Buscar

Trabalho N1 - J & J Industria Textil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resolução do caso N1 - O caso da empresa J&J Indústria Têxtil Ltda.
Diante do cenário apresentado, percebemos que o primeiro passo que a empresa J&J Indústria Têxtil LTDA precisa dar é o de mapear quais as dívidas existentes e o montante total, analisar as contas dos últimos 12 meses e compará-las com o exercício anterior.
A missão do gerente financeiro é se inteirar da situação para traçar estratégias, equilibrar as despesas com as receitas e estabelecer um planejamento orçamentário.
Através da DRE podemos observar o resultado líquido da empresa. Provavelmente o da J&J Indústria Têxtil LTDA demonstrará um resultado insatisfatório devido ao desequilíbrio entre receitas e despesas. Visando resolver a situação, o gerente financeiro pode sugerir uma redução de custos fixos, ou seja, renegociar valores dos contratos de contas de consumo, como telefonias, pensar estratégias para redução do gasto de energia, entre outros; podendo sugerir também a suspenção temporária da retirada dos lucros aos sócios.
Para tentar identificar o motivo que obrigou a empresa a pedir tantos empréstimos, o gerente financeiro deve analisar o balanço patrimonial dos últimos meses mais o balanço do exercício anterior, juntamente com o auxílio das notas explicativas, desta forma ele conseguirá identificar como a área financeira era administrada anteriormente, para onde os gastos eram direcionados e o motivo da conta não fechar anteriormente. 
É importante analisar também os prazos, como por exemplo: se o prazo de pagamento aos fornecedores for de 30/45 dias e o prazo de recebimento dos clientes for de 60/90 dias, tal situação precisará ser ajustada imediatamente, pois esse desencaixe de prazos faz com que o fluxo de caixa fique completamente insustentável, pois a empresa terá que pagar os fornecedores muito antes de receber o pagamento dos clientes. O ideal é que esses prazos sejam aproximados para que a saída do dinheiro para pagar aos fornecedores e o pagamento dos clientes junto com o lucro sejam quase que simultâneos. 
Como os fornecedores são novos, o gerente de contas junto a equipe administrativa ou/e marketing podem apresentar uma negociação vantajosa de propaganda e divulgação da matéria-prima oferecida pelo fornecedor em questão, em troca de um prazo melhor de pagamento.
Para obter mais vantagem na negociação das dívidas junto aos bancos, o gerente financeiro precisará levantar parte do valor à vista, desta forma ele poderá propor um pagamento mais interessante à empresa e até mesmo reduzir os valores e juros. Visando conseguir levantar o valor mais rapidamente, além da redução dos custos fixos que gerarão um benefício a médio e longo prazo, o gerente financeiro pode negociar a venda de alguns bens imobilizados, como carro ou imóvel da empresa. No cenário atual, é mais interessante para empresa ter o valor desses bens em conta ao ter os bens parados e em depreciação.
Outro ponto importante ligados as contas da empresa: separar os gastos dos sócios dos da empresa. O primeiro passo solicitar a abertura de contas novas para os sócios, registradas no CPFs de cada um e não no CNPJ da empresa.
Após analisar e equilibrar as despesas e receitas da J&J, o gerente financeiro poderá propor e elaborar um planejamento orçamentário anual, onde estarão previstos todos os gastos de 12 da organização em questão. Vale incluir também uma previsão para gastos inesperados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando