Buscar

TRABALHO SAUDE DO IDOSO

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP 
TRABALHO DE PESQUISA COM APRESNTAÇÃO EM SALA DE AULA. 
DISCIPLINA:SASÚDE DO ADULTO E DO IDOSO.ANO 2021.5º PERÍODO. 
PROF.GENIVALDO. 
ALUNO(a) CLEDJA DOS SANTOS LIRA
PESQUISA LITERÁRIA ABORDANDO O PROCESSO DE ENFERMAGEM 
01) Com Foco nas Dant’s, Doenças e Agravos não Transmissíveis, As doenças crônico-degenerativas, inclusive o câncer, constituem-se uma importante causa de mortalidade. Os vários tipos de câncer, ainda que tenham o mesmo mecanismo fisiopatogênico, diferem do ponto de vista clínico, do etiológico e do preventivo. São doenças diferenciadas, sendo que a maioria é determinada ou está associada a fatores extrínsecos à pessoa (estilo de vida e fatores ambientais) e, portanto, são potencialmente preveníveis. Dentre as DANT’s, aponte os principais agravos que estão incluídas dentro desse Panorama. 
R. Apesar da categoria de doenças e doenças não transmissíveis (DANT) seja muito abrangente, doenças cardiovasculares (doença isquêmica do coração, doenças cerebrovasculares e hipertensão), as chamadas doenças crônico-degenerativas (câncer, diabetes, doenças renais e reumáticas, etc.)) , lesões causadas por causas externas (acidentes, violência e envenenamento) e transtornos mentais são considerados os mais comuns no Brasil, aumentando consideravelmente a carga global de doenças no país
02) Um homem de 46 anos de idade, fumante, internado para tratamento de hipertensão e diabetes, queixava-se de cefaleia moderada e dificuldades visuais e urinárias. Diabético há 5 anos, era insulinodependente e já esteve internado por três vezes devido a episódios de hiperglicemia. Na atual internação, queixava-se de mal-estar geral, febre e dor ao urinar, chegando a apresentar perda de consciência. Na admissão, antes de se iniciar o tratamento com anti-hipertensivos, a pressão arterial era de 150 mmHg × 90 mmHg, a freqüência respiratória, de 30 movimentos por minuto, a freqüência cardíaca, de 105 batimentos por minuto e a temperatura axilar, de 37,7ºC considerando o caso clínico hipotético descrito, julgue os itens subsequentes acerca da assistência de enfermagem a ser instituída. Dessa maneira, quais são os processos de Enfermagem que você deverá lançar para esse caso? 
R. O tabagismo é um fator de risco para a suscetibilidade do paciente e deterioração da doença, as intervenções de enfermagem também devem ter como objetivo reduzir ou abolir o tabagismo.
03) Um homem de 63 anos de idade, residente em um asilo, sem doença anterior, foi levado por um agente de saúde a um serviço de atendimento básico com queixas de tosse persistente, fraqueza e anorexia por mais de um mês. O paciente submeteu-se a avaliação médica, a exames radiológicos do tórax e a exames laboratoriais. A área de endurecimento formada para a leitura da prova tuberculínica foi de 9 mm. Após as avaliações, o paciente recebeu o diagnóstico médico de tuberculose. Diante dessa situação hipotética, julgue sua conduta enquanto enfermeiro(a) para o tratamento desse paciente. 
R. Os enfermeiros devem fornecer suporte emocional aos pacientes, reduzindo assim a ansiedade do paciente e sempre monitorar os sinais vitais, oxigenoterapia e ventilação, repouso no leito e tratamento da febre. monitorar a nutrição dos pacientes, usar dietas prescritas para controle nutricional, usar medicamentos para controlar a dor.
04) Um homem de 45 anos de idade iniciou quadro de mal estar, poliúria, polidipsia e polifagia há cerca de um mês, sem ter procurado atendimento em serviços de saúde. Após apresentar complicações em sua condição clínica, buscou o setor de pronto atendimento de um hospital apresentando taquicardia, taquipneia e hálito cetônico. Era hipertenso e não praticava exercícios. Dizia que toda família era saudável e que não havia relatos de doenças crônicas como diabetes melito (DM) em parentes mais próximos. O médico diagnosticou cetoacidose diabética e solicitou internação para tratamento. Considerando a situação hipotética apresentada acima, comente as afirmativas a seguir em relação a esse caso. 
a) Em relação ao diabetes mellitus desse paciente, 
Diabetes mellitus é o nome de um grupo de anormalidades metabólicas que causam níveis elevados de açúcar no sangue. Todos os tipos de diabetes geralmente apresentam complicações semelhantes, como aumento do risco de danos nos rins, olhos e vasos sanguíneos. O tratamento do diabetes envolve o controle dos níveis de açúcar no sangue por meio da dieta, e os medicamentos orais ou a insulina são os principais tratamentos. Inspeções regulares também são necessárias para verificar se há complicações.
b) É uma doença caracterizada pela deficiência relativa ou absoluta de insulina. 
O diabetes é uma doença crônica caracterizada por deficiência absoluta e / ou relativa de insulina, levando ao uso indevido da glicose como combustível, levando à hiperglicemia, que é uma manifestação clínica de polidipsia, poliúria, sendo o motivo da perda de peso. Por um longo tempo, o açúcar elevado persistente no sangue pode danificar os órgãos-alvo ou complicações crônicas do diabetes, incluindo doenças macrovasculares (cerebrovasculares, artérias coronárias e periféricas) e doenças microvasculares (nefropatia e retinopatia).
c) A meta do tratamento é diminuir os níveis de glicose sanguínea tanto quanto possível, sem modificar o ritmo de vida normal do paciente. 
Mioria dos casos de hipoglicemia ocorre em pessoas com diabetes, sendo causada por insulina ou por outros medicamentos (especialmente as sulfonilureias, consulte Tratamento medicamentoso do diabetes mellitus: medicamentos hipoglicemiantes orais) que elas tomam para diminuir os níveis de glicose no sangue.
d) As medidas terapêuticas são: dieta, exercício físico, monitoração da glicemia e medicação se necessária. 
O controle da glicemia é o fator importante que interfere na concentração de lipídios no sangue de pacientes com diabete mellitus. A dieta pode fornecer níveis adequados de açúcar no sangue e reduzir o risco de complicações relacionadas ao diabetes, como doenças cardíacas e diminuição da função renal.
e) A aplicação de insulina diária se faz por via intramuscular e o ângulo de aplicação é de 45o. 
A insulina regular deve ser administrada 30 a 60 minutos antes das refeições, para evitar o desencontro entre o seu pico de ação e a absorção de carboidratos da refeição
05) Dentre os fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica (HAS), estão descritos, na literatura científica, a obesidade, o hábito de fumar, a vida sedentária e uma dieta rica em gordura. Monte seu plano de ação para orientação desse paciente. 
Neste caso, plano de ação do enfermeiro deve ser para monitorar a pressão arterial, e os pacientes com hipertensão devem monitorar a PA regularmente e combinar com o paciente conforme necessário. O cuidado deve investigar sinais ou sintomas que possam indicar lesões em outros órgãos, por isso é sempre importante manter uma conversa com o paciente e fazer as seguintes perguntas: sangramento nasal, angina, falta de ar, alterações na visão, tontura, dor de cabeça ou noctúria. A comunidade também deve ser estimulada a participar de ações que visem à melhoria da qualidade de vida da comunidade, lançando ações de promoção da saúde, orientando alimentação saudável e prevenção do excesso de peso, lançando ações de monitoramento nutricional, acompanhando as ações dos auxiliares de enfermagem e agentes comunitários e realizando consultas de enfermagem.
06) O Diabetes, em enfatizando as complicações decorrentes dessa patologia, como a retinopatia dentre outras, responsável por 90% dos casos de cegueira nos diabéticos insulinodependente. Para os diabéticos do tipo II, uma das causas mais frequentes de cegueira é:Descreva como seria sua ação diante desse caso para implementação. 
 A cegueira, que neste caso decorre de um estágio avançado da retinopatia diabética, é uma das complicações ocasionadas pelo não controle da doença. Há também outros problemas como dificuldade de foco, catarata, glaucoma e outros danos na retina. 
A cegueira é causadapelo estágio tardio da retinopatia diabética e é uma das complicações causadas por doenças incontroláveis. 
Meu plano de ação será orientar os pacientes diabéticos a mudar ou manter um estilo de vida saudável, a fim de reduzir a ocorrência de complicações causadas pelo tratamento ineficaz do diabetes, monitorar os pacientes e faça educação farmacológica prescrita pelos médicos, e forneça educação e orientação sobre como bombear as unidades de insulina, mesmo onde houver insulina, e o uso de possíveis complicações durante o armazenamento, conservação e transporte.
7) De acordo com o III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial, adotado pelo Ministério da Saúde (MS), comente as afirmativas dando seu ponto de vista a respeito dos temas. 
I. Um dos parâmetros para diagnóstico de Hipertensão Arterial (HA), na consulta de enfermagem, que o Enfermeiro deve utilizar, segundo o MS, é PA sistólica > 140 mmHg ou PA diastólica > 90 mmHg em, pelo menos, duas verificações. 
Na consulta de enfermagem, segundo o MS, um dos parâmetros que o enfermeiro deve utilizar para diagnosticar a hipertensão arterial (HA) é o exame de pelo menos dois pacientes com pressão arterial sistólica> 140 mmHg ou pressão arterial diastólica> 90 mmHg. É necessário realizar duas inspeções, primeiro para cuidar da causa do paciente e para confirmar totalmente o seu diagnóstico.
II. Na consulta de enfermagem, na anamnese com o paciente hipertenso, o Enfermeiro aborda: o hábito de fumar e beber, aumento de peso, uso de anticoncepcional e sinais e sintomas sugestivos de lesão em órgão e/ou causa secundária de hipertensão. 
A anamnese dos pacientes hipertensos devem ser o seguinte: hábito de fumar, beber em excesso, Ingestão excessiva de sal, ganho de peso, Estilo de vida sedentário, estresse, experiência pessoal Diabetes, gota, doença renal, doença cardíaca e Cerebrovascular, usando contraceptivos, Corticosteroides, antiinflamatórios, etc., sugerindo sinais ou sintomas de lesão Órgão alvo e / ou causa secundária Hipertensão arterial, medicação anterior Conduzir, acompanhar e Drogas usadas.
III. Na consulta de enfermagem com o hipertenso, o enfermeiro verifica a Pressão Arterial (PA) apenas no Membro Superior Direito (MSD), no paciente deitado, não valorizando o Índice de Massa Corporal (IMC). 
Ao realizar consultas de enfermagem com pacientes hipertensos, o enfermeiro verifica a pressão arterial (PA) no membro superior direito (MSD) de pacientes deitados e não avalia o índice de massa corporal (IMC). Isso está completamente errado, tudo precisa ser levado a sério, o IMC é principalmente para melhores resultados.
IV. Na avaliação dos portadores de HA, devem constar os seguintes exames: Urina (bioquímica e sedimento), creatinina sérica, potássio sérico, glicemia sérica, colesterol total e Eletrocardiograma de repouso.
 A avaliação de pacientes com HA deve incluir os seguintes exames: urina, creatinina sérica, potássio sérico, glicose sérica, colesterol total e eletrocardiograma de repouso. Todos os preparativos são necessários para avaliar adequadamente o paciente
8) A notificação compulsória é a obrigação que o hospital tem de informar a Saúde Pública sobre algumas doenças, para que sejam tomadas rápidas medidas profiláticas junto à comunidade para que a cadeia epidemiológica possa ser quebrada. Aponte o grupo de doenças, que necessitam necessita de notificação. 
Intoxicação botulínica, besouro ou antraz, cólera, febre amarela, febre do nilo , novo subtipo de influenza humana (pandemia),poliomielite, paralisia flácida aguda,raiva humana, pessoas com sarampo que viajaram para o exterior nos últimos 30 (trinta) dias, ou portadores de sarampo que estiveram em contato com pessoas que viajaram para o exterior no mesmo período, síndrome de sangramento uterino agudo, e etc. Epizootias de animais podem preceder a ocorrência de doenças em humanos
9) De acordo com a Política de Saúde do Idoso – Portaria 1395/GM (CNS, 
1999), o consumo de medicamentos deve ser criterioso nos clientes idosos. Com base nessa recomendação da política de saúde. Implemente esse raciocínio buscando na portaria acima citada. 
A medicação para o paciente idoso tem que ser as melhores, com as melhores marcas, para o melhor tratamento para o paciente.
10) De acordo com as diretrizes operacionais: Pactos pela Vida, em Defesa do SUS e de Gestão, complete descrevendo cada diretriz acima citada. 
Contrato de vida é uma promessa entre gestores do SUS Concentre-se nas prioridades que afetam a situação A situação de saúde da população brasileira. A definição de prioridades deve ser determinada por metas País, estado, região ou município. Prioridades nacionais De acordo com acordos locais, as regiões ou regiões podem ser adicionadas às prioridades nacionais. Todas as regiões devem concordar com as ações necessárias Atinja o objetivo proposto. Seis prioridades foram acordadas: A. A saúde dos idosos; B. Controle do câncer cervical e do câncer de mama; C. Reduzir a mortalidade infantil e materna; D. Fortalecer a capacidade de resposta a doenças emergentes e endêmicas, com foco na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e gripe; E. Promover a saúde; F. Fortalecer a atenção primária à saúde. / Governo e o trabalho dos gestores nas outras três áreas Os participantes envolvidos neste acordo devem considerar o seguinte Princípios Orientadores: 1. Expressar o compromisso dos gestores do SUS com a reforma sanitária brasileira consolidada, expressamente declarado pelo Ministério da Defesa O princípio do sistema único de saúde estabelecido na Constituição Federal; 2. Formular e esclarecer ações dentro de sua autoridade e escopo Tem como objetivo trabalhar em conjunto com outros gestores para tornar o sistema médico único elegível para políticas públicas e garantir sua segurança. 
1. A premissa da descentralização Buscar aprofundar o processo de descentralização, com foco em Na descentralização compartilhada, são estabelecidas as seguintes premissas, que devem nortear esse processo:
A. Além da mediação de conflitos, o Ministério da Saúde também deve propor políticas e participar do cofinanciamento, cooperação técnica, avaliação, regulação, controle e fiscalização; B. Descentralização dos procedimentos administrativos relativos à gestão do comitê intergovernamental bidirecional; C. Comitês intergovernamentais bidirecionais são exemplos de acordos e deliberações para chegar a tratados interestaduais e realizar acordos interestaduais. Defina o modelo organizacional de acordo com as diretrizes Especificações aprovadas pelo comitê intergovernamental tripartite; d. As deliberações dos comitês interinstitucionais bipartite e tripartite devem ser conduzidas por consenso; com. O comitê de gestão interna tripartite e o Ministério da Saúde irão promover e apoiar o processo contínuo Comitê Interinstitucional Bilateral; F. Em relação à descentralização das ações hoje realizadas pelo Ministério da Saúde, o detalhamento desse processo será objeto de regulamentação específica.

Continue navegando