Buscar

N1 - Planejamento Financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Empresa J & J Indústria Têxtil LTDA foi fundada em 2010 no interior de São Paulo e possui três sócios. Por ser uma empresa familiar, os sócios são irmãos, e administram a empresa ao longo desses treze anos. Nos últimos doze meses a empresa vem passando dificuldades financeiras, sempre recorrendo a empréstimos, cheque especial e usando todo limite do cartão corporativo para manter seus compromissos no mês vigente, porém, comprometendo sua solvência a curto prazo com tantas dívidas. Devido essa situação que se estende a quase um ano, os sócios decidiram contratar um gerente financeiro para que possa colocar o financeiro da empresa nos eixos, e assim, continuar sua trajetória de forma correta e crescente. 
Para resolver a situação, o novo gerente financeiro precisará fazer um Planejamento financeiro, que é de grande importância para manter a empresa em crescimento, pois faz a gestão de seus recursos controlando custos, maximizando lucros e potencializando assim seu patrimônio líquido. Para isso o gerente financeiro deverá estudar e analisar a empresa para a melhor tomada de decisão, utilizando as principais ferramentas do planejamento financeiro: 
• DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) - Para analisar o resumo das operações financeiras (despesas e receitas), para saber se houve lucro ou prejuízo.
 • Fluxo de Caixa – Para acompanhar a movimentação de entradas e saídas, e assim apurar o saldo disponível no momento e projetar o futuro, para que exista sempre capital de giro acessível. 
• Balanço Patrimonial – Para apresentar a situação contábil e econômica da empresa, em um determinado período. 
Não podemos esquecer que é preciso separar as contas dos sócios das contas da empresa, assim deixando as informações da organização mais claras para poder trabalhar de forma eficaz. Misturar contas PF-PJ é um dos grandes sabotadores da saúde financeira de uma organização e o gerente financeiro terá a missão de profissionalizar os sócios para que todos possam administrar a empresa da forma mais saudável possível, mantendo sua competitividade e longevidade no mercado têxtil. 
Podemos concluir que o planejamento financeiro é indispensável, pois evita dificuldades financeiras e controla todas as movimentações, obtendo assim informações confiáveis para tomadas de decisões que podem elevar a empresa em seu ramo de atuação. 
 REFERÊNCIAS:
Planejamento Financeiro Empresarial: O que é, etapas e como fazer. Business School , 2021. Disponível em <https://fia.com.br/blog/planejamento-financeiro-empresarial/#:~:text=Planejamento%20financeiro%20empresarial%20%C3%A9%20um,consolidado%20na%20forma%20de%20documento.> 
Estruturais do Planejamento Financeiro. Curitiba: Inter Sabares, 2016.

Continue navegando