos tipos de discurso.
UM APÓLOGO
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: 
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
(Machado de Assis. Fonte: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=116742. Acesso 01 fev. 2021.)
A - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso direto.
B - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto.
C - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto livre.
D - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso direto.
E - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso indireto.
Questão 2 de 10
Leia atentamente o seguinte texto: 
CIRCUITO FECHADO
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 
Autor: Ricardo Ramos 
Com base na leitura, e tendo em vista o fenômeno da coerência textual, podemos afirmar que:
A - É possível inferir que somente há coerência externa.
B - Há coesão elíptica.
C - Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna.
D - No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.
E - O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão.
Questão 3 de 10
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem paralelo de ideias, relação de semelhança entre coisas ou fatos. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de "desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora." 
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse tipo de argumento.
A - “O  fenômeno  em  questão  é  o  poder  magnético  dos  iPhones, BlackBerries e similares. O ato de compra desses aparelhinhos é um contrato que vincula mais que casamento.  As  pessoas  se  obrigam a partilhar a vida com eles.”  (TOLEDO,  2012).
B - Abrir mão do aparelhinho, depois de todas as facilidades que trouxe, está fora de questão. [...] As reuniões sociais, as de trabalho e as sessões do Supremo seriam feitas só de smartphones, sem a intermediação humana” (TOLEDO, 2012)
C - “O leitor captou? A leitora achou graça?[...] Qual o remédio,  para  a  divisão  da  pessoa  em  duas,  metade  ela  mesma,  metade  seu smartphone? [...] Delírio? O leitor esquece-se do que a Apple é capaz.” (TOLEDO, 2012) 
D - “‘Vai ser daquelas reuniões com todo mundo olhando para seu iPhone’, ela diz”
E - "... inventando-se um smartphone capaz de sugá-la e reproduzi-la em seu bojo. As reuniões sociais, as de trabalho e as sessões do Supremo seriam feitas só de 
smartphones, sem a intermediação humana” (TOLEDO, 2012).
Questão 4 de 10
Um autor pode lançar mão de vários recursos durante a escrita de um parágrafo, como, por exemplo, apresentar uma sequência de elementos que estabelecem questionamentos, e com isso vão acrescentando incertezas ou dúvidas. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
B - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
C - Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
D - Desenvolvimento por perguntas.
E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 5 de 10
Pareja (2018, p. 76) afirma que as conjunções "estabelecem relações significativas específicas entre os elementos do texto. São conectores responsáveis pelo encadeamento entre orações ou partes do texto, estabelecendo relações de sentido." Em alguns casos, podemos combinar palavras que, juntas, atuarão como uma conjunção; trata-se das locuções conjuntivas. Tendo em vista esta definição, leia o excerto abaixo atentamente. Para preencher corretamente a lacuna presente no excerto com uma conjunção ou locução conjuntiva, assinale a alternativa correta.
Segundo Bolter (1991), podemos entender espaço de escrita como todo o campo físico e visual definido por uma particular tecnologia de escrita. ____________ , para o autor, todas as formas de escrita são espaciais, por causa disso, nós podemos ver e entender signos escritos como estendidos em um espaço de no mínimo duas dimensões.
A - Além disso
B - Ficar
C - Senão
D - Tendo
E - Há
Parte superior do formulário
Questão 6 de 10
 “O princípio que orienta a formação de um parágrafo é o mesmo que orienta um texto com vários parágrafos.” (MEDEIROS, 1988, p. 145)
O parágrafo-padrão é a unidade que garante o bom funcionamento de um texto em prosa. Para que o parágrafo possua sentido, independente do gênero textual utilizado, é necessário que ele sempre apresente os seguintes elementos:
A - Introdução, desenvolvimento e conclusão.
B - Introdução, desenvolvimento e desfecho.
C - Introdução, ideia principal e ideia secundária.
D - Contextualização, período curto e período longo.
E - Tese, resumo e conclusão.
Questão 7 de 10
Em concordância com (PAREJA, Cleide, 2013, p.61) “A citação caracteriza-se como um argumento de autoridade e é largamente utilizada para reforçar o ponto de vista”. Por ser um ato ou efeito de citar, a mesma pode ser direta ou indireta. De acordo com o referido acima, assinale a opção que se conceitua a citação direta e indireta:
A - Nas citações diretas deve-se colocar entre aspas, se não, faz-se uma paráfrase. Nas indiretas Esse tipo de citação deve ser apresentada obrigatoriamente entre aspas duplas e, se na citação houver algum destaque de palavra(s).
B - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações. Estas se classificam em: citação direta curta: quando não ultrapassam três linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Citação direta longa: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas. Citação indireta o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).
C - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações e os mesmos podem ser citados no corpo do texto. Citação indireta o autor não pode ser citado no corpo do texto e esta deve conter alterações a fim de deixar clara a transcrição.
D - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações, porém deve-se inserir sempre uma paráfrase. Citação indireta o autor não deve ser citado no corpo do texto deve-se usar somente o que foi publicado entre parênteses.
E - Nas citações indiretas as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações estilo paráfrase. Estas se classificam em: citação indireta curta: quando não ultrapassam três linhas. Citação direta. Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas e o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho.
Questão 8 de 10
Ao desenvolver as ideias que compõem os parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos persuasivos que tem por objetivo convencer o leitor. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
B - Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.
C - Desenvolvimento por causas e consequências
D - Desenvolvimento por quantidade de informações.
 E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 9 de 10
A coesão por elipse é uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as sentenças abaixo (I—IV), e assinale a alternativa (a—e) que indica corretamente as sentenças onde ocorre coesão por elipse.
I. Irei com você; ele, com os pais. 
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo. 
III. Já elaborou a carta? – Ainda não! 
IV. Fui à sessão de livros; meu irmão, à de revistas.
A - I, II e III.
B - I, II, III e IV.
C - I, III e IV.
D - II e IV.
E - III e IV.
Questão 10 de 10
Pareja (2013, p. 62) afirma que a redação é uma atividade social indispensável, para a qual falta muitas vezes uma preparação preliminar. Em concordância com este pensamento, assinale a alternativa que define corretamente o que é uma redação.
A - Redação é a transcrição fiel da fala por meio de signos gráficos.
B - Redação é a transcrição fiel do pensamento por meio de letras.
C - Redação é o processo de estruturação e composição de um texto escrito.
D - Redação é a explicação do significado das palavras de um texto.
E - Redação é a decifração dos elementos numa página de texto.
 
REVISÃO EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 2 - “B”
Questão 1 de 10
Na escrita dos parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos que estabelecem paralelo de ideias, relação de semelhança entre coisas ou fatos. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de "desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora." 
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo desse tipo de argumento.
A - “O  fenômeno  em  questão  é  o  poder  magnético  dos  iPhones, BlackBerries e similares. O ato de compra desses aparelhinhos é um contrato que vincula mais que casamento.  As  pessoas  se  obrigam a partilhar a vida com eles.”  (TOLEDO,  2012).
B - Abrir mão do aparelhinho, depois de todas as facilidades que trouxe, está fora de questão. [...] As reuniões sociais, as de trabalho e as sessões do Supremo seriam feitas só de smartphones, sem a intermediação humana” (TOLEDO, 2012)
C - “O leitor captou? A leitora achou graça?[...] Qual o remédio,  para  a  divisão  da  pessoa  em  duas,  metade  ela  mesma,  metade  seu smartphone? [...] Delírio? O leitor esquece-se do que a Apple é capaz.” (TOLEDO, 2012) 
D - “‘Vai ser daquelas reuniões com todo mundo olhando para seu iPhone’, ela diz”
E - "... inventando-se um smartphone capaz de sugá-la e reproduzi-la em seu bojo. As reuniões sociais, as de trabalho e as sessões do Supremo seriam feitas só de 
smartphones, sem a intermediação humana” (TOLEDO, 2012).
Questão 2 de 10
A coesão textual está relacionada, em parte, ao modo como os elementos presentes no texto relacionam-se uns aos outros. O exemplo abaixo nos mostra a coesão referencial em ação:
Ilza e Carla são irmãs que se amam muito. Elas cuidam uma da outra, respeitam-se e compartilham segredos. 
Podemos afirmar que, neste exemplo, existe coesão referencial porque:
A - A pontuação do texto está correta.
B - A ortografia do texto está correta.
C - Os verbos estão todos no mesmo tempo e no mesmo modo.
D - O pronome “elas” faz referência a "Ilza e Carla".
E - Ao contrário do que afirma o enunciado, este exemplo não apresenta coesão referencial.
Questão 3 de 10
Ao desenvolver as ideias que compõem os parágrafos de um texto, o autor recorre a vários recursos, como por exemplo, a sequência de elementos persuasivos que tem por objetivo convencer o leitor. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
B - Desenvolvimento por enumeração de pormenores ou fatos.
C - Desenvolvimento por causas e consequências.
D - Desenvolvimento por quantidade de informações.
E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 4 de 10
Em concordância com (PAREJA, Cleide, 2013, p.61) “A citação caracteriza-se como um argumento de autoridade e é largamente utilizada para reforçar o ponto de vista”. Por ser um ato ou efeito de citar, a mesma pode ser direta ou indireta. De acordo com o referido acima, assinale a opção que se conceitua a citação direta e indireta:
A - Nas citações diretas deve-se colocar entre aspas, se não, faz-se uma paráfrase. Nas indiretas Esse tipo de citação deve ser apresentada obrigatoriamente entre aspas duplas e, se na citação houver algum destaque de palavra(s).
B - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações. Estas se classificam em: citação direta curta: quando não ultrapassam três linhas. Elas fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas. Citação direta longa: Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas. Citação indireta o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra
do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho (entre parênteses).
C - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações e os mesmos podem ser citados no corpo do texto. Citação indireta o autor não pode ser citado no corpo do texto e esta deve conter alterações a fim de deixar clara a transcrição.
D - Nas citações diretas ou textuais as palavras do autor em questão são transcritas sem alterações, porém deve-se inserir sempre uma paráfrase. Citação indireta o autor não deve ser citado no corpo do texto deve-se usar somente o que foi publicado entre parênteses.
E - Nas citações indiretas as palavras do autor em questão são transcritas exatamente, sem alterações estilo paráfrase. Estas se classificam em: citação indireta curta: quando não ultrapassam três linhas. Citação direta. Esse tipo de citação ocorre quando possuem mais de três linhas e o autor pode ser citado no corpo do texto usando somente a primeira letra do nome em letra maiúscula mais o ano em que foi publicado o trabalho.
Parte superior do formulário
Questão 5 de 10
Um autor pode lançar mão de vários recursos durante a escrita de um parágrafo, como, por exemplo, apresentar uma sequência de elementos que estabelecem questionamentos, e com isso vão acrescentando incertezas ou dúvidas. A esta técnica de desenvolvimento de parágrafos dá-se o nome de:
A - Desenvolvimento por analogia, comparação e metáfora.
B - Desenvolvimento por assimilação e contraste.
C - Desenvolvimento por ordenação, por razões, causas e consequências.
D - Desenvolvimento por perguntas.
E - Desenvolvimento por recorrência.
Questão 6 de 10
Em textos narrativos, há mais de um modo de se reproduzir a fala das personagens; quando falamos destes modos, referimo-nos aos tipos de discurso. Analise o excerto abaixo, e assinale a alternativa correta referente aos tipos de discurso.
UM APÓLOGO
Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: 
— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
— Deixe-me, senhora.
— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.
— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.
(Machado de Assis. Fonte: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=116742. Acesso 01 fev. 2021.)
A - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso direto.
B - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto.
C - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas exclusivamente por discurso indireto livre.
D - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso direto.
E - No excerto, as falas das personagens são reproduzidas, em sua maioria, por discurso indireto.
Questão 7 de 10
Pareja (2013, p. 62) afirma que a redação é uma atividade social indispensável, para a qual falta muitas vezes uma preparação preliminar. Em concordância com este pensamento, assinale a alternativa que define corretamente o que é uma redação.
A - Redação é a transcrição fiel da fala por meio de signos gráficos.
B - Redação é a transcrição fiel do pensamento por meio de letras.
C - Redação é o processo de estruturação e composição de um texto escrito.
D - Redação é a explicação do significado das palavras de um texto.
E - Redação é a decifração dos elementos numa página de texto.
Questão 8 de 10
Leia atentamente o seguinte texto: 
CIRCUITO FECHADO
Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço. Relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos, jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, blocos de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia. Água. Táxi, mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras. Cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro. 
Autor: Ricardo Ramos 
Com base na leitura, e tendo em vista o fenômeno da coerência textual, podemos afirmar que:
A - É possível inferir que somente há coerência externa.
B - Há coesão elíptica.
C - Há elementos coesivos, contudo não há coerência interna.
D - No texto há coerência interna, apesar de não haver elementos coesivos.
E - O texto é totalmente incoerente, pois não há coesão.
Questão 9 de 10
 “O princípio que orienta a formação de um parágrafo é o mesmo que orienta um texto com vários parágrafos.” (MEDEIROS, 1988, p. 145)
O parágrafo-padrão é a unidade que garante o bom funcionamento de um texto em prosa. Para que o parágrafo possua sentido, independente do gênero textual utilizado, é necessário que ele sempre apresente os seguintes elementos:
A - Introdução, desenvolvimento e conclusão.
B - Introdução, desenvolvimento e desfecho.
C - Introdução, ideia principal e ideia secundária.
D - Contextualização, período curto e período longo.
E - Tese, resumo e conclusão.
Questão 10 de 10
A coesão por elipse é uma forma de evitar a repetição desnecessária de um termo ou de uma expressão. Analise as sentenças abaixo (I—IV), e assinale a alternativa (a—e) que indica corretamente as sentenças onde ocorre coesão por elipse.
I. Irei com você; ele, com os pais. 
II. Você não sabe o que está dizendo, mas você sabe o que está fazendo. 
III. Já elaborou a carta? – Ainda não! 
IV. Fui à sessão de livros; meu irmão, à de revistas.
A - I, II e III.
B - I, II, III e IV.
C - I, III e IV.
D - II e IV.
E - III e IV.
 
Parte inferior do formulário
 EXERCICIO DE CONHECIMENTO PARTE 3
Questão 1 de 9
No Livro da Disciplina consta a seguinte citação de Jakobson (2001): “O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um emissor, aquele que fala ou escreve, um receptor, aquele que lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete, um código, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação”. Em seus estudos linguísticos, ele estabeleceu a cada uma das situações do ato comunicativo uma função da linguagem. Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios. Qual a resposta que mais
se aproxima às funções estipulados por Jakobson?
I – A função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função poética e a função referencial.
II – A função expressiva, a função conativa, a função fática, a função poética e a função referencial.
III – A função expressiva, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
IV – A função expressiva, a função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
V - A função conativa, a função metalinguística, a função fática, a função poética e a função referencial.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa V está correta.
B - Apenas a alternativa IV está correta.
C - Apenas as alternativas II e III estão corretas.
D - As alternativas IV e V estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Questão 2 de 9
Após ler a ata abaixo, indique quais aspectos estão incompletos no texto.
No mês de outubro de dois mil e vinte, reuniram-se na sala do diretor geral da empresa, os conselheiros fiscais Tarsila do Amaral, Matoso Câmara e Osvald de Andrade para tratar de um novo modelo de ampliação e inovação dos serviços prestados por agentes terceirizados. O funcionário Osvald de Andrade perguntou como ficarão os custos de ampliação 30% nas despesas com funcionários. O diretor explicou que isso trará novos custos de início, mas também, terá vantagens, pois agilizará o processo de contratação de funcionários, colocando todos em uma plataforma única de contratação. Os demais funcionários presentes, Matoso Câmara e Tarsila do Amaral concordam com todas as medidas tomadas pela direção geral da empresa. Contudo, Osvald de Andrade disse que iria pensar melhor sobre o assunto, não dando nenhuma resposta de imediato.
A - O texto não apresenta título e indicação de dia e horário.
B - O texto não apresenta o encerramento da ata.
C - Não há aspectos incompletos. A ata contém todas as informações.
D - Não há indicação dos participantes da reunião.
E - Não há título, não há indicação de dia e horário da reunião, não há encerramento.
Questão 3 de 9
No processo de construção do texto dissertativo-argumentativo, é fundamental a presença de uma tese (uma afirmação sustentada por meio de argumentos), caso contrário, o texto fica desestruturado, sem poder de convencimento. Para a produção textual, podemos contar, basicamente, com cinco grandes tipos de argumento. Leia o texto publicitário abaixo, e assinale a alternativa que indica corretamente qual tipo de argumento foi utilizado. 
“Eu me lembro bem quando a Coca-Cola chegou ao Brasil. Nessa época, eu ganhei um prêmio por cantar uma música que falava da Coca-Cola. “Drink, rum e Coca-Cola”. E até hoje, não inventaram nenhum refrigerante mais gostoso. Com os meus 101 anos, só uma Coca-Cola bem geladinha consegue matar a minha sede.” Bob Lester, 101 anos, músico e dançarino.
A - Argumento de autoridade.
B - Argumento de causa e consequência.
C - Argumento de citação.
D - Argumento de consenso.
E - Argumento de exemplificação.
Questão 4 de 9
O linguista Roman Jakoson, cujas ideias estudamos ao longo de nossa disciplina, postulou a existência de diferentes funções da linguagem. Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos elementos do ato comunicativo, a linguagem apresenta uma função, com recursos linguísticos próprios. Assinale alternativa que descreve corretamente as funções da linguagem Jakobson.
A - As funções da linguagem são três: expressiva, metalinguística e referencial. 
B - As funções da linguagem são seis: expressiva, conativa, metalinguística, fática, poética e referencial. 
C - As funções da linguagem são quatro: expressiva, conativa, fática e referencial. 
D - As funções da linguagem são duas: expressiva e referencial. 
E - As funções da linguagem são três:  conativa, fática e poética. 
Questão 5 de 9
Dentro das novas modalidades dos gêneros textuais surgidos com a internet, temos os gêneros virtuais, que permitem a comunicação e a interação entre duas ou mais pessoas mediada pelo computador. Conforme Castells (2003, p. 24), “o tipo de comunicação que prospera na internet se relaciona com a liberdade de expressão, a emissão livre de mensagens, a comunicação orientada para uma determinada criação coletiva, surgindo desta forma um sistema hipertextual global verdadeiramente interativo”. Assinale a alternativa que melhor resume os recursos utilizados na comunicação mediada pelo computador.
A - Uso de pontuação minimalista e errônea, em desacordo com a norma culta da língua portuguesa.
B - Ausência total de siglas ou abreviaturas.
C - Uso de pontuação minimalista, ortografia destoante da norma culta, abundância de siglas e abreviaturas não convencionais, estruturas frasais pouco ortodoxas e uma escrita semialfabética.
D - As convenções adotadas no gêneros virtuais estão em total acordo com a norma culta da língua portuguesa.
E - Uso de vocabulário raro, de uma sintaxe rebuscada e de diversos arcaísmos.
Questão 6 de 9
Conforme Jakobson (2001): “Dependendo da ênfase que se dá a cada um dos processos comunicativos, a linguagem apresenta uma função com recursos linguísticos próprios”. Assinale a resposta que mais se aproxima às características das funções citadas acima.
I – Função metalinguística - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
II – Função fática - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
III – Função referencial - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
IV – Função conativa - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
V – Função expressiva - é centrada no emissor da mensagem, exprime a sua relação com o conteúdo transmitido, a sua opinião, emoções, avaliações.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
A - A alternativa I está correta.
B - Apenas a alternativa V está correta.
C - Apenas as alternativas II e III estão corretas.
D - As alternativas IV e V estão corretas.
E - Todas as alternativas estão corretas.
Questão 7 de 9
Analise os textos abaixo. A seguir, assinale a alternativa que indica corretamente a classificação destes textos, referente aos gêneros textuais ao qual cada um pertence e à prática social que cada um deles apresenta. 
TEXTO A
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo de jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
(José de Alencar, Iracema). 
TEXTO B
SUCO VERDE
Ingredientes 
· 1 fatia de abacaxi 
· 1 copo de água de coco 
· 1 folha e couve 
· ½ pepino pequeno com casca 
· 1 pedacinho de gengibre 
Modo de fazer
Coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata até adquirir consistência cremosa. Sirva gelado.
A - No texto A encontramos uma descrição e no texto B há uma prescrição.
B - No texto A há um fragmento de uma narrativa e no texto B há um episódio de uma dissertação.
C - No texto A há uma argumentação e no texto B um modelo de artigo científico prescritivo.
D - No texto A há uma dissertação e no texto B uma descrição.
E - No texto A há uma prescrição e no texto B uma narração.
Questão 8 de 9
Leia um fragmento de um artigo de opinião sobre e-books. 
 Livro digital ou de papel?
Depois de quase 600 anos, uma invenção que revolucionou o mundo tem finalmente um concorrente forte. Os livros digitais já existem há algum tempo, mas a enxurrada de novos e-readers confirma uma tendência: eles querem fazer parte da sua vida, tal como os livros de papel fazem desde o século XV. Apesar de estarem na moda, muitas pessoas ainda torcem o nariz para os e-books e se valem de todos os argumentos a favor dos livros de papel. É claro que ambos os formatos possuem suas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais