Buscar

Quais são as dimensões da inteligência emocional e como aplicá-la numa situação real?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 01: A inteligência emocional é um conceito relacionado com a chamada "inteligência social". Um indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue identificar as suas emoções com mais facilidade. Uma das grandes vantagens desses indivíduos é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões. Entre as características da inteligência emocional, está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.
Considerando o texto apresentado e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: quais são as dimensões da inteligência emocional e como aplicá-la numa situação real?
Resposta:
	Inteligência Emocional é a possibilidade de o ser humano aprender a lidar com as próprias emoções e desfrutá-las em próprio benefício e também compreender os sentimentos e comportamentos do outro.
	Entender as estruturas da Inteligência Emocional e saber aplicá-las, nos possibilita construir relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo se arrependa de seus atos impulsivos.
	Os cinco pilares da Inteligência Emocional são:
- Autoconsciência: quando conseguimos identificar o que está de fato estamos sentindo. Por exemplo: uma pessoa consegue perceber que não perdeu peso em seu tratamento contra a obesidade, porque deixou de fazer a dieta prescrita por seu médico.
- Automonitoramento ou Autocontrole: quando se conhece as próprias emoções e as controla. Deve ser aplicado para conhecermos e sabermosutilizar nossas emoções e reagirmos de maneira correta em determinadas situações.
- Automotivação: é a capacidade que temos em motivarmos nós mesmos. É utilizada quando queremos buscar dentro de nós motivos para enfrentar dificuldades e alcançar nossos objetivos.
- Empatia: quando aprendemos a nos colocar no lugar do outro. É quando identificamos os sentimentos de outras pessoas e nos solidarizamos com eles. É muito aplicada em negociações para que o negociador consiga identificar de forma correta quais são as motivações e necessidades de outra pessoa.
- Habilidade Social: saber se relacionar interpessoalmente. É a habilidade que temos para nos relacionarmos com pessoas de diferentes perfis.
	Ao desenvolvermos melhor nossa Inteligência Emocional, alcançamos algumas vantagens em nossas vidas como: diminuição dos níveis de estresse e ansiedade; diminuição de discussões em nossos relacionamentos; melhora nos relacionamentos interpessoais; teremos mais empatia pelo outro; teremos mais equilíbrio emocional; melhoramos na capacidade de tomada de decisões; melhoramos na administração do nosso tempo e da produtividade; aumentamos no comprometimento com nossas metas; aumentamos nossa autoestima e autoconfiança.
	Nas grandes empresas, a Inteligência Emocional apresenta muitas ideias para serem aplicadas à gestão de grupos de trabalho. Desta forma, o líder diferenciado precisa conhecer e aplicar suas habilidades emocionais para extrair o melhor de todos.
	Neste sentido, além de ajudar a realizar suas próprias tarefas com mais motivação e qualidade, utilizar a Inteligência Emocional em gerenciamento de equipes é uma das formas mais inteligentes de se conseguir extrair o melhor das equipes.

Continue navegando