Buscar

Acadêmico CLAUDIO SENA N2 MARKETING

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Luiz Claudio da Silva Sena (2471259)
	
	Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637249) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18599840
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	As pesquisas de mercado são fundamentais para que as organizações possam compreender a fundo as necessidades dos seus consumidores, bem como os pontos fortes e fracos de seu negócio. Para que possam colocar em prática uma pesquisa, as organizações necessitam estabelecer inúmeros critérios que contribuem para fazer a pergunta certa, no momento certo, para a pessoa certa. Sobre os tipos de entrevistas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As entrevistas com grupos focais acontecem individualmente, sempre com um tema predefinido.
	 b)
	As entrevistas estruturadas ocorrem sem a necessidade de questionário totalmente estruturado.
	 c)
	As entrevistas semiestruturadas são compostas por perguntas fechadas, onde o entrevistado tem a possibilidade de discorrer sobre o tema proposto.
	 d)
	Na entrevista em profundidade, o pesquisador questiona o consumidor sobre determinado tema.
	2.
	Entender o mercado em que as empresas atuam é fundamental para a construção de estratégias competitivas. Nesse sentido, a segmentação contribui fortemente para o sucesso das organizações. Sobre o conceito de segmentação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A segmentação é utilizada para identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente externo e os pontos fortes e fracos da empresa do ambiente interno.
(  ) A segmentação é definida como o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing.
(  ) Segmentação é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - V.
	 d)
	F - V - F.
	3.
	Entender o mercado em que as empresas atuam é fundamental para a construção de estratégias competitivas. Nesse sentido, a segmentação contribui fortemente para o sucesso das organizações. Sobre o conceito de segmentação, analise as sentenças a seguir:
I- A segmentação é utilizada para identificar as ameaças e as oportunidades do ambiente externo e
os pontos fortes e fracos da empresa do ambiente interno.
II- A segmentação é definida como o processo sistemático e objetivo de geração de informação para ajudar na tomada de decisões de marketing.
III- Segmentação é a ação de identificar e classificar grupos distintos de compradores que apresentem comportamentos de compra relativamente homogêneos. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	O plano de marketing é um documento formal em que são apresentadas informações sobre o mercado, análises, estratégias, custos e instrumentos de avaliação dos resultados. Em uma das etapas deste documento são expostas as informações pertinentes à empresa, relacionadas ao seu ambiente interno e externo. Sobre como é denominada esta etapa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Análise da situação.
	 b)
	Sumário executivo.
	 c)
	Análise SWOT.
	  d)
	Estratégias de marketing.
	5.
	Dentre as marcas mais valiosas do Brasil em 2017, segundo a empresa de consultoria internacional, está a Havaianas. A marca, que se coloca como um case de reposicionamento, ocupou o 16º lugar no ranking, com crescimento de 13%. Sobre o reposicionamento da Havaianas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As Havaianas Top foram desenvolvidas com base na observação do comportamento dos próprios consumidores.
(    ) A comunicação do novo posicionamento passou por uma grande transformação, substituindo o slogan "Havaianas. As legítimas" para "Havaianas. Todo mundo usa".
(    ) A campanha de reposicionamento do produto foi veiculada na Internet e tinha como base a contratação de celebridades como garotos-propaganda da marca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - V - V.
	 d)
	V - V - F.
	6.
	Pesquisas de mercado são fundamentais para se obter dados, contribuindo para a tomada de decisão estratégica. No entanto, realizar pesquisa não é uma tarefa fácil, pois exige uma série de cuidados que devem ser levados em consideração para se alcançar informações confiáveis. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A pergunta de pesquisa é necessária para se iniciar uma pesquisa.
II- O desenvolvimento de questionários é uma das etapas da pesquisa, em que o pesquisador elabora as perguntas que conduzirão sua pesquisa qualitativa.
III- O público a ser entrevistado é uma das etapas fundamentais da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	As pesquisas são essenciais nas ações mercadológicas. Elas possuem diferentes objetivos e, de acordo com eles, será identificado o melhor tipo a ser utilizado. Sobre a pesquisa descritiva, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tipo de pesquisa utilizado para descobrir relações de causa e efeito, sendo seu principal método a experimentação.
	 b)
	Tipo de pesquisa que tem o objetivo de investigar o problema e sugerir possíveis soluções, sendo seu maior objetivo a promoção da compreensão do problema enfrentado pelo entrevistador.
	 c)
	Tipo de pesquisa que preza pela elaboração de características de determinada causa ou acontecimento e seu uso é frequente, quando se pretende analisar características de ações passadas.
	 d)
	Tipo de pesquisa que preza a descrição de características de determinada situação ou função e seu uso é frequente, quando se pretende descrever características de fenômenos.
	8.
	As empresas buscam se relacionar cada vez mais com seus clientes. Esta aproximação entre marcas, produtos, serviços e clientes pode ser um caminho para a fidelização. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a sequência relativa ao conceito do marketing de relacionamento:
	 a)
	A importância do marketing de relacionamento pode ser demonstrada na forma com que organizações cultivarão seus relacionamentos com o mercado, levando em consideração a reputação da marca.
	 b)
	O marketing de relacionamento busca entender o comportamento do consumidor para que se possa trazer clientes da concorrência por meio da publicidade com foco no preço e brindes.
	 c)
	Uma relação contínua pode ser rompida pela oferta de preços mais baixos ofertada pelos concorrentes. Essa é a principal causa de troca pelos clientes de uma empresa.
	 d)
	A fidelização é resultado de um bom trabalho de marketing de relacionamento. O cliente fiel nunca deixará a empresa por uma oferta de um concorrente.
	9.
	No contexto em que as informações são os grandes impulsionadores para as tomadas de decisões, as organizações necessitam cada vez mais estruturar seus processos de gerenciamento de informações. Neste sentido, o Sistema de Informações de Marketing (SIM) garante que os dados sejam gerenciados, facilitando as tomadas de decisões. Sobre o SIM, analise as sentenças a seguir:
I- O Sistema de informações de Marketing apresenta informações relacionadas ao ciclo de pedidos e relatórios de vendas.
II- No Sistema de Informações de Marketing está contemplado um sistema computadorizado de apoio à decisão de marketing, que ajuda os administradores a interpretar dados e informações relevantes.
III- O Sistema de Informações de Marketing é um sistema de pouca importância no campo gerencial, pois concede aos gerentes, limitadas informações sobre produção e faturamento. 
Assinale a alternativaCORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Para obter resultados que contribuam para os negócios nas pesquisas, o pesquisador necessita seguir etapas. Malhotra (2011) defende que a pesquisa segue determinadas etapas, que garantem melhores resultados aos problemas das pesquisas. Sobre os elementos da etapa da pesquisa, analise as sentenças a seguir:
I- A coleta de dados é o primeiro passo da pesquisa, em que o pesquisador aborda o entrevistado com questionamentos que contribuam para atender ao objetivo da pesquisa.
II- A apresentação do relatório da pesquisa é a última etapa do processo de pesquisa.
III- A Análise SWOT é uma das etapas da pesquisa, em que os dados são analisados para posteriores análises estratégicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MALHOTRA, N. K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Person Prentice Hall, 2011.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando