Buscar

Secreções do Tubo Digestivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia Médica II : Funções Secretoras do Tubo Digestivo
 
 Principio das Secreções Gastrointestinais
 Existem alguns Mecanismos Básicos de Estimulação das Glândulas Gastrointestinais. O mecanismo mais importante é o Contato do alimento com a parede do Tubo Digestivo, pois ativa o Sistema Nervoso Entérico devido à uma Irritação Química (Ex: A presença de Carboidratos no Trato Gastrointestinal induz as Células L intestinais a secretarem incretinas) ou apenas ao Estimulo tátil causado pela Distensão da Parede do Tubo Digestivo, que resulta na Secreção Gastrointestinal.
 O Sistema Nervoso Autônomo também pode ser considerado um Mecanismo Básico de Estimulação das Glândulas Gastrointestinais. O Sistema Nervoso Parassimpático causa Vaso-dilatação ao inibir o Sistema Nervoso Simpático, portanto, aumenta a motilidade e a secreção do Trato Gastrointestinal em decorrência de um maior aporte sanguíneo para as células desse tecido. O Sistema Nervoso Simpático causa Vaso-constrição, portanto, reduz a secreção e motilidade do Trato Gastrointestinal em decorrência de um menor aporte sanguíneo para as células desse tecido.
 Além disso, outro importante Mecanismo Básico de Estimulação das Glândulas Gastrointestinais é a Regulação por Hormônios (Ex: O Hormônio Gastrina, produzido pelas Células G do Antro Gástrico, estimula as Células Parietais a produzirem e secretarem Ácido Clorídrico).
 Na região Submucosa do Trato Gastrointestinal encontra-se o Plexo Submucoso, relacionado com a secreção. Por outro lado, entre as camadas musculares do Trato Gastrointestinal encontra-se o Plexo Mio-entérico, relacionado com a motilidade do Tubo Digestivo.
 No Trato Gastrointestinal a maioria das glândulas e células da Mucosa produz Muco, substância que compõe a camada que reveste a região da Mucosa do Tubo Digestivo. Dentre as caracteristicas do Muco estão a Adesão entre Partículas Alimentares (Quimo) e Particulas Fecais (Bolo Fecal), Lubrificação do Tubo Digestivo facilitando o deslizamento do Alimento, e as Propriedades Anfotéricas (Presença de Anticorpos e Lisozima entre outras Substancias Bactericidas) que possuem o papel de proteger o Trato gastrointestinal.
 *Na Síndrome de Sjogren o indivíduo tem as suas glândulas salivares destruídas, impossibilitando a produção de muco, conseqüentemente dificultando a deglutição dos alimentos.
 
 Secreções Salivares
 A produção da Saliva é mista. Parte da Saliva é sintetizada por Glândulas Serosas secretoras de Amilase Salivar/Ptialina, que desempenha a função de realizar a digestão inicial do amido. A outra parte da Saliva é sintetizada por Glândulas Mucosas secretoras de Muco/Mucina, que desempenha a função de Lubrificar e Proteger a Região Mucosa do Segmento Inicial do Tubo Digestivo.
 As Glandulas Salivares são compostas por Células Acinares (Responsáveis pela produção da Amilase Salivar/Ptialina) e por Células Ductais (Responsáveis pela produção da porção Líquida da Saliva).
 As Células Ductais possuem uma Bomba Sódio-Potássio ATPase em sua Membrana Basolateral, responsável por deslocar moléculas de Sódio do meio intracelular para o interstício, e deslocar moléculas de Potássio do interstício para o meio intracelular na proporção de 03 Moléculas de Sódio para 02 Moléculas de Potássio, Processo denominado de Secreção primária. Conseqüentemente o potencial elétrico do Intersticio se torna positivo e o dos Ductos Salivares se torna Negativo, fazendo com que íons de Cloreto se desloquem no mesmo sentido do Sódio. Enquanto isso, a enzima Anidrase Carbônica aumenta a produção de Bicarbonato, que se desloca no mesmo sentido do Potássio. Portanto, pode-se dizer que a Saliva possui altas concentrações de Potássio e Bicarbonato, por outro lado possui baixas concentrações de Sódio e Cloreto. 
 *Os íons de Bicarbonato são importantes para alcalinizar o Ph da Saliva, pois a Ptialina é uma enzima que atua adequadamente apenas quando em meio Básico.
 Glândulas Parótidas (Glandula Serosa)
 Glandulas Submandibulares (Glandula Serosa + Glandula Mucosa)
 Glandula Sublingual (Glandula Serosa + Glandula Mucosa)
 Dentre as funções da Saliva estão a Umidificação, Lubrificação e Proteção contra Bactérias (Lizosima; Íons Tiacianato; Anticorpos). Em condições Basais (Ausência de Alimento) a Saliva é composta apenas por Muco/Mucina, quando há Presença de Alimento a Saliva passa a ser composta tanto por Muco/Mucina quanto por Amilase Salivar/Ptialina. 
 A Secreção de Saliva pode ser regulada de maneira Direta e Indireta. A regulação direta acontece quando o alimento entra em contato direto com a boca, em seguida um sinal é enviado para os Núcleos Salivares que ativam Fibras Parassimpáticas, causando Vaso-dilatação e estimulando a Secreção das Glândulas Salivares. Por outro lado, a regulação indireta ocorre quando ao ver ou sentir o cheiro de determinado alimento, sinais são enviados aos Núcleos Salivares, pois estes possuem forte relação com o Sistema Límbico e o Apetite, estimulando a Secreção das Glândulas Salivares mesmo sem o contato direto do alimento com a boca.
 *Intoxicação por Pesticida causa forte estimulação do Sistema Nervoso Parassimpático, resultando em Miose, Bradicardia e Sialorréia (Salivação Intensa). 
 *O Ser Humano produz, em média, 1 litro de Saliva por dia. 
 *A única secreção presente no Esôfago é o Muco, para que o alimento possa deslizar da Cavidade Oral para o Estômago.
 Secreções Gástricas
 No Estômago existem as Glândulas Oxínticas/Gástricas e as Glândulas Pilóricas. 
 As Glândulas Oxínticas/Gástricas se localizam na região do Fundo e do Corpo do estômago. Estas glândulas são compostas por Células Cervicais Mucosas (Secretam Muco), Células Parietais/Oxínticas (Secretam Ácido Clorídrico e Fator Intrínseco), Células Enterocromafins (Secretam Histamina) e Células Pépticas/Principais (Secretam Pepsinogênio). 
 *O Pepsinogênio é uma Pró-enzima que ao entrar em contato com o Àcido Clorídrico transforma-se em Pepsina, que é responsável por iniciar a digestão das proteínas.
 As Glândulas Pilóricas se localizam na região do Antro do estômago. Estas glândulas são compostas por Células Cervicais Mucosas (Secretam Muco), quase nenhuma Célula Parietal/Oxíntica (Secretam Ácido Clorídrico e Fator Intrinseco), poucas Células Pépticas/Principais (Secretam Pepsinogênio) e Células G (Secretam Hormônio Gastrina).
 Ao entrar em contato com a Parede do Estômago, o Alimento envia sinais para o Plexo Submucoso e Plexo Mioentérico que resultam nos processos de Reflexos Locais/Curtos/Entéricos. O Plexo Submucoso estimulará a produção e liberação das Secreções Gástricas, enquanto o Plexo Mioentérico estimulará a contração dos músculos do Estômago para que o alimento siga o trajeto do Tubo Digestivo. 
 Além disso, ao entrar em contato com a Parede do Estômago, o Alimento envia sinais para o Córtex e Hipotálamo através do Nervo Vago, que, por sua vez, enviam de volta seus próprios sinais através deste Nervo Vago que libera o Neurotransmissor Acetilcolina para estimular o Plexo Submucoso e Plexo Mioentérico, caracterizando o processo denominado de Reflexos Longos/Vago-vagais.
 
 
 
 Chegando ao Antro do estômago, o alimento estimula as Células G a secretarem o Hormônio Gastrina, que se distribui por toda a Área Estomacal e estimula as Células Parietais/Oxinticas a secretarem Ácido Clorídrico. 
 Somado a isto, ao detectar a presença de Ácido Clorídrico na luz do Estômago as Células Enterocromafins secretam Histamina, substância que dentre outras coisas atua como Co-fator das Células Parietais/Oxínticas estimulando-as a secretarem mais Àcido Clorídrico.
 *O conjunto desses Mecanismos de Secreção de Ácido Cloridrico constitui o que sechama de Efeito Multiplicador. O conhecimento desse Efeito Multiplicador permite tratar patologias relacionadas com a Secreção de Àcido Cloridrico ao inibir ou estimular algum dos Mecanismos Envolvidos. 
 *A Ranitidina é um medicamento Bloqueador do Receptor H2 da Histamina, diminuindo a quantidade de Ácido Clorídrico secretado.
 *O Gastrinoma consiste em um tumor nas Células G causando produção excessiva de Gastrina, consequentemente resultando em uma Secreção Exagerada de Ácido Clorídrico, se expressando clinicamente na forma de Ulceras de Repetição. Nestes casos, o tratamento cirúrgico consiste na retirada da região Antral do Estomago (Antrectomia), consequentemente retirando-se as Células G e evitando a Secreção de Gastrina. Alem disso, também é possível realizar a secção dos segmentos do Nervo Vago que se relacionam com o Plexo Submucoso (Vagotomia Super Seletiva).
 A Regulação da Secreção de Pepsinogênio é realizada pelo Sistema Nervoso Parassimpático que ao liberar Acetilcolina estimula a atividade das Células Pépticas/Principais (Efeito direto), e Pela Acidez do PH Estomacal, pois ao detectar que o meio estomacal tornou-se Ácido o suficiente para o Pepsinogênio transformar-se em Pepsina as Células Pépticas liberam a Pró-enzima. 
 O Estômago possui mecanismos de Feedback para evitar que o Meio Estomacal fiquei exageradamente ácido ao ponto de comprometer a integridade deste órgão. Quando as Células das Glandulas do Estomago detectam que o PH está se tornando exageradamente ácido, ocorre uma inibição da produção de Gastrina pelas Células G resultando na diminuição da Secreção de Ácido Clorídrico, consequentemente regularizando o PH do Estomago e evitando o surgimento de Gastrite e Úlceras.
 As Secreções Gástricas podem ser observadas em três fases (Cefálica; Gástrica; Intestinal). Na Fase Cefálica as secreções são produzidas e liberadas antes do alimento ser ingerido, sendo estimulada por sinais do Nervo Vago e é responsável por 20% da Secreção Gástrica. Na Fase Gástrica as secreções são produzidas e liberadas após o alimento entrar em contato com a parede do estômago, sendo estimulada por Reflexos Curtos/Entéricos, por Reflexos Longos/Vago-vagais e pelos mecanismos relacionados com a Gastrina e a Histamina, e é responsável por 70% da Secreção Gástrica. Na Fase Intestinal, após o alimento entrar em contato com o Duodeno, ocorre uma diminuição da produção das secreções no Estômago por conta de estimulos diretos (O Plexo Submucoso do duodeno induz o Plexo Submucoso do Estômago a diminuir a produção das secreções gástricas) e estimulo indireto (Células S do Duodeno produzem o Hormônio Secretina, que inibe a secreção do Hormônio Gastrina diminuindo a produção das secreções gástricas e diminui a Motilidade do Estômago).
 *A região em que Úlceras duodenais ocorrem com maior freqüência é a área próxima ao esfíncter gastrointestinal, pois as Células Duodenais são pouco resistentes ao Ph ácido. 
 *As secreções que atuam no Duodeno não são produzidas por ele, mas sim pelo Pâncreas.
 Secreções Pancreáticas
 O pâncreas pode ser dividido em pâncreas endócrino e pâncreas exócrino. 
 No pâncreas endócrino existem as Ilhotas de Langherans, composta por Células Alfa (Secretam Glucagon), Beta (Secretam Insulina) e Delta (Secretam Somatostatina), que são responsáveis por sintetizar e liberar Hormônios na corrente sanguínea. 
 No pâncreas exócrino existem ácinos/células acinais responsáveis pela produção de enzimas digestivas, enzimas estas que são conduzidas ao Duodeno pelas células ductais que produzem o Suco Pancreático rico em Bicarbonato. Dentre as enzimas digestivas secretadas pelo pâncreas estão a Amilase Pancreática (Hidrolisa carboidratos – Ex: Amido; Glicogênio), Tripsinogênio e Quimiotripsinogênio (Pró-enzimas que ao entrarem em contato com Bicarbonato em PH Alcalino se transformam respectivamente em Tripsina e Quimiotripsina, enzimas responsáveis por converter proteinas integrais em peptídeos), Carboxipolipeptidase (Converte peptídeos em aminoácidos), Lipase Pancreática (Hidrolisa Lipideos em Àcidos Graxos), Colesterol Esterase (Hidrolisa Ésteres de colesterol) e Fosfolipase (Realiza clivagem dos Ácidos Graxos).
 *O Pâncreas produz as Pró-enzimas Tripsinogênio e Quimiotripsinogênio, ao invés de produzir diretamente Tripsina e Quimiotripsina, para evitar que a proteinas de suas próprias células fossem digeridas por essas enzimas. 
 
 *A função do Bicarbonato do Suco Pancreático é de neutralizar o Ácido Clorídrico que foi produzido no Estômago e chega junto com o Quimo no Duodeno. Isso é importante para proteger a mucosa Duodenal, pois o PH ácido prejudica as células duodenais, e as enzimas produzidas pelo pâncreas precisam de um PH alcalino para desempenharem suas funções adequadamente.
 *A Formação do Bicarbonato no Estômago ocorre da seguinte forma: HCl + NAHCO3 NaCl + H2CO3.
 A Secreção Pancreática das Enzimas digestivas das Células Acinais é regulada pelo Nervo Vago através da liberação de Acetilcolina, e pelas Células I, localizadas no Duodeno, por meio da produção do Hormônio Colecistoquinina. A Secreção Pancreática de Bicarbonato das Células Ductais é regulada pelas Células S por meio da produção do Hormônio Secretina.
 *As Células I são ativadas em resposta à presença de produtos de degradação de proteína no Duodeno. Desta forma, em casos de Pancreatite Aguda o paciente deve ficar em jejum para evitar que as Células I sejam ativadas e acabem estimulando as Células Acinares a produzirem Enzimas que comprometeriam a integridade do Pâncreas.
 As Secreções Pancreáticas podem ser observadas em três Fases (Cefálica; Gástrica; Intestinal). Na Fase Cefálica as secreções são produzidas e liberadas antes do alimento ser ingerido, sendo estimulada por sinais do Nervo Vago e é responsável por 20% da Secreção Pancreática contendo água e eletrólitos. Na Fase Gástrica as secreções são produzidas e liberadas após o alimento entrar em contato com a parede do estômago, e é responsável por 10% da Secreção Pancreática. Na fase Intestinal, após o alimento entrar em contato com o Duodeno, as Secreções Pancreáticas são produzidas e secretadas, sendo estimuladas pelos Hormônios produzidos pelas Células S (Secretina) e Células I (Colecistoquinina), e é responsável por 70% da Secreção Pancreática.
 *A Secretina e a Colecistoquinina também possuem efeito inibidor da motilidade do estômago.
 Secreções de Biliares
 Dentre as funções da Bile está a Emulsificação das grandes partículas de gordura em partículas menores através da ação dos Ácido Biliares, ajudando no processo de transporte e absorção dos produtos terminais da gordura. Além disso, a Bile funciona como meio de excreção de alguns produtos de degradaão do sangua (Ex: Bilirrubina; Colesterol).
 A Bile é composta basicamente por Bilirrubina, Colesterol, Sais Biliares, Lecitina e Eletrólitos. A Secreção Biliar é armazenada e concentrada em até vinte vezes na Vesícula Biliar (Capacidade de 30-60ml) através da absorção continua de Água, Sódio e Cloreto. 
 *A função dos Sais Biliares é diminuir a tensão superficial das partículas, permitindo que a agitação do intestino reduza o tamanho das partículas, auxiliando na formação de micelas e absorção dos lipídeos na forma de Quilomicrons.
 A Regulação do esvaziamento da Vesicula biliar é realizada pelas Células I através da liberação de Colecistoquinina e pelo Sistema Nervoso Parassimpático através de estímulos conduzidos pelo Nervo Vago. Estes Mecanismos de regulação induzem o esvaziamento ao estimular a contração da Vesícula Biliar. Além disso, para a saída das Secreções Biliares da Vesicula Biliar também há necessidade de ocorrer o relaxamento do Esfíncter de Oddi é causado tanto pelas contrações da Vesicula Biliar induzida pela Colecistoquinina quanto pelas contrações do intestino.Secreções do Intestino Delgado
 Entre o Piloro e a Ampola de Vater existem as Glândulas de Brunner, responsáveis pela produção de Muco Alcalino. Estas Glândulas de Brunner são reguladas por Estimulos Táteis e Irritação Química do alimento sobre a região da Mucosa, Estimulos Parassimpáticos conduzidos pelo Nervo Vago e Estimulos Hormonais pelas Células S através da secreção de Secretina.
 No Intestino Delgado o Muco desempenha as funções de proteger a região mucosa, facilitar o deslizamento das substâncias digeridas através do Tubo Digestivo e de inibir os estímulos Simpáticos. 
 Intestino Grosso
 Contém as Enzimas reguladas e secretadas pelo Intestino Delgado. 
Referências Bibliográficas: Guyton & Hall - Tratado de Fisiologia Médica

Outros materiais