Buscar

O RECONHECIMENTO DA SURDEZ COMO UMA DIFERENÇA CULTURAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O RECONHECIMENTO DA SURDEZ COMO UMA DIFERENÇA CULTURAL
 
As línguas de sinais "[...] são uma realização específica da faculdade de linguagem que se dicotomiza num sistema abstrato de regras finitas, as quais permitem a produção de um número ilimitado de frases. Além disso, a utilização efetiva desse sistema, com fim social, permite a comunicação entre os seus usuários". (QUADROS; KARNOPP, 2004, p. 30). Tal perspectiva garante o reconhecimento da Libras como a língua natural dos surdos, com todas as suas especificidades linguísticas, entendendo a surdez como uma diferença cultural. De acordo com o que você acabou de ler, além dos estudos das unidades Libras: aspectos históricos, culturais e legais e Libras e suas estruturas, apresente um relato sobre dois desafios encontrados na inclusão dos surdos na sociedade. Nesse relato, leve em consideração no seu posicionamento:
 
a) As ações da comunidade surda.
b) O contexto sociopolítico.
c) O papel da escola para surdos.
 
Indicação de leitura
Lei nº 10.436, de 2002.
Decreto nº 5.626, de 2005.
As aulas 2 e 3 da unidade Libras: aspectos históricos, culturais e legais.
Todas as aulas e vídeos da unidade Libras e suas estruturas.
Link: www.eusurdo.ufba.br/arquivos/estudos_surdos_feneis.doc
A inclusão de surdos na sociedade é uma discussão social muito importante, a surdez no Brasil ainda é um grande desafio, tanto que foi o tema da redação do ENEM em 2017. Na ocasião os alunos tiveram que elaborar um texto sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
          Segundo o próprio governo federal, existem no país mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva, 20% são completamente surdos.
         Então, a comunidade surda, desenvolve ações de inclusão para que isso possa acontecer de forma natural,havendo uma possibilidade de caminhada política ,  como também, um espaço de luta pelo reconhecimento da Língua de Sinais e das identidades surdas. Nas palavras de uma pesquisadora surda, encontramos explicitada sua visão do movimento surdo:
       Para o movimento surdo, contam as instâncias que afirmam a busca do direito do indivíduo surdo ser diferente nas questões sociais, políticas e econômicas que envolvem o mundo do trabalho, da saúde, da educação, do bemestar social (Perlin, 1998: 71).
      Existem algumas manifestações e troca de cultura surda que encontrei no Blog “Cultura surda https://culturasurda.net/comunidades-surdas (Links para um site externo.) (Links para um site externo.) que trocam experiências,  teatro surdo ,produção cultural ,entre outros.
Venho aqui levantar uma questão importante. O Cinema não era mudo?
       No final do século 19, diversos inventores como Thomas Edison e os Irmãos Lumière trabalharam em máquinas que captavam e projetavam imagens. Com a invenção de tais máquinas, nasceu o Cinema e a primeira fase foi a Era do Cinema Mudo, que ocorreu entre 1894 a 1929.
       Agora no que diz respeito a educação ,algumas escolas já estão em processo de transformação,já existem projetos de democratização do ensino com Libras,porém em outras escolas o trabalho que deveria ser de inclusão acaba desempenhando o papel inverso. Aceitar a matrícula de alunos surdos está longe de ser o necessário. Os estudantes com necessidades especiais deveriam se juntas com os demais alunos, mas nos deparamos com criação de salas especificas para surdos.As instituições federais devem garantir,ás pessoas surdas acesso à comunicação,à educação e à informação nos processos seletivos,atividades  e conteúdos curriculares em todos os níveis,etapas e modalidades de educação,desde a educação infantil até à superior.
         No mercado de trabalho não é diferente, a inclusão é ainda mais complicada. São poucos os empresários que dão abertura para surdos. Em minha opinião, cabe à empresa buscar adaptações ao ambiente para receber uma pessoa que possua qualquer tipo de deficiência, digo isso não somente para vagas de emprego e sim para atendimento ao cliente também, pois diversas empresas não são adequadas para receber pessoas com deficiência nenhuma.
        A inclusão de surdos na sociedade brasileira está longe do cenário ideal. São escolas que acabam afastando os alunos com necessidades especiais, são empresas que não dão oportunidades para funcionários com deficiência. O ensino de Libras foi criado para tentar modificar essa realidade, porém poucas pessoas conhecem e procuram aprende-la.
 
Referências:
https://nossacausa.com/inclusao-surdos-brasil/#:~:text=Segundo%20dados%20do%20pr%C3%B3prio%20governo,%2C%2020%25%20s%C3%A3o%20completamente%20surdos.&text=No%20Brasil%20temos%20milhares%20de,que%20vivemos%20em%20nosso%20pa%C3%ADs (Links para um site externo.).
 
https://cultura-sorda.org/movimentos-surdos-constituicao-do-surdo-trabalhador/ (Links para um site externo.)
 
https://www.rosebud.club/post/27062019#:~:text=No%20final%20do%20s%C3%A9culo%2019,ocorreu%20entre%201894%20a%201929.&text=Apenas%20o%20registro%20de%20imagens%20em%20movimento (Links para um site externo.).
https://home.unicruz.edu.br/mercosul/pagina/anais/2012/Educacao%20e%20desenvolvimento%20humano/artigo/a%20inclusao%20dos%20surdos%20na%20educacao%20e%20na%20sociedade.pdf

Continue navegando

Outros materiais