Buscar

1° prova

Prévia do material em texto

A+A-A
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	O grave problema do plágio no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) em faculdades de todo o país, retrata exatamente a dificuldade do aluno com a redação. Copiar um texto sem referenciar a autoria original, fazendo-se passar pelo autor, é um ato antiético, antipedagógico e, sobretudo, é um ato ilícito previsto em lei. Na elaboração de trabalhos acadêmicos e monografias, o estudante pode e deve fundamentar seus dizeres com citações de autores nacionais e estrangeiros, porém sempre fazendo as devidas referências. Considerado o texto apresentado relativo ao plágio, analise as sentenças a seguir:
I- Um trabalho acadêmico, diferente de um TCC, não precisa levar em conta as citações dos autores no que concerne a um assunto específico.
II- Trabalhos acadêmicos, não importa a tipologia, devem ser amparados por citações e obras de autores diversos.
III- O hábito da leitura estimula a criatividade e também é requisito fundamental de um estudante universitário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) Somente a sentença II está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) Somente a sentença III está correta.
	 
	 
	2.
	O acúmulo de conhecimento entre o homem e suas ações se faz quando existe a compreensão de que deve haver trabalho conjunto. Individualmente gerado, o conhecimento específico não alcança patamares significativos se comparado àquele que é resultado da sinergia entre cientistas de várias áreas e que juntos querem chegar a um objetivo comum, por exemplo, o desenvolvimento de uma patente tecnológica. Assim, conhecimento é construído através da relação fundamental entre sujeito e objeto. Neste sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) O sujeito é o que será conhecido, e o objeto é o que se conhece.
(  v  ) O sujeito é o cognoscente e o objeto será estudado.
(  v  ) O sujeito é o que conhece, e o objeto é o que será conhecido.
(  f  ) O sujeito é a pesquisa, e o objeto é o método utilizado na pesquisa científica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - F.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) V - V - F - V.
	3.
	Não basta saber, é preciso saber fazer. Esta frase, lema da Uniasselvi, significa que apenas o acúmulo de conhecimento não transforma o mundo. Precisamos partir para a ação e refletir sobre o processo e melhorar a cada nova investida. Assim, o conhecimento que se adquire se torna um instrumento para agirmos. Dentro dessa perspectiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O ser humano busca conhecimento quando tem interesse em algo ou objetivos claros.
(    ) Podemos utilizar como instrumento de ação o acúmulo do nosso conhecimento.
(    ) Conhecer algo não é apenas estar informado sobre este ou aquele processo e/ou objeto.
(    ) Para utilizarmos o conhecimento como instrumento de ação, é necessário saber utilizá-lo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) V - V - V - V.
	
	c) F - V - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	4.
	Ao realizar um trabalho em equipe com seus colegas em sala de aula, além de conteúdos que serão pesquisados, será necessário colaboração, dedicação e interesse em aprender conteúdos dinâmicos, características fundamentais para a EAD. Sobre o significado de "aprender a aprender", assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) Aprender somente os conteúdos disciplinares através da organização de grupos de estudos.
	
	b) A pesquisa incentiva a aprendizagem e a justificativa do aprender.
	
	c) Mobilizar seus conhecimentos numa atitude proativa, nas mais diferentes situações da vida.
	
	d) Ensinar a pesquisar superando a mera aprendizagem, superando as expectativas.
	5.
	A noção inicial que se tem é que o ato da pesquisa está muito ligado às ciências experimentais. No entanto, não apenas a elas, mas a todas as ciências. Pesquisa científica é própria de todo aquele que participa do universo acadêmico. Diante deste contexto, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) O ato de pesquisar é próprio da curiosidade humana, na incansável busca pelo saber.
	
	b) A noção de educação e de ensino, na perspectiva da pesquisa, envolve toda comunidade escolar ou acadêmica.
	
	c) O conhecimento humano é o fruto da satisfação diante da realidade vivenciada.
	
	d) A busca pelo saber é impulsionada pelo assombro e a maravilha do homem diante da realidade.
	6.
	Os gregos muito contribuíram para a civilização atual em termos das artes, filosofia e educação. Alguns conceitos filosóficos ainda hoje são empregados. Para os gregos, ?Paideia? era sinônimo de:
	
	a) Conhecimento para uma vida realizada em sua plenitude, portanto sem limites do que queremos fazer.
	
	b) Que todos os homens deveriam adotar a filosofia como estilo de vida e aprendizagem.
	
	c) ?Mens sana in corpore sano?. Um ser humano completo e sadio tanto de corpo como de mente.
	
	d) Que as pessoas deveriam ser servos de Deus e fiéis aos preceitos e mandamentos do Cristianismo.
	7.
	Analise os textos a seguir:
Texto 1:
O acelerado crescimento do conhecimento nos últimos anos tornou impraticável o ensino tradicional baseado exclusivamente na transmissão oral de informação. Em muitas disciplinas já não é possível, dentro das cargas horárias, transmitir todo o conteúdo relevante. Mais importante ainda, o conhecimento não é acabado, e muito do que o estudante precisará saber em sua vida profissional ainda está por ser descoberto. [...] Não será fazendo de nossos alunos meros depositários de informações que estaremos formando os cidadãos e profissionais de que a sociedade necessita. Para isto, as atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes.
FONTE: BEIRÃO, Paulo Sérgio Lacerda. A importância da iniciação científica para o aluno da graduação. Disponível em: <https://www.ufmg.br/boletim/bol1208/pag2.html>. Acesso em: 25 ago. 2016.
Texto 2:
Os melhores educadores são unânimes em afirmar que não se deve transformar a pesquisa científica numa atividade reservada a uma elite. Qualquer estudante pode e deve participar de experiências científicas. A consolidação qualitativa do aprendizado exige uma ampla e necessária formação científica [...].
FONTE: GALVÃO, Roberto Carlos Simões. A importância da pesquisa no ensino de graduação. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XVI, n. 116, set 2013. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13604>. Acesso em: 3 ago. 2016.
Considerando as afirmações dos textos 1 e 2, e sua formação como profissional da educação, como um professor pode ser um incentivador, um estimulador da pesquisa no Ensino Fundamental e Médio? Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O professor deverá levar o aluno à curiosidade e à busca de respostas para indagações.
	
	b) O professor poderá atuar como mediador entre as questões levantadas pelos alunos, mas não atua na busca por respostas pertinentes.
	
	c) O professor deve estimular apenas a pesquisa em caráter de iniciação científica, ou seja, aquela que não tem muito valor acadêmico.
	
	d) A investigação dentro do processo de ensino e aprendizagem somente ocorre no Ensino Superior ou na Universidade.
	8.
	Na realização de projetos, para que o professor/pesquisador não apenas reproduza conhecimento, transmitindo-o para seus alunos, é interessante que, na consolidação da teoria e da prática, o orientador da pesquisa atue em áreas de concentração e linhas específicas à sua formação de graduação e pós-graduação.Caso contrário, corre-se o risco de que o projeto tenha baixa qualidade de inovação. Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor orientador precisa qualificar o seu olhar para que diante de problemas possa orientar e/ou propor soluções.
II- Não é necessário que o professor tenha muita experiência ou prática de pesquisa, bastando apenas boa vontade.
III- É fundamental que o pesquisador tenha muito dinamismo em seu processo de orientação, interagindo com diferentes realidades e indivíduos.
IV- O senso comum pode ajudar na realização de projetos de pesquisa desde que não transpasse a metodologia científica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	b) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	O conhecimento humano pode ser dividido em quatro tipos: senso comum, teológico ou de fé, filosófico e científico, cada um com sua especificidade e importância. Sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) É o conhecimento que nasce da experiência diária e se estabelece nos hábitos e costumes das sociedades.
	
	b) Busca explicar fenômenos por meio de investigação normalmente metódica, utilizando raciocínio lógico e experimentação.
	
	c) Procura explicar, a partir da razão os fundamentos do próprio conhecimento.
	
	d) Conhecimento dogmático baseado em livros sagrados e vivenciado por comunidades que nutrem a fé.
	10.
	Leia o seguinte texto:
O paper, position paper ou posicionamento pessoal, é um pequeno texto sobre um tema predeterminado. Paper consiste em um pequeno artigo científico ou texto elaborado para comunicação em congressos sobre determinado tema ou sobre os resultados de um projeto de pesquisa. Deve possuir a mesma estrutura formal de um artigo. Paper é um documento que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Se o autor apenas compilou informações, sem fazer avaliações ou interpretações sobre elas, o produto de seu trabalho será um relatório. Dessa forma, e com base no que foi escrito, qual a importância do paper para a formação acadêmica e profissional?
FONTE: PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed.  Novo Hamburgo: FEEVALE, 2013. p. 161-162. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>.  Acesso: 25 ago. 2016.
	
	a) Esse tipo de trabalho não capacita o autor de expressar o entendimento do tema em discussão.
	
	b) Para redigir um paper ou artigo, basta escolher um assunto (delimitando o tema), e apresentar o problema que não servirá para construção de uma hipótese.
	
	c) O objetivo do seu paper é desenvolver somente as ideias de outros autores, apoiando-se em fontes dignas de crédito.
	
	d) Visa a incentivar o exercício da análise, da linguagem científica e o desenvolvimento da capacidade crítica e analítica.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais