Buscar

Nota 100 APOL Objetiva 2 (Regular) - ESTUDO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] o fator mais determinante para uma educação multicultural não é a quantidade dos materiais didáticos disponíveis [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 117.
 
Considerando o  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que mostra corretamente a postura de uma educação multicultural.
Nota: 10.0
	
	A
	A educação multicultural deve ter uma postura democrática e científica e uma relação crítica e rigorosa dos materiais didáticos.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  a “uma postura democrática e científica dos educadores e de suas escolas no trato crítico e rigoroso dos materiais didáticos e das informações contidas neles. Educadores e suas escolas precisam ter a consciência de que nenhuma pessoa ou instituição tem o domínio total do conhecimento e dos métodos de ensino”. (texto-base, p. 117).
 
	
	B
	Deve adotar uma postura autocrática e subjetiva dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	C
	Deve estimular uma postura setorial e unilateral sem preocupar-se com a análise dos materiais didáticos e das informações contidas neles. 
	
	D
	Deve adotar uma postura informal e aleatória em relação aos materiais didáticos e às informações contidas neles. 
	
	E
	Precisa estimular uma postura superficial e não-científica dos educadores e de suas escolas no trato dos materiais didáticos e das informações contidas neles.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o  fragmento de texto:
“Historicamente, podemos encontrar algumas ações governamentais com características de ações afirmativas, nas quais o governo intervém para minimizar problemas sociais e responder a questões conturbadas do mercado de trabalho”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 73.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre as ações afirmativas, assinale corretamente a alternativa que identifica o objetivo dessa política.
Nota: 10.0
	
	A
	Promover a igualdade para consolidar o processo democrático, garantindo a diversidade e a pluralidade social.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se “O objetivo das políticas de ações afirmativas é antecipar o movimento de equalização que dê condições de assegurar o processo democrático, no in tento de afiançar a diversidade e a pluralidade social (Piovesan, 2005). Esclarecemos que igualdade é aqui considerada como pautada no respeito à diferença e à diversidade. (texto-base, p. 73)
	
	B
	Redefinir o mercado de trabalho a fim de garantir o processo aristocrático, com enfoque na  diversidade e pluralidade individual.
	
	C
	Identificar que nenhum afro-brasileiro obtenha a reivindicação para integrar a Guarda Civil.
	
	D
	Propiciar aos contingentes indígena e negro o acesso ao ensino fundamental.
	
	E
	Consolidar o processo democrático por meio da segregação das etnias e gêneros diferentes.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“Para os povos indígenas, o ingresso normatizado pela Lei n. 12.711/2012, assim como no caso dos negros, já vinha ocorrendo com a utilização, em algumas universidades, de vagas suplementares”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 81.
Considerando o fragmento  de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, qual Fundação vinculada ao governo federal dá assistência financeira aos estudantes indígenas? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Fundação Cultural Palmares (FCP).
	
	B
	Fundação Frente Negra Brasileira.
	
	C
	Fundação do Movimento Negro Unificado.
	
	D
	Fundação Nacional do Índio (Funai).
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao A manutenção desses estudantes por meio da assistência financeira foi assumida pela Fundação Nacional do Índio (Funai), vinculada ao governo federal”. (texto-base, p. 81).
	
	E
	Fundação da Comunidade Negra.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] o governo brasileiro iniciou diálogo direto com o movimento negro sem buscar a interlocução da Fundação Cultural Palmares, como procedia antes. Devido a alguns entraves políticos para a realização da conferência regional no Brasil, o evento acabou acontecendo no Chile, em 2000".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 75-76.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o documento produzido nesta conferência do Chile, em 2000.
Nota: 10.0
	
	A
	Documento de  Cajon del Maipo.
	
	B
	Documento de Castro.
	
	C
	Documento de Corralco.
	
	D
	Documento de Temuco.
	
	E
	 Documento de Santiago.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se   “Em decorrência dessa conferência acontecida no Chile, um importante documento para combate ao racismo na América Latina foi produzido e intitulado Documento de Santiago, o qual continha orientações de combate ao racismo, com adoção de políticas de ações afirmativas”. (texto-base, p. 77).
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“Os princípios constitucionais já inicialmente acenaram como possibilidades de avanços na luta contra o racismo. A formalidade legal estabeleceu o princípio da tolerância e do multiculturalismo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 75.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o princípio legal fundamental para a consolidação das leis antirracistas.
Nota: 10.0
	
	A
	Princípio da tolerância e do multiculturalismo 
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se,  “A formalidade legal estabeleceu o princípio da tolerância e do multiculturalismo e foram reconhecidos direitos e identidades, condição importante para alicerçar outras leis antirracistas nas demais esferas jurídicas (Telles, 2003). (texto-base, p. 75).
	
	B
	Princípio dos Deveres Constitucionais.
	
	C
	Princípio dos Saberes e direitos.
	
	D
	Princípio da Tolerância e comodidade.
	
	E
	Princípio da Desigualdade universal.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o fragmento de texto:
“No âmbito da legislação, vale
destacar que, com a aprovação da Lei n. 12.288, de 20 de julho de 2010 (Brasil, 2010), houve a institucionalização do Estatuto da Igualdade Racial, o qual regulamentou políticas de ações afirmativas para a população negra [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 83.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que identifica corretamente o sistema que prevê a articulação entre os órgãos federais ligados às políticas de promoção da igualdade racial.
Nota: 10.0
	
	A
	Sistema de Integração Governamental Racial.
	
	B
	Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se ao “[...] Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que prevê a articulação dos diferentes entes federados[...]”. (texto-base, p. 83).
	
	C
	Sistema Municipal de Cotas para a População Trabalhadora e Indígena.
	
	D
	Sistema Estadual de Subsídios e Beneficiamentos para o Setor Industrial.
	
	E
	Sistema Nacional de Divulgação de Bolsas de Permanência.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] a construção da identidade visando ao estabelecimento da igualdade pode levar a um processo de opressão de grupos e pessoas não dominantes em uma coletividade mais ampla, como ocorreu no Brasil”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 97 .
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre o processo histórico, assinale corretamente a alternativa que mostra em que lugar se estabeleceu o segmento branco hegemônico.
Nota: 10.0
	
	A
	Lugar individual.
	
	B
	Lugar empírico.
	
	C
	Lugar social.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se que “[...] Nesse processo histórico, o segmento branco hegemónico acabou por estabelecer 0 "lugar social". (texto-base, p. 97).
	
	D
	Lugar subalterno.
	
	E
	Lugar do oprimido.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Considere o fragmento de texto;
“O fortalecimento das identidades na modernidade tardia pressupõe uma ruptura com a ideia de um povo nacional homogêneo (mesma língua e cultura)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 91-108, 2015. p. 96.
 
Considerando o fragmento  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale  a alternativa que apresenta corretamente o significado de identidade sociocultural.
Nota: 10.0
	
	A
	Significa um modo de ser individual e se reconstrói com base nas interações sociais e econômicas.
	
	B
	Significa a construção das identidades, fundamentadas nos estudos pré-coloniais.
	
	C
	Significa a manipulação de aspectos da igualdade em relação à construção da identidade.
	
	D
	Significa a elaboração das identidades no contexto das desigualdades das interações sociais e étnico-raciais.
	
	E
	Significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  ao “[...] processo significa um modo de ser coletivo e se constrói com base nas interações sociais e culturais, conforme nos informam as contribuições teóricas vindas da psicologia social e da antropologia social. Assim, a identidade articula dialeticamente com a noção de igualdade e a de diferença”. (texto-base, p. 96).
Questão 9/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] alguns estados brasileiros implantaram conselhos especiais que tratassem das questões que envolviam o Negro [...]. Em 1984, o Estado [...] foi pioneiro ao implantar o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, que tinha entre seus objetivos investigar denúncias de disseminou-se e violência policial contra os negros". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 71-85, 2015. p. 74.
Tendo em vista o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica o primeiro estado brasileiro que implementou o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra.
Nota: 10.0
	
	A
	São Paulo.
Você acertou!
Comentário: Conforme o Livro-base a resposta correta refere-se  que “Em 1984, 0 Estado de São Paulo foi pioneiro ao implantar o Conselho da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra [...]”. (texto-base, p. 74).
	
	B
	Rio de Janeiro.
	
	C
	Pernambuco.
	
	D
	Distrito Federal.
	
	E
	Santa Catarina.
Questão 10/10 - Estudo das Relações Étnico-raciais Afro-brasileira, Africana e Indígena
Leia a citaçao:
“O mecanismo de ofuscação dos feitos de homens e mulheres negros e o papel da escola, destacam a ressignificação e a desmistificação da população negra na trajetória histórica brasileira. Nesse sentido a desconstrução passa por críticas aos livros didáticos e ao sistema escolar que permeou a história dos africanos e dos seus descendentes ao período escravocrata”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015, p. 07-127. 
Tendo em vista os conteúdos da Aula 6 – Videoaula 1 - Contextualização, assinale a alternativa que aponta corretamente o período que os livros didáticos retratam quando tratam da questão da população negra brasileira.
Nota: 10.0
	
	A
	Período da escravidão.
Você acertou!
Comentário: Conforme a videoaula 6.Tema"A trajetória do povo negro". Aula 1 - Contextualização (05`:43`` a 06`:50``).e o  Livro-base a resposta correta refere-se, ao período de escravidão. (videoaula 6.Tema" A trajetória do povo negro ". Aula 1 - Contextualização (05`:43`` a 06`:50``).
	
	B
	Período da abolição da escravatura.
	
	C
	Período do achamento do Brasil.
	
	D
	Período da colonização indígena.
	
	E
	Período da monarquia.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando